O Dilema da inovação

Clayton M Christensen

Resenhas - O Dilema da Inovação

Bordingon 06/08/2016

Excelente construção de raciocínio
O livro é uma excelente abordagem sobre um tema que sempre me interessou; o por que empresas tão qualificadas e líderes de mercado fracassam quando o assunto é mudança. Conteúdo altamente enriquecedor e bons exemplos práticos.

Renato 26/04/2020

O autor, com exemplos das indústrias de disk drives, aço, retroescavadeiras e outros, leva a reflexão sobre motivos porque algumas empresas falham tanto ao se verem em ambiente de inovação e aponta caminhos para acertos com os mesmos exemplos em casos de sucesso.

Graxaim 07/01/2023

Já é sabido que trata-se de um clássico sobre inovação. De maneira geral, o autor demonstra que por melhor que seja a administração de uma empresa, quando trata-se de inovações disruptivas a abordagem clássica não se aplica.

Bianca Martins 12/02/2022

Maravilhoso e explodidor de cabeças
Leitura obrigatória para todos que se interessam por inovação, adm, projetos, processos e que desejam ser administradores/gestores.

A tese fundamental do livro é que as práticas administrativas que levam as empresas em lideranças em mercados tradicionais são as mesmas que as fazem perder as oportunidades oferecidas pelas tecnologias de ruptura. Em outras palavras, empresas bem administradas fracassam porque elas são bem administradas.

No livro ele elenca exemplos, discussões e muita informação e reflexão.

Recomendo demais a leitura.

Re Vitorino 28/01/2022

Exige persistência
Parte da bibliografia da minha especialização em Inovação, terminei o livro por obrigação. O autor fornece detalhes sobre mercados específicos e as reflexões gerais se perdem no meio do que seria uma análise de caso mas beira o relatório gerencial. Pular doveroso trechos com cifras, detalhes e descrições técnicas e dados e mais dados específicos é a única forma de concluir a leitura de forma realmente proveitosa.

Layziane 12/05/2023

É um livro de inovação, mas é antigo e nos últimos 25 anos a inovação mudou muito. Alguns princípios podem e devem ser usados, mas é importante ler tendo em vista que foi escrito em outra época

Bianca2221 29/08/2023

Clássico da Inovação
Para quem trabalha com inovação é a Bíblia dos conceitos e significados.

Em um primeiro momento achei o livro um pouco arrastado, mas talvez porque o autor estava fazendo um contexto bem técnico dos disk drivers para poder desenvolver a história.
Ao logo do livro fui curtindo mais e virou quase um estudo ?

Recomendo! Super relevante e atual!

?Um dos Dilemas da Inovação é seguir cegamente a máxima de que bons gerentes devem manter-se perto de seus clientes pode ser algumas vezes um erro fatal.?

??????????

Leandro.Santana 05/01/2024

Um marco nos estudos sobre inovação
O livro “O Dilema da Inovação” é um marco nos estudos sobre o tema e foi escrito pelo icônico professor de Harvard Clayton Christensen.

Trata-se de um dilema justamente porque as empresas falham por fazer tudo certo. Ou, pelo menos, tudo certo em um contexto onde as inovações são lentas e incrementais. Porém, diante de inovações disruptivas e concorrentes muito mais velozes, as empresas tradicionais acabam por ficar para trás.

Um ponto interessante sobre o argumento de Christensen é o papel dos executivos de médio escalão. Aqueles que priorizam os projetos no cotidiano da empresa. Como sua remuneração e avanço na carreira dependem do sucesso em suas entregas, esses gerentes acabam escolhendo projetos mais fáceis e previsíveis em detrimento de projetos ousados e arriscados, mas que fariam toda a diferença para o futuro da empresa.

O resultado acaba sendo um ciclo vicioso de projetos medíocres e pouco relevantes que garantem o avanço momentâneo na carreira dos gestores envolvidos, mas comprometem a sustentabilidade organizacional.

Moral da história, fazer apenas o básico em um mundo que muda rapidamente é a receita certa para o fracasso.

bellee 16/02/2024

Estudo
O Dilema da Inovação nos mostra como o conceito de boa administração deve ser flexível.

Eu aprendi mais coisas nessas páginas do que em qualquer aula teórica da faculdade… O autor nos trás diversos estudos de caso a respeito das tecnologias de ruptura e as incrementais. Ele nos mostra como é importante identificar o tipo de inovação que a empresa está encarando e como devemos lidar de forma diferente com cada uma delas.

Gostei muito desse livro. Assumo que tiveram páginas que eu não consegui focar muito bem, mas me arrependo de verdade pois queria ter tirado o máximo de cada página. Mas também ok né dias e dias.