Leonardo da Vinci e o Feminino

Leonardo da Vinci e o Feminino Kia Vahland

Resenhas -

Fernanda Wolf 20/07/2021

?Assim que estás sozinho, és tu próprio?
Quando estudamos Leonardo da Vinci lembramos dele por Mona Lisa, o famoso quadro exposto hoje no Louvre. Nesse livro é possível conhecer quem foi o artista por trás dessa e outras obras de tantas mulheres que ele representou. Gostei muito como Vahland conseguiu mesclar uma narrativa envolvente ao mesmo tempo que explica sobre técnicas de arte, biografia do autor e das musas, e o contexto sociopolítico daquele século.

LPR 12/06/2022

Nesse livro, Kia Vahland através de muita pesquisa e conhecimento, nos traz como Leonardo da Vinci foi pioneiro em trazer a mulher como personagem principal na arte renascentista, e como Leonardo quebrou diversos tabus em uma época onde a sociedade não aceitava nenhuma mudança no padrão dela mesma.

Vahland divide em seus capitulos, a vida pessoal de Leonardo e as suas pinturas, onde ele encontrava as inspirações para as suas pinturas, e como Leonardo era um gênio por apenas pesquisar e estudar demais sobre como desenhar, o estudo sobre desenho iria desde observar pessoas na rua até comprar corpos recém mortos nos hospitais para cortar eles para ver como a musculatura funcionava para dar mais realidade nas pinturas.

A simplicidade de Vahland faz a leitura ser fluida sem muitas pausas. E para ajudar, no livros tem diversas gravuras, para o leitor entender como Leonardo colocava o feminino proeminente em suas pinturas.

Vale a pena a leitura para quem quer conhecer um pouco de Leonardo da Vinci, e quem quiser conhecer mais sobre Leonardo e seus cadernos, leia Leonardo da Vinci, de Walter Isaacson, recomendo ter o lívro físico pela beleza do livro.