Velhos Segredos de Morte e Pecados Sem Perdão

Velhos Segredos de Morte e Pecados Sem Perdão Jefferson Sarmento

Resenhas - Velhos Segredos de Morte e Pecados Sem Perdão

Jonas 21/03/2010

Isabel
Antes de qualquer comentário, preciso dizer que é um dos melhores livros que li em toda a minha vida. Da narrativa à trama entre mirabolante e fantástica, não posso dizer uma vírgula que comprometa esse livro.

O personagem central, que não parece ter um nome, conta a história com riqueza de detalhes e cinismos quase doentios. Para cada personagem que descreve, carrega suas tintas contando sempre seus podres, erros e desvios. Muito antes do meio da trama, você percebe: não existe alma pura na cidade de Arroio dos Perdidos.

A estória acompanha o narrador em um curto espaço de dias em que a cidade enlouquece após o misterioso (nem tão misterioso assim, para nós, leitores) roubo da cruz da igreja. As pessoas realmente enlouquecem... e o final apocalíptico, entre o chocante e o cômico, surpreende pelos detalhes macabros e cheios de valores invertidos.

Mas é por Isabel que me apaixonei. É a mulher por quem o narrador perde todo o seu equilíbrio. E que ser humano não perderia o equilíbrio por ela?

Uma pena que seja um escritor tão pouco conhecido...

Brena 13/12/2010

Primeiramente, gostaria de dizer que esta é uma das melhores obras literárias que já tive a oportunidade de ler.

Gosto de livros que contam histórias e nos fazem 'entrar' nas histórias.
Jefferson, neste livro, detalha cada cenário, cada personagem de uma maneira interessante e não cansativa.

O protagonista foi quem mais me encantou. O cinismo doentio, a ironia ácida e o fato de não ser um heroizinho como geralmente vemos. Ele é tão ruim como qualquer outra pessoa. E isso é fantástico.
Esta caracterização se adequa também à Isabel. Agradeço ao autor por nos pouparmos da velha e basica santinha das histórias. A doce donzela, acima do bem e do mal.
Isabel não é nada disto. Ela é sensível, sim! Mas ela é forte. E também peca, também erra e também gosta do pecado.

Acho bárbaro o modo com que cada personagem do Arroio é descrito pelo nosso Valete. Ele não poupa comentários a respeito do passado sórdido e comprometedor de cada um. Isto, ao meu ver, faz parte da personalidade cínica dele e do supracitado "desprendimento".

É interessante a forma com que a maioria das perguntas não fica sem resposta.
Ele não se esquece de nenhum fio, nenhuma conexão. E ainda que pareça que aquilo não tinha relação com a final da história, a ligação é feita e tudo se encaixa perfeitamente.

Enfim, um livro ótimo que deveria ser mais divulgado.
O autor é fantástico, com um conhecimento gigantesco da mente humana e uma capacidade assombrosa de ligar fatos e criar universos.

Em meu exemplar, existe um recadinho do autor dizendo que esperava que eu não me assustasse muito com os personagens do Arroio.
Pra ser sincera, não me assustei. Contudo, fiquei encantada com cada um dos personagens.