Reminiscências do Sol Quadrado

Reminiscências do Sol Quadrado Mário Lago

Resenhas - Reminiscências do Sol Quadrado

Clio0 25/05/2020

Se você tem menos de 30 anos, provavelmente não sabe quem foi Mário Lago. Então, vamos lá... ele foi um dos maiores escritores brasileiros do século XX, sendo também compositor, diretor, jornalista, novelista e ator.

Essa obra conta sua passagem pela prisão durante o início da repressão pela Ditadura Militar. Ainda faz alusão a outros períodos de reclusão como no Estado Novo. Apesar disso, não é uma obra francamente política como O Que é Isso, Companheiro? de Fernando Gabeira.

Mário Lago preferiu relatar o que era a Ilha das Flores em seu início, além de outras locais de carceragem nos dois meses em que permaneceu preso. Seu interesse reside mais em mostrar o caos de 64 do que tentar uma apologia ao movimento.

Não se engane, porém, Lago era um socialista ferrenho de quando a esquerda brasileira ainda possuía uma ala de movimento social e político lutando por igualdade e justiça, por projetos humanitários... assim, convém tomar tudo com um grão-de-sal já que nunca fez segredo que para ele tudo valia na luta, inclusive o exagero e a mentira.

Jefferson Vianna 17/06/2020

“coletivo é luta e a luta vai até que se consiga”
Sempre fui grande admirador de livros autobiográficos, sobretudo quando o livro apresenta uma narrativa clara e objetiva. O livro “Reminiscências do sol” apresenta alguns relatos do autor Mário Lago, preso durante o golpe militar de 64. O autor narra com lucidez e precisão acontecimentos marcantes e impressionantes da implantação do radicalismo/ditadura no Brasil, apoiada pelos “donos da verdade”, que saiam às ruas na “Marcha da Família com Deus pela liberdade” (qualquer semelhança com o presente não é mera coincidência). Mário Lago relata episódios que presenciou enquanto esteve preso, como por exemplo, as torturas no pau de arara, os choques elétricos nos testículos, entre outros sofrimentos físicos aliados a angústia de estar preso. Narra também à repressão e os maus tratos e diz: “Quando a tortura entrou no rol das coisas institucionalizadas, o sumiço se tornou um fato normal, e a morte apenas um elemento a mais.” Trata-se de uma narrativa pessoal, relatos de experiências reais que na opinião do autor, deve ser passada adiante, pois faz parte da história e busca esclarecer e informar. A reflexão que fica é um trecho do último capítulo: “coletivo é luta e a luta vai até que se consiga.” Leitura recomendada.

Letícia 10/02/2022

Importante e revelador!
Reminiscências do sol quadrado é, como o título sugere, um livro de memórias do poeta e escritor, Mário Lagos, durante seu período de detenção em meio a ditadura.
Ter lido este livro me trouxe uma maior perspectiva do que foi, de fato, a ditadura militar. Outrossim, como o regime tratava a mídia, os artistas e a cultura como um geral.
Apesar de trazer um grande repertório cultural da época da ditadura militar brasileira, o livro não aborda diretamente as brutalidades da mesma ,mas sim a convivência dentro do sistema carcerário em que Mário Lago permaneceu durante sua prisão política.
Mário conta o dia a dia dentro da prisão, a convivência e dinâmicas com outros presos, suas formas de resistência contra o regime, além de citar várias vezes relatos de seus colegas de cela e de como haviam parado, na maioria das vezes injustamente, naquele lugar.

Stella F.. 19/12/2018

Lembranças!
Lembranças de uma época dura (1964). Uma caça a comunistas, até os que não eram e pareciam. Mário Lago foi preso mais uma vez e nos mostra que apesar do local insalubre com a coletividade se consegue fazer muito:divisão de comida, de histórias e reivindicações que são possíveis com muita conversa e habilidade. Ele nos fala que em 1964 o governo queria poder, só em 1968 é que tudo piorou porque deecobriram a política. Relato interessante! Ótimo ator (muitas lembranças das novelas e tb um sambista). Valeu a leitura!

Pedro Almeida 06/03/2021

Quero lhe contar como eu vivi E tudo o que aconteceu comigo
O tempo inteiro fiquei pensando se o Mário Lago imaginava que no futuro estaríamos quase revivendo o que ele passou em ?64...

Gabriela 05/10/2021

Qualquer relato sobre os horrores da ditadura militar é sempre válido e esse, apesar de curto, é riquíssimo. Leitura super válida.