A Rainha da Floresta

A Rainha da Floresta Anna de Leão

Resenhas - A Rainha da Floresta

Leitora Viciada 05/12/2011

O livro é curto, de narrativa simples e direta e voltado ao público juvenil. Durante a leitura imaginei um conto de fadas, pois é uma história de fantasia e misticismo. O lúdico é o caminho escolhido pela autora para a criação de um mundo mágico.
O local aonde se inicia a história tem o nome de Reino das Jóias, e logo descobrimos a existência de seres sobrenaturais, como fadas e bruxas, do bem e do mal, além de um cenário diferente e poderoso.
A personagem principal é uma jovem princesa desse reino que de repente tem a vida virada do avesso, descobrindo não ser uma simples humana. Possui um passado misterioso que aos poucos vai lhe sendo apresentado.
A Floresta da Lua e seu povo tentam se livrar de uma maldição há tantas gerações e depositam toda a esperança na profecia que começa a ser realizada.
O mais interessante do livro é a leveza da narrativa, que flui com nitidez e agrada qualquer leitor juvenil, sem pesar. Traz reflexões, como respeito ao próximo e à natureza. Fará o jovem leitor também pensar que a vida é feita de amadurecimento, dedicação e paciência. Sobre a valorização de sermos nós mesmos, de perdoar e ser perdoado. A diversão fica por conta de encantamentos e ambientação exótica.
A autora certamente gosta de misticismo. Ou deve estudar o assunto ou ter feito boa pesquisa. Parece muito convincente a forma como as bruxas vivem, seus rituais, regras e ensinamentos.
Em certo ponto a história me pareceu ter referências à Avalon de Marion Zimmer Bradley, na forma como a Rainha da Floresta protege sua Terra e seu povo (como a Rainha do Lago protege e esconde Avalon) e em outros detalhes da história, como nas outras dimensões existentes (me lembrou o Reino das Fadas que Morgana mergulha). Resumindo: devem ser pontos em comum com a Mitologia das Bruxas. Gostei muito.
Minha crítica fica em relação à algumas partes explicativas da história que parecem um pouco entediantes, que deveriam ter sido apontadas mais indiretamente. Talvez a autora tenha escolhido essa forma para facilitar o entendimento dos mais jovens.
Senti falta de um poder maligno maior, uma antagonista direta ou um mal superior. Friúza ou um discípulo, por exemplo. Espero que a autora esteja preparando isso para um próximo livro, já que este primeiro volume é uma introdução.
Durante toda a leitura imaginei a protagonista, a princesa Anaís como uma "Princesa Disney", visualmente. Na verdade, todo o livro me surgia numa imagem de animação, não de filme, curioso.
Destaque para o Grande Mago, personagem que me conquistou deste o início com seu ar misterioso e amargurado.
O próximo volume é A Rainha da Floresta e A Deusa da Terra, e espero lê-lo futuramente.
A autora está de parabéns por escrever literatura fantástica para o público infanto-juvenil (o que é raríssimo no Brasil) e permitindo também que os adultos apreciem a história.

Raquel Machado 17/11/2011

A Rainha da Floresta de Anna Leão
O livro em uma frase:
"Você pode fazer tudo o que quiser, desde que não prejudique ninguém, inclusive você mesmo."
Este é o lema das bruxas em A Rainha da Floresta!

Hoje trago para vocês um livro maravilhoso com uma história mágica e envolvente da escritora parceira aqui do blog Anna Leão. Desde que vi esse título fiquei super interessada em ler, afinal o livro é sobre Bruxas e como vocês ja estão cansados de saber sou apaixonada por esse tema NÃO tive duvida nenhuma e entrei em contato com a autora , ela foi super atenciosa e querida e aceitou a parceria com o blog e posso dizer o quanto estou feliz com isso após ler o livro dela, pois ele realmente tem todos os elementos que eu imaginava.

Em A Rainha da Floresta somos introduzidos a um novo mundo mágico cheio de bruxas, isso mesmo, bruxas mesmo, mas não das malvadas (aliás não por enquanto), mas sim de seres mágicos bonzinhos que vão ajudar muito nossa protagonista. Tudo começa quando a princesa Anaís esta prestes a se casar com o príncipe Victor e seu anel roxo (detalhe importante, pois adoro essa cor) começa a piscar, isso indica a todos que a princesa que eles achavam ser apenas uma pessoa normal é na realidade uma bruxa. Apavorada Anaís acaba fugindo, sendo perseguida pelos cidadãos do Reino das Jóias que acham que ela leva uma grande maldição para todos.

Nessa fuga Anais chega a floresta da lua, conhecida como floresta das sombras. Assustada e perdida acaba decidindo descansar ao pé de uma árvore e decidi comer uma de suas frutas, chamada fruta da bruxa (eu achei essa parte bem legal fiquei pensando em que formato e sabor teriam essa fruta), por fim acaba encontrando Anael que lhe reconhece e acaba levando Anais para dentro da floresta e apresentando uma nova vida para ela, uma vida que ela nem sequer sabia existir.

A princesa logo descobre que é a sétima de sua linhagem, e portanto carrega consigo uma grande responsabilidade ser a "nova rainha da floresta", mas para isso Anais vai ter que aprender todos os segredos e magia deste novo povo que acabou de conhecer. Como ela mesma já se sentia um peixe fora d' água no seu antigo reino, acaba por aceitar e a cada mistério descoberto ela vê seu coração se encher de alegria, paz e harmonia. Achei muito legal toda essa magia envolvendo a floresta e todos os segredos que descobrimos junto com Anais e pareceu-me que isso será somente o começo...

Em a Rainha da Floresta somos levados por todos esses sentimentos maravilhosos e lindos. Como disse anteriormente o livro me pareceu apenas o início de uma grande jornada que esta para começar que me deixou curiosa com o que vai acontecer e que rumos esta irá tomar. Super recomendo a todos.

Veja mais em: http://leiturakriativa.blogspot.com/2011/11/rainha-da-floresta-de-anna-leao.html

Elis 20/10/2011

No início da leitura pensei que fosse um conto de fadas, após avançar mais nas páginas, notei que se tratava de uma história de um povo sobrenatural lutando pela vida e libertação de uma maldição.

Anaís é uma simples princesa até os seus 17 anos, quando descobre que sua vida oculta um grande segredo que poderá salvar muitas pessoas.
Quando ela se obriga a fazer parte dessa nova etapa, ela descobre que ajudar é um dom que deseja seguir e se tornar útil as pessoas lhe trás uma grande alegria. Ela conhece muitas pessoas e pode até estar a ponto de libertar uma alma atormentada de suas angústias e tristezas.

Fiquei curiosa sobre a fruta-da-bruxa e me encantei com Anael, queria ter visto mais dele na história. E claro a Ilka também me pareceu uma grande personagem que espero tenha maior destaque nos próximos volumes. Acredito que o volume dois nos trará grandes emoções.

A leitura é rápida e fácil, tem uma boa construção de fatos. Porém o que me incomodou um pouquinho foi a maneira apressada de tudo acontecer, senti falta daquele suspense e emoção que nos faz suspirar e torcer pela personagem. Mas nada que a minha bela imaginação não possa preencher.