O Exorcista

O Exorcista William Peter Blatty

Resenhas -

Jorge 13/09/2020

"O que parecia uma manhã era o começo de uma noite sem fim."
O que falar desse livro ?
Fantástico!
Antes da leitura eu estava com muita espectativa e o livro correspondeu muito bem a elas.
A narrativa é fantástica, daquelas que é difícil parar e quando para dá aquela vontade de voltar e ler mais um pouco.
Enfim, recomendadissimo vale muito a pena a leitura. Ah tem algumas partes que é necessário um estômago um pouco mais forte, mas dá para levar.

Obs: recomendo a leitura do livro " O exorcismo ", que é a história que inspirou esse livro, pois fica bem mais fácil de compreender tudo o que aconteceu durante o exorcismo que é realizado.
Livros e Ivaílton 13/09/2020minha estante
Estou super ansioso pra ler esse livro. E minha primeira vez organizando uma LC não poderia ser qualquer livro haha

Jorge 13/09/2020minha estante
Vai começar em alto nível.

Edison.Eduarddo 13/09/2020minha estante
Esse livro deu origem ao filme? Ou não tem nada a ver além do exorcismo?

Livros e Ivaílton 13/09/2020minha estante
Esse livro deu origem ao filme. E o exorcismo deu origem ao Exorcista

Edison.Eduarddo 13/09/2020minha estante
Ok, obrigado...

Erika.Fiaux 15/01/2022minha estante
Um livro muito bom. Adorei o teor psicológico bem explorado da personagem e a dicotomia que se estende até o fim. Afinal, ela estava possuída ou doente? Fica aí a questão.

Bruno 14/04/2022minha estante
vc leu o exorcismo primeiro? ja comprei o exorcista? mas queria entender bem a história, pensando em comprar o exorcismo pra ler antes entao

resenhasdajulia 05/12/2021

Conheci esse clássico do terror através do filme, e agora, finalmente li o livro!

Chris MacNeil é uma famosa atriz de cinema, que se divorciou recentemente e tem uma filha de 11 anos, chamada Regan.

Enquanto ela trabalha, Regan passa boa parte do dia no porão, esculpindo. E é lá que descobre um tabuleiro ouija e, através dele, conhece o Capitão Howdy, que Chris acredita se tratar de um amigo imaginário.

Após Regan fazer 12 anos, eventos sobrenaturais começam a acontecer e a garota muda completamente de personalidade. Chris vê sua filha gentil e carinhosa se transformar em uma garota agressiva.
Os médicos dizem que pode ser dupla personalidade, ou até mesmo que Regan esteja fazendo isso para chamar a atenção. Mas as coisas só pioram.

Sem saber o que fazer, Chris busca a ajuda da Igreja, através do padre Damien Karras, para tentar livrar a filha do que parece ser um raro caso de possessão.

Após perder a mãe, o padre Karras tem questionado sua fé, e agora, com o caso de Regan, é uma chance para que ele possa restabelecê-la.

Adorei o livro e a forma como o autor abordou o assunto principal da história que, para mim, não é a possessão, e sim a fé, ou a falta dela.

Não senti medo, pois nem assistindo filmes de terror eu costumo sentir e, como não li o livro com esse objetivo, não me decepcionei.

Achei a escrita muito fluida, principalmente por causa dos vários diálogos que o livro possui.
Foi uma ótima experiência de leitura!

Gii.m 07/01/2024

Intrigante?
Esperava um livro mega assustador, mas me deparei com algo para pensar até que ponto podemos acreditar na ciência ou na fé? E quando não temos fé como vamos acreditar que a ciência pode nos salvar? A mãe que não acreditava em nada e o padre que perderá a fé, meses de exames/estudos e nenhuma conclusão concreta apenas especulações. Se temos a capacidade de acreditar que existe uma força superior que faz o mal, porque é tão difícil acreditar que tenha outra força superior que faça o bem?

Recomendo a leitura, fica algo a se questionar.
maltchik/ 07/01/2024minha estante
Diria q é uma ficção científica? Ou n chega a tanto?

Gii.m 07/01/2024minha estante
Não tem nada haver, é um livro que fala sobre possessão porém no decorrer da história tratam como doença mental.

Henrique Sanches 07/01/2024minha estante
Curti suas impressões... a leitura quando deixa mais perguntas do que respostas, é sinal de que mexeu com a gente.

Ogaiht 24/03/2021

Uma Obra-Prima do Terror
Primeiramente, a Harper Collins está de parabéns pelo trabalho gráfico do livro. Capa dura, lateral das páginas verde, linda ilustração na capa. Por incrível que pareça, apesar do tema, é uma leitura muita fácil e leve. O livro narra a estória da menina Reagan, que suspeita-se estar possuída e do drama de sua mãe que depois de ter esgotado todas as tentativas com médicos, psicólogos e tudo que que a ciência tem a seu dispor procura o padre Karras para que este ajude sua filha lhe fazendo um exorcismo. De uma certa forma o livro aborda o típico debate entre fé e ciência e a eterna luta do bem contra o mal.
O livro ganhou uma adaptação cinematográfica que fez história, revolucionando o terror e se tornando um verdadeiro divisor de águas dentro do gênero. Como o próprio autor do livro também escreveu o roteiro do filme, não há grandes diferenças entre as duas obras. Porém, no livro a ligação entre as subtramas é mais bem desenvolvida e durante boa parte da narrativa a questão da menina estar ou não possuída é ambígua, algo que deixa a trama mais intrigante. Vale muito a pena ler esta obra que originou um dos maiores filmes de terror de todos os tempos.
Gabriel.Chiquito 20/07/2021minha estante
Gostei da resenha, vou ler também

Marcos 08/02/2023minha estante
Esse livro é sensacional ?

Ana Monique Souza 28/01/2023

Tipo de leitura certo!
Belíssima construção de clima, de personagens, de ambientação. Me apeguei aos personagens como é difícil isso pra mim.

Não dá medo, pelo menos pra mim.
matheusfellpps 28/01/2023minha estante
tb não sentii medo, adorei os diálogos da regan e o padre

Aurea25 28/01/2023minha estante
Amo terror. Esse eu ainda não li. Vou colocar na lista

Adriana Naves 29/01/2023minha estante
Nesse tipo de livro nunca sinto medo, a não ser aquele medo pelo que pode acontecer com os personagens, quando o autor consegue nos cativar. Eu amei esse livro, acho q o Blatty escreve bem demais!

Guilherme.Monteiro 15/08/2020

Terror psicológico de alto nível
"Tensão" define esse livro. Uma história simples mas com uma construção narrativa excepcional, aos poucos vai sendo criado o clima de tensão e suspense e cada vez mais você fica dentro da história. Blatty vai sugando o leitor a cada página lida, até atingir o clímax que é algo ofegante de tão apreensivo que você fica, e sempre te deixando uma dualidade em mente para questionar se o caso é realmente uma possessão ou não, e mesmo após o término do livro você fica bastante intrigado.

Um livro incrível de terror psicológico que a curiosidade e o clima de suspense não para até que a história termine.

Mariana 19/04/2021minha estante
Arrasou

Marcos 19/04/2021minha estante
Valeu ?????? o livro é ótimo ????

Sávio 23/03/2022

Esse livro é muito bom
A leitura do começo ao fim foi envolvente, não foi enrolado, sempre direto ao ponto, os personagens cada qual com sua intensidade, no final você fica muito satisfeito.

trizisreading 16/10/2023

“?No ato de esquecer, eles tentavam lembrar”?
"O Exorcista" foi o livro que deu origem ao aclamado filme, de mesmo nome, conhecido por todos, principalmente pela imagem da 'garota do exorcista'. Nunca vi o filme, mas foi a imagem da menina possuída que muitas vezes me veio a mente enquanto lia alguma das cenas de Regan MacNeil, mas que percebi o quanto a história traz aspectos da personalidade da menina, de modo que nos faça sentir que ela não é medonha, e sim, uma menina inocente que teve seu corpo invadido por um demônio.

Embora se trate de um livro de terror e que nos entrega isso perfeitamente, também existe na história muitas características sobre a condição humana mental, principalmente sobre os sentimentos de culpa, solidão, egoísmo etc. que faz com que entendamos que nenhum demônio é mais letal quanto os nossos pensamentos, fato que é narrado durante uma conversa entre o padre Karras e Merrin, onde Merrin diz que acredita que o alvo do demônio não é o possuído, mas sim, as pessoas próximas ao possuído.

Mais do que terror, nos faz criar empatia por Regan, pela sua mãe, Chris e pelo padre Karras, que além de carregarem fardos da vida, fazem de tudo para conseguir expulsar o mal que se apossou do corpo da criança. Ao final, percebemos que por mais que alguns personagens acreditem que não possuem fé, na verdade, são os que mais a demonstram.
Thifany36 16/10/2023minha estante
QUEROOOO

Luisa Jordana 13/09/2020

O Exorcista
Chris MacNeil é uma atriz de sucesso que vive em uma Washington com sua filha Reagan, de 11 anos, e seus 3 empregados. Chris e Reagan tem uma relação muito boa, ambas são amigas e contam tudo uma para a outra, como deve ser entre mãe e filha. Tudo muda quando Reagan começa a ter comportamentos estranhos que não condizem com sua personalidade doce e gentil e coisas estranhas começam a ocorrer na casa. A menina começa a piorar e sua mãe resolve levá-la ao médico, dando início à uma exaustiva e sombria jornada para as protagonistas.
Começo dizendo que o enredo me envolveu desde o início e sua cadência e evolução fora espetaculares. Aos poucos o leitor vai sendo introduzido na história das MacNeil e tomando conhecimento do que está havendo na casa e, principalmente, com Reagan. A situação não começou terrível desde o princípio. Primeiro vieram as batidas estranhas no quarto da menina, depois seu isolamento, suas brincadeiras com objetos estranhos e com um amigo imaginário mais estranho ainda. A descrição do tratamento médico de Reagan e toda a pesquisa feita em torno do seu caso é abordada de forma pormenorizada, deixando claro ao leitor que o assunto "exorcismo" e qualquer explicação voltada para o sobrenatural foi realmente um último recurso. Tudo é muito bem explicado, tanto as possíveis enfermidades que podem estar acometendo a menina quanto os rituais ocultos posteriormente abordados à respeito de adoração ao Diabo e ao exorcismo. É em um momento de puro desespero que Chris recorre ao padre jesuíta Damien Karras, que além de padre, é também psiquiatra. Muitas capítulos são narrados da perspectiva deste personagem, que está passando por um conflito interno muito interessante, envolvendo problemas familiares e dúvidas quanto às próprias crenças.
Foi uma leitura pesada, repleta de momentos tensos e de reflexões profundas à respeito da ligação entre o mundo espiritual e o plano terreno. Até que ponto a medicina pode chegar para explicar o inexplicável? O mundo espiritual realmente existe ou é fruto da imaginação humana? O que é a fé? Todas essas perguntas e muitas outras permearam a leitura e me deixaram uma forte impressão. Foi uma excelente leitura, mas posso dizer que não a recomendaria para qualquer pessoa.

Nicolas Rodeghiero 09/05/2023

Meugninuosue
Me surpreendi bastante com esse livro, já tinha tentado começar ele há um tempo atrás mas acabei priorizando outras coisas e abandonei, mas agora que finalmente li até o final, tive uma ótima experiência.

Até hoje não assisti o filme, então não sabia quase nada sobre a história e acho que isso pode ter impactado bastante positivamente. De uma forma resumida, se trata da personagem Chris MacNeil e sua filha Regan, que acaba sendo vítima de possessão pelo demônio Pazuzu enquanto o padre Karras faz de tudo para ajudar a criança.

O aspecto que eu mais gostei nesse livro, foi que o terror começa logo nas primeiras páginas, com coisas bizarras começando a acontecer aos poucos e lentamente deixando o leitor aflito, querendo saber onde isso vai chegar.

A leitura pode ser bem pesada para algumas pessoas em certos capítulos, principalmente por mexer com religião. No meu caso, o único ponto "negativo" que enfrentei enquanto lia, foram as explicações enormes e repetitivas sobre psicologia e as patologias relacionadas a área, em alguns pontos do livro tive a sensação de estar lendo a mesma coisa mais de uma vez.

Com certeza vale a pena dar uma chance, principalmente quem gosta de terror, já que essa foi uma das melhores obras do gênero que eu já li até hoje, tendo bons personagens, uma trama envolvente e várias cenas marcantes.

Allan Tancredo 18/10/2020

Um livro chocante e que dá medo sim
Eu não sou muito de sentir medo em leituras de horror ou terror, mas lendo o exorcista, senti um incômodo, uma coisa tensa, os abalos psicológicos dos personagens, a raiva, a agonia. Tô aqui, no final da leitura, tentando digerir tudo.

Leandro 06/10/2022

Simplesmente Fantástico tanto como terror físico e psicológico!!! Um dos melhores livros de terror que já li.

Maria 18/03/2022

esse livro foi tão bom que me faltam palavras pra descrever. a narrativa é incrível, muito fluida e carregada de um suspense inigualável.

já nos primeiros capítulos tem aquela coisa meio tensa ali, a criança meio suspeita e tal, mas quando chega na parte II o trem pega fogo, 5 estrelas ainda é pouco pra esse.

grazitabs 05/10/2023minha estante
Vim só pra ler sua resenha, e deu pra ouvir sua voz do início ao fim do texto! ??

belligna 05/10/2023minha estante
Obrigada, amiga!!! ??

Vithanos 06/10/2023minha estante
kkkk pior que da mesmo pra ouvir sua voz! Agora também quero ler!!!

belligna 06/10/2023minha estante
Lê mesmo ? eu te empresto!