Esopo

Esopo Esopo

Resenhas - Fábulas completas

Gabi 27/01/2024

Eu nunca passei tanto tempo lendo um livro. Acho que no total foram mais de sete anos pra finalizar a última fábula. Lia devagarinho, às vezes um por noite, às vezes mais, às vezes me abusava e passava um tempo sem pegá-lo, às vezes retornava à leitura e assim foram os anos. A edição da Cosac Naify é praticamente impecável, lindíssima. Sobre as fábulas, algumas me pegavam mais, outras menos. Fato é que elas marcam a moral e os costumes de outra época e cultura, é importante ter isso em mente.

lililu 07/10/2023

Isso foi genial
Eu gostei muito desse livro. Me fez voltar a monha infância, quando eu amava ler fábulas.
Eu pensei que teria apenas as clássicas, mas eu estava enganada, e que bom.
Teve diversas fábulas e isso foi muito bom, conheci outras morais de história.

Milla Cinemaniac 17/09/2023

383 fábulas atribuídas a Esopo traduzidas diretamente do grego.

Uma maneira completamente original de organizar a obra.

Foram utilizados como fontes a compilação do editor Émilie Chambry ? tida como referência ? e acrescentar a do também editor Ben Perry, mais atual e completa que a anterior.

Com isso, somam-se 26 fábulas ao corpus comumente usado.

caio.lobo. 20/04/2023

Só para os fortes
Isso não é para criancinhas. As fábulas de Esopo são para os adultos bem adultos, apesar de que se pode fazer uma filtragem e pegar as fábulas mais ?inocentes? para apresentá-las aos pequeninos, e as fábulas que você conhece certamente passou por esse filtro social de nossos tempos, como a famosa ?A lebre e a tartaruga?. Se as fábulas indianas do Pañcatantra eram violentas, as fábulas gregas (isso se o escravo Esopo foi realmente grego) são mais picantes, gozadas e até mesmo ofensivas para os estômagos mais frágeis da modernidade. Mas uma coisa é sempre essencial, que é a lição que a fábula busca passar, e não uma lição apenas moral mas também de sagacidade, pois os mundos não é para os bobos.

Uma coisa que aprendi observando os antigos é que temos que tentar ?usar seus óculos? para poder entender como viam e faziam o mundo. As pessoas olham costumes do passado e acham aspectos da cultura antiga um absurdo, mas se os antigos olhassem para os dias de hoje e também achariam um absurdo e os homens do futuro igualmente verão o presente e acharão muita coisa ridícula e se as pessoas de hoje e do passado pudessem ver o futuro ririam ou ficariam horrorizados. Isso não ocorre apenas historicamente, mas até geograficamente, pois vemos como absurdos culturais de outras regiões, isso quanto não se tenta ?retificar? culturas alheias através de globalização, do método científico ocidental, do discurso social e até através dos direitos humanos que já vi muitos falarem que é um modo para diminuir as relatividades culturais. Então se o ocidental ri de um indiano cultuando uma vaca, talvez eles riam de nós cultuando um participante do Big Brother.

Mas voltando às fábulas de Esopo, vamos aos temas mais polêmicos: árabes gatunos, estupro de uma velhinha, sem-vergonhice dos rapazes que gostam de levar no ânus e mulher feia. Temas com esses fazem um jovem fracote pós-moderno de esquerda desmaiar horrorizado e fazem um homem troglodita de ultra-direita querer usá-las no cotidiano de modo desatinado, mas um estudioso estuda fábulas desse tipo, entende o contexto, absorve o útil para si e queima o joio, sem gritaria e vexame. Mas a maioria das fábulas pode ser lida sem susto, apesar da crueldade tragicômica de ver animais se ferrando e se matando por suas atitudes tolas no lugar de humanos que fazem as mesmas burradas, e isso é o legal, pois como somos naturalmente sádicos nos divertimos ao projetar nossos sofrimentos em pobres criaturas.

As fábulas consideradas ?absurdas? para a opinião pública atual, que são poucas e justamente por serem poucas causam um efeito especial de surpresa, aquela sensação de ?como assim?? e rimos do nonsense. Acredito que para os gregos deviam sentir algo parecido vendo estas fábulas como a piada pesada ou o humor negro, aquele que quebra a moral, que faz revoltar e ao mesmo tempo rir internamente. A fábula ?pesada? acaba sendo aquele susto agradável no meio de tantos tropeços e embaraços. O engraçado é que Esopo faz uma crítica ácida de suas próprias fábulas, contando de um orador que ninguém dava bola por falar coisas importantes, mas ao começar a contar fábulas todo mundo para ouvi-lo, mas depois ele diz que a deusa se sanga com homens que em vez de darem ouvidos às coisas sublimes param para ouvir suas historietas tocas. Até parece vocês, que tem a oportunidade de ler Cruz e Sousa, Euclides da Cunha, Shakespeare, Kant e Platão, mas em vez disso leem Harry Potter, Sarah Maas, Paulo Coelho, Monja Coen e autoajuda. Entretanto apesar da autocrítica de Esopo, ele na verdade estava se usando de ironia para enaltecer as fábulas, que logicamente não se comparam ao texto filosófico, porém fábula é o começo de sabedoria num modo ancestral que vem anexo ao mito e quem tem linguagem acessível, falando a língua do povão e com temas que o povão gosta, e quando digo povão incluo também aquelas elites incultas que na verdade é um povão mais enfeitado.

Thiago 04/12/2022

Fábulas foram umas das primeiras formas de texto que me foram apresentadas na infância, minha mãe é professora aposentada e acredito ser ela quem me deu os primeiros livros infantis, Esopo é na maior parte das vezes tido como autor de histórias para crianças, porém suas fábulas não foram inicialmente criadas com esse propósito, acredita-se terem sido usadas por pessoas educadas para impressionar e reforçar seus pontos de vista em discussões e afins, sendo também uma boa maneira de transmitir valores para os próprios adultos, inicialmente sendo transmitidas oralmente em praças publicas por exemplo sendo um dos primeiros livros a serem produzido em massa, com sua 1.ª impressão em 1474, perto da própria Bíblia de Gutenberg terminada em 1455.

Este projeto gráfico lindíssimo possui 383 fábulas atribuídas a Esopo traduzidas diretamente do grego por Maria Celeste C. Dezzotti, é composta pela obra de Émilie Chambry tida como referência assim como a de Ben Perry maior que a anterior, somando-se assim 26 novas fábulas inéditas em português, Se tornando uma obra muito séria e bem organizada, na introdução a tradutora nos explica como as fábulas eram usadas antigamente e explica seu conteúdo muitas vezes racista e pornográfico, pois é produto de tal época, assim refletindo essa conduta.

São bem comuns menções à deuses gregos e suas morais que seriam imorais aos dias de hoje como, por exemplo em uma fábula em que a escrava que se deita com seu dono, pede beleza e é reprimida por Afrodite por já ter mais que merece da vida, são fábulas produto de uma sociedade patriarcal escravocrata.

Sinceramente é um livro que me orgulho em ter na estante, pois foi um fascínio resinificar o sentido da fábula na minha vida, passando de algo infantil para a descoberta de sua origem como algo muito mais adulto.

Enfim, uma das melhores maneiras de exercitar a formação do imaginário, possuindo leitura fácil e extremamente rica.

Citação: "Muitas vezes o esforço vence uma natureza relapsa" - A tartaruga e a lebre

Higor 06/03/2022

"1001 LIVROS PARA LER ANTES DE MORRER": LIVRO 04
Coleção geralmente atribuída a Esopo, escravo e contador de histórias que viveu na Grécia do século VI a.C, as Fábulas, ao contrário do que conhecemos hoje, que têm como público-alvo as crianças, à época tinham forte cunho religioso, social e político.

Tal atribuição de Esopo ao público infantil se deve, principalmente, pelas narrativas breves, de estilo simples e sempre com um fundo moral, um aprendizado e tanto para pais que, já à época, e ainda hoje, querem exemplificar ao filho sobre valores ou o que acontece com quem pratica a iniquidade. Além disso, as mídias visuais ajudaram a compor a vertente infantil, tal como os contos dos irmãos Grimm, tempos depois.

Toda fábula possui uma moral, seja ela explícita ou não, mas que deve carregar em si uma lição a ser tirada. Algumas lições já vem simplificadas na própria narração, enquanto outras, ao invés disso, vêm em sua introdução ou ao final, com um singelo "A fábula mostra que...".

Universal e fácil de ser aplicada no cotidiano de qualquer pessoa e de qualquer nação, as fábulas se concentra principalmente em protagonizar animais, dando-lhe ações e falas, assim como sentimentos e reflexões, mas também em pessoas, homens e mulheres geralmente humildes, sofrendo as consequências de uma vida dura, árdua, como lavradores, pastores, agricultores, e às vezes filósofos e figuras históricas.

Como é de se esperar em uma coletânea de histórias datadas de séculos antes de Cristo, o comportamento, perspectiva e visão de mundo, grego especificamente, da época não é a mesma dos dias atuais, logo, algumas lições de moral podem ser consideradas hoje inapropriadas, pelo tema polêmico, seja de racismo, de crianças que se embriagam, idosos que são espancados, além de prostituição e pederastia. Compreensão do período histórico para que os erros do passado não se repitam no presente e futuro.

A edição da Cosac Naify, a mais completa, reúne 386 fábulas, sendo 26 delas inéditas. Um trabalho, como sempre, primoroso e completo para quem quer conhecer e se deliciar com tal gênero, tendo em vista que as editoras se preocupam em publicá-las exclusivamente para o público infantil.

Tida inicialmente como um manual de ética e conduta, além de alimento para complementar discursos aos oradores da época, "Fábulas de Esopo" serve principalmente como um convite para pensar a ética antiga em confronto com a nossa.

Este livro faz parte do projeto "1001 livros para ler antes de morrer", que está mesclado com "O livro da literatura" para eventuais alterações necessárias. Acompanhe os livros anteriores:

LIVRO 01 - A epopeia de Gilgamesh
LIVRO 02 - Ilíada
LIVRO 03 - Odisseia

André Ricardo 26/01/2022

Leitura Muito Indicada
Leitura que nos remete a interpretação, mesmo havendo seus significados nas notas de rodapé. Perde um pouco por ser repetitiva em algumas fábulas.

Patricia Pietro 03/11/2021

As fábulas surgiram na Grécia no século V a.c. e eram usadas como máximas por pensadores e filósofos que desejavam expressar suas ideias. Muitas delas são bem interessantes e trazem uma moral que ainda hoje podem ser aplicadas. Entretanto, há algumas fábulas preconceituosas e muitas com morais repetidas. O estereótipo é um elemento muito presente também, uma vez que cada "personagem" traz em si uma carcterística inerente à sua natureza animal.

yasmine 02/11/2021

Como todos os clássicos, essa fábulas são atemporais, continuam pertinentes até o presente momento, diria até que necessárias atualmente. Não se trata de conteúdo infantil, como apresentado em outras versões, nessa as fábulas são mais explícitas, até violentas. Vale muito a pena, apesar da edição não ser acessível, procurar outras edições para conferir a reflexão sobre a humanidade que Esopo propõe.

C. Aguiar 07/09/2021

Nesse livro iremos encontrar 383 fábulas traduzidas diretamente do grego, 26 dessas fábulas ainda inéditas em português. Então decidi me aventurar pela leitura, afinal por que não? Gosto de fábulas e do aprendizado moral que elas nos trazem, por isso resolvi arriscar.
Existe um apresentação de volume escrita pela Adriane Duarte fazendo um pequeno alerta informando que algumas fábulas são preconceituosas, até mesmo pornográficas, mas continuei insistindo na leitura.

Infelizmente essa leitura não funcionou para mim, na grande maioria das vezes eu mal comecei a fábula e já estava cansada da história, minha vontade era passar para a próxima e foi assim com 200 páginas, por isso resolvi abandonar. A leitura além de cansativa foi completamente irritante, inclusive a última vez que eu toquei nesse livro foi em março de 2013, mas só agora tive vontade de escrever sobre.

O livro possuí capa em acabamento aveludado, muitas ilustrações bonitas e o texto da obra foi impresso em vermelho, é aquele tipo de livro para se ter na estante, muito bonito. Mas, que infelizmente não funcionou para mim, inclusive até me desfiz da edição física porque eu não queria ficar com ele apenas pela beleza.
Não tenho muito o que falar, pois como o próprio título já diz trata-se de um abandono.

13marcioricardo 27/04/2021

Essencial
O livro tem 550 páginas, mas se lê bem, uma vez que cada página contém uma fábula, sendo a grande maioria pequenas. Traz ainda várias ilustrações.

As fábulas de Esopo retratam comportamentos do ser humano e a sua natureza. Sem frescuras, sem as tão fantasiosas alienações que nos querem impor como se vivêssemos num mundo de fadas. É impressionante como alguém que viveu há tanto tempo atrás nos mostra como ter os pés no chão, em pleno 2021, uma época em que tanta gente vive nas nuvens. Esopo é um mestre e este é daqueles livros que todos deveriam ler.

Aline 19/04/2021

Super tranquilo
Apesar de ter mais de 500 páginas a leitura é super rápida pois são fábulas curtinhas... As vezes é repetitiva mas não perde o ritmo.

Pagliuca 01/03/2021

Aquele puxão de orelha que toda a mãe sabe dar.
Longe de ser um livro de contos para crianças. Serve para deixarmos na cabeceira e revisitarmos todos os dias.

Marquim 04/11/2020

Esopo - Fábulas completas
É a primeira vez que mantenho contato com todas as fábulas de Esopo. Uma excelente experiência! E a edição da CosacNaify é simplesmente fantástica!

Saritha 24/09/2020

São fábulas legais, mas a maioria tem os mesmos ensinamentos, deixando o livro meio cansativo.