O último presente de Paulina Hoffmann

O último presente de Paulina Hoffmann Carmen Romero Dorr

Resenhas -

Ellen - @anotacoesliterarias 14/01/2022

Um livro que merecia ser mais conhecido
Intercalando entre passado e presente, o livro vai contar a história de duas mulheres.

1945 - Paulina, nasceu em Berlim, no período pré-guerra e seus primeiros anos de vida foram felizes ao lado dos pais, dois irmãos e sua melhor amiga Ana. Mas, do dia pra noite sua vida mudou, ela foi proibida de ver a amiga, de ir a escola, viu seu pai ser mandando pro campo de batalha e logo em seguida seus irmãos. Por fim, ela e sua mãe fogem para Espanha para reconstruir suas vidas. Na época Paulina não entendia o que estava acontecendo, mas os horrores da guerra a iria acompanhar pelo resto da vida.

2016 - Alicia está passando por um turbilhão de coisas, na vida pessoal e profissional e pra completar acaba de perder a avó, a pessoa que ela mais podia contar e se apoiar, já que perdeu a mãe ainda criança. Logo após a morte de Paulina, Alicia herda da avó um apartamento em Berlim, fato que deixa todos confusos, já que ninguém sabia da existência dele, nem que Paulinia tinha voltado a Berlim.

Então, Alicia vai até Berlim e enquanto conhece a verdadeira história da sua avó, ela se reconecta com a sua.

Paulínia é uma personagem marcante, um exemplo de força e resiliência. Já Alicia é imatura e não sabe lidar com seus problemas, fazendo eles parecerem maior do que realmente são.

Adoro livros com a temática da Segunda Guerra e esse foi o primeiro que li, sob a perspectiva de uma alemã sobrevivente, uma história dolorosa que transmite todo o horror desse período sombrio.
@lerpracrer 16/01/2022minha estante
Meu Deus tô doidaaa pra ler!! Esse foi só mais um sinal

Livy 14/05/2021

História emocionante, envolvente, com uma bela mensagem. Não esperava gostar tanto!
Instagram @livy.mundodolivro

Em 1945, Paulina Hoffmann é uma jovem crescendo em meio aos horrores de uma Berlim nazista. Depois de fugir com sua mãe, tenta reconstruir a vida na Espanha pós-guerra, atravessando conflitos e relacionamentos conturbados através do refúgio no amor de seus filhos e única neta, Alicia. Em 2016, com a morte da avó, Alicia herda um apartamento em Berlim que, até então, sua família não sabia da existência. No meio de um tumultuado divórcio, ela decide ir para lá à procura de respostas sobre os mistérios por trás da vida de sua amada avó, que sempre foi seu alicerce e melhor amiga.

A trama é dividida em partes e cada parte é dividida em capítulos que trazem a história de Paulina e de Alice, misturando passado e presente. A trajetória de Paulina foi marcada pela guerra e suas atrocidades, por dor, desencontros, desilusões, enganos, perdas... Mas também por amor, sonhos, luta e força. Ela jamais desistiu! Jamais se entregou! Paulina foi, sem dúvidas uma mulher incrível e acompanhar sua jornada foi emocionante! Alice sempre teve o apoio da avó para todos os melhores e piores momentos, com conselhos e aconchego. Mas é somente após sua perda que ela conhece realmente quem ela foi, um lado que ela não imaginava existir e o legado real de sua existência! É através da vida de Paulina que Alice percebe seus erros e o que precisa mudar em sua própria vida para ser feliz. Sua avó lhe deixa um último conselho!

Outro ponto que gostei foi que a autora mostra as consequências que a guerra teve também para a Alemanha, onde, da mesma forma, inocentes sofreram.

Amei essa leitura, a narrativa é super fluida e envolvente, e os capítulos são curtos. Uma história que traz o poder feminino, da família, dos recomeços e do perdão, principalmente a si mesmo. O final foi lindo! Recomendo demais essa leitura!

site: https://www.instagram.com/livy.mundodolivro

Raquel Lima (Destaque literário) 02/08/2020

Uma história sobre superação e amor incondicional pela família.
Após descobrir que herdou de sua avó um apartamento, que até então a família não tinha conhecimento, Alicia viaja para Berlim para descobrir o motivo de ter ganhado esse misterioso presente de sua avó, Paulina Hoffmann.

Recém divorciada, afastada do trabalho e sofrendo com luto, Alicia se vê totalmente perdida e sentindo como se tudo tivesse ruindo. Mas será nessa jornada que ela não só encontrará respostas, como também terá a chance de se redescobrir e se perdoar pelo que fez no passado.

Paulina Hoffmann cresceu na Alemanha ao lado do seu pai, mãe e dois irmãos. Uma família alemã feliz e unida que precisou enfrentar a dor e a distância quando o pai e os irmãos foram chamados para servir na Segunda Guerra Mundial.

Para fugir dos horrores da guerra, mãe e filha vão para a Espanha morar com familiares.
Durante um tempo a vida de Paulina foi tranquila, mas logo as circunstâncias mostraram o quanto ela iria precisar ser ainda mais forte.

Posso escrever mil palavras e ainda assim não serei capaz de descrever o misto de emoções que esse livro proporciona. Logo nas primeiras páginas já me vi envolvida com a história e completamente encantada pela escrita da autora. É raro encontrarmos uma escrita como a dela. As palavras se encaixam tão perfeitamente que dá para sentir as emoções e os sentimentos emanando das páginas.

Mas de toda trama, é a personagem Paulina que ganha destaque.

Ela lidou com perdas, culpas, enganos e sofrimento. Foram muitos golpes do destino, mas nenhum deles foi capaz de lhe tirar a dignidade e o fervor. Todas essas lutas fizeram de Paulina uma mulher forte e resoluta. Uma mulher extraordinária que conseguiu criar dois filhos adoráveis e como fruto de um deles, ganhou de presente uma neta que chegou para trazer luz para os seus dias e ajudá-la a superar um passado doloroso e cheio de marcas.

Esse livro foi uma grata surpresa, pois eu não imaginava que iria gostar tanto. É o tipo de livro que vou levar para minha vida, dado o sentimento de completude que tive ao terminar a história. Sem dúvidas, uma experiência perfeita. Recomendo.

cnovais 29/04/2022

4,5 ?
Esse livro merece muito mais reconhecimento que ele tem atualmente, é simplesmente incrível, a leitura é fluída e prende do começo ao fim!

Larissa.@estantedalari22 17/08/2022

Livro lindo e emocionante!!
??UM LIVRO QUE NÃO PROMETEU NADA, MAS QUE ENTREGOU TUDO!!

??Há um limite para a dor que um coração pode suportar e faz tempo que alcancei o meu.?

??CONTÉM GATILHOS: su1c1dio, 3stupr0, d3pr3ssão, lut0.

O ÚLTIMO PRESENTE DE PAULINA HOFFMANN é um daqueles livros que começa sem grandes expectativas, mas que depois se transforma em uma verdadeira onda de emoções que nos sensibiliza profundamente e deixa reflexões fortes.

Viajando entre passado e presente conhecemos Alice, que após o falecimento de sua avó Paulina, descobre que herdou um apartamento na Alemanha, o que leva a todos ficarem muito espantados, pois a família não sabia sobre esse investimento de Paulina.

Alice foi a primeira neta de Paulina, e tendo perdido a mãe muito cedo se viu apegada a avó. Mas mesmo sendo tão próxima da avó, Alice não conhece totalmente a história de Paulina, e então decide ir a Alemanha não apenas para tomar posse do apartamento herdado, mas também para desvendar os mistérios que sempre rondaram a vida de sua avó.

Então vemos toda a trajetória de Paulina que cresceu em meio aos horrores de uma Berlim n4zista, e que teve fugir com sua mãe e passar momentos difíceis e conturbados não só em sua vida, mas também com seus amores. E em 2016, vemos Alice que vive uma vida um tanto conturbada com o fim de seu casamento, e que busca por informações sobre a vida de sua avó, compondo assim uma história linda sobre autoconhecimento, perdão, reconciliação e amor.

Esse livro é um daqueles que nos deixa muitas reflexões e sensibiliza muito nosso emocional. Paulina é uma personagem que inspira, mesmo com tantas dificuldades e perdas irreparáveis causadas pela guerra, ela não fraquejou e muito menos desistiu. Foi uma personagem a qual eu me apeguei muito e me vi torcendo verdadeiramente por seu sucesso e felicidade, e foi até difícil associar que ela não seja real rsrs pois a autora escreveu com tanta convicção e afinco que Paulina parece ser alguém que realmente existiu!

Também não posso deixar de elogiar toda a produção do @tocalivros, a plataforma de áudiobooks por onde eu ouvi essa obra. O livro é narrado pela Maria Eduarda Machado e está deslumbrante, foi a primeira vez que ouvi ela narrando uma história e me senti muito confortável e conectada a todo o enredo!

Enfim, uma obra que todos deveriam ler ! Amei tanto que vou até comprar sua versão física publicada pela Editora Jangada .

?Gostou ? Já comhecia o livro ? Gosta de história que falam sobre a segunda guerra ?

@bibliotecadedramas 02/06/2022

Poderia ter sido só a história de Paulina
Esse livro são duas histórias em paralelo com duas personagens de diferentes épocas: Paulina e Alicia – avó e neta respectivamente. A história vai se intercalando entre o passado e presente – a história de Paulina começa na infância e no auge da Segunda Guerra em Berlim. O pai é recrutado, assim como os irmãos que ainda são adolescentes e só sobram ela e sua mãe no meio desse horror. Nisso vamos conhecendo quem foi Paulina Hoffmann: seus medos, suas descobertas, sua garra e suas motivações, ela se muda com a mãe para Espanha e dali em diante muita coisa acontece também.

A história de Paulina foi emocionante e a autora poderia ter focado somente nisso porque em contra partida a vida de Alicia é totalmente dispensável para a história. Uma personagem sem graça, frívola e que pra mim não nenhum tipo de encanto ou de relevância alguma pra história. É por isso que estou dando 3 estrelas pra esse livro porque apesar da história de Paulina te prender, cada vez que aparecia o capítulo de Alicia contando o presente era uma nova virada de olho que eu dava.

O livro é bom, mas poderia ter sido abordado de outra forma pra deixar a história mais aprofundada e emocionante. Eu não ando com muita sorte em ler livros que envolvem a Segunda Guerra, abandonei um recentemente e agora esse.

site: https://shejulis.com/livro-o-ultimo-presente-de-paulina-hoffmann/

Déa 17/06/2023

Adorei a Paulina!
Que mulher extraordinária foi Paulina Hoffmann. Quando criança sua família foi destruída, sobrando somente ela e sua mãe. Numa Berlim de 1945, aonde ambas sobreviveram dos horrores do nazismo e depois, com o fim da guerra onde os russos estupravam mulheres e meninas que ficaram sozinhas. Sua mãe fez coisas difíceis para protege-la.

Elas enviam uma carta para a tia da Paulina, a Sophie, que mora em Madri com a família. E recebem uma resposta positiva dizendo que elas podem abrigar-se lá. Elas vão para tentarem reconstruir suas vidas.

Em Madri, Paulina desenvolve-se e na adolescência vive um romance proibido. Logo após essa decepção amorosa, ela casa-se com um artista e têm dois filhos. Mas uma tragédia acontece e ela precisou enfrentar tudo com duas crianças pequenas. Passado um tempo, uma reviravolta acontece, e ela segue sua vida, junto com seus filhos e mais tarde, com sua neta Alícia.

Em 2016, temos Alícia tendo que lidar com o luto de sua querida vó. Paulina deixou um apartamento em Berlim para a ela e ninguém na família tinha conhecimento desse imóvel. Então como Alícia saiu de um divórcio recente, resolve deixar seu filho com seu ex-marido para ir até Berlim, e tentar desvendar esse mistério que a vó deixou para ela.

Acompanhamos a trajetória dessas duas mulheres em duas linhas do tempo e ambas buscam coisas semelhantes: o perdão delas mesmas e reconciliação com seus passados. A vó conhecia bem a neta e quis ajudar, à sua maneira, a Alícia a reencontrar-se também.

Como identifico-me com enredos envolvendo dramas familiares, assim como: perdão, mulheres fortes, segredos, descobertas e reconciliação. Fluiu maravilhosamente para mim e amei Paulina Hoffmann!

Instagram @dealeitora

Adriene0 25/01/2023

Sabe aquela relação inexplicável entre avó e neta?
Se você sabe do que eu estou falando, esse livro é para você!
Comecei essa leitura um tempo após o falecimento da minha avó, e me ajudou muito, pois percebi o quão maravilhosa foi ter a oportunidade de ser um pouquinho "Alicia".

Nesse livro você vai se aventurar por duas histórias, de Paulina, a avó e de Alicia, a neta.
Duas gerações e épocas completamente diferentes. O livro aborda a trajetória de vida de cada uma delas, com seus problemas, êxitos e impasses. E traz muitas reflexões sobre nossas próprias escolhas.

A avó de Alicia viveu na época de uma Alemanha nazista.
Mas como contar do seu passado para uma neta que ainda é criança?
Até que ponto revelamos nossos segredos?

Paulina deixa o último presente !

Eu te convido a descobrir , qual é?
Heloyne 25/01/2023minha estante
Gostei amiga

Wonderland of Books 04/02/2020

Maravilhoso
Emocionante livro! Lindo! Adorei muito! Lerei mais dessa autora no futuro.
Recomendo.

Tamy' 10/04/2020

Emocionante.
Uma História Tocante, sobre duas mulheres incrivelmente Batalhadoras.

Alicia ganha um apartamento em Berlim x sua falecida avó, e sem entender o porquê resolve viajar até lá, mas averiguar,

Iniciando um grande jornadas de muitas descobertas e perdão.

Paulina e a personagem incrível, e vai te emocionar com a estória dela.

Maíra Marques | @literamai 30/07/2022

? ?Há um limite para a dor que um coração pode suportar e faz tempo que alcancei o meu.?
?? "O Último Presente de Paulina Hoffmann", de Carmen Romero Dorr, é aquele tipo de livro que a gente não espera muita coisa, e que consegue te surpreender demais. O livro físico pertence a @editorajangada, no entanto, realizei a leitura pelo aplicativo @tocalivros (o qual não sei o que faria sem ?).
Essa é uma história que viaja entre o passado e presente. Após o falecimento de Paulina, Alice- sua neta- descobre que herdou da avó um apartamento na Alemanha, o que surpreendeu a todos presentes na leitura do testamento, pois nem seus filhos tinham conhecimento desse investimento da mãe.
Alice foi a primeira neta de Paulina e perdeu a mãe muito cedo, sendo então criada bem juntinha da avó. Elas eram melhores amigas! Porém, Alice conhecia pouco da história de Paulina, por mais próximas que fossem. Após tomar posse do apartamento, ela decide ir até a Alemanha e desvendar os mistérios que giram em torno de sua amada avó.
A narrativa gira em torno de Alice e Paulina (claramente). Alice está com a vida em completo caos, e através de sua viagem conheceremos a vida de Paulina, que cresceu em meio aos horrores da 2a Guerra Mundial, ilustrando que nem todos os alemães foram felizes ou apoiaram as escolhas de seus governantes.
Nem preciso dizer que a história de Paulina é daquelas que destroem nosso emocional né? Ainda tão nova lidou com a guerra e perdas irreparáveis, não tinha ideia do quanto sua mãe se esforçou para protegê-la e teve que ser forte por ambas, sua vida toda foi repleta de recomeços e ficamos mais fortes junto dela. QUE MULHER! Chorei diversas vezes, torci por sua felicidade. É difícil acreditar que sua história é fictícia, sabe? Porque tudo é intenso demais e a autora conectou os fatos históricos com muito cuidado. Apenas elogios para essa história incrível!
?? ALERTA DE GATILH0S: su1c1d10, d3pr3ss40, 3stupr0, lut0.
A narrativa no app @tocalivros foi realizada pela maravilhosa Maria Eduarda Machado. Foi a primeira vez que escutei um áudiolivro com sua voz e adorei. Muito doce e sentimental, transmitiu totalmente as emoções das personagens durante a leitura.
Edneia.Albuquerque 30/07/2022minha estante
Ótima resenha ??

roseli medeiros 22/03/2021

Perfeito
Que escrita maravilhosa!!
Vai do passado ao presente com a mesma emoção,linda a historia!!

Júlia Aun 24/06/2022

Livro do jeitinho que eu gosto, capítulos curtinhos, leitura fluida e leve, história intrigante e aconchegante, por assim dizer. Repleta de lições de vida e sentimento ?Ótimo livro para se sair de uma ressaca.

Tamyres 30/12/2021

O último presente de Paulina Hoffmann
“O último presente de Paulina Hoffmann” se mostrou uma história bem emocionante. Só que com um “porém” (e foi unânime em nosso debate no @happyhour.lit).

Em 1945, Paulina Hoffmann é uma jovem crescendo em meio aos horrores da Segunda Guerra Mundial em Berlim e no período pós-guerra, ela tenta reconstruir sua vida na Espanha. Em 2016, conhecemos sua neta Alicia, que herdou esse apartamento em Berlim em que a avó viveu durante toda a infância. No meio de divórcio conturbado, ela resolve visitar esse apartamento para entender por que sua avó o deixou para ela.

O livro é intercalado entre o passado e presente sendo que um revela os passos da avó e o outro da neta. E a história é emocionante por vários motivos. Quando voltamos ao passado, conhecemos profundamente a vida de Paulina através de seus medos, descobertas, decepções, motivações e gostos. E ela se mostrou uma mulher resiliente em todos os momentos difíceis que ela passou e foram muitos, viu.

O grande PORÉM do livro é.... Alicia! É a personagem não teve tanto aproveitamento quanto Paulina, apesar da conexão das duas. A parte dela tinha tudo para dar certo quando ela foi visitar o apartamento da avó, mas foi tudo muito raso e sem sentido. Ainda bem que Paulina não poupou os detalhes e nos presenteou com uma história cheia de mistério, perdão e força. Teve choro e muitas citações marcantes ❤

site: https://www.instagram.com/umamordelivro/

Carol 08/07/2021

Assim c baseia na realidade, então como eu gosto mas de fantasia e assuntos q me tiram desse mundo eu dou a esse livro uma nota 2,5