Como Ser Anticapitalista No Século XXI?

Como Ser Anticapitalista No Século XXI? Erik Olin Wright

Resenhas - How to Be an Anticapitalist in the 21st Century

Iana.Uliana 22/05/2020

Não se trata de um livro teórico típico, pois infelizmente o autor morreu antes de conseguir concluir seu projeto de escrever a parte mais densa, com as devidas referências. Ainda assim, o livro é riquíssimo. Apesar de tratar de temas complexos, a leitura é relativamente fácil e prazerosa. Não concordo 100% com todas as colocações e visões do autor, mas acho este um livro indispensável para qualquer pessoa ou organização anti-capitalista, pois, mais do que fazer uma crítica ao capitalismo, Wright apresenta diversas alternativas já em curso e traça um panorama que pode servir de guia para a elaboração de estratégias de ação anti-capitalista.

Nathy215 20/08/2021

Queria que o autor estivesse vivo, pra contnuar seu trabalho
Marx afirma "Os proletários do mundo não tem nada a perder a não ser os seus grilhões. Eles têm um mundo a ganhar. Proletários do mundo, uni-vos!"

Não esperava muito do livro, porque logo no início ele já diz que se propõe a apresentar os conceitos socialistas de forma mais simples, para que qualquer um, mesmo que não seja do meio acadêmico entenda, mas mesmo assim aprendi muito nessas poucas páginas e acredito que seja um ótimo livro pra quem esteja querendo começar a ler sobre.

Quanto mais pesquiso e leio sobre, mais acredito que ser anticapitalista é a única forma de ter uma sociedade justa e as demais causas que lutamos dentro do capitalismo estariam resolvidas se acabassemos com esse sistema.

O livro trás conceitos como descentralização do poder, formas de democratizar o sistema, atores coletivos, RBC (Renda básica de cidadania), etc.

João Sales 30/04/2021

Anticapitalismo
A melhor defesa da Renda Basica Cidadã eu li neste livro. Um passo muito importante rumo ao socialismo e o resgate da dignidade humana.

Perigor 10/04/2021

"O mais pedido por vocês!"
Tem resenha no IGTV do meu perfil no instagram @_perigor_

site: https://www.instagram.com/tv/CNfN1DsH5t0/?utm_source=ig_web_copy_link

Bianca1771 21/04/2021

Todo o esforço individual é válido, porém a mudança virá do coletivo. Erodir um sistema leva tempo e precisa de envolvimento de várias partes, neste livro Erik usa uma linguagem mais acessível, porém de forma alguma o conteúdo é simplista, na verdade ele explica muito bem como o capitalismo funciona, os interesses das partes e como podemos nos unir e muda-lo para algo novo e de benefício universal.

Alassë 24/10/2022

Se o capitalismo se fortalecer ainda mais, o mundo morre
De forma bastante didática e simples, Erik Olin Wright apresenta cinco perspectivas de como remover o capitalismo do centro do poder social. Desde o início, ele se posiciona a favor da social democracia, ou seja, nenhum regime autoritário está a serviço desse projeto. Acredito que mesmo não se aprofundando nas propostas de erosão/desmonte do capitalismo, este livro seria ótimo para debates em escolas e para formação da consciência política social.

Se alguém tem medo do "comunismo" é porque nunca se abriu para projetos não autoritários de governo com propostas claras de dinamismo social. O autor deixa claro que o capitalismo não acabará, mas ele não deve escravizar a grande maioria da população mundial para o elevado benefício de poucos.

Assim, somente a erosão do sistema capitalista é possível de promover mudanças. Isso será por meio de programas de renda básica universal e de serviços de estrutura social, como saúde, educação e crédito, na mão dos administradores do estado. De outro lado, os serviços de produtos de consumo serão sempre da classe capitalista, sob a regularização do estado democrático.

Não é uma questão de estado mínimo ou máximo, mas de um estado que não dever ser capitalista, mas sim controlador dos poderes do capital defendendo os interesses de seus representantes, isto é, todos os cidadãos. O autor nos expõe movimentos já em prática e a real problemática da equação: os estados são capitalistas e muito não realizam políticas de compensação pelos danos do mercado.

jhagmolina 19/04/2020

Um pensador marxista de grande importância
Este livro foi escrito por Erik O Wright e traz diversos aspectos e análises do mundo atual globalizado, tomado por ideias neoliberais que penetram os Estados Nacionais e impõe a sua agenda de austeridade, arrocho e exclusão social.
Contra esta atual sociedade ele propõe alternativas que chocam o marxistas ortodoxos, pois o autor foca em ocupar nichos do capitalismo com opções de resistência e as chamadas utopias reais em oposição à ideia de uma revolução violenta num confronto de classes e se mostrando assim favorável, ao que me parece, a um sistema/mercado híbrido entre o capitalismo e o socialismo.

IgorX96 31/12/2020

As utopias reais me conquistaram
Erik Olin Wright me conquistou nesse livro com suas utopias reais, que são fazer políticas com caráter solidário e socialista no mundo atual, pre-revolução, de forma a abrir caminho à própria revolução.
Todo socialista do mundo atual deve ler esse livro do professor Wright.

Júpiter.69 22/10/2023

UM LIVRO "OK"
"Comecei a ler o livro apenas por curiosidade, buscando entender os possíveis fundamentos de uma pessoa socialista/comunista, e saí com algumas ideias que me deixaram um pouco confuso, porém acolhido. Qualquer tipo de ideia e pensamento que vise melhorar a situação do trabalhador deve ser levado a sério."

juliabmelo 01/02/2022

atualização das críticas anti-capitalistas
Elin Olin Wright talvez seja um dos principais pensadores neomarxistas da contemporaneidade- título que lhe permanece post-mortem. livro essencial para todos que se consideram à esquerda do espectro político, com críticas pertinentes ao momento atual que vivemos.

Pedro Henrique Quiste 05/10/2020

Uma introdução à alternativa para o capitalismo
O autor introduz o conceito de erosão do capitalismo e faz boas análises da conjuntura socio-política do século XXI, mas acaba sendo um pouco raso ao introduzir suas ideias. De fato, este livro é apenas um panfleto e sua obra principal sequer foi traduzida para português, mas senti que faltou um pouco de aprofundamento no processo de organização política.

Bruna.Lacerda 08/05/2021

Excelente
O livro nos traz uma leitura acessível e inspiradora, nos leva a ter esperanças com a erosão do capitalismo e assim, viver em um mundo mais justo e igualitário.

Mari Guerra 08/07/2021

Um apanhado geral da questão anti-capitalista. É uma excelente leitura de formação política. Aborda diversos temas interessantes para nós anti-capitalistas (uni-vos).

Anna 20/03/2023

Necessário para todos!
Leitura obrigatória pra entender esse sistema que vivemos e como ele nos destrói. Me trouxe uma compreensão da sociedade capitalista e dos seus males que com certeza não esquecerei.

É um livro de linguagem difícil e pode ser chato por isso, mas é importante seus incitamento, é um livro pra se estudar e aprender com ele.

Tamiris Durigan 17/03/2023

Um pouco de frustração, um pouco de esperança
Aparentemente, este livro inicialmente é mais fácil de entender que "Marx: uma introdução", sendo mais objetivo na escrita introdutória. Neste início, o autor retoma o conceito do que é o capitalismo, referenciando Marx. No entanto, o destaque vai para a parte que traz os motivos para ser anticapitalista, citando os prejuízos óbvios como a fome e a desigualdade criada pelo sistema, mas também os valores morais que cada pessoa tem. E o quanto é importante levarmos a discussão para além daquilo que se têm como errado no capitalismo e pensar no que se deseja contruir de positivo com sistemas alternativos.

? "enquanto é evidente que é vital identificar formas específicas nas quais o capitalismo prejudica nossos interesses de classe, é também fundamental esclarecer quais valores nós gostaríamos que uma economia amparasse."

Logo após essa reflexão, o autor já insere um foco em três conceitos/valores que em geral, é o que se deseja alcançar para uma melhoria na sociedade e que se entrelaçam uns nos outros: a igualdade/justiça, a democracia/liberdade e a comunidade/solidariedade. Algo que fica claro aqui é, para se atingir "o mundo ideal", a igualdade procurada é a de acesso, uma vez que coloca no balaio as formas como as pessoas alimentam suas atividades e almejam seus objetivos.

? "O valor da igualdade não é dizer que em uma sociedade justa todas as pessoas vivem vidas igualmente plenas. Na verdade, trata-se de dizer que todos têm de possuir igual acesso aos meios sociais e materiais necessários para ter uma vida plena."

Aproximadamente no meio do livro, Wright passa a discutir a importância da luta por reformas dentro do sistema capitalista, como uma forma de construir uma base de poder para as mudanças sociais mais amplas, indicando para a erosão do capitalismo.

Ao chegar nos 70% já não estava entendendo muita coisa mas o posfácio (de outro autor) ajudou ao colocar uma espécie de resumo das partes apresentadas, retomando ideias anteriores e fechando relacionando o que foi lido com as realizações de Erik, que faleceu ao término do livro.

No geral, este livro é uma obra importante que oferece conceitos claros e ideias objetivas de como as pessoas e agentes podem desafiar o capitalismo e trabalhar em direção a um futuro mais justo e igualitário, para tornar o mundo melhor.