As Coisas Como Elas São

As Coisas Como Elas São Laurie Frankel

Resenhas - As Coisas Como Elas São

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Laísa 07/04/2024

Todes devem ler As coisas como elas são. É um livro lindooooo. Um romance fluído, fácil leitura e interpretação.
A história não é sobre Claude ou Poppy, mas sobre como os pais ,a sociedade lida com crianças trans. Não é comum, não é simples, não é vergonhoso.

É um processo que todas e todos devemos aprender a lidar com isso. Não é o gênero que define a pessoa, é o que ela é, como ela lida com os outros, como ela lida consigo mesma. Reduzir uma criança em menino ou menina é cruel. Mas deixar que essa criança se reconheça como menino, menina ou nenhum dos dois é educativo.

Eu recomendo esse livro a rodas as mães, pais, adolescentes, crianças, jovens, a todo o planeta! Quem sabe ler, deve ler esse livro.

Vamos melhorar o mundo, vamos enxergar as pessoas não por um recorte de gênero ou sexualidade, mas pelo que elas são, e pelos seus potenciais.

GarciaV4n 31/01/2024

Necessário
A forma como os pais dessas crianças agem de forma que tudo o que querem é que todos vejam quem eles são em sua essência, é de uma delicadeza, uma sensibilidade... Incrível!
Que maravilhoso seria se todos aqueles que não seguem um padrão recebessem tanto amor, tanto acolhimento.
Por vezes queria que eles fossem meus pais. Por vezes gostaria de estar com eles nas cenas de família.
Que livro lindo, sério!!!!

aline577 25/01/2024

Amor acima de tudo.
O romance de Penn e Rosie o surgimento da família deles, composta de quatro meninos e o nascimento de quinto filho Claude. Claude vai crescendo descobrimos que ele se vê como uma menina a Poppy. Acompanhamos as preocupações dos pais que fazem de tudo para Poppy tenha uma vida feliz. O amor da família toda envolta de Poppy é comovente, me afeiçoei muito com a leitura, adorei a desenvolvimento dessa família e conforme os problemas surgiam sofri junto com os pai. Como posso julgar as atitudes deles se foi com a melhor das intenções? Protejer aqueles que amamos de um mundo cruel e maldoso.

Midi 14/01/2024

Já posso começar essa mini resenha informando que esse livro é muito bom! A história é interessante, fluída e com uma boa construção dos personagens, mas deixa alguns pequenos detalhes em aberto. Porém, no geral, é muito massa de ler.

Eu me emocionei diversas vezes e me apaixonei por essa família de 7 pessoas. Cada um mais fofo que o outro!

É um livro que aborda sobre questões lgbtqia+, com foco em pessoas e, principalmente, crianças trans. É interessante, mas acredito que faltou algumas coisas mais profundas em relação a esse tema.

É realmente um romance, uma história, e não algo que sirva de estudo para o tema. Porém, é um livro que faz refletir, e muito, sobre os sentimentos dos pais, da criança trans e de como a sociedade é e vê essa criança. As lutas internas e externas.

De modo geral, eu gostei muito. A história é linda e emocionante, assim como os personagens que a compõe. A leitura vale muito a pena e eu indico!

giioreads 21/12/2023

Não imaginava que seria um livro assim.
Quando li a sinopse, pensei que seria sobre uma garota trans com uma família perfeita, mesmo que o mundo ao redor dela não fosse. Me deparei com algo muito mais realista. A família é tão falha quanto qualquer outra, mas vê-los apoiar a Poppy e aprender cada vez mais com ela é incrível. Esse livro é bem reflexivo e, sinceramente, não é o tipo de livro que você devora em dois dias. Tem algumas cenas bem pesadas, mas ele é gostoso de ler e faz a gente pensar bastante.

Giulia302 12/09/2023

TODOS OS FUTUROS PAIS DEVERIAM LER ESSE LIVRO
A história em si não me emocionou, porém é um tema tratado com muita inteligente e respeito. Ocorre que, está criança está num ambiente familiar de minoria (onde os pais respeitam e aceitam o filho, ambiente saudável), sabemos que na realidade, principalmente no Brasil as coisas não são como elas são somente.

Miriamarela 02/09/2023

Entrelugar
Eu já falei isso aqui, mas esse livro é lindo. O cuidado e a sutileza dos diálogos, dos pensamentos do Claude/da Poppy como uma criança trans, os medos e dúvidas dos pais, é muito boa de ver.
Eu chorei com esse livro mais de uma vez, me identifiquei com muitos medos, com muitas dúvidas, revivi muitas crises existenciais, mas mais do que isso, eu aprendi muito.
Esse livro veio num momento ideal da minha transição, e as reflexões que eu tirei dele eu vou carregar para o resto da vida.

Biacarvaps 17/07/2023

Reflexões importantes
Comecei sem ter lido antes nenhuma resenha ou saber do que se tratava? Foi totalmente surpreendente, principalmente, porque envolve aceitação de uma criança sobre quem ela é e como foi esse momento para os pais. Incrível enredo, reflexões importantes mas acho que passa muito tempo contando alguns detalhes para ?segurar? o leitor, mas vale a pena. Para quem gosta de livros que mexe com o imaginário, esse é um.

Luccas35 09/07/2023

Bem bom!
É bem bom e retrata a realidade de muitas crianças trans e a reação de muitos pais. Muitos não sabem como reagir, e mesmo com as melhores intenções, acabam fazendo coisas que não são boas. O livro é ótimo, mas não recebe meu 5 pois em vários momentos em que a criança protagonista já se diz como Poppy, ficam colocando Poppy (Claude) e isso realmente me irritou e acabou me confundindo bastante. Eu, como trans, recomendo o livro, mas que tenha um pouco de paciência nesses momentos e que tentem entender os lados de todos.

júlia. 16/06/2023

Eu amei o livro!! nunca tinha lido algo parecido! aborda um tema muito real, a identidade de gênero, da forma mais genuína possível, que é em uma criança!
o livro mostra mais do ponto de vista dos pais e de como eles lidaram com a transição do Claude pra Poppy, mas mesmo assim eu acho que podia ter mostrado mais como a querida se sentia e pensava. as vezes eu também não tava interessada na vida da mãe e na rotina de trabalho dela, mas ok, eu acho que tudo conspirou para uma história harmônica e agradável.
além de tudo, me deu muita vontade de criar 5 filhos usando educação positiva, amor e compreensão. afff muito lindo!! crianças trans existem!!
madubaldi 17/06/2023minha estante
ansiosa pra ler!!!!!

Mariana 12/04/2023

Tema necessário
"As Coisas Como Elas São" traz para reflexão um tema necessário: a transexualidade. Foi o primeiro livro que li sobre isso, e não que minha gama de leitura seja ampla, mas o fato de nunca ter lido nada assim, de alguma forma, aponta para mim que isso é pouco discutido, pouco trabalhado. O livro, portanto, tem relevância. Ainda mais por tratar da transexualidade como algo que é como é, que pode se manifestar desde criança, desde os primórdios da construção identitária de um sujeito.
A criança transgênero, aqui, é Claude, ou Poppy, uma menina em um corpo de menino, que aos poucos e bem ao final, consegue não se caracterizar nem em um gênero, nem outro, mas no meio deles, o que é algo muito importante de ser diferenciado.
A história, no entanto, se constrói de forma muito idealizada e utópica, na minha opinião. Pais, irmãos e avó compreensivos, que aceitam Poppy incondicionalmente. É claro que, por Poppy não se reconhecer como Claude desde muito pequena, tendo a achar que a questão vai sendo mais naturalizada dentro do âmbito familiar. Mas essa não é a grande realidade dos casos. Poppy sofre preconceitos sociais, mas ainda assim, uma única vez de forma violenta. Os demais amigos, ao descobrirem sobre seu corpo, também o aceitam. Novamente, mais um cenário que não corresponde a grande realidade dos casos.
Ainda assim, seu processo de autoaceitação é sofrido, é complexo, o que mostra, por um lado, que mesmo com todo o apoio possível em casa, aceitar a si mesmo como transgênero e viver essa identidade socialmente é muito difícil. Imaginem, então, sem apoio no âmbito familiar. Por isso, considero que a história é pouco representativa, não corresponde a realidade de extremo sofrimento da maioria.
Por fim, ressalto que não me identifiquei com a forma de escrita da autora. Muitos detalhes, pouco relevantes, na minha opinião, e uma confusão na passagem do tempo. Dificilmente sabemos quanto tempo se passou e qual a linha cronológica exata. Ah, os diálogos por vezes me confundiam, e acho que a narração em terceira pessoa colaborou pra isso.
Recomendo pelo tema, mas acho que ele pode ser mais problematizado.

Ingrid966 20/03/2023

Uma história mágica
Claude, comparado aos seus irmãos, nasceu totalmente diferente. inteligente, esperto, avançado em todos os sentidos, e desde cedo se questionando sobre sua identidade, desde querer ser cientista, cozinheiro ou menina.
com isso, penn e rosie encontraram uma questão que se perpetuaria por muito tempo em suas vidas: ?como fazer claude feliz??

nesse livro veremos a luta tão precoce de uma criança em querer ser quem ela sabe que deve ser, com quem ela nasceu sendo. contra uma sociedade quem causa confusão interna dentro de todos. sobre dilemas parentais. sobre tudo. e no meio disso somos apresentados a poppy, voltamos a claude, conhecer o nada juntamente com essa criança tão nova, aprendemos sobre budismo, cultura e muitas formas de preconceito e enfrentar nossos problemas.

escrito de forma maravilhosa, mágica e profunda, rica em detalhes e ambientação, esse livro traz reflexões não somente sobre: identidade de gênero, preconceito e aceitação, mas também sobre família, amor incondicional, autodescoberta e realização, seja cedo na vida ou depois de 5 filhos.

fui totalmente impactada por esse livro e as reflexões que eles trazem? foi intenso & bom. a única dificuldade que eu tive foi de me adaptar a escrita por ser bem detalhada (eu acabava demorando pra conseguir focar no que realmente estava acontecendo) mas foi tudo!

Juno.Cruvinel 06/01/2023

Gostei!
Diferente dos demais livros sobre o tema que li. O final achei um pouco fantasioso demais, mas vale demais a leitura

Riel 03/01/2023

Poderia ser melhor
Senti falta do ponto de vista da poppy senti falta dos sentimenros dela, a história se perde, gostei do livro e das perspectivas mas poderia ser melhor

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6