Tão Ontem

Tão Ontem Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Tão Ontem

Gunnar.Gustavo 17/11/2023

Li a série "Feios" e não pude não lembrar dos que se rebelam contra o sistema pré-estabelecido. em Feios temos os Enferrujados e nesse temos os Arruaceiros.
A escrita é dinâmica e te mantém com vontade de ler.
Tirando algumas partes um pouco exageradas, a essência (tanto da série distópica quanto de Tão Ontem) é a mesma: aqueles que não engolem facilmente o que o rebanho aceita como normal ou necessário.

Glayce 02/02/2023

Leitura leve e juvenil
Achei o assunto do livro muito interessante e diferente já que não é tão comum ver moda ser abrangida desta forma.
Olivro em si é para um público mais jovem, porém outros públicos podem gostar.

Victoria 17/08/2022

Scott sempre arrasando
Scott westerfeld é o meu autor favorito e nesse livro ele n me deixou na mão. Um história engraçada, leve, rapidinha de ler e principalmente com uma ideia meio doida e única, como todos os livros dele. Algumas coisas acontecem rápido demais, deixando os personagens meio rasos, mas temos q lembrar q é um livro bem curtinho e n da p trabalhar tanto algumas questões

saraiva 07/04/2022

s e n s a c i o n a l
li este livro há anos e a única coisa que eu lembrava é que tinha gostado muito. de resto, só relendo mesmo para descobrir, e como não sou boba nem nada, reli.

decisão mais que certa! acho que é um dos pouquíssimos livros que podem te fascinar atualmente do mesmo jeito que fascinou seus eus crianças/adolescentes. é uma história inteligente e que prende de uma maneira inexplicável, e é engraçado que o livro foi escrito em 2004 mas têm muita coisa atual nele, como a rapidez que as coisas da moda saturam e a lavagem cerebral que todos nós somos submetidos sem perceber pelo marketing. é um livro juvenil, mas acho que as referências e as críticas ocultas serão muito mais apreciadas pelos adultos, e só não digo que é para todas as idades porque acho que é complexo para crianças. Hunter e Jen têm um carisma absurdo, as presepadas que eles se colocam são incríveis de acompanhar e é um livro que te faz rir na mesma medida que te faz roer as unhas (de tensão e curiosidade). enfim, estou muito contente com o meu bom gosto no passado kkkkkkkkkkkk e também muito feliz por este livro não ter perdido o encanto para mim. com certeza terei na minha estante um dia e recomendo para todo mundo!

p.s.: a única coisa triste é que eu me conheço e sei que nunca conseguiria ser uma Inovadora... é uma pena.

Gabriela1958 28/05/2020

#desafioskoob livro muito divertido, fácil de ler, com ótimas sacadas. Personagens muito legais

lavinia.pontes 16/06/2017

Livro passatempo
Me interessei pelo enredo pela sinopse, fui lendo e foi ficando mais instigante todo o mistério, até a parte que Hunter encontra a chefe. É bem pro fim do livro, mas foi a partir dali que pra mim desandou. Eu achei totalmente confundo quem era parte de que, o porque a mulher sumiu e qual era o objetivo final do tal anticliente, ficou tudo muito, mas muito confuso pra mim. E a parte do romance que era bem óbvia ficou faltando desenvolvimento, e cá pra nós, achei a menina bem chata e até meio mandona.

Mas o livro vale como uma leitura passatempo.

Alexia | @livrosdalex 16/01/2017

Resenha (Flores no Outono)
A história é narrada por Hunter, um garoto de 17 anos que tem um emprego secreto um tanto peculiar: ele é um caçador de tendencias. Hunter tem a tarefa de encontrar as coisas mais legais que podem se tornar uma febre na moda. Sua tarefa é observar. Porém, ao conhecer Jen, uma Inovadora, aquela que lança a tendência, Hunter começa se envolver mais do que deveria.

Então algo assustador acontece: Mandy, sua chefe, combina uma reunião com Hunter e Jen, porém ela não aparece, seu celular é encontrado pela dupla de adolescentes em um galpão e toda a aventura para descobrir o que aconteceu com Mandy e o que um par dos tênis mais incríveis já vistos tem a ver com a história se inicia.

A escrita de Westerfeld é envolvente, e isso faz com que a leitura flua muito rápido. Os capítulos curtos ajudam muito com que as páginas passem rapidamente e o mistério no fim de cada um deles faz o leitor se sentir motivado a continuar a história. A narrativa simples feita pelo nosso protagonista não tem nada demais, mas ainda assim é deliciosa e divertida de ler. Hunter é um rapaz comum, do qual dá vontade de ser amigo e Jen é uma garota diferente, divertida e aventureira.

A história é bem trabalhada, enquanto os personagens de fato não são tão bem trabalhados assim. Os acontecimentos tomam a cena e o mistério é o que me motivou muito a ler rapidamente a história, despertando sempre minha curiosidade o livro é bem divertido e me tirou boas risadas.

Uma característica legal é que dá para perceber que a história tem um bom plano, segue um roteiro e isso acaba dando um bom desenvolvimento, nenhuma ponta fica perdida e não restam interrogações ao fim da história.
Eu confesso que não fazia ideia do que esperar do final, por isso apenas me surpreendi. Scott fez uma obra tão bem planejada que eu nunca conseguia acompanhar o suficiente para criar teorias, minha criatividade foi bem limitada e isso não é algo ruim.

Porém, o livro é bem simples. Os personagens são simples e a história se baseia basicamente nessa rápida aventura, dando espaço há uma leve química e um pré-romance que não chega a ser abordado no livro.

É leve, descontraído, cheio de aventuras e aborda um tema diferente, a industria da moda vista de uma forma curiosa e irreverente através de pirâmides onde no topo se encontram os inovadores e logo abaixo os caçadores de tendências. Vale muito a pena ler, principalmente se você busca uma história para se distrair e rir um pouco. Se fosse um filme, daria uma bela sessão da tarde.

site: http://flornooutono.blogspot.com/2017/01/resenha-tao-ontem-de-scott-westerfeld.html

Flavinha 12/06/2013

Um detetive fashion
Historinha boba, bem infanto-juvenil... Um garoto caçador de tendências, uma menina que amarra o cadarço do tênis de um jeito diferente e uma grande confusão graças à aproximação entre os dois!
Comecei achando que seria uma história efetivamente sobre moda, tendências e seu vai-e-vem, mas não passou de uma historinha chata de detetive com um final bem sem graça. Só terminei mesmo porque ganhei de presente de uma querida amiga, em respeito e consideração a ela.

Lu 28/12/2012

Banana Pirata, resenha...
Oi,
Confira a resenha lá no blog!

Bjs, Lu

Nath @biscoito.esperto 05/11/2012

Oi galerinha, tudo em cima?

Hoje venho com a resenha do livro Tão Ontem, do Scott Westerfeld. Dele só li a série Feios e devo dizer que gosto muito da narrativa dele. Agora, se eu já gostava dele escrevendo em primeira pessoa, confesso que AMEI a narrativa dele em primeira. Eu até prefiro a narrativa quando é em terceira pessoa, mas ele me conquistou muito.

O maior ponto forte dos livros do Scott (principalmente de Tão Ontem) é que ele cria personagens incríveis e ímpares. O Hunter e a Jen eram incríveis, cada um com uma personalidade e visual únicos.

O livro conta a história de Hunter. Ele é um blogueiro, mas ao invés de resenhar livros ele fala sobre roupas e moda. Mas não, ele não é gay. Na verdade, ele é mais do que apenas um crítico de roupas, ele é um Caçador de Tendências. Afinal, o que é isso? Uma pessoa como ele tem uma posição definida da pirâmide hierárquica do consumo como aquele que decide o que é e o que não é cool e então entrega isso tudo ao mundo, que irá comprar os produtos a partir da crítica dele. Mas ele não é o único, é claro. Além de que os Caçadores de Tendência não estão no topo da pirâmide. Acima deles estão os Inovadores.

Os Inovadores CRIAM as coisas que os Caçadores de Tendências AVALIAM. Sabe aquela trança que parece espinha de peixe? Ela com certeza foi popularizada graças a alguém que gostou da ideia. Mas a pessoa que CRIOU essa trança, essa sim, é um Inovadora. E, no livro, a Inovadora é Jen. Mesmo que não saiba.

O melhor do Scott é que ele sempre trás umas situações sem nexo ou simples demais e as transforma em algo MUITO interessante.

Num belo dia, Hunter está passeando por aí com um telefone novo que tira fotos (ele recebeu esse telefone para verificar se ele é apto para ser a próxima moda). Ele, então, esbarra em Jen, que está amarrando seus sapatos com um laço lindo e sente-se encantado pela criatividade. Tira uma foto do laço e manda para sua chefe ver o que acha. Pois é, tem chance de ser a próxima moda!

Depois de uma breve conversa e conseguir a foto, Hunter percebe que essa garota - Jen - é mais que uma garota comum: ela é uma Inovadora. Ele decide levá-la para assisti à prova de um comercial que ainda não foi ao ar.

Como Jen é uma Inovadora, logo causa um pequeno dilema no grupo por notar um erro óbvio no comercial: Falta-uma-mulher-negra (isso é muito bem explicado no livro e eu particularmente já havia pensado o mesmo). Mas Jen torna-se um alvo de especial atenção e Mandy, a chefe de Hunter, os convida para dar uma conferida no novo produto de uma empresa. Os dois chegam juntos no local marcado mas - surpresa! - Mandy não está lá. Mas o celular dela está e os dois temem que ela foi sequestrada.

O livro então vira uma espécie de investigação meia-boca. Não entenda mal, é tudo MUITO divertido e super bem organizado. Mas é que Jen e Hunter não são detetives e acabam fazendo cada coisa que dá vontade de estapear os dois em alguns momentos. Mas não por que são chatos, jamais! Na verdade, os dois são personagens incríveis.

Toda a história de Tão Ontem, além de uma aventura muito sem nexo envolvendo festas em museus, bebidas misturadas com suco, Shampus misteriosos que deixam seu cabelo roxo e flashs de câmera cegantes, é uma crítica social. Ao mesmo tempo em que estamos evoluindo tecnologicamente, estamos virando muito consumistas. O livro mostra isso de forma muito interessante através de alguns personagens secundários que fazem toda a diferença.

É isso gente, leiam o livro por que ele é muito legal. A capa dele é linda, não acham? Okay, vou voltar ao meu trabalho de Caçadora de Tendências e ler muitos livros para recomendar a todos =D

Espero MESMO que leiam este livro um dia. É uma daquelas histórias que te deixam com um sorriso bobo após terminar.

Recomendo!

site: www.nathlambert.blogspot.com

Adriana 02/10/2012

Scott Westerfeld mais uma vez pintando por aqui! E desta vez, com um livro muito doido legal que fala sobre moda e sua influência no mundo moderno. Na verdade o tema não é moda e sim como nos deixamos afetar pelo que os outros ditam como sendo cool. Mas enfim, estou me adiantando…

Hunter é nosso protagonista da vez. Ele é um Caçador de Tendências, o segundo mais importante na pirâmide hierárquica do glorioso mundo consumista. Acima dele, apenas estão os Inovadores, pessoas que repudiam as marcas, mas sem saber definem tudo que será hit na próxima estação. Hunter é um jovem esperto, que se especializou na arte de achar Inovadores com invenções em potencial. E é caçando uma destas tendências loucas que povoam nosso mundo que ele encontra Jen. Ela é totalmente cool sem querer ser, principalmente a forma divertida que encontrou de amarrar seus tênias (sim, vai virar a moda da próxima estação).

Hunter acaba levando a Inovadora até um evento típico de seu trabalho: assistir ao novo filme publicitário de seu cliente e avaliar se ficou bom. Ele é pago para dar sua opinião e ainda ganha muitos “brindes” legais com isso: celulares com tecnologia de ponta, roupas e sapatos de marcas caríssimas que ainda nem foram lançados e muitos outros acessórios irados. Isso porque a função dos Caçadores de Tendência é justamente disseminar o que está na moda para os primeiros consumidores a experimentarem a febre do momento.

No evento em questão, Jen acaba chamando mais atenção do que devia, graças a um comentário muito inteligente sobre o problema do Falta Uma Mulher Negra no comercial. Aliás, um parêntese aqui: o que ela disse faz total sentido para mim! Mas infelizmente só que já leu vai entender…

O fato é que o protagonista e Jen são convidados pela chefe de Hunter, Mandy, a conhecer um novo produto para dar sua opinião. Porém, no local e horário marcados, ela não aparece e eles encontram indícios de que a publicitária foi sequestrada.

Presos em meio a um turbilhão de acontecimentos e com uma grande conspiração contra o sistema tentando detê-los, eles terão que investigar a fundo para encontrar a chave do mistério.

O livro é muito divertido e instigante porque mistura ação e aventura com o contexto urbano ao qual estamos acostumados. Em meio a festas de luxo e acontecimentos bizarros, os protagonistas tentam entender a maluquice toda por trás daquele sequestro.

Como sempre, Westerfeld não teve medo de ousar ao escrever seu livro. A característica mais marcante do autor é justamente a novidade que ele acrescenta a tudo que escreve. Foi assim com Feios, com Vampiros em Nova York, Midnighters e agora com Tão Ontem.

Apesar das minhas ressalvas ao autor, estou cada vez mais apegada à seus livro e me deparo curtindo pra valer a leitura deles. Para quem gosta do gênero jovem-adulto e procura leituras diversificadas, recomendo demais Westerfeld. Além de entreter, seus livros apresentam uma crítica social muito bem colocada e super importante para os jovens.

Resenha em http://mundodaleitura.net/?p=5286

House of Chick 07/05/2012

A primeira vez que eu vi esse livro fiquei na dúvida se iria ler ou não, mas acabou indo para minha lista de desejados. Minhas duas amigas lindas me deram ele de presente, foi então que depois da fila de livros andar, que finalmente eu consegui tempo para ler, e já vou adiantando: o livro é muito bom. Foi o primeiro livro que eu li do Scott Westerfeld.

"Tão Ontem" conta a história de Hunter, um adolescente que tem 17 anos. Ele tem uma profissão bem diferente, que é ser "Caçador de Tendências", que tem como objetivo sair pelas ruas em busca de algo diferente que tenha tendência em virar moda. O público alvo dele é o Inovador, que nada mais é aquele que quer ser diferente da sociedade, que gosta de criar algo diferente, para ser único. Você pode achar que tipos assim, que o trabalho dele é fácil, é só andar pelas ruas e achar algo diferente, que em um pulo de mágica está em todas as prateleiras do mundo, mas não é tão fácil assim, tem que ser algo diferente com grande possibilidade de ser aceito pela sociedade.

Continuação: http://www.houseofchick.com/2012/01/tao-ontem-scott-westerfeld.html

Camila 24/07/2011

Tão Verdade
Confesso que não dava nada por esse livro, depois do que o autor, Scott Westerfeld, fez com o último livro de sua trilogia "Feios". Pensava, por essa trilogia, que Westerfeld fosse apenas inteligente, mas um escritor qualquer. Todavia ele me surpreendeu e muito com "Tão Ontem". As 316 páginas editadas pela Record são geniais, me fizeram enxergar um mundo oculto por trás do consumo. Tudo o que o autor disse é verdade, e assustador.
O livro começa bem sem graça e até um pouco fútil. Parece um livrinho que fala sobre moda e pronto. Hunter é um Caçador de Tendências que vê a necessidade de exercer seu trabalho quando vê Jen, uma Inovadora com cadarços de tênis diferentes propíncios a virarem modinha. Os dois acabam se tornando amigos e se envolvendo na busca da chefe desaparecida de Hunter. Mas a partir daí a história deixa de ser bobinha, quando, ao desenrolar da busca pela tal chefe, ficamos conhecendo o mundo das tendências que explicam tudo o que aconteceu através dos séculos na história da humanidade.
Scott tem a mania genial de catalogar o mundo em tipos de pessoas. Nessa história isso fica claro com a super inteligente pirâmide de consumo. Nessa pirâmide, o escritor divide as pessoas em Inovadoras, Criadoras de Moda, Primeiras compradoras, Consumidoras e Retardatárias. E o grupo curinga dos "Arruaceiros", como ficamos sabendo mais tarde. Só lendo para entender. Mas a questão é que no final da obra você vai estar se perguntando "De que grupo eu sou?" e "Como interágio com as tendências?". Essa questão de "moda" parece boba, mas, como o autor mostrou muito bem, explica a maioria dos acontecimentos da história.
Além de toda essa genialidade Scott mostrou sua habilidade para escrever. Depois de ler a série "Feios", que é toda em terceira pessoa, fiquei supresa ao descobrir como ele é capaz de escrever muito bem na primeira pessoa. Senti Hunter na escrita enquanto lia. O autor conseguiu criar muito bem sua personalidade e fazê-la influenciar no jeito como o texto é narrado.
E, diga-se de passagem, o romance entre Hunter e Jen é tão fofinho! Tão realista e por isso mesmo muito fofo!
Só para não idolatrar demais o Scott Westerfeld, tem horas que a narrativa fica muito lenta e cansativa, enquanto noutras a narrativa é superenvolvente. Ficou meio desigual essa característica no enredo. Além disso é uma obra um pouco confusa. Em parte pois a complexidade do que o autor estava falando era muito grande, então você demora a entender.
Em suma, é um livro super recomendado a quem aguenta um banho de verdades sobre o mundo de doer a cabeça.

Mais resenhas em: www.vidalivrosepensamentos.blogspot.com