A Rainha da Floresta Anna de Leão

Resenhas - A Rainha da Floresta

Fernanda 28/06/2013

Resenha: A Rainha da Floresta Anna Leão - 66 páginas - Modo
Confira o link da resenha no blog Segredos em Livros:

Resenha: Esta é uma leitura obrigatória para quem acredita em magia – ou simplesmente é fã desse gênero. Em “A Rainha da Floresta” a história se passa no Reino das Jóias – local com muitas pedras e metais preciosos – e conhecemos a princesa Anaís em toda sua simplicidade. Ela sempre fora muito feliz, apesar de que as vezes achava que poderia haver algo de errado. Ela se sentia um pouco sozinha e alguma coisa a incomodava mesmo sem saber o que. Em um primeiro momento, a narração passa-se diante do seu noivado com Victor, onde acontece algo inusitado e estranho. A partir deste momento, as pessoas ao redor começam a tratá-la diferente e a chamá-la de bruxa.

“Contudo, algo muito estranho aconteceu quando o anel foi posto no dedo de Anaís. A pedra azul mudou de cor, ganhou tons arroxeados cada vez mais intensos e a tonalidade azul clara sumiu completamente. A princípio, fez-se um silêncio geral, para logo depois começarem as exclamações, o alvoroço e, até mesmo, os gritos de medo de algumas moças. Anaís não sabia o que fazer, não entendia aquilo, estava perplexa. Foi, então, que os grandes nobres da corte começaram a gritar com ela. Anaís, entretanto, só ouvia uma palavra que todos os presentes começaram a repetir sem parar: BRUXA.”

Anaís ficou muito nervosa e perdida diante da situação, e a única solução encontrada no momento, foi fugir e o caminho mais próximo era a Floresta das Sombras. Mesmo com muito medo, a princesa se viu obrigada a fazer o que lhe estava sendo imposto. No caminho íngreme para a floresta, ela se viu encurralada num ambiente sombrio e ameaçador. Muitas coisas começaram a acontecer do nada, como vozes surgindo no meio da escuridão, um menino voador e a apresentação das bruxas, que foram descritas de uma maneira encantadora.

“Anaís não entendia nada. Vários pensamentos passavam rápido por sua mente. Não entendia como todas aquelas mulheres poderiam ser bruxas, se eram tão bonitas. Sempre acreditou que as bruxas fossem horrorosas, ou... assim fizeram-na acreditar. Não compreendia porque o menino a chamara de “minha rainha”; ela não era rainha, era princesa. Bom, ele poderia ter se enganado...”.

Anáis ficou mais confusa depois que conheceu esses seres, e estava confusa diante de tantas pessoas dizendo que a conheciam e que há muito tempo a esperavam. Sua chegada foi recepcionada com uma grande comemoração e euforia em todos que estavam presentes na movimentação. Aos poucos, a história da moça foi sendo narrada de um jeito fascinante e repleto de misticismo. Anáis ficou perplexa diante de tantas descobertas e percebeu que vários fatos que haviam acontecido, agora estavam, finalmente, fazendo sentido.

“Porque você quebra a maldição. A Floresta da Lua sempre teve uma rainha. Era a grande bruxa da floresta, aquela com uma força única, especial. Esta Rainha da Floresta, como é chamada, recebe todo o poder da floresta, assim como envia seu poder a ela. É uma constante troca de energia.”

Com tantas informações num curto espaço de tempo, Anaís ainda se sente um pouco perdida, mas não mais solitária. Ela descobre sobre uma maldição e a partir daí vai reunir forças para proteger seu novo lar das forças do mal. Essa é uma leitura voltada ao público infanto-juvenil e garante a descrição de mensagens significativas e comoventes.

Confira o link da resenha no blog Segredos em Livros:

cathcostani 16/09/2021

Anais é a princesa do Reino das Joias que está prestes à se casar com o príncipe Victor, um rapaz escolhido pelos seus pais, na festa de noivado o noivo coloca o anel no dedo dela mas a cor da pedra mudar é todos do reino a chamam de bruxa e ela foge para Floresta da Lua onde ela estava sendo esperada pelos habitantes.
A protagonista tem uma missão de proteger a floresta e salvar ela da maldição de uma fada do mal chamad Friuza, e durante os capítulos ela descobre sobre a si mesma e ela embarcam em uma missão durante os reinos que controlam a magia para lidar com isso.
A autora utilizou muito os elementos que tem no Harry Potter como usar poder pela varinha e vassoura, mas a autora me avisou que teria um tempero hot no livro, mas eu achei pouco e ela censurou a cena do ato na minha opinião.
E também o romance tem playlist que é mostrado no fim do livro só com as músicas da Kate Bush que foi a inspiração da autora.
A escritora escreve o livro muito bem e ela soube fazer boa história de Alta Fantasia com elementos dos filmes da Disney como Malévola, mas os elementos da bruxaria que a autora colocou não é do tipo Wicca como todos conhecem nós livros de fantasia. Eu recomendo sim a leitura do livro e vou dar cinco estrelas para a leitura.

Ju 09/10/2012

A Rainha da Floresta
Este é o primeiro livro de uma trilogia. Conta a história de Anaís, a princesa do Reino das Jóias, que sempre se sentiu um pouco deslocada.

"Eu tinha uma sensação estranha, muitas vezes. Não conseguia identificá-la direito. Era como um anseio de alguma coisa, mas não sabia do quê. Percebo agora que era como uma saudade, uma saudade de algo que eu não conhecia."

Foi prometida desde criança a seu amigo, o príncipe, Victor, e estava prestes a se casar com ele, apesar da ausência do tipo de amor necessário.

Porém, ao ter o anel de noivado colocado em seu dedo, Anaís constata, incrédula, ao mesmo tempo que todo o seu povo, que a pedra mudou de cor ao ter contato com ela. De azul clara passou a ter tons arroxeados, e isso só pode significar uma coisa: ela é uma bruxa. Só resta à garota fugir para a Floresta das Trevas, e é lá que ela vai conhecer sua história e seu destino.

"- Sim, quando você faz uma escolha, você perde o que não foi escolhido, é um sacrifício. - contemplou Anaís - Existem escolhas grandes e pequenas, isto é, sacrifícios grandes e pequenos."

É uma história encantadora. Fácil de ser lida e capaz de prender o interesse do leitor. Só tenho uma ressalva: Anaís aceita tudo muito facilmente. Tudo bem que ela precisa se adaptar, mas é como se ela tivesse estado a vida toda na floresta e não como se fosse a princesa mimada e insegura que sempre foi. O livro, apesar de ter apenas 66 páginas, se passa ao longo de um ano inteiro e acho que, devido a isso, poderia ter havido um pouco mais de conflito interior no início.
Renata Lopes 29/11/2012minha estante
Fciou legal a resenha, gostei bastante da historia acho que vou ler A Rainha da Floresta em breve.

Paula Zawatski | @paulazawatski 12/02/2013minha estante
Muito interessante!
Como eu gosto dessas coisas sobrenaturais digo que o livro já vai como desejado e meta de leitura.
Legal a resenha, faz com que eu queira ainda mais ler o livro.

Lua 01/03/2013minha estante
Bem interessante, mas acho que não leria apesar de gostar muito de histórias de fantasia. Afinal já tenho tantas séries pra terminar que estou evitando qualquer outra rs

Adriane Rod 01/04/2013minha estante
Gostei da resenha e o livro parece ser muito bom. Só que... mais uma trilogia, sei não. Tenho tantas para ler. :p

;)

Thaís 13/04/2013minha estante
Adorei a capa do livro, a história é bem interessante e eu leria sim mas em questao do 2 q vc disse que envolve sexualidade, n vai dar certo, me acho ainda muito nova pra ler essa coisas que como vc disse pode confudir a cabeça, mas que sabe daqui uns 3 anos?

Baah 14/04/2013minha estante
uma historia e uma tematica muito boa, gostei da capa e achei incrivel!!

Dani 16/04/2013minha estante
Bruxas, fadas, vampiros, magia... tem no livro, eu leio rsrs Adoro temas sobrenaturais ^^

Leitora Viciada 05/12/2011

O livro é curto, de narrativa simples e direta e voltado ao público juvenil. Durante a leitura imaginei um conto de fadas, pois é uma história de fantasia e misticismo. O lúdico é o caminho escolhido pela autora para a criação de um mundo mágico.
O local aonde se inicia a história tem o nome de Reino das Jóias, e logo descobrimos a existência de seres sobrenaturais, como fadas e bruxas, do bem e do mal, além de um cenário diferente e poderoso.
A personagem principal é uma jovem princesa desse reino que de repente tem a vida virada do avesso, descobrindo não ser uma simples humana. Possui um passado misterioso que aos poucos vai lhe sendo apresentado.
A Floresta da Lua e seu povo tentam se livrar de uma maldição há tantas gerações e depositam toda a esperança na profecia que começa a ser realizada.
O mais interessante do livro é a leveza da narrativa, que flui com nitidez e agrada qualquer leitor juvenil, sem pesar. Traz reflexões, como respeito ao próximo e à natureza. Fará o jovem leitor também pensar que a vida é feita de amadurecimento, dedicação e paciência. Sobre a valorização de sermos nós mesmos, de perdoar e ser perdoado. A diversão fica por conta de encantamentos e ambientação exótica.
A autora certamente gosta de misticismo. Ou deve estudar o assunto ou ter feito boa pesquisa. Parece muito convincente a forma como as bruxas vivem, seus rituais, regras e ensinamentos.
Em certo ponto a história me pareceu ter referências à Avalon de Marion Zimmer Bradley, na forma como a Rainha da Floresta protege sua Terra e seu povo (como a Rainha do Lago protege e esconde Avalon) e em outros detalhes da história, como nas outras dimensões existentes (me lembrou o Reino das Fadas que Morgana mergulha). Resumindo: devem ser pontos em comum com a Mitologia das Bruxas. Gostei muito.
Minha crítica fica em relação à algumas partes explicativas da história que parecem um pouco entediantes, que deveriam ter sido apontadas mais indiretamente. Talvez a autora tenha escolhido essa forma para facilitar o entendimento dos mais jovens.
Senti falta de um poder maligno maior, uma antagonista direta ou um mal superior. Friúza ou um discípulo, por exemplo. Espero que a autora esteja preparando isso para um próximo livro, já que este primeiro volume é uma introdução.
Durante toda a leitura imaginei a protagonista, a princesa Anaís como uma "Princesa Disney", visualmente. Na verdade, todo o livro me surgia numa imagem de animação, não de filme, curioso.
Destaque para o Grande Mago, personagem que me conquistou deste o início com seu ar misterioso e amargurado.
O próximo volume é A Rainha da Floresta e A Deusa da Terra, e espero lê-lo futuramente.
A autora está de parabéns por escrever literatura fantástica para o público infanto-juvenil (o que é raríssimo no Brasil) e permitindo também que os adultos apreciem a história.

Raquel Machado 17/11/2011

A Rainha da Floresta de Anna Leão
O livro em uma frase:
"Você pode fazer tudo o que quiser, desde que não prejudique ninguém, inclusive você mesmo."
Este é o lema das bruxas em A Rainha da Floresta!

Hoje trago para vocês um livro maravilhoso com uma história mágica e envolvente da escritora parceira aqui do blog Anna Leão. Desde que vi esse título fiquei super interessada em ler, afinal o livro é sobre Bruxas e como vocês ja estão cansados de saber sou apaixonada por esse tema NÃO tive duvida nenhuma e entrei em contato com a autora , ela foi super atenciosa e querida e aceitou a parceria com o blog e posso dizer o quanto estou feliz com isso após ler o livro dela, pois ele realmente tem todos os elementos que eu imaginava.

Em A Rainha da Floresta somos introduzidos a um novo mundo mágico cheio de bruxas, isso mesmo, bruxas mesmo, mas não das malvadas (aliás não por enquanto), mas sim de seres mágicos bonzinhos que vão ajudar muito nossa protagonista. Tudo começa quando a princesa Anaís esta prestes a se casar com o príncipe Victor e seu anel roxo (detalhe importante, pois adoro essa cor) começa a piscar, isso indica a todos que a princesa que eles achavam ser apenas uma pessoa normal é na realidade uma bruxa. Apavorada Anaís acaba fugindo, sendo perseguida pelos cidadãos do Reino das Jóias que acham que ela leva uma grande maldição para todos.

Nessa fuga Anais chega a floresta da lua, conhecida como floresta das sombras. Assustada e perdida acaba decidindo descansar ao pé de uma árvore e decidi comer uma de suas frutas, chamada fruta da bruxa (eu achei essa parte bem legal fiquei pensando em que formato e sabor teriam essa fruta), por fim acaba encontrando Anael que lhe reconhece e acaba levando Anais para dentro da floresta e apresentando uma nova vida para ela, uma vida que ela nem sequer sabia existir.

A princesa logo descobre que é a sétima de sua linhagem, e portanto carrega consigo uma grande responsabilidade ser a "nova rainha da floresta", mas para isso Anais vai ter que aprender todos os segredos e magia deste novo povo que acabou de conhecer. Como ela mesma já se sentia um peixe fora d' água no seu antigo reino, acaba por aceitar e a cada mistério descoberto ela vê seu coração se encher de alegria, paz e harmonia. Achei muito legal toda essa magia envolvendo a floresta e todos os segredos que descobrimos junto com Anais e pareceu-me que isso será somente o começo...

Em a Rainha da Floresta somos levados por todos esses sentimentos maravilhosos e lindos. Como disse anteriormente o livro me pareceu apenas o início de uma grande jornada que esta para começar que me deixou curiosa com o que vai acontecer e que rumos esta irá tomar. Super recomendo a todos.

Veja mais em: http://leiturakriativa.blogspot.com/2011/11/rainha-da-floresta-de-anna-leao.html

@leitoraincomum 15/12/2011

Encantador
Gostaria de começar dizendo que eu gostei bastante da proposta mistica do livro. Achei o tema bem abordado, de uma forma leve, mas achei que faltaram páginas ao livro e durante a resenha você entenderá o motivo.
No início do livro, conhecemos a princesa Anaís uma linda jovem de 17 anos prestes a noivar com Vitor. Mas no dia do noivado, algo inesperado acontece, ela se descobre bruxa. Todo seu povo no Reino das Jóias, se vira contra ela por conta disso e ela foge para a Floresta da Lua, com a ajuda do próprio Vitor. É lá onde descobre a sua origem e o tamanho de seus poderes e responsabilidades com esse povo.Lá também que conhecemos o Grande Mestre, um homem misterioso e sedutor, que nos penaliza com sua história de vida.
Me encantei com a história toda, e fica nítido que a autora é bem ligada ao misticismo. Ela sabe nos transmitir valores e detalhes misticos de forma rica e simples, mas por ser um livro para crianças e jovens, não é muito rico em detalhes, é bem direto ao ponto. Eu senti falta de uma descrição mais detalhada em algumas partes do livro como quando a Anaís chega a Floresta da Lua, e imagino foi proposital para atingir as expectativa desses leitores e prender sua atenção.
É notável durante a história que a autora poderia nos propiciar muito mais páginas e de excelente qualidade, seria ótimo se ela lançasse um livro dessa temática mais detalhado, afinal achei no geral a história muito bem construída e bem amarrada.
Anna Leão, já é considerada por mim, uma agradável e talentosa escritora que sabe nos envolver em suas páginas e quero ler a continuação em breve.
Enfim, o livro está na prateleira junto com 'O Pequeno Príncipe', e será uma das leituras que vou indicar para meu filho em breve, já que fala sobre temas importantes como amizade, lealdade e responsabilidade.
Se quiser saber mais sobre o livro e a autora, clique na foto do livro e será direcionado a página que fala sobre o livro.

Partes favoritas:
"Você pode fazer o que quiser, desde que não prejudique ninguém, inclusive você mesmo."

"...Não, de forma alguma ele estava nu, mas aquela era uma época em que não era comum se ver as coxas e o peitoral de um homem a toda hora. Pensando bem isto até que era bom, pois o mistério sempre é mais intrigante e sedutor do que o que é explicito."

Blog da Poli 21/04/2012

A Rainha da Floresta
A rainha da floresta me deixou curiosa para ler a sua continuação, um livro notavelmente curto, mas que não deixa nenhuma dúvida do que a escritora queria passar, um livro que fala sobre magia e esperança. Uma leitura rápida e que recomendo muito.

Acho que muita coisa ainda vem por ai, mas vamos à resenha.
Quando a princesa Anaís descobriu que era bruxa, foi uma surpresa até para ela mesma, mas foi ai que sua jornada começou.
Ao entrar na floresta das Sombras, sua vida de princesa acabou e ao entrar na floresta da Lua se tornou a rainha que tinha a missão de salvar e trazer a vida de volta para a floresta e os bruxos que ali moravam.
Com o passar do tempo ela amava estar ali, onde se sentia útil pela primeira vez, se transformando cada dia em uma bruxa e rainha melhor.
Muitos tentavam destruir essa paz, mas não conseguiam e eram derrotados facilmente. E a festa de coroação fez a floresta da lua muito feliz como em muito tempo não se via.
Uma história infanto-juvenil belíssima com vários personagens encantadores. Trata muito bem da inocência e dos amores perdidos. Vamos esperar pelo segundo.

Ana Carolina . 10/01/2012

A Rainha da Floresta
O livro narra a história de Anaís, uma bela princesa do Reino das Jóias que está prestes a se casar com o jovem Vitor.

Na noite de noivado Vitor dá a Anaís um belo anel, mas ao colocá-lo a cor da pedra muda, tornando-se roxo. Isso só pode significar uma coisa: Anaís é uma bruxa.

“De repente os grandes nobres da corte começaram a gritar com ela. Anaís só ouvia uma palavra que todos os presentes começaram a repetir sem parar: BRUXA”

- Página 9

Então Anaís foge do castelo, e sem perceber, acaba entrando em uma floresta conhecida no Reino das Jóias como “Floresta das Sombras”

Ela acaba descobrindo que apenas sua presença na floresta quebrou uma antiga maldição. E que era não só uma poderosíssima bruxa, como também que tinha o poder de rainha dentro da floresta que agora chamava de “Floresta da Lua” e lar.

Leia Mais em http://livroeriso.blogspot.com/2011/12/resenha-rainha-da-floresta-i-e-ii.html

MILA 26/10/2012

Anaís é uma princesa linda e pacata, sua infância foi marcada pela falta de amigos, pois sempre estava disposta a tentar amizades, porem pelo fato de ser princesa as pessoas as olhavam com outros olhos. A única pessoa que Anaís teve amizade verdadeira foi Vitor e este se tornou seu noivo.
Na cerimônia de noivado no momento em que Vitor coloca o anel em sua mão, algo estranho acontece, seu anel misteriosamente muda de cor, até chegar a cor das Bruxas. Anaís é então chamada de Bruxa e os soldados tentam prende-la.
Sua única opção é fugir e é isso que ela faz, sai correndo e sua única opção de fuga é o caminho que dá na Floresta das sombras. Anaís fica um pouco assustada com a aparência da floresta, mais não tem opção a não ser continuar.
Porém quando Anaís coloca os pés na floresta, um encantamento feito por uma Maga do mal começa a ser desfeito e Anaís é chamada de Rainha da floresta da Lua. Na floresta Anaís conhece seus moradores e tem aulas de Bruxarias, pois ela precisa aprender a proteger sua nova casa, já que ela é a Rainha.
Conhece o Grande Mago e sua hospitalidade, vive recluso e está sempre de cara amarrada, disposto a dar respostas atravessadas a qualquer um que ousar falar com ele.
O livro é recheado de fantasias, muito lindo e a narrativa é simples e rápida, li o livro em algumas horas e já parti para o outro querendo saber mais.
É um livro descontraído, tanto para jovens, crianças e adultos que querem fugir um pouco da realidade. Senti um quero mais ao acabar minha leitura, acho que o livro poderia ter mais páginas. A minha sorte é que eu tinha a continuação!!

Thalita 03/02/2012

Resenha no blog Cantinho de uma garota :3
O livro começa no dia da festa de noivado da princesa Anaís com o princípe Victor, mas a festa é interrompida de forma brusca devido a pedra do anel que Anaís ganha de Victor mudar de cor no momento em que é o anel é posto no dedo de Anaís, a pedra muda de azul para roxo, o que indica que Anaís é uma bruxa. Ela se vê sem saída e acaba indo em direção a Floresta das Sombras. Mas o inesperado acontece, chegando a Floresta das Sombras ela descobre um mundo completamente diferente do que conhece e o melhor, é muitíssimo bem aceita nesse 'novo mundo' ! Lá ela se redescobre, encontra aventuras, amigos e a sua tão sonhada felicidade !

Com uma escrita envolvente, uma história rápida e um desfecho com gostinho de quero mais Anna Leão agrada qualquer leitor com o belissímo A Rainha da Floresta ! Apesar de a história ser bem curtinha e o livro conter apenas 66 páginas é impossível não se envolver com Anaís e com a Floresta das Sombras.

Eu ouso fazer uma pequena comparação que creio que não será do agrado de muitos, talves até a autora não goste, mas foi sinceramente isso que senti, sabe os filmes da Barbie? Então, sabe o Barbie Fairytopia? Que tem a Barbie e ela vira uma fada e tudo mais, mais detalhes aqui, então lendo a história da Anaís, eu imaginei ela justamente como a Barbie! E isso é uma coisa super legal, porque eu sou apaixonada pela Barbie :x , eu imaginava a Anaís e só via a Barbie, até porque elas são bem parecidas... Parecidas no sentido de que elas são determinadas e vão buscar uma forma de realizar seus sonhos... O que é super legal! Bom pelo menos é legal para mim... mas se bem que eu ainda vivo no meio da minha infância, não é raro me flagrar vendo desenho na tv ou então pelo pc mesmo e_e .

Mas enfim, voltemos ao ponto principal, eu gostei bastante do livro e recomendo ele para todos os papais e mamãe corujas lerem para os seus filhos *.* haha', brincadeira, recomendo o livro para todos os apaixonados por histórias bem feitas, que tenham aventura e uma pitada de amor, mas tenho que advertir, o livro é curtinho, então cuidado que pode causar dependência -q.

Resenha presente em ~ http://cantinhodeumagarota.blogspot.com/2012/02/rainha-da-floresta-anna-leao.html

Linny 24/02/2012

Leve e Agradável
A Rainha da Floresta conta a história de Anaís, uma garota de 17 anos herdeira do Reino das Joias que descobre ser uma bruxa. Ao mesmo tempo em que há essa relevação, ela acaba sendo obrigada a fugir do reino no dia de seu noivado com Victor, deixando para trás tudo o que tinha.
Anaís se refugia na Floresta das Sombras e lá descobre um mundo que jamais imaginou conhecer, mas que era seu destino.
Uma história repleta de magia e descobertas, onde a princesa terá que viver uma aventura mística, se auto conhecer e principalmente começar a sua iniciação no mundo da magia.
Esse é um livro bem leve e agradável, os personagens secundários são interessantes e possuem características bem distintas. A Anaís foi uma personagem que não me agradou à principio, mas após ler o segundo volume, tive outras conclusões e esta entrou para o meu conceito. Porém o Grande Mago foi um que gostei e cheguei até ter uma certa pena dele. Os outros tiveram uma importância fundamental na jornada da princesa Anaís.
O único ponto negativo foi que em alguns momentos a história me pareceu ser contada muito rapidamente, pois eram muitas informações de uma vez passadas ao leitor, mas tirando isso gostei e recomendo para todos aqueles que apreciam um história de descobertas e fantasia.

Bianca S. Bonatto 08/08/2012

FANTÁSTICO
A leitura é super rápida, tanto pela fluência da história, quanto pelos serem fininhos... o que não é muito bom, porque logo acaba e você não quer que acabe. Achei a história fantástica, se desenvolve belamente e envolvente, claro!
Começamos a história no Reino das Jóias, conhecendo a protagonista Anais, uma princesa que vê sua vida virar de "pernas pro ar" como num passe de mágica, ao mesmo tempo que descobre que não é apenas uma simples princesa, cujo passado vai sendo revelado aos poucos durante a trama.
Não tão distante, A Floresta da Lua crê que podem ser salvos por uma profecia que vem se cumprindo.

Ambos os livros tem a narrativa de forma tão clara, é fácil imaginar que é um típico Contos de Fadas, foi o que achei mais... mágico, nessa leitura. Além da ótima leitura, os livros nos fazem refletir sobre o respeito, algo que parece estar deturpado, de certa forma, nos dias de hoje. Não apenas o respeito por pessoas, mas por tudo que está a nossa volta, como a natureza, isso é algo que eu prezo muito, pois tanto quanto nós respiramos, o mundo a nossa volta está muito mais vivo e ás vezes isso passa despercebido há alguns.
Tudo isso tem eco na base da história, que são os ensinamentos da Antiga Arte. Quem estuda/pratica ela, vai se identificar com os livros e algumas passagens também.

No segundo volume, a trama gira em torno de dois mistério, os quais Anais terá que superar. No primeiro deles é sobre como pode curar um garoto que possui uma doença muito rara. O segundo envolve Jim, que, aparentemente, "sumiu no ar".
Mas como se isso não bastasse, ainda há um mistério ainda maior. Anais vai em busca da Deusa da Terra, que vai lhe passar seus segredos, bem como confiar sua magia a ela. Anaís acredita também, que em sua busca, achará a solução para encontrar Jim e a cura para Danilo.
Ainda somos apresentados a uma outra personagem, cuja qual Anaís acaba por descobrir que ambas tem muito haver.
Então fica a pergunta: Elas são totalmente diferentes mesmo ou há algo nelas que ultrapassa a linha da razão do que é "comum"?

Para a minha felicidade, a história não acaba aí, ainda teremos o terceiro volume, encerrando a trilogia... que é daquelas que você levará para sempre, não importa quanto tempo passe!
Espero que quem leia, se delicie tanto quanto eu com a leitura e fique ansioso para o próximo volume.
Está mais do que claro, mas vale dizer: SUPER RECOMENDO!!!

Lhaisa Andria 13/08/2012

Um conto de fadas sobre bruxas
A Rainha da Floresta conta a história de Anaís, uma princesa expulsa do seu reino após se revelar como uma bruxa. Sem entender esse trágico destino, Anaís foge em direção a uma Floresta considerada negra pelos habitantes do reino. E lá não apenas descobre um mundo sobre o qual nunca soube, como seu passado e futuro são revelados. Agora, para ocupar o lugar de Rainha da Floresta ela precisará crescer e se mostrar como merecedora de tal posição.

A narrativa usada pela Anna Leão é suave e fluída, tanto que o fato de a história não ter separação de capítulos não atrapalha a leitura. A classificação como Literatura infanto-juvenil – apesar de não se resumir a isso –, é ideal: é um material excelente para se trabalhar em sala de aula. E, talvez, para leitores jovens e adultos, justamente por essa classificação, o desenvolver da história pode parecer pouco elaborado. Porém, não vejo isso como um problema, uma vez que a autora não parece ter intenção de fazer uma aventura mágica épica com esse primeiro livro da série. A Rainha da Floresta está muito mais próximo a um conto de fadas, uma apresentação de um mundo de possibilidades.
A temática mística é encantadora e os elementos de wicca apresentado não tendem ao doutrinamento. Simpatizamos com Anaís, que se mostra fraca no início – não por realmente o ser, mas sim por subitamente perder o que até então conhecia como realidade. Conforme ela aprende e descobre sobre seu novo mundo e sobre si mesma, percebemos que estamos apenas presenciando o início de uma saga, que a princesa expulsa terá um longo caminho depois que assumir seu verdadeiro lugar.

Algo que senti falta na história como um todo foi a presença de um vilão – seja pessoa ou algo. Temos uma ameaça – que não chega propriamente a ser algo mau, que pode destruir a estabilidade que a Floresta vive – a qual logo é afastada. Porém, como esse livro é apenas o começo, ele abre probabilidades infinitas para continuações. Afinal, apesar de o reino mágico de Anaís ser construído e vivido em harmonia, não há como ser completamente imune às impurezas, tanto de fora quanto as que nascem despercebidas em seu interior.
Espero pela continuação!

Sobre a capa:
Apesar de depois da leitura do livro entender o contexto da capa, achei ela muito sombria para o tom da história. Como inevitavelmente sempre temos uma primeira impressão da história pela capa, a ilustração sugere algo pesado e pode não chamar a atenção do público para quem a leitura é dirigida. Penso que a capa deveria passar a noção mais de magia, de sonho. Afinal, há encantamento nas descobertas de Anaís, não conflitos.

Outro fato que acho que deve ser mencionado, apesar de não ser bem relacionado com a capa: um título geral. ‘A Rainha da Floresta’ parece mais um subtítulo, e como existe continuação, acho que seria interessante dar um nome para a série/saga. Não sei se a intenção da autora quando começou a escrever era fazer mais de um livro ou se a ideia só veio depois do processo/conclusão do primeiro, mas seria interessante ter um título geral que contemplasse todas as histórias.