A Arte e a Bíblia

A Arte e a Bíblia Francis Schaeffer

Resenhas - A Arte e a Bíblia

1 | 2 | 3 | 4

Rafael Della 31/01/2024

Não considero como uma leitura obrigatório para qualquer um, mas é interessante para as pessoas que gostam de arte

euster 27/01/2024

Necessário!
Esse livro é necessário de tantas formas. Hoje em dia, vejo cada vez mais cristãos enfatizando a arte apenas como forma de propaganda evangelística, como se a arte devesse ter exclusivamente o propósito de alcançar pessoas, de propagar aquilo em que acreditamos. Eu acredito que a questão evangelística de fato importa, contudo, a arte é muito mais do que apenas uma maneira de se alcançar pessoas e propagar uma ideia. A criação divina é muito mais profunda do que somente uma espécie de dominação. Ela carrega beleza e sentido que são diversos, para culturas, para realidades. Ela exprime a beleza de cada povo, cada nação e o Senhor atua em cada uma delas, já que a criatividade faz parte de quem o Senhor é. O que não se compreende no meio cristão atual é que a mensagem do evangelho sempre será a mesma, o que muda é a forma pela qual anunciamos essa mensagem.

Algo que o livro pontuou que é de extrema importância é o fato de a arte cristã de muitos anos se resumir a uma tentativa de apontar a vida cristã como vitoriosa. De fato, fomos salvos por meio de Jesus, mas, até sua volta, ou a até a gente morrer, ainda estamos na terra e isso inclui passar por desafios, dores, tristezas e angústias. A música, os livros, a poesia e os outros tantos tipos de manifestações artísticas são o que nos ajudam a ver que não estamos sozinhos nesses sentimentos. Esse papo de que a vida cristã é só vitória é uma grande balela, e 'vender' um cristianismo onde não há dor ou sofrimento é uma heresia.

Por fim, eu gostaria de dizer o quanto eu amei esse livro por enfatizar que precisamos trabalhar com a arte através das nossas raízes. Não há como disseminar uma mensagem que aqueles que irão ouvi-la não entenderão o que ela significa. Apesar disso, não podemos deixar que nossa geração misture o santo com o profano, o que também tem acontecido muito. Há um limite entre falar sobre sentimentos e emoções, mas não de uma perspectiva secular, e sim bíblica. A grande questão é que a Palavra deve ser a bússola para que os artistas cristãos possam se encontrar, e, também, apontar a direção para outros do encontro, sem se esquecer que, para além de uma proganda de evangelização, enaltecemos ao nosso Deus através de nossas ações, do nosso amor e principalmente, da arte.

alvsalmeida 31/12/2023

Qual o tipo da minha luz?
Ou ela está acessa ou já se queimou e apagou faz tempo. Não podemos limitar nossa vida cristã à uma pequena parcela da sociedade, mas devemos emitir da Luz que recebemos para mostrar através do nosso trabalho e envolvimento cultural que há um Caminho para aqueles que se perdem no constante brilho enganosos dos caminhos escuros. Leitura rápida e edificante para aqueles que procuram aplicar seu conhecimento artístico à luz da bíblia.

Suane 30/12/2023

A Vida cristã como obra de arte
"Sugiro que tomemos todas estas perspectivas sobre a arte e consideremos como elas se aplicam à nossa própria vida cristã. Talvez seja uma boa ideia ler esse livro novamente e aplicá-lo especificamente à sua vida como cristão. Nenhuma obra de arte é mais importante que a própria vida do cristão e todo cristão deve se preocupar em ser artista nesse sentido. Ele pode não ter o dom da escrita, nem da composição ou do canto, mas toda pessoa tem o dom da criatividade no que diz respeito à forma como vive a sua vida. Nesse sentido, a vida do cristão deve ser uma obra de arte. A vida do cristão deve ser algo verdadeiro e belo em meio a um mundo perdido e desesperado."

fabio.ribas.7 29/12/2023

A arte e a Bíblia
A arte e a Bíblia (Francis Schaeffer)

Por causa da minha formação em Letras e das minhas leituras em Umberto Eco, já havia dado ao curso de Comunicação Intercultural, que ofereço à formação de missionários, uma abordagem pela obra de arte. Assim, ler agora Schaeffer e Rookmaaker tem sido uma experiência prazerosa para uma reflexão mais bíblica e teológica. Deixarei aqui um artigo que escrevi há muitos anos e que sempre passo aos alunos para uma introdução à conversa.

O nosso Deus é o Deus da beleza. Achei Francis Schaeffer mais flexível do que Rookmaaker no trato com o que seja a obra de arte. Na verdade, Schaeffer não discuti aqui o conceito de obra de arte (nem Rookmaaker aqui), mas apresenta a base bíblica que deve levar a Igreja a se envolver com a arte. Schaeffer já trabalha com o conceito de cosmovisão. Rookmaaker afirma que a arte revela uma mentalidade. Assim, ambos trazem esse acordo: se a igreja quer evangelizar a sua geração, ela não deve abrir mão da leitura dessa arte produzida e nem os artistas cristãos podem negligenciar que sua arte oferece ao mundo uma visão. Bem, pelo menos deveria. A nossa arte precisa não ser meramente evangelística (como já afirmara Rookmaaker), mas deve ser cristocêntrica e teorreferente. O Senhorio de Cristo deve abranger o homem como um todo. Assim, por que deixaríamos a arte de fora?
A partir de 4 premissas bíblicas, Schaeffer nos oferece um caminho para nos envolvermos com as artes: 1) Deus fez o homem todo; 2) Em Cristo o homem todo é redimido; 3) Cristo é Senhor do homem todo agora e Senhor da vida cristã toda; 4) No futuro, quando Cristo retornar, o corpo será ressuscitado dentre os mortos e o homem todo terá uma redenção completa. Esta última premissa clareia o fato de que não há área humana que não esteja contaminada pelo pecado, inclusive as artes. Assim, devemos tratar essa questão sem romantismo e ingenuidade. Há limites. Contudo, em Cristo, há imensas possibilidades.
"Adorar a arte é um erro; produzi-la, não"! Schaeffer mostrará a arte na Bíblia, desde o AT (Tabernáculo, Templo e trono de Salomão) até o NT. Gostei demais do fato que devemos fazer nossa arte diante de Deus (Coram Deo), pois ainda que os homens não a vejam, Deus vê. O autor irá tratar da música, da poesia, do teatro, dança etc. O que eu mais gostei, contudo, é que a arte entrará no Céu.
Na segunda parte do livro, Schaeffer tratará das 11 perspectivas com as quais o cristão deve se relacionar, abordar e julgar a obra de arte. Gostei demais: "tendo sido feitos à imagem do Criador, somos chamados à criatividade" (p. 46). Gostei dos 4 padrões de julgamento (p. 53). Eu quero avançar mais nessa ideia sobre a pregação (p.54 e 62). Muito bom e, juntamente com Rookmaaker, ajudará no avanço dos meus estudos. IMPORTANTÍSSIMO: "...podem ser feitas afirmações proposicionais em prosa, pode haver afirmações proposicionais em poesia, pintura e praticamente todo tipo de forma artística" (p. 61)." Isto, para mim, é ousado e ainda não consigo ver essa realidade. Mas sigamos na bibliografia.

site: https://revfabioribas.blogspot.com/

Joao745 27/12/2023

Livro essencial, final dúbio
Termino minha leitura com o coração dividido. De um lado, o autor é muito feliz em criticar a forma como os evangélicos subestimam a arte e traz resoluções e caminhos para o artista cristão que deseja produzir e criticar arte. Do outro, Shcaeffer encerra o livro com afirmações muito dúbias (pelo menos para mim).

O autor constrói todo seu pensamento antes de afirmar tais coisas, mas a forma como conclui seu raciocínio me incomoda muito. Ao afirmar que o cristianismo vai além da Cruz, da redenção, e se importa com o indivíduo, sinto que o tiro sai pela culatra. Não que o cristianismo não se importe com o indivíduo, mas tal aspecto está contido na redenção que Cristo nos traz, não além dela. Cristo é o início, o meio e o fim da criação.

Um livro essencial para artistas cristãos, que com certeza vou reler, mas que me decepciona na conclusão das últimas páginas. Qualquer um que deseje me corrigir, agradeço a ajuda.

Fiquem com Deus!

Aline 13/09/2023

Arte
A arte está presente no ser humano porque somos feitos a partir da criatividade perfeita do nosso Criador.

Maria 29/06/2023

Que leitura espetacular!
?A Arte e a Bíblia? me transformou por completo. Esse livro é necessário para todo artista, diria inclusive que é necessário para todo cristão. Entender que existem formas e formas de arte e que através delas uma cosmovisão, seja ela verdadeira ou não, é passada, é uma das coisas que aprendi neste livro. Simplesmente incrível ?

Anna Bowen 08/06/2023

Acredito que ele traz verdades que o artista cristão sempre ouve, mas nunca escuta realmente, fala Sobre como a nossa comodismo interfere na nossa arte e demonstra tudo que vivemos e acreditamos!

EsterCristina 04/03/2023

Maravilhoso
Me indicaram este livro dizendo q ele servia pra qualquer coisa e não só para um artista, a pessoa tinha razão. Muito gostoso de ler, cada capítulo é uma visão nova de coisas q já conhecemos, um detalhe q me incomodou foram algumas palavras não comuns do nosso vocabulário aí eu tinha que ir procurar no dicionário várias vezes, mas isso não atrapalha.

Adna.Karine 14/02/2023

A arte sob uma perspectiva cristã
Que livro bom ! Tão pequeno mas recheado de informações importantes . Foi meu primeiro livro do Francis Shaeffer ( já era tempo né rs).

"a vida do cristão deve ser uma obra de arte. A vida do cristão deve ser algo verdadeiro e belo em meio a um mundo perdido e desesperado." (Francis Schaeffer, A Arte E a Bíblia)

Samy 18/01/2023

Arte e bíblia
Um livro importante para todo artista cristão, nele vemos que Deus não despreza a arte mais a incentiva, vemos que a arte em suas várias formas pode glorificar a Deus e alcançar a vida de outras pessoas. Devemos sempre ter em nossas obras de arte, não importa qual seja ela, a cosmovisão cristã que mostra o tipo de artista somos. Que a nossa vida seja a nossa maior obra de arte.
Juliana2813 18/01/2023minha estante
Arrasou ????????

Patcha 11/01/2023

Artistas religiosos também merecem voz
É comum ouvir em meios artísticos que a religião não deveria ter voz, enquanto que no meio religioso, é comum ouvir que não deveriam ser artistas.
É gratificante encontrar um livro que quebre esse preconceito, usando tanto textos bíblicos quanto o próprio conceito da arte e seus fundamentos. Recomendo a leitura.

Roberth 09/01/2023

Arte, incompletude e esperança
Ainda que não seja o primeiro contato, esta é a primeira obra completa de Schaeffer que leio. Sei que não será a última, pois já é possível vislumbrar profundidade incrível a ser desvendada, mesmo nestas poucas páginas.

O autor faz um panorama excelente de vários momentos em que a arte esteve presente em acontecimentos bíblicos, para logo em sequência apontar perspectivas que levantaram também excelentes reflexões. Dentre estas, destaco as colocações de que: a arte sempre expressa e fortalece uma cosmovisão; em se tratando da cosmovisão cristã, os artistas fortalecem ora o tema menor (focalizando a queda, a incompletude, etc.), ora o tema maior (referente à esperança e ao sentido encontrado em Deus), devendo esta última ter proeminência.

A leitura me fez querer encher meu 2023 de arte, seja contemplando ou criando.

Jessy 24/12/2022

Excelente
Recomendo pra TODOS os cristãos porque trata de um tema ainda muito engessado e dentro da caixinha no meio eclesiástico. E a leitura é obrigatória pra todos os ministros artistas dentro da igreja.

1 | 2 | 3 | 4