A Trança

A Trança Marta Vasconcelos

Resenhas - A Trança

Fandradd 25/03/2022

Irremediavelmente devastada...
Como um livro tão doloroso pode ser tão perfeito? Aqui está uma obra prima que merece todo o reconhecimento. Já ganhou espaço entre os favoritos da vida!

Samara 30/05/2020

Menina dos Livros
Gracinha, Bentinho e Pepe são três grandes amigos, que viviam em uma fazendo durante o início do século 20. E pode ter certeza se você ver um dos três pela fazenda, com certeza os outros dois estão por perto.
Pepe é o filho da cozinheira da mansão, Gracinha a filha da governanta e Bentinho o filho do Barão do Café, ou seja, o herdeiro da fazenda.
Durante o livro vamos acompanhar o crescimento do trio, e algumas mudanças nos sentimentos deles, um com o outro. Logo o que era amizade virou amor, e aquilo que era amor tornou-se obsessão e isso pode abalar muito a relação dos 3
A Gracinha é uma menina muito inteligente, adora cavalgar com seus amigos, mas que, assim como Peppe, está presa a fazenda, destinados a assumirem o lugar de seus pais. Já Bentinho, esse tem um mundo a explorar e ele o quer muito.
Lembram que eu falei que dois sentimentos afloraram-se ao longo dos anos? Então ambos os sentimentos tiveram seu surgimento em um dia bem específico. Durante mais uma das aventuras do trio ocorreu um acidente com eles, em um rio, o Rio Piraí e desde então eles nunca mais foram os mesmos e apesar de ter fortalecido a união deles, também, marcou a separação deles para sempre.
Eu vim ler esse livro sem nenhuma pretensão, eu não sabia nada sobre a história, e fui iludida achando que seria um romance de época super fofo, lindinho e tudo mais. Bom, é um romance de época. Agora, fofinho? Esse livro é tudo.. Maravilhoso, bem escrito, incrível, perfeito, mas fofinho? não, eu não diria isso.
A Marta escreveu esse livro de uma forma tão envolvente e tão emocionante, que eu não sei como mensurar para vocês o tamanho do meu amor por esse livro. Fazia tempo que eu não lia um livro assim e sinceramente, amei demais ter lido esse livro. Juro que me segurei para não chorar, mas foi muito difícil resistir.
Ao chegar no fim do livro eu não queria aceitar que tinha terminado, eu queria mais dele, não quis fechá-lo. Ainda não superei por completo mas estamos ai, tentando seguir a vida.
Eu acho que você já percebeu que eu indico demais esse livro e espero de coração que vocês dêem uma chance a ele, porque é muito maravilhoso.
Beijos e até mais!

@apilhadathay 16/05/2020

Maravilhoso!
A resenha está em construção. Adianto isto:
Romances históricos são maravilhosos, e eu amei que Marta não teve dó dos personagens, inseriu violência doméstica em meio às disputas. Gracinha ganhou minha solidariedade depois de... bem, determinado momento de sua vida.

Encantador, eu gamei! Tirando alguns momentos confusos, questão de discurso, mesmo, gamei na história e queria muito ver adaptada!

Bruna @bibliotecavirtuaal 14/02/2020

A Trança
Gracinha, Bentinho e Peppe são amigos de infância que cresceram juntos na fazenda do pai de Bentinho, o Coronel Afonso. Sendo Gracinha e Peppe filhos dos empregados. Mas Gracinha sempre foi tratada com muito carinho pela patroa da casa e mãe de Bentinho.
Mas quando os três amigos decidem se aventurar no rio perto de casa, um acidente acaba mudando a vida de Peppe pra sempre. E nisso, talvez aniquilando suas chances com seu grande amor Gracinha.
Uma história que se passa no início do século XX, tendo o Vale da Paraíba como pano de fundo. A partir daí, a medida que os três vão crescendo, uma rede de mentiras, paixão e vingança acaba sendo desenvolvida. E o resultado disso é desastroso.
Esse foi meu primeiro contato com a autora e de antemão eu tenho que ressaltar a escrita dela. Em primeiro lugar, foi o primeiro romance de época que eu li que se passa aqui no Brasil sem ter sido um clássico. Em segundo lugar, parecia que eu realmente estava lendo um clássico que foi escrito exatamente no século XX. E isso eu posso frisar com toda a autoridade!
Gente, e quem sou eu pra falar, mas não pude deixar de comparar a escrita da autora com os livros do Machado de Assis. O que confesso, me deixou com receio no começo. Mas a medida que fui lendo consegui perceber que a autora soube administrar a história muito bem e que ela sabia o que estava fazendo.
Confesso pra vocês que triângulos amorosos me deixam com um pé atrás. Mas esse não me incomodou em nada e inclusive digo que era necessário para o desenvolver da história. Um livro curto e ao mesmo tempo simples. Que nos trás de uma forma completa a simplicidade, ingenuidade, pureza e amadurecimento dos personagens. Eu só preciso que vocês leiam e tirem suas próprias conclusões, para que vocês conheçam esse livro maravilhoso e que inclusive favoritei! E eu achei que o final não poderia ser mais propicio e perfeito para a história.

Ju Costa 15/10/2019

RESENHA de "A TRANÇA" DE @sou_martavasconcelos
????????????????????
A Trança é um livro de época, que se passa no começo do século XX.
????????????????????
Conta a história dos três amigos de infância, Bentinho, Gracinha e Peppe.
Sendo Bentinho, o filho do Coronel, dono da mansão, e Gracinha e Peppe filhos dos empregados.
????????????????????
A história começa com eles crianças até chegarem na vida adulta, e tudo não mais ficar tão ingênuo.
????????????????????
Tudo começou em um acidente no Rio Piraí, que fez com que os três se afastassem, e enxergarem coisas que nunca tinham sentido antes.
O amor entre Bentinho e Gracinha, e o ciúme causado em Peppe.
????????????????????
E a partir daí, todos começam a mostrar realmente o carácter do mesmo. Mentiras, obcessoes, desejos, e corações machucados.
????????????????????
A Marta escreve muito bem, eu senti as palavras junto com a leitura, senti ódio, senti amor, senti dó e compaixão. Todos os tipos de emoções ela consegue fazer você sentir.
????????????????????
Se pudesse dar mais de 5 eestrelas eu daria!
????????????????????
#atrança #martavasconcelos #nacional #leitura #livros #época #livrodeepoca #amor #odio #seculoXX #passado #leituranacional #livrosemaislivros #livro #leiaumlivro #leianacional #nacionais #atrasdaspaginas #indicoesselivro #indicação

Kalina 24/09/2019

Surpreendente
#ResenhaEntrelivroseFotos
Hoje venho trazer para vocês a resenha desse lindo da @sou_martavasconcelos publicado pela @ricoeditora lançado na Bienal do Rio 2019.
🔖Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Marta e posso dizer que foi uma leitura bem agradável, logo no início ela nos presenteia com uma carta ao leitor, já me emocionei de cara. .
💬Nesse livro vamos conhecer a história de três amigos Gracinha, Peppe e Bentinho, mas que o destino decidiu por separa-los e uni-los ao mesmo tempo depois de um grave acidente. A história se passa no Brasil do século XX fala sobre amizades, corações machucados e marcados para sempre, desejos frustrados. .
💬Uma história forte, tocante e emocionante, Marta tem uma escrita leve, delicada assim como ela. Passei vários perrengues, uma mistura de sentimentos, dó, raiva, amor tudo na mesma intensidade e confesso que fui surpreendida pelo desfecho que ela deu a historia.
💬 Super entendi a mensagem que ela quis passar no final!! São 24 capítulos de altos e baixos e um epílogo que toca nossa alma. É digo mais......leiam, leiam e leiam!!! E Matrta obrigada por me proporcionar uma leitura maravilhosa. O livro está disponível no site da @euleiobrasil

site: Entre Livros e Fotos Kalina

Kalina 24/09/2019