Eterna Vigilância

Eterna Vigilância Edward Snowden

Resenhas - Eterna Vigilância

Ramon 07/01/2024

...
"Era só um acadêmico normal que havia caído em uma rede de vigilância"

"Os programas de vigilância da NSA, os de vigilância doméstica em particular, desrespeitaram a Quarta Emenda completamente"

TauLima 16/12/2023

Esplêndido
Eu imaginei que o livro ia ser uma leitura mega chata e cansativa mas me surpreendi demais com ele sendo leve e com uma leitura fluida. O Ed explica conceitos de tecnologia fundamentais que todo mundo deveria saber de uma forma muito didática e simples de entender. Eu adorava a parte que ele falava da Lindsay e um pouco da rotina deles. Os últimos capítulos de como ele contou tudo foram de tirar o fôlego e quase chorei várias vezes. Ed é um ser humano fora da curva e que merece ter muito reconhecimento.
Leitura sensacional e que precisamos batalhar para que a nossa privacidade seja respeitada!
Bruno 16/12/2023minha estante
Fiquei com vontade de ler!

TauLima 18/12/2023minha estante
Você não vai se arrepender. É incrível!

Eder.Machado 22/11/2023

Bom para conhecimento...
O livro apresenta a história do autor, com alguns detalhes sobre a sua vida e sobre como ele chegou ao ponto de expor as atividades de espionagem do governo americano e também como ele foi exilado na Rússia.
Apresenta também uma visão muito interessante sobre privacidade na internet e os cuidados que devemos ter.

Lary 12/10/2023

Livro imprescindível pra quem flerta com o ciberativismo. Saber da história da mente por trás dos vazamentos da NSA é extremamente fascinante.

Ak 23/08/2023

Eterna vigilância
O livro tem bastante termos técnicos e siglas que são explicadas no desenvolver do livro e as explicações tendem a ir de um nível técnico alto até para não técnico, diferente do filme que focou bastante no relacionamento do Ed e Lindsay, no livro podemos ler mais sobre a infância dele, a vida, o relacionamento com a família, quebra totalmente o esteriótipo de menino prodígio que já nasceu sabendo tudo, é contato todo o processo da vida dele até chegar o momento da delação e no fim o exílio, no fim é um ótimo livro que nos faz pensar sobre nossa vida na internet e como lidamos com ela e como ela lida com nossos dados.

nenos 25/06/2023

Esclarecedor e aterrorizante.
Recomendo essa odisseia a todos curiosos que gostariam de saber o quanto a inovação tecnológica superou todas as restrições morais, éticas e legais. Como Snowden cita no livro: A criação de um monstro incontrolável como o romance de Frankestein. As atividades descritas são tão profundamente criminosas que deixa explícito a lealdade primária da Agência de segurança nacional (NSA), que é para com a instituição e não para com o Estado de direito.
Snowden é ex-administrador e analista de sistemas da NSA que fez um relato completo dos programas de vigilância mais secretos da NSA, contendo as diretivas da agência e políticas do departamento de justiça utilizadas para subverter a legislação estadunidense e contrariar a Constituição dos EUA. É de admirar a sua racionalidade para formular uma estratégia desse porte contra o Estado e a memória clara que ele possui para descrever com detalhes os fatos ocorridos.
De fato, somos as primeiras pessoas na história do planeta a carregar o fardo da imortalidade dos dados, nossos registros coletados possuem uma existência eterna e estamos a mercê de um Estado que tem a obrigação de mentir, ocultar, mascarar e dissimular. O ouvido que sempre ouve, o olho que sempre vê, disposto a abusar do monitoramento, coletar os registros de tudo que você faz em seus dispositivos eletrônicos, analisar todos seus segredos e criar uma memória perfeita para manipulação futura.
Sorria, você está sendo filmado.

Segue o link dos meus highlights do livro: https://drive.google.com/file/d/15qo8_6MZmZbv0nadu83GzXilmQyJdmCk/view?usp=sharing

Fox 17/05/2023

Muita coragem, que quase ninguém tem por mais disruptivo que seja.
Essa delação abriu portas para a GDPR (Lei de Proteção de Dados) na Europa e demais países, como a LGPD.
Hoje com a Lei de IA sendo discutida na Europa, já podemos ver que novos risco de termos novamente, e abertamente, captura de dados que atacam a privacidade dos cidadãos, demonstram que a preocupação das autoridades são bem mais latentes, provavelmente por influência de pessoas como o Snowden, Assange, Chelsea Manning, etc.

regis 20/04/2023

Uma leitura interessante. Pra quem já conhece a história pode ser um pouco maçante no início, mas ao longo do tempo pode fluir da melhor forma.

Andriel.Prieto 21/03/2023

Desmascarando regras
É um livro chocante, principalmente pela sua veracidade. A sensação que fica é a falta de espererança, uma total impotência da população contra tudo que Estado pode fazer e nos esconder. Snowden consegue mesclar a política, a tecnicidade informática e suas convicções pessoas de uma maneira que nada fica sem explicação, o leitor sente que ele está sendo completamente honesto e transparente, não omitindo nenhum detalhe. Dessa forma, essa se torna não só uma biografia, mas um relato extremamente impactante sobre como um Estado é capaz de violar direitos humanos básicos e fazer isso de uma maneira em que a população sequer suspeite.
Esse livro é a história de como a privacidade morreu e, mesmo que ainda possa ser defendida, nunca voltará a ser um direito garantido.

Vincent 25/12/2022

Primoroso
Bem escrito, emocionante, aterrorizante, cativante. É fácil se sentir um idiota durante a leitura desse livro. "Como eu não prestei atenção nisso quando veio a público?" é um pensamento recorrente. Leitura obrigatória.

Iohana.Gama 14/12/2022

Relato incrível!!
Foi maravilhoso ler em detalhes sob o ponto de vista do próprio Ed Snowden.
Se eu achei que já entendia sobre esse escândalo, agora fiquei perplexa de vez.

Me senti confusa em algumas partes em que ele cita termos técnicos, mas logo depois consegui me situar com as explicações que ele deu. Mas de modo geral, achei bem compreensível todo o texto, muito bem mastigado pra quem não entende.

Todos os relatos me deixaram muito absorta, tudo parecia muito interessante, desde os relatos ainda quando criança até o momento em que ele fala sobre a atual vida na Rússia.
Muito interessante conhecer não só a motivação que o levou a vazar dados dos serviços secretos americano, mas também sobre quem era o garoto Edward, como era sua relação com a família, como conheceu Lindsay, quais foram cada passo profissional, como ficaram todos após o escândalo e até mesmo relatos de Lindsay no momento mais difícil.

É, de fato, uma história completa, bem mais que o documentário ou o filme, e vale muito a pena pra quem se interessa pelo assunto.

Alessander.Oliveira 14/11/2022

O Grande Irmão zela por ti
Levando em conta a intenção do autor, a saber expor/revelar o sistema de vigilância em massa do governo norte-americano, tive a impressão que o mesmo (Edward Snowden) buscava se autopromover.

A primeira parte da obra trata da origem e experiências do autor. Relativamente extensa, poderia ser mais resumida.

A segunda parte mostra o que realmente interessa: as atividades profissionais de Snowden.

Aquilo que é mostrado no livro nos faz ter outro olhar para o mundo digital no qual estamos inseridos. É a versão mais recente da vigilância do Grande Irmão. George Orwell talvez ficasse de cabelo em pé.
Rodrigo 14/11/2022minha estante
Simples e objetivo ???

ana flavia 24/09/2022

Se a narrativa fosse um pouco diferente e eu já não soubesse que a história é real, poderia facilmente dizer que era uma história de uma distopia.

Fico muito aterrorizada sempre que paro pra pensar como a gente se expõe na internet e qualquer um pode saber tudo sobre nós (esse aplicativo é um exemplo perfeito de como nos submetemos a isso). E hoje em dia é praticamente impossível não fazer parte de tudo isso, já que a Internet involve não só nossa vida pessoal mas como nossa vida profissional e estudantil. Usamos a internet e compartilhamos nossos dados todos os dias, a todo momento.

O que o Snowden fez foi muito corajoso, e saber como e porque ele começou a trabalhar na CIA, como percebeu todos os podres e finalmente, narrou os dias quando decidiu jogar tudo no ventilador é impressionante.

Confesso que não me prendi muito das partes técnicas, por não entender muito sobre a área, apesar de achar que ele explica de uma boa forma para um leigo. Porém, a visão política e filosófica que contém nesse livro é sensacional.

Ainda temos um caminho muito longe pela frente para tornar o mundo virtual mais saudáve, e acredito que sair um pouco dele seja a melhor forma.