O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas -

Suilla.Santana 22/04/2024

Fantástico!
Jesus, Maria, José, que livro!!!
Não tenho defeito para colocar, gostei muito amei. Não vou dizer mais nada leiam! Abraços.

Flavia512 19/04/2024

Um clássico atemporal
Quem é fã de terror e nunca assistiu pelo menos uma vez na vida, o clássico O Exorcista de 1973, que atire a primeira pedra. O filme, estrelado por Linda Blair, foi o pioneiro na temática de possessão demoníaca, e permanece no topo dos favoritos de muitos admiradores do cinema de horror, inspirando centenas de milhares de filmes com a mesma temática, posteriormente.
A garotinha Reagan, possuída pelo demônio Pazuzu, se tornou um ícone pop, e o filme até ganhou sátiras cômicas ao longo dos anos.
Mas, diferente de sua adaptação, que nos dias de hoje se tornou até motivo de risos para algumas pessoas, devido à seus efeitos práticos antigos, o livro de Willian Peter Blatty, passa longe disso. Angustiante do início ao fim, a obra que é baseada em fatos reais (SIM!), envelheceu muito melhor que seu filme.

Reagan MacNeil, filha da atriz Chris MacNeil, tem acesso a uma tábua Ouija, e inocentemente, achando que fez um amigo, a menina atrai para sua casa e para seu corpo, um demônio. Ateia, sua mãe nem faz ideia do que está acontecendo quando o comportamento da filha, antes docil, muda da água para o vinho, quando Reagan se torna agressiva, começa a falar palavrões e obscenidades que antes, jamais passavam por seus lábios.
Depois de passar por diversos médicos e psiquiatras e nada resolver, Chris finalmente aceita que sua filha está possuída pelo demônio, e decide pedir ajuda do padre Karras, que opta pelo exorcismo tendo o apoio da igreja e a ajuda do Exorcista experiente, padre Lankester Merrim.

Uma angústia sem fim em cada página, por ver uma criança de apenas 12 anos quase beirar a morte por causa da posessão, a obra é incrivelmente bela, trazendo à tona tópicos como: religião, ateísmo, família, amor e lições de vida e morte. Sem contar nessa edição maravilhosa e primorosa da Harper Collins, de capa dura, corte colorido, fitilho e ilustrações do próprio Pazuzu nas folhas de rosto. Uma edição digna da obra de arte que é este livro. É minha segunda leitura depois de muitos anos, e devo dizer, me prendeu do início ao fim.
Leitura obrigatória para fãs do gênero.

amanda3781 14/04/2024

Um dos melhores livros que já li na vida
Um clássico do terror psicológico e sobrenatural, o livro conta a história de Regan possuída pelo demônio e dos esforços de sua mãe para conseguir um exorcismo.

A narrativa é intensa, repleta de suspense e momentos perturbadores, explorando temas entrelaçados sobre fé, religião e psicologia. A narrativa é rica em detalhes, criando uma atmosfera de crescente tensão e horror. A medida que a mãe tenta descobrir desesperadamente como salvar sua filha vira uma jornada angustiante através dos conflitos espirituais e físicos enfrentados por ela e o padre Karras.

Foi maravilhoso explorar os limites e desafios das crenças e convicções dos personagens. Além do terror sobrenatural, o livro também aborda questões profundas sobre a natureza do bem e do mal, o poder da fé e a fragilidade da mente humana diante do desconhecido. Toda história cria uma atmosfera assustadora que me prendeu do início ao fim.

Felipe.Mendes 12/04/2024

Muito bom mas o filme fez melhor
O livro é bastante pesado e profano, tive diversos momentos que senti uns arrepios.

Acho que tem muitos momentos cansativos no livro, ele é uma montanha russa de climax que eu penso que o roteiro do filme é um pouco melhor condensado, mas é uma excelente leitura e recomendo bastante.

Lina 28/03/2024

Aterrorizante
Eu simplesmente não gosto de livros de terror. Mas por curiosidade e incentivo de algumas amigas adquiri o exemplar em questão. E posso afirmar que terror não é minha praia
Este livro começa com alguns exemplos na vida real de crueldades que pessoas do século passado fizeram com o outro. Depois ele descorre de uma maneira muito fluída a história de uma menina que antes dos seus doze anos era uma criança normal, até que seu comportamento muda completamente, de uma criança doce e meiga para uma coisa que nem sabemos descrever. A mãe desesperada procura médicos , psiquiatras para conseguir entender esse distúrbio. Porém nada muda e piora a cada página. Até que mesmo sendo Atéia procura ajuda com os padres para que fizesse um exorcismo, crendo que a menina está possuída.
Como eu disse no começo desta resenha eu não gosto de histórias de terror e muito menos filmes. Porém o escritor escreve de uma maneira que te prende que você não consegue mais largar. Pra mim o final foi satisfatório. Mas ficamos nos questionando o que será que aconteceu. Valeu a pena nesta tentativa medonha de curiosidade. Se você não tem medo e ainda não leu não sabe o que está perdendo. Se você for medrosa como eu, pare nas partes apavorantes, de uma pausa e leia de dia. Apesar de tudo, recomendo, mas com as ressalvas acima.

duda 28/03/2024

No ato de esquecer, eles tentavam se lembrar.
Sinceramente eu achava que eu teria mais medo, mas fiquei totalmente imersa na leitura e por mais que eu tenha achado que algumas partes poderiam ter sido resumidas, eu amei. O final eu fiquei tão entretida que eu realmente vivi o livro. Há cenas muito nojentas que nos fazem revirar o estomago e absurdos muito grandes, principalmente quando se trata de crianças, o que torna o livro muito pesado.
Achei o padre um personagem bem complexo e a relação dele com a sua fé foi bem interessante de ler, inclusive todos os momentos que ele colocava a ciência x religião e infelizmente eu recebi um grande spoiler do final, mas ainda bem que não estragou a leitura. Admito que independente dos fatores que me tenham feito gostar, achei que seria mais assustador e impactante e minha nota seria algo em torno de 4.6, porém sigo feliz com a leitura.

Ozzy 19/03/2024

Esse livro tinha tudo para não dar certo, é uma ideia complicada de executar, um livro relativamente longo em que a proposta é fazer o leitor se questionar se o que está acontecendo é algo sobrenatural ou não, que mistura em paralelo uma trama de romance investigativo, é algo que somente um autor com muito talento conseguiria fazer funcionar, felizmente William Peter Blatty é esse autor.
Eu fico surpreso como ele conseguiu me deixar investido o tempo todo na história, curioso por cada passo na investigação de Karras, a cada nova descoberta, frustração do personagem, e a cada recomeço dele, me deixando ansioso para saber qual caminho a trama iria seguir e qual seria o elemento que o levaria a conclusão. Isso levando em consideração que eu já assisti o filme e tinha uma ideia de onde a trama iria acabar (digo ideia por que não sabia o quão fiel o filme era ao livro).
Os personagens também são muito bons, até mesmo os empregados da casa que mal aparecem tem uma personalidade clara e dramas próprios, o livro só consegue impactar e deixar investido nesse caso por causa do quão bem construídos esses personagens são. A cena em que a Regam possuída encarna a personalidade da mãe de Karras é uma das mais marcantes e agoniantes da história, e só funciona assim por causa de toda a preparação que esse personagem te, e a maneira que o relacionamento dele com a mãe foi trabalhado.
"O Exorcista" é construído de maneira delicada, com cada engrenagem da trama perfeitamente colocada no lugar certo para causar exatamente a sensação desejada, algo que poucos autores conseguem executar. Espero que as continuações estejam no mesmo nível.

rafaelewen 14/03/2024

Pensem numa leitura que causa ?gastura?, agonia e tudo mais? Exorcista me pegou do início ao fim e deixou um gostinho de quero mais. Desta já vou pular direto para legião, porque quero um pouco mais disso?

Georgia39 03/03/2024

Mas livrai-nos do mal
No começo não dá pra entender nada, tanto que eu demorei um monte pra engajar na leitura mas depois o livro vai bem rápido e é muito interessante acompanhar as manifestações da regan
Só achei que eles ficam o livro inteiro naquela mesmisse de não saber oq a guria tem aí quando cogitam o exorcismo o padre tenta fugir demais disso
O final eu achei bem corrido como se fosse pra terminar logo o livro ou algo assim
Mas no geral achei muito bom e bem diferente por ser um dos primeiros livros do gênero que eu leio

Iago 02/03/2024

Daemon.
Menos assustador do que esperava, pois o filme é bastante. Um clássico do terror de qualquer forma, utilizando elementos da medicina, psicologia e com trechos muito racionais, muito atento as possibilidades do lógico antes de adentrar no místico ou religioso. Os conflitos sobre a fé, sobre o amor e sobre a verdade que está dentro de nós tornam o livro mais denso do que eu esperava. Foi um bom entretenimento.

Carvalho 29/02/2024

"A sirene da ambulância tomou conta da noite, mas, de repente, calou-se.
O motorista lembrou que não havia mais pressa."

nat_ 28/02/2024

No ato de esquecer, eles tentavam lembrar
Não imaginava que o livro teria um desfecho tão completo, dando uma explicação digna pra todos os dramas.
O livro é bem triste, mas pior que isso, é muito difícil de ler, cenas muito pesadas, não leria de novo, mas não me arrependo de ler.
AstraHunt 01/04/2024minha estante
livro bom

desestressada 23/02/2024

Meugninuosue ?
Meu primeiro livro sem contras. Eu realmente gastei muito tempo buscando algo para criticar mas não encontrei.

Então bora de prós:
? Medo na dose certa: nem muito, nem pouco, fiquei perfeitamente aterrorizada;
? Praticamente TODOS personagens me prenderam, queria saber tudo sobre todos, eu ficava imaginando o papel de cada um ali, surreal;
? Que escrita maravilhosa, fácil de ler, literalmente você não consegue parar, você literalmente PRECISA saber o que vai acontecer.

EU NEM SEI MAIS O QUE ELOGIAR, pois fiquei maluca ? possivelmente o primeiro terror de muitos.

Davi961 23/02/2024

Ler madrugada foi imersão ou burrice ?
Minha expectativa quanto a esse livro:vai ser o mesmo de sempre, coisas se mexendo, luzes se apagando e bla bla bla. Por ser um clássico eu imaginava que os diversos filmes e livros que já fizeram, tiveram influência deste, então a expectativa estava um pouco baixa.

Calejado com o terror no cinema, dificilmente algo me surpreende como obra de terror e um sentimento que eu estava com saudade era o sentimento de MEDO quando assisto um filme de terror, ver coisas onde não há, assustar-se fácil com barulhos e se perder em pensamentos que me faziam sentir que alguma coisa estranha ia acontecer a qualquer momento, sei que parece estranho querer esse tipo de sentimento mas quem gosta do gênero terror vai provavelmente me entender.

O Exorcista trouxe esse sentimento! Fiz a leitura deste livro sempre a partir de 23:00/ 00:00h e realmente pareceu ter influenciado de alguma forma. O Exorcista trás o mesmo de sempre mas surpreende demais em certos momentos, onde o livro sai do terror padrão e lhe joga em um livro totalmente novo e mais abrangente, novas questões surgem e novos personagens aparecem. O melhor dos personagens é que todos eles tem suas camadas, um passado, uma história que lhe envolve e se conecta a obra. (Até Sharon, lhe surpreende em algum momento)

A história passa a ser repetitiva com as diversas análises dos médicos para saber o
que Regan realmente tem, disto isto, existe uma demora que pode ser irritante para as pessoas, visto que, a garota passa a apresentar sinais de possessão praticamente no começo do livro. Sendo um amante da área da Psicologia foi muito interessante e pouco exaustivo toda essa parte, mas reconheço que muitos leitores podem se irritar com toda a explicação médica. Agora sobre o fato dos sinais que Regan apresenta de forma prematura, me lembrou que a história é baseado em um fato que realmente ocorreu, então eu amei a escolha do autor de apresentar o exorcismo do jeito que realmente é , em diversas partes e sessões que podem durar meses.

5 estrelas pra esse livro que passa a ser, um dos melhores livros de terror da minha coleção.

Dara 23/02/2024

Bom, tinha me interessado pelo livro por conta das resenhas e também pela fama que leva tanto o livro quanto o filme, apesar disso, não sabia nada sobre do que se tratava.
A princípio, achei que a história iria se desenrolar de uma maneira rápida (o que não foi o caso)
As melhores partes do livro na minha opinião foi os últimos capítulos, achei o início e o meio muito enrolados, o que afetou no meu desejo de ler por alguns dias.
Mas, tirando essas partes negativas na minha experiência, a parte do exorcismo realmente fez valer a pena, deu pra ter uns choques com alguns acontecimentos, principalmente no final.