O poder da china

O poder da china Ricardo Geromel

Resenhas - O poder da china

thisilva2001 02/11/2020

Fim do preconceito
Este livro é muito bom para aquelas pessoas que insistem naquela velha e chata argumentação de que toda população Chinesa vive extremamente abaixo da linha da pobreza e a única classe acima dela são os governantes. Como na grande maioria dos países, você tem sim uma porcentagem da população que vivem abaixo da linha da pobreza, e não seria diferente na China. Este livro aborda como aos poucos o estado está transformando a vida das pessoas através do empreendimento e tecnologia mas de maneira que a mão do estado não desapareça. Recomendo este livro para curiosos e para aqueles que estão interessados em dar um pontapé inicial na atualidade e no pouco da história chinesa.

Felipe 02/05/2021

O Poder da China
Um livro muito interessante e para quem curte tecnologia e como suas transformações ocorrem no mundo dos negócios, deveria ler esse livro porque a China já está presente nos quatro cantos do planeta, isso é inegável!

Quando peguei esse livro para ler, queria entender como a China se transformou ao longo dos anos e se tornou essa potência econômica mundial. Esse livro foi publicado em 2019, portanto antes da Pandemia e não leva em consideração o quanto a economia ficou “paralisada” nesse último ano e nesse início de 2021. Pois bem, o livro foca em explicar como funcionam as grandes empresas de tecnologia na China e como nascem os unicórnios, empresas que valem 1 bilhão de dólares e que a China tem aos montes, muito mais que países da Europa, Japão ou mesmo os Estados Unidos. Vamos conhecer o dono do Alibaba, uma empresa que tem como meta vender tudo, mas tudo mesmo, pela internet (e posso dizer que eles conseguem, é impressionante!); e também conhecer o dono do “WeChat”, aplicativo que a maioria dos chineses usam e que reúne dentro dele o Whatsapp, o Facebook, o Twitter, o YouTube e a Google. (pois é, eu disse que é impressionante!!)

Em vários momentos do livro, eu me espantava e ficava me perguntando como a China conseguiu fazer tudo isso que eles fizeram e fazem em tão pouco tempo. Eu queria entender também a questão social e política do país que levou a eles serem a ser o que são hoje em dia. Mas esse não é o foco do livro, apesar de no final, o autor fazer um breve retrospecto sobre como a China era uma grande potência no mundo antes mesmo de Jesus aparecer, mas caiu e foi humilhada durante um século após inúmeras guerras e depois fez um plano para retornar a sua posição de potência mundial. Apesar dessas breves explicações, fiquei com aquela vontade de conhecer mais sobre essas guerras e como o Partido Comunista Chinês conseguiu passar a imagem para a população a seguí-los e apoiá-los mesmo com um certo tipo de censura que ocorre dentro do país. Coisas que esse livro não explica.

Muito se fala sobre a China hoje e foi importante ler esse livro para tentar compreende um pouco de como eles fazem negócios e o que importa para eles nos dias de hoje. Achei o trabalho do Ricardo Geromel, autor do livro, muito interessante, ainda mais que ele mora na China a mais de 10 anos e portanto já está imerso em toda aquela cultura tanto social quanto de negócios. O importante é sabermos separar as coisas e entender que a China, de socialista ou comunista não tem nada (talvez só o nome do partido mesmo). Como eles próprios falam, o comunismo ao estilo chinês é voltado para fazer cada vez mais pessoas consumirem os produtos da China, querem estudar, produzir ciência na China e gerar dinheiro para que todos possam ter uma vida confortável e feliz, mas sempre desejando mais. Acredito que eles não estejam errados, não é mesmo?!

Felipe Augusto 01/08/2023

Ótimo livro, mostra o grande crescimento da China nos últimos anos e como esta sendo esse processo de umas das maiores populações do mundo e caminhando para ser a maior economia do mundo, o modo de operação deles é muito hard, muito trabalho de grande parte da população uma disputa muito acirrada entre todos. Apesar de vários por menores de varias pessoas quanto a China, ela continua com seu plano crescendo mais e mais a cada dia.

Guilherme_Messias 18/10/2022

É mais um artigo de revista do que um livro em si
O Poder da China, é um livro que foca em explicar a recente ascenção desta economia e também mostrar que é possível você sendo brasileiro aproveitar oportunidades deste mercado em acessão.

Adorei a linguagem acessível que o autor escreve para o público brasileiro, ele usa muitas imagens deixando mais interativo e didático, apesar de não ser a melhor experiência para ler no Kindle. Muitas pessoas podem gostar deste tipo de linguagem, mas, eu particularmente estou tão mal acostumado com livros com imagens, que senti estar lendo um artigo do que um livro em si.

Ele expõe muito a experiência própria dele morando na China e é fantástico os detalhes de quem vive e não só pesquisa, é perceptível, principalmente os choques culturais como os mendigos na China usarem QR code ou ele explicando as funcionalidades do super app WeChat.

É um livro de iniciação ao tema, como o autor mesmo ressalta em diversos momentos, quem tem pouco conhecimento sobre o tema vale muito a pena.

Danielle.Duca 07/10/2021

FANTÁSTICO!
Impressionante como a China se transformou na segunda maior economia do mundo. Quebra de paradigmas e preconceitos , por pura falta de conhecimento sobre esse país, o livro nos traz números extraodinários, a escala e as mudanças numa velocidade surpreendente dessa nova superpotência mundial. Não podemos deixar de nos aprofundar um pouco sobre uma nação que tirou 88% da população que estava na linha da extrema pobreza em menos de 30 anos.

Shimura 17/05/2020

Surpreendente
Com muitas descobertas sobre a grande potência que é a China nos dias atuais e informações históricas inesperadas. Recomendo!

Guira 06/06/2020

Leitura necessária para entender a velocidade chinesa
No Brasil, desde pequenos somos fortemente expostos à cultura norte-americana e aprendemos superficialmente sobre a cultura oriental.
Entender como a China aprendeu com os erros do passado para transformar-se na segunda maior economia do mundo em menos de 30 anos, nos mostra o quanto um governo ambicioso pode fomentar a inovação de um país, impulsionar o empreendedorismo por meio de desburocratização, incentivos fiscais e acesso à internet de qualidade, além de investir incansavelmente em ciência e educação.
A velocidade chinesa é realmente admirável - os mais curiosos terão que se apressar se quiserem subir nas costas desse gigante asiático, que cresce ano após ano sem precedentes.

Dalmo 19/07/2020

O grande tigre chinês
Recheado de dados impressionantes, além de vídeos e matérias relacionados com diversos tópicos e acessíveis através de QR Codes, o livro sacode suas crenças pré-concebidas sobre o recente super crescimento da China. Você não precisa concordar em como o país é conduzido pelo onipresente partido comunista chinês, mas de fato há muito empreendedorismo, inovação e números superlativos em quase tudo que se ouve de lá. Desde super corporações a startups que brotam como água, o ambiente criado por essa economia que mistura planejamento centralizado com capitalismo selvagem é singular. Provavelmente a fórmula não funcionaria na grande maioria dos países ocidentais, mas deve ser compreendida e estudada. Podemos, e devemos, aprender muito com eles.

site: https://www.redumbrella.me/post/o-grande-tigre-chinês

Morales 20/03/2021

Divisor de águas.
Abriu minha mente, nunca parei para pensar sobre a China, pensava nos chineses como pessoas sujas se educação que se alimentavam de cães, baratas, escorpiões e outros insetos por não terem o que comer.
O livro mostrou o outro lado da China, ou seja, um país comunista, que está vivendo um "novo comunismo", já estão quase passando os EUA.
Entendi o porque a soja, o arroz a carne entre outros, estão subindo tanto no Brasil. Este país que não para de crescer está comprando tudo, mérito deles, vieram primeiro, temos muito o que aprender com eles.

NeFreitas 06/05/2022

Muito inspirador
O livro é ótimo para nós fazer entender como a China funciona mas também para termos insights sobre o futuro, já que aparentemente o mundo oriental está bem mais adiantado! O livro mostra diversas iniciativas mais que interessantes e como cada item gin aplicado e vem crescendo!
A economia da China voa e só quando entendermos a razão poderemos também tirar proveito disso.

Porto 28/09/2021

A grande potência
Conhecer a China foi um grande presente desse livro. Muito bacana poder entender mais desse dragão gigante.

Vitoria 03/03/2024

O poder da China ??
?A China é um gigante adormecido. Deixem-na dormindo, pois, quando acordar, o mundo vai tremer?, como o próprio ditado já diz, a China tem muito poder decorrente de recorrentes inovações, altíssimos investimentos do Governo e uma competitividade ímpar. Foi uma enriquecedora experiência ler esse livro, agregou muito conhecimento e como o próprio autor diz: quem ler esse livro vai ser mordido pelo dragão chinês, considero-me uma vítima.
A linguagem é bem fácil e coesa, com muitos gráficos, tabelas e referências o livro é uma experiência completa.
Recomendo muito a todos que têm curiosidade à respeito da Grande China, mas sobretudo para aqueles com preconceito pois é um divisor de águas.
Cinco estrelas!!!
Aruanito 05/03/2024minha estante
Quem indicou esse livro 5 estrelas

Vitoria 12/03/2024minha estante
Quem será ??

Duda Nascimento 14/06/2021

Uma lupa sobre a China
É bem interessante e pratico. Traz muitas informações importantes sobre o país é sobre como deveríamos nos informar mais sobre ele. É crítico quando precisar ser e traz vários anexos (matérias, vídeos, etc) para que você se aprofunde mais.

Não sei se foi a edição que eu li, mas as vezes parecia que o livro precisava de uma organização melhor: alguns dados se repetiam várias vezes no texto, como se tivessem passado desapercebidos. Isso me incomodou bastante.

Alexandre morello 28/06/2021

Tudo que você sabe sobre a China está certo e errado.
A visao ocidental da china parou na década de 80.

Que ela é um pais autoritário e anti democrático todos sabem, mas poucos se atentam que em 40 anos o pais deixou de ser miserável para se tornar a maior potência global da próxima década.

Praticamente tudo que você faz é produzido, fabricado, pensado ou investido pelo capital chinês.

Fechar os olhos a essa nação é fechar os olhos ao mundo em que você vive.