Vilãs

Vilãs Ana Cristina Rodrigues...

Resenhas - Vilãs

Thais 14/10/2019

Livro graficamente lindo e contos maravilhosos!
?Vilãs? é uma antologia com 11 contos, todos escritor por mulheres, sobre personagens femininas que, cada uma a seu modo, tornaram-se vilãs.
Os contos são muito diversos, indo de releituras de clássicos a universos completamente novos, cada um com uma personalidade única e marcante.

Yasmim Braga 03/02/2020

nacional que vale muito a pena!
Tudo relacionado a Disney me fascina. E aqui estamos conhecendo as vilãs inspiradas nesse universo de contos de fadas por uma perspectiva diferente. A leitura te prende e não tem como parar no meio dos contos. Você precisa ir até o final. Gostei da narrativa de todos eles, são muito bem escritos e estruturados. Caso esteja procurando uma leitura rápida, diferente e queira conhecer o lado das vilãs, embarque comigo nessa!!

site: instagram.com/blogliterarte

primeira viagem 05/01/2020

Livro: Vilãs
Autoras: Ana Cristina Rodrigues, Deia Klein, Fabiana Ferraz, Geovanna Ferreira, Karen Alvares, Laísa Couto, Nara Odelle, Sorava Coelho, Thaís Rocha e The wolf
Editora: Corvas
Gênero: Contos
Ano de lançamento: 2019
Páginas: 250
Péríodo: 01/11/2019 até 12/11/2019
Oi gente, aqui é a Carol do canal Leitora de Primeira Viagem e como falei para vocês Vilãs foi um livro muito difícil de entender e o que eu entendia não concordava, mas, eu não queria ficar sem fazer resenha desse livro já que vou fazer de todos, por isso resolvi que vou elencar alguns pontos importantes e escrever mais como uma forma de bate papo.
A sinopse propõe contos que tragam as versões das vilãs de conto de fadas, amo reconto e principalmente quando trazem visões diferentes. Porém, ele se apresentou muito mais como uma doutrinação feminista confusa do que uma visão de personagem de conto de fadas.
O primeiro conto é “Abandonada” de Karen Alvares, um reconto de Poliana, fiquei feliz por que nos meses anteriores eu tinha lido Poliana e Poliana Moça então esse conto seria um complemento. Primeiro ponto importante é que ela começa falando que basta nascer mulher para ser odiada e muito mais odiada é aquela que não faz o que se espera dela, porém, quando Poliana perde os pais e vai viver com ela o sentimento que Tia Paulina mais demonstra é ódio pela menina, muito hipócrita.
Segundo conto “A mais bela de todas” de The Wolf que afirma que uma mulher conforme vai passando o tempo vai perdendo a atração e valor para a sociedade. Nesse ponto eu concordo realmente a mulher é muito mais cobrada a ter uma beleza jovial e infinita do que o homem chegando a ser uma concorrência desleal já que todos envelhecemos.
Senti várias vezes o livro tentando dividir as mulheres em duas categorias: A mulher má e que pelas maldades é vista de forma forte por que pisam nos homens e mostram com isso a sua força e as mulheres inocentes que por terem uma personalidade diferente são consideradas burras, bobas. Sinceramente tenho nojo e raiva disso, se for para defender os direitos das mulheres que se defenda de todas.

Coral Daia 30/12/2019

Antologia muito boa!
Eu tive a oportunidade de financiar esse livro fantástico pelo Catarse, então tenho ele impresso em minhas mãos. Todos os contos são bem fieis à proposta do livro: retratar mulheres que, por óticas diferentes, são comumente consideradas vilãs nas mais diversas histórias. Nem todos os contos são de fácil leitura -- não porque sejam difíceis de engolir ou porque trazem gatilhos, mas sim porque a escrita é complexa e muito bem elaborada. Meu conto favorito foi "A viúva do mar" escrito por Clara Madriagano, mas também gostei muito da proposta do conto "Bendita seja a criação, maldita é a criatura" da Geovanna Ferreira. Uma coisa muito legal do livro é que cada conto tem uma música tema que você pode ouvir enquanto lê. Descobri várias artistas assim. 4 estrelas.

site: https://www.instagram.com/p/B4qOBaQjwwU/

Felipe927 10/12/2019

?Recentemente recebi um kit lindo de um apoio que fiz no Catarse. Logo de inicio me apaixonei por cada detalhe desse livro e decidi vir falar um pouco sobre ele com vocês.
?????????
?Vilãs" é uma antologia de contos e o primeiro lançamento da Corvus. Nele vamos encontrar 10 contos que abordam histórias que são super conhecidas por nós de uma perspectiva diferente, a dos Vilões.
?????????
Por isso decidi postar alguns motivos que me fizeram amar essa experiência. Então vamos lá?
?Personagens:
?????????
O livro possui diversos personagens por se tratar de contos. Cada conto conhecemos um novo personagem, um novo ponto de vista e muitas vezes uma história já conhecida, porém de um ponto de vista totalmente novo. Em alguns contos eu me cativei pelo personagem principal, e comecei a refletir mais sobre suas atitudes e reais intenções.
?Enredo:
?????????
A antologia possui o total de 10 contos, que vai desde releituras de histórias famosas que todos conhecem, até novas histórias em um universo totalmente criativo.
?Diagramação:
?????????
A capa e a diagramação do livro é um show a parte. As páginas possuem detalhes que enriquecem a leitura. Além de conter no fim de cada conto uma ilustração do personagem principal do respectivo conto. É isso pra mim, foi um dos pontos chaves da leitura.
?????????
?Se você assim como eu, gosta de sair da zona de conforto e ao mesmo tempo ler e apoiar a literatura nacional, vai amar conhecer essa antologia!

Inês Montenegro 04/12/2019

"A antologia reúne dez contos de dez autoras sob a premissa de dar voz a mulheres tipologicamente vilãs, seja de criação original, seja recontagem ou reinterpretação de contos já conhecidos. Sendo uma leitura interessante no seu geral, é natural que uns contos se tenham destacado mais que outros, por diversas razões. Como habitual seguem as opiniões individuais a cada conto. (...)"

Resenha completa em:

site: booktalesblog.wordpress.com/2019/12/04/vilas-vvaa/

Aline Cristina Moreira 31/10/2019

Adorei!
A primeira coisa que pensei ao terminar o primeiro conto foi: "Que horror! Adorei!" Rs
Os contos desse livro são muito bons e intensos. Alguns falam a respeito de vilãs já conhecidas, mas outros nos trazem novas vilãs em situações mais que inusitadas.
Gostei do tom do livro e da variedade dos temas, apesar de se resumirem às vilãs e, apesar de acreditar que todos os contos são especiais, os que mais gostei foram: "Abandonada", "A Assassina do príncipe" e "A Natureza das Minhas Intenções".
Em alguns momentos foi triste ler as situações pelas quais as vilãs passaram para se tornarem o que são, mas o livro, definitivamente, cumpre sua proposta e nos traz vilãs inesquecíveis em seus 10 contos!

Pri | @biblio.faga 27/10/2019

“Não, eu não cairia sem lutar. Se o homem é a cabeça da casa, a mulher é o pescoço, ela é quem ordena a direção” (p. 161).
Hoje vamos falar de mais um livro que conheci por um projeto lançado e financiado no Catarse: a antologia “Vilãs - O Lado Obscuro da Fantasia”.

Trata-se de onze contos, escritos por mulheres, sobre mulheres poderosas e o lado obscuro não contado das histórias.

• O primeiro conto "Abandonada", de autoria de Karen Alvares conta a saga da criança Poliana e a transformação de Paula em uma "bruxa má".
Adorei o final e acredito que, embora seja um tanto quanto complicado para alguns admitir, foi impossível não me identificar com a Paula em alguns momentos.

• "A mais bela", escrita por The Wolf, por sua vez, narra a relação de Hilde Bergman (Grimhilde) com sua enteada Evelin.
Devo confessar que foi um dos contos que mais gostei.
Amei acompanhar a evolução da personagem Grimhilde e conferir a versão da história pelo seu olhar. A crítica ao universo cinematográfico é pontual e brilhante, tal como o questionamento sobre a sociedade que ensina as mulheres a se odiaram e competirem entre si. O final é maravilhoso.

• O conto "A face da inocência" (Deia Klein), nos brinda com a história de amor de Grace e Theodoro.
Romance este um pouco tumultuado pela sogra “do mal”, a Dona Quitéria.

• Em "Bendita seja a criação, maldita é a criatura" de Geovanna Ferreira, temos como objetivo entender qual é a relação entre Isabela, Surya, Eulália, Matilde, Lurdes, Yellena, Moiara, Bárbara e Celeste.
Um conto brilhante. Confesso que tive que ler mais de uma vez.

• O “Mal de ojo”, escrito por Soraya Coelho, mescla uma história de vingança com o nascedouro de uma bruxa.

• Em “Marcada”, de autoria de Nara Odelle, temos, em minha opinião, uma das ilustrações mais bonitas do livro.
O conto, ambientado no ambiente circense, conta a história de Amélia e sua fiel companheira Eveline. Cuidado com a presença de monstros.

• A história “Os sóis de Maria” (Laisa Couto), revela-se cheia de mística e simbolismo e nos presenteia com a vida de Maria do Céu e sua mãe. Maravilhoso e cheio de significados.

• “A assassina do príncipe” (Thais Rocha), como já antecipa o título, descreve a trajetória da jovem Skylar até o momento em que mata o príncipe Fendrel.

• “Ao ouvir os sussurros da morte, ela respondeu”, de Ana Cristina Rodrigues, nos deixa com vontade de ler o romance “Atlas ageográfico de lugares imaginados” e com vontade de adotar e acolher o cachorro Nuada.

• Outro conto que gosto muito é “A natureza das minhas intenções”, de Fabiana Ferraz.
É maravilhoso acompanhar o processo de nascimento de uma Rainha.
Gostei muito de como o livro e, especialmente esse conto, retrata a relação com o místico e a magia.
Espetacular a critica ao “final feliz” da história da mulher “sortuda” que se tornou esposa.

• Por fim, “A viúva do mar”, de Clara Madrigano, retrata com maestria o processo de se tornar uma bruxa perante os olhos da sociedade, principalmente, os masculinos.
Impossível não se afeiçoar a Mags e a Mary O’Leary.

Quotes:
"Ademais, num mundo onde mulheres eram educadas desde muito cedo para enxergar outras mulheres como rivais a se destruírem, aquele comportamento era, apesar de completamente reprovável, compreensível. De certo modo, aqueles dizeres não eram frutos nascidos da mente da jovem à sua frente; foram nela injetados por uma sociedade corrompida, de valores distorcidos, cujas imposições deviam ser seguidas sem questionamentos ou objeções" (p. 41).
“A vida é um jogo. Ganha quem souber blefar melhor. Fui chamada de má, cínica, leviana, tirana e injusta, mas não sei se todos esses adjetivos se encaixam. Tentei ser apenas eu mesma. Nunca escondi quem eu era ou qual a natureza das minhas intenções, portanto, aceito quase tudo, menos a pecha de tirana” (p. 158).

site: https://www.instagram.com/biblio.faga/

Marquesca 09/07/2020

Um leitura interessante sobre vilãs
O livro é uma antologia de contos que são escritos por mulheres e sobre personagens femininos. Os textos são muito diversos, indo de releituras de clássicos a universos completamente novos, cada um com uma personalidade única e marcante. Gosto do tom que o livro deu para a variedade de temas abordados, foi interessante a construção de como as vilãs se tornaram vilãs.

Ket do @fanficai 15/07/2020

Me decepcionei ao longo das histórias...
“Mas ter esperanças – disse ele – é como o impossível pode virar realidade, no fim das contas.”
Comecei esse livro com uma enorme expectativa. Afinal, as histórias de vilãs sempre são muito interessantes, mas me decepcionei ao longo das histórias. De dez contos, somente dois me fizeram, de fato, adorar aquilo e ansiar por mais. E sinto em dizer que os dois contos em questão estavam ao fim do livro.
Apesar dos pesares, houve alguns trechos que me fizeram refletir bastante sobre o papel da mulher na sociedade. Entre eles:
“O ódio vem de todos os lados. Principalmente dos homens, claro, mas das mulheres também, e, na maior parte do tempo, é a hostilidade delas que mais dói. O desprezo do sexo oposto, infelizmente, não surpreende; a inimizade e a rivalidade das mulheres, por outro lado, são desconcertantes.”
“Ela realmente poderia fazer a diferença, mas preferiu se isolar no seu pequeno mundo de condescendência e cegueira. O tipo de garota que não emite opinião para não desagradar.”

site: instagram.co/mmaria.co

Fernanda2168 01/01/2021

Favoritado
Eu não sei o que dizer desse livro além de que ele já se tornou um dos meus favoritos da vida e, com absoluta certeza, já é um dos melhores livros que lerei este ano. Amei como cada autora construiu a história das vilãs que tanto amamos odiar e odiamos amar. Me vi torcendo para que elas tivessem um final feliz. MARAVILHOSO.

Saah 05/04/2021

Um livro interessante, diferente, os meus contos favoritos com certeza são 'Marcada' de Nara Odelle e 'A assassina do príncipe' de Thais Rocha

Vanessa 12/05/2022

Vilãs
Vilãs apresenta 10 histórias escrita por mulheres que são (em sua maioria) uma releitura de contos de fadas (famosos ou não) que você sempre vai identificar uma madrasta, uma bruxa , uma rainha má.
O interessante da obra é como elas são mostradas. Vilãs são mulheres (não tão comuns) que de alguma forma foram quebradas, tiveram suas motivações reais, que as levaram a cometer suas vilanias.
A obra tem (óbvio) protagonismo feminino e levanta temas como feminismo e a luta diária da mulher com a sociedade.
E o fato de serem baseados em Contos de Fadas não significa que a Princesa é boazinha, ou a Rainha é a vilã. E isso é o mais legal. Prepare-se para se surpreender.