Onde Moram os Livros? —  Bibliotecas do Brasil

Onde Moram os Livros? — Bibliotecas do Brasil Daniela Chindler...

Resenhas - Onde Moram os Livros? — Bibliotecas do Brasil

Graziele.Lima 11/12/2022

Livro lindo e importante
O livro é lindo, todo ilustrado. Traz a história das principais bibliotecas mais importantes do Brasil. Uma fonte graciosa de informações e que dá vontade de viajar e conhecer todas as bibliotecas ao vivo. *-*
Camila 14/12/2022minha estante
Esse vai pra lista :)

Graziele.Lima 17/12/2022minha estante
Camilinha, você vai amar! É lindo e super interessante. ^^

coisinhaliteraria 22/02/2021

O livro traz fotos antigas e atuais, todas ilustradas com personagens importantes da nossa história, que surgem como mestres de cerimônia e nos guiam por seis importantes bibliotecas brasileiras espalhadas pelo país.

O trabalho levanta a pauta da relação dos jovens leitores com as bibliotecas. As novas gerações estão, cada vez mais, conectadas às mídias e distantes das prateleiras de livros, em especial das antigas bibliotecas, espaços cheios de fantasia e conhecimento.

Dentre tantas bibliotecas que o Brasil possui – são mais de 7 mil – a obra reúne seis emblemáticas: Biblioteca Nacional (Rio de Janeiro), Real Gabinete Português de Leitura (Rio de Janeiro), Biblioteca Pública do Amazonas (Manaus), Biblioteca Mário de Andrade (São Paulo), Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul (Porto Alegre) e Biblioteca do Mosteiro de São Bento da Bahia (Salvador). Dois escritores, um imperador, um monge, uma pequena escultura e uma senhorita de 1900 são os mestres cerimônias que conduzem os leitores pelas bibliotecas.
Quem nos conta a história do Real Gabinete Português de Leitura – na lista das bibliotecas mais bonitas do mundo -, por exemplo, é o escritor português Luís de Camões. “É como se ele ganhasse vida e nos contasse um pouco da história dessa deslumbrante morada de livros. E de surpresa em surpresa ainda descobrimos que os versos de Camões estão em uma música do Renato Russo, da banda Legião Urbana”.

Mas não são apenas as bibliotecas antigas que impressionam. O escritor Mário de Andrade renasce nos traços da ilustradora Bruna Assis e passeia por essa importante biblioteca paulista, construída na época do Modernismo. Durante a pesquisa, a equipe do livro contou com o apoio do Museu da Imagem e do Som de São Paulo, que contribuiu fotografando com drone a fachada e o interior do prédio. “Bibliotecários, administradores e diretores das bibliotecas se envolveram no projeto contribuindo com a pesquisa”.

Não poderia faltar a Biblioteca Nacional, considerada pela UNESCO uma das dez maiores bibliotecas nacionais do mundo e a maior da América Latina. Ela já estava presente no livro Bibliotecas do mundo, no qual a autora contou sobre a formação do acervo e da vinda dos livros de Portugal. Desta vez, a autora entrou no prédio e trouxe o imperador D. Pedro II para conhecer esse palácio erguido nos primeiros anos da República, mas que guarda a preciosa coleção doada ao Brasil pelo imperador.

Como no resto do mundo, aqui no Brasil também ainda existem bibliotecas que permanecem com acesso restrito. Como é o caso da biblioteca do Mosteiro de São Bento de São Paulo, que só é possível conhecer por meio de vídeos disponíveis na internet. Essa não faz parte do livro, mas a autora traz a história de outra biblioteca que hoje já tem um espaço aberto: a Biblioteca do Mosteiro de São Bento da Bahia – o primeiro mosteiro construído fora da Europa e o primeiro, portanto, de todo o “Novo Mundo”, erguido há 430 anos. “Para desenvolver a pesquisa, tive muitas conversas com o monge diretor da biblioteca, Don Sebastião e com Dom Gregório da Paixão, bispo diocesano de Petrópolis, antigo monge do mosteiro”.

O projeto “Onde moram os livros – bibliotecas do Brasil” é uma iniciativa da Sapoti Projetos Culturais, em parceria com a Associação Parceiros da Educação e patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.

site: https://coisinhaliteraria.wordpress.com/2019/10/15/onde-moram-os-livros-bibliotecas-do-brasil/

Elani Araújo 17/08/2020

Resenha!!!
Amei tanto, que nem sei!!!

site: https://youtu.be/a1ZgBhBf4ZY