Esmera

Esmera A.P.Ribeiro

Resenhas - Esmera

Ellen C 21/07/2014

Ellendo - https://ellendo.com/
Tudo começa com o sacrifício de Kira, a Princesa Imperatriz da Água, que foge para o mundo dos humanos carregando nos braços a outra sobrevivente da linhagem real, sua irmã mais nova Anika, na tentativa de manter esta a salvo. O motivo dessa fuga é porque, com a ajuda d’Os Sete Demônios Marcados que foram libertados da prisão de mil séculos, Baltazar, meio-irmão do Imperador Arthurios, assumiu controle do mundo de Esmera com tirania e violência, eliminando a família imperial.
Anika cresce no mundo dos humanos onde foi deixada aos cuidados de um padre, sem saber de sua origem. Mas tudo muda quando os rebeldes descobrem um jeito para levá-la de volta a Esmera e com isso eles terão um “ás na manga” para a guerra que está sendo travada durante todo esse tempo.

O que mais gostei foi Esmera, o lugar me ganhou totalmente, com toda essa coisa de mundo e pessoas diferentes. Fiquei maravilhada com todos os nomes de personagens e as palavras específicas que a autora criou para designar algumas coisas, como por exemplo: Os Sete Demônios marcados – Abigor, Gorgon, Euriale, Jormungard, Hell, Ferir (juro que não consegui achar o nome do sétimo, então atualizo aqui quando achar); Marisca, Oligor, Sofinia, Erick, Katerine, Dante e Marfinos (rei de Frontem, o abrigo rebelde do norte) que são parte dos rebeldes e alguns deles são integrante da Guarda dos Nove (principal guarda rebelde); harrens = humanos.

A estrutura do livro também não deixa a desejar: a sensação era de que se tratava de tomadas de um filme, o que foi interessante de ler.

O livro foi bem conduzido, de forma que a história ficou atrativa, mas faltou profundidade, detalhes. E seria legal ler mais sobre os personagens, principalmente porque o livro vai mudando de ponto de vista durante a história – é narrado em terceira pessoa, mas a narrativa não fica fixada em um só personagem, ela vai alternando entre eles e mostrando o que está acontecendo com diferentes personagens nos dois mundos.
Além disso deve uma coisa que eu não gostei, que foi a sensação de que a história não tinha um tempo; não senti um começo, um meio e um fim, então fiquei com a impressão de que tudo aconteceu de uma vez e acabou.

Sobre os personagens, a que mais me deixou curiosa foi a Kira e isso fez com que eu sentisse falta de mais coisas sobre a parte dela na história, principalmente porque ela pareceu ser tão corajosa e determinada. A Marisca, integrante da Guarda dos Nove, também foi uma personagem que me cativou, a típica irmã mais velha, cheia de paciência e compreensão. Outro personagem de quem gostei muito foi o Pyro, com toda a força de vontade de se manter ele mesmo independente do que acontecesse e então aquele final previsível para ele (afinal quem não gosta de um clichê?).

Com certeza existem vários livros com essa temática, mas Esmera merece atenção, sendo uma leitura agradável do tipo que você começa e só para de ler quando termina.

site: https://ellendo.com/2017/07/22/resenha-esmera-a-p-ribeiro/

Gabriel369 19/05/2013

Esmera: Uma leve e criativa obra de fantasia brasileira.
Esmera é uma obra brasileira de aventura/fantasia e que prova mais uma vez que ainda existem bons escritores brasileiros para os amantes das clássicas fantasias. Um livro de poucas páginas, mas com uma história bem complexa e bem criativa.
A trama gira em torno de Anika, que foi trazida ao nosso mundo ainda quando era pequena pela irmã Kira, a princesa imperatriz da Água. Anika fora criada por um padre, para que pudesse retornar depois a Esmera e salvar seu povo da tirania de Baltazar e da fúria dos sete demônios marcados.
Uma história bem prazerosa de se ler, com uma leitura leve, rápida e mágica.

Lela Tiemi 26/11/2011

Kira fugia com uma criança em seus braços, ela fora atingida durante a fuga e sabia que pouco tempo lhe restava. Encontrou abrigo em uma igreja e a um padre entregou a menininha, sua irmãzinha chamada Anika, implorando para que a protegesse. Após ter a certeza que sua irmã estaria em segurança, a princesa Kira Atlantis Magnus se entregou a morte que a esperava nas mãos dos Sete Demônios Marcados.
Anos se passaram, agora com 15 anos, Anika cresceu no orfanato da igreja e é chamada de Annia, uma garota cética que não acredita em magia e contos de fadas. Até que em um fatídico, quando está deitada preguiçosamente em sua cama planejando dormir o dia todo, ouve uma voz, mas não há ninguém em seu quarto, apenas um gato cinza que nunca antes tinha visto. Assustada, ela pensa estar sonhando e logo percebe que aquele gato está realmente falando com ela, pedindo que ela a siga, pois precisam sair dali antes que os demônios apareçam. E, eles aparecem. A gata se transforma em uma mulher que a ajuda a fugir e a leva para o mundo mágico de Esmera que desde o assassinato da antiga família real - da qual Anika é a única sobrevivente - fora dominado pelo tirano Baltazar que se sente ameaçado por a menina ainda estar viva e a quer morta. Contudo, Anika será protegida, pois é a última esperança para o reino de Esmera.

Este pequeno livro, de apenas 168 páginas, me cativou do início ao fim. É um livro para se ler em poucas horas e, ao terminar, desejar por mais. Devo confessar que aquele final me deixou um tanto frustrada, mas logo descobri que a autora tem planos para uma continuação! Entretanto, eu gostei bastante de como a história foi finalizada por fugir do clichê. Eu realmente esperava por algo bem mais óbvio, então se você é do tipo que gosta de finais surpreendentes este é mais um motivo para não deixar de ler este livro.
Os personagens também são interessantes, mas entre todos, os meus favoritos são Dante que foi um excelente amigo para Anika e gostei muito de sua atitude esperançosa e otimista no desfecho da obra; e o princípe Iriard que demonstrou atitude e personalidade ao enfrentar seu perverso pai, Baltazar.
Se você gosta de literatura fantástica, este livro é mais que recomendado e mesmo se você não gosta do estilo, eu digo que vale a pena dar uma chance a esta obra nacional de qualidade.

Gabi 20/01/2011

O bebê Anika foi entregue a um padre por sua irmã Kira, que pediu ao sacerdote que cuidasse da menina e a protegesse do mal. Passado quinze anos Marisca aparece no quarto de Anika e a leva para Esmera, dizendo-lhe que lá é o seu lar verdadeiro e que a magia faz parte dela.
Anika torna-se parte de algo muito maior, que nunca pensara que pudesse existir, descobre que é a esperança de um povo que há muito vinha sofrendo.
Esmera traz uma boa história, gostosa de ler e com personagens interessantes e divertidos. Eu gostei da leitura, mas pra mim poderia ser mais detalhado o que acontece com Anika no final da história.
Agora só posso esperar pelo próximo, quem sabe uma nova história sobre Esmera.

iluj 19/01/2011

Aos dois anos de idade Anika foi deixada numa igreja por sua irmã Kira, era a única forma de ela ser protegida, afinal no futuro ela seria a salvação do reino de Esmera. Já aos 15 anos Anika é resgatada do mundo dos humanos e levada de volta para Esmera, pelos rebeldes que lutam com o império tirano de Baltazar, tio de Anika, que em busca do poder dizimou toda sua família. Anika é uma ameaça ao poder de Baltazar, sempre foi, já que ela é por direito herdeira do trono e ele mais do que nunca quer a sua morte, com isso conta com Sete Demônios Marcados. Ao lado dos rebeldes, Anika agora irá lutar pelo que lhe é de direito e descobrirá que ela finalmente encontrou a família que sempre esperava.
O livro é narrado na 3ª pessoa, de uma forma leve e cativante, não há como não embarcar no mundo de Esmera, um mundo cheio de traições e intrigas, mas onde o amor e a amizade prevalecem.

Jeanne 03/01/2011

Anika (Annia) é a heroína do livro. Foi deixada, ainda criança, por sua irmã no mundo "real" em uma igreja aos cuidados do padre Pedro para que pudesse sobreviver depois que seu tio malvado Baltazar tomou posse do reino. Uma simples garota que está num orfanato há 15 anos, nunca foi adotada e que está conformada com seu destino e feliz (do jeito que dá) com a sua vida. De repente fica sabendo que tem em suas mãos o futuro de Esmera, um mundo que nunca ouviu falar. E é para lá que ela é levada para que possa tomar posse de seu reino e aprender magia já que é a única esperança e a herdeira. Saberá ela lidar com tamanha responsabilidade?

Esmera é narrado em 3ª pessoa numa linguagem simples e bela, com detalhes ricos e fascinantes. Os personagens aparecem devagarzinho e são todos interligados. Todos eles são importantes para a estória e possuem personalidades bem marcantes. No decorrer da estória eles vão ganhando toques especiais e ganhando ainda mais espaços nos nossos corações. Tem personagens para todos os gostos. Irmã malvada e fria, irmão lindo e ainda não mau. Tio perverso. Garotos lindos e convencidos. Amigos únicos e especiais. Enfim, um livro que merece ser devorado em poucas horas como foi feito por mim.

Apesar de ter lido poucos livros de magia, gosto muito dessa temática. Sou completamente apaixonada por HP e talvez por isso não procure muitos livros porque tenho a mania de ficar comparando. Mas tirando a magia e o fato de Anika ser órfã, o livro é único. Com um grand finale de deixar o leitor mais exigente de queixo caído e chorando tanto quanto eu.

A autora (BRASILEIRA) tem somente 18 anos e no seu primeiro livro já mostrou o grande potencial que tem, fazendo com que eu e muitos outros leitores supliquemos pela continuação do livro.

Leiam o livro e embarquem no mundo especial de Esmera. E tenham a certeza que não se arrependerão. Eu achava que ia gostar de Esmera, mas esse livro superou todas as minhas expectativas.

Esmera é mágico, envolvente, criativo e super fantástico.

Mais que recomendado.

Kaah Cullen 27/12/2010

Esmera é o romance de estreia de A.P.Ribeiro. Lançado em junho pela editora Porto de Ideias.

Esmera conta a história de Anika, uma menina que tem que ajudar/salvar seu povo do tirano Baltazar. A anos sua irmã Kira a tirou de Esmera para salva-la, Kira a deixou com um padre, fazendo-o prometer que iria cuidar de Anika. Depois de anos os rebelados vão atras de Anika, a sua unica esperança de eles viverem numa Esmera melhor é se Anika voltar.

Esmera foi um dos melhores livros que ja li esse ano, que mostra o amor e a amizade de uma pessoa por alguem. O livro é pequeno ( para o meu desespero), mas A.P.Ribeiro disse que tera um segundo volume maior (EBAAA), ainda bem, pois ainda estou chocada com o fim deste.

Recomendadissimo, é uma obra incrivel, A.P esta de parabens, a narrativa é em 3° pessoa, ficou excelente assim, sem nada repetitivo ou cansativo.

OBS: Se você gosta de Avatar ira amar o mundo de Esmera.

Marcinhow 30/10/2010

marcinhoweoslivros.blogspot.com
Anika ou Annia, é uma garota órfã que vive em um orfanato, cuidada por padres e freiras. Ela foi deixada lá ainda bebe, por uma mulher misteriosa, que desapareceu ao dar a criança nas mãos do padre.
Annia tem uma vida e rotina normal, para quem mora em um orfanato, mas tudo muda quando uma gata e um coelho falante, vem buscá-la. Mas o que era para se tornar uma busca simples, se torna uma aventura, pois os demônios marcados, interferem na busca, tentando matar Annia. Mas com uma ajuda inesperada, Annia consegue passar pelo portal junto com a gata, que na verdade é uma mulher chamada Marisca, e com o coelho mal-humorado, chamado Erick...

Para continuar lendo, acesse o meu blog:

Priscila 25/10/2010

Para aqueles que gostam de O senhor dos anéis, Eragon e outros com essa mesma temática vão adorar Esmera.
Esmera é um romance épico que nos leva a um mundo diferente repleto de magia, que conta a historia de Anika uma princesa que teve de fugir para salvar sua vida de um grande tirano que matou sua família e tomou seu reino.Após anos escondida chega a hora de voltar e reconquistar o que é seu por direito.
Apesar de alguns erros gritantes de concordância e ortografia, é um livro bem legal que tomou 8 horas do meu tempo (das 20:00 às 3:00) foi bem rápido e me deixou com gostinho de quero mais.
Queria muito saber se terá continuação, mas não consigo entrar em contato com a autora A.P. Ribeiro que alias tem um blog com seu próprio nome.

Tathy 01/10/2010

Esmera de A. P. Ribeiro
Se você deseja ler a resenha completa (com links ativos e imagens), acesse http://www.tathy.com.br

Título Original: Esmera
Editora: Porto de Idéias
Número de Páginas: 168
ISBN: 9788560434619
Ano: 2010
Avaliação: 4 estrelas - Muito bom!

Esmera da A. P. Ribeiro é um livro de fantasia, do tipo que nos faz desejar um mundo mágico.

Quando bebê, Anika foi deixada por sua irmã Kira em uma igreja. Kira, sabia que esta era a única forma de proteger a irmã, tirando-a de Esmera e deixando-a no mundo dos humanos. 15 anos depois, sem saber de suas origens, Anika já havia desistido de ser adotada e esperava alcançar a idade em que pudesse ser livre legalmente. É neste momento que seres diferentes e mágicos aparecem em sua vida. Para salvá-la e levá-la pro mundo ao qual sempre pertenceu.

Anika é uma garota doce que tem em sua personalidade o que melhor há em Esmera e o que de melhor há no mundo dos humano, em que foi criada. Para salvar seu povo, ela coloca o amor e amizade a frente de tudo, inclusive de seus receios, temores ou até mesmo seus desejos.

O livro é um pouco confuso no começo, os nomes dos povos, reinos, personagens e afins, soam um tanto clichês, mas tudo isso apenas até o momento em que nos acostumamos com Esmera e seus habitantes. E quando nos acostumamos e passamos a conhecer os personagens e diferenciá-los, nos apaixonamos. Apaixonamos e sofremos. Apesar do livro ser escrito em terceira pessoa, eu consegui ver com bastante facilidade através dos olhos de Anika e assim como ela, me apeguei de forma incondicional aos personagens.

Confesso que me revoltei com o final, final mesmo, último parágrafo, até já perguntei para a Anni se o livro tem continuação, mas ela ainda não teve tempo de responder. Vi alguns comentários no twitter que sim, o livro tem continuação e se tiver, eu acrescento uma estrela a minha classificação. Retirei uma estrelinha por causa do final, confesso. Mas como eu disse, ela será recolocada se a Anni disser que Esmera tem continuação :)

Quando um livro é muito bom e possui personagens marcantes, não consigo deixar de imaginar como seria o filme do livro e isso aconteceu com Esmera… Algumas cenas de Os 3 mosqueteiros, ficariam lindas quando penso em alguns personagens da Guarda dos Nove…

Atualizando:

Ok galera, a Anni já me respondeu. Sim, Esmera tem continuação. Ebaaaa! E por isso a classificação subiu para 4 estrelas :)

Nery 28/09/2010

Resenha: Esmera
"Eterios Linare"... Não tem outra forma de começar a resenha a não ser assim: A autora A. P. Ribeiro me surpreendeu com o seu livro Esmera, confirmando todos os elogios que eu tinha ouvido; dos "novos" autores brasileiros, na minha opinião, ela se destaca pelo brilhantismo e beleza ao escrever Esmera. Engana-se aquele que não apostar em ler o seu livro, pois o mundo de magia e fantasia construído pela autora é de desbancar muitos livros que existem nas prateleiras.

Com o início de um grande mistério, o livro se inicia com a morte de uma jovem ao salvar sua irmã, entregando a pequena criança ao Padre Pedro, deixando a pequena Anika salva no mundo dos humanos, afinal ela seria a salvação de Esmera. Após 15 anos da morte de Kira, os rebeldes da terra mágica atravessam a fronteira que liga a realidade ao mundo de Esmera para resgatar Annia, a jovem princesa que recebera esse nome ao viver longe do seu mundo.

Com a ajuda de Marisca, em forma de gato, e Erick, seu irmão em forma de coelho, Annia foge do ataque de Abigor, um dos Sete Demônios Marcados. Com a morte de Padre Pedro, sacrificando-se para segurar Abigor, Annia atravessa o portal e se torna Anika Atlantis Magnus, a herdeira do trono de Aquaria, aquela com sangue dourado e que poderia derrubar o império de Baltazar, seu tio, culpado por matar sua família, inclusive de ser o mandante do assassinato de Kira, e instaurado uma política do terror em Esmera.

A. P. Ribeiro mostra extrema qualidade e cuidado ao descrever a beleza de Esmera, além de grande maestria ao cuidar das pronúncias de cada magia disparada por seus personagens. Estes também capazes de conquistar os leitores a cada página, seja pelo romantismo de Dante, a beleza de Sofinia ou o tamanho descomunal de Oligor. Entre vários personagens também conhecemos Katerine, a capitã pirata, e sua personalidade difícil; cheia de planos e vontades, acaba capturando Iriard, filho de Baltazar, que se torna o ponto chave da guerra a ser travada.

Ariana, irmã de Iriard, usa o rapto do irmão para convencer seu pai de sua morte e assim atacar os rebeldes de Frontem. Desse ponto, em diante, vemos a evolução de Anika e seu treinamento em magias; não reconhecemos mais Annia, que vivia com os harrens (humanos), mas sim Anika, a Imperatriz da Água, ou melhor, a Imperatriz de Esmera. Aquela que salvaria os ginns (seres mágicos) das mãos de Baltazar.

Recheado de aventura e ação, entre lutas e fugas, invasões e batalhas entre o Império e os Rebeldes, a autora consegue dar um toque de romantismo ao vermos Katerine salvar Iriard ou Anika e sua amizade com Pietro; personagem, este, que possui um grande papel para a grande virada final. Seja pela batalha em Frontem, o coração de Esmera, ou a queda da fortaleza do Oeste, sem contar a batalha final entre Esmerianos e o Império, o livro possui grande qualidade ao se mostrar nos relatos de acontecimentos e não deixa o leitor perder o fio de pensamento entre os acontecimentos.

Com um grande e inesperado desfecho, temos a conclusão da história que nos conquista desde sua primeira página. Com grande potencial, Esmera se torna um livro merecedor de uma continuação, mesmo que este não esteja explícito ou até mesmo confirmado pela autora. A mensagem de "liberdade" presente no livro é ótima e o carisma dos personagens se torna, em conjunto ao mundo mágico de Esmera, o motivo de não querermos terminar o livro, afinal, mesmo terminando de ler, o mundo de Esmera continuará vivo dentro de cada um de nós.