O Homem Errado

O Homem Errado John Katzenbach

Resenhas - O Homem Errado

Telma 05/07/2012

Um retrato do "amor" obsessivo.
O Homem Errado - John Katzenbach

Este é o primeiro livro que leio de John Katzenbach, mas certamente, não será o último.

Os personagens são todos muito bem construídos e com características marcantes, peculiares e de fácil identificação.

A retratação do amor obsessivo neste livro é extremamente bem composta. Os questionamentos acontecem de forma natural, sem “forçação de barra” e clichês nauseantes...rs. Amor obsessivo é realmente “amor”?

A estória:

Ashley está em sua fase de diversão: frequentando a Faculdade que ama (Artes), trabalhando em um Museu meio período e com notas excelentes, tem absolutamente todos os ingredientes para uma vida bem sucedida.

Bonita, atraente, divertida, sai ocasionalmente com os rapazes mas não tem vínculo especial com nenhum deles. Numa destas “saídas”, conhece Michael O’Connell e tem sua vida transformada depois de uma noite de sexo: ela gostaria de parar por ali, ele acredita que são almas gêmeas.

O que começou com um simples flerte ameaça a vida de todos os envolvidos no convívio de Ashley, que passam a ser considerados por Michael como empecilhos para ficarem juntos e portanto, obstáculos a serem superados (não impontando o que fosse preciso para isso).

Michael passa a molestar Ashley, de diversas maneiras e ela, por sua vez, não possui elementos "palpáveis" para denunciá-lo à polícia e tem que agir por si e com aqueles que ama.

Dois elementos me incomodaram negativamente no livro:
1) a conversa paralela em tempo presente que vai ocorrendo enquanto se conta os fatos do passado, que são efetivamente a história de Ashley. Achei esses diálogos dispensáveis. Não aumentam o suspense (que já é imenso) e chegam perto do cansativo.
2) A diagramação. Essas conversas paralelas nem todas as vezes são separadas por um espaço em branco, como deveriam, fazendo o leitor ter que voltar alguma vez para entender que salto foi aquele.

De qualquer modo, quando você encontra uma história que reúne uma excelente escrita, suspense de primeira linha, personagens bem descritos psicologicamente, diálogos nada monótonos, o desejo imenso de saber o que tem a seguir a ponto de ir dormir tarde da noite (mesmo tendo que levantar cedo), os poucos aspectos negativos tornam-se insignificantes.

Nada me faria dar menos do que 5 estrelas para esse livro.

Já estão na fila e na minha estante (eba!): O Analista e a História de um Louco, do mesmo autor.

RECOMENDADÍSSIMO!
Claudia Cordeiro 05/07/2012minha estante
Exc. resenha, Exatamente o que achei do livro!!! Foi para os meus Favoritos!

Telma 05/07/2012minha estante
Eu agradeço demais a você pela troca, Dinho!!!!

Flavio Assunção 06/07/2012minha estante
Ótima resenha, Telma. Esse ainda não tenho, mas como adorei "O Analista", do mesmo autor, sem dúvida vai ser lido em breve. Tenho aqui dele "A Hitória de um Louco". Já leu?

Telma 06/07/2012minha estante
Flávio,
Muito obrigada pelo comentário! ;)
Depois desta leitura, comprei "A História de um Louco" e tenho "O Analista" na fila de leitura.

Silvia 06/07/2012minha estante
Ai credo não quero um homem desses em minha vida; deve ser muito bom mesmo este livro :-)

Telma 10/07/2012minha estante
Silvinha,
a gente sente exatamente essa aflição ao ler: ninguém merece um homem deste!...rs*

Lane 16/07/2012minha estante
Senti interesse em ler o livro. Ótima resenha.

Telma 16/07/2012minha estante
Obrigada, Lane!
Se tiver oportunidade de ler, tenho certeza de que vai gostar muitão!

Nana 17/10/2009

Este livro serve de alerta para as pessoas que conhecem alguém em um barzinho ou uma festa e no primeiro dia já a levam para sua casa sem saber nada sobre sua vida.
É claro que esta história é ficção, mas poderia acontecer com qualquer um e é um assunto muito atual.
Ashley teve um envolvimento de apenas uma noite com Michael, um psicopata, obsessivo, doentio que se infiltrou em sua vida e passou a perseguí-la destruindo seus sonhos e acabando com a paz de sua família.
Uma trama bem escrita, envolvente e tensa!

Cris Paiva 04/12/2017minha estante
Ehhhh ANSIOSA COM SSSSS!!!! Fico tão feliz quando alguém escreve essa palavra certo, que sinto que devo comemorar! Kkkkkk

Adoro livros de suspense, mais pra por na listinha.

Monica Monte 04/12/2017minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkk O que mais me irrita é alguém escrever essa perca ao invés de essa perda. E tem tanta gente q faz isso.

Rech 04/12/2010

História de suspense com acontecimentos incriveis. Um homem que é apaixonado por uma mulher, e faz de tudo para poder ficar com ela, envolve todo seu mundo, e transforma sua vida num inferno, e tem acontecimentos improváveis. A leitura foi um pouco lenta, mas a história sempre é interessante, foi uma leitura muito agradável.

Giovanni 27/02/2011

O livro conta do amor doentio de Michel por Ashley!! E tudo começou numa única noite de sexo e Michel passou a perseguir a moça com declarações de amor possesivo, e toda vez que ela tentava se afastar ele aumentava a sua obsessão e nisto espancou um possível namorado dela, fez ela perder o emprego, e a assustava! Também prejudicou a família de Ashley, através da Internet fez movimentações financeiras que quase acabou com a carreira de advogada de Sally (mãe de Ashley); mandou por email denúncia anonima que Hope companheira de Sally tinha assediado sexualmente uma das alunas do time de futebol, bem como tentou difamar a carreira de Scott, um professor de história (pai de Ashley), afirmando que houve cópia de um trabalho publicado, matou um detetive particular entre outras maldades!!!
Diante esta situações Sally, Hoppe e Scott elaboram e executam um plano para que Michel vá para a prisão e de lá demore muitos anos para poder sair!!!
Muito bom o suspense!!!
A história do livro é boa, mas tem trechos no qual não sabemos quem são os interlocutores!!!
Camila 03/05/2015minha estante
Só faltou vc contar o final né... quantos spoilers!

João 16/11/2016

O Homem Errado é um livro que me chamou atenção pela sinopse.
O livro é interessante,os personagens bem construídos e gostei de como tudo se resolveu.
Confesso que fiquei até com um pouco de receio da internet após ler esse livro.Acredito que não seja tão fácil manipular dados e detonar com a vida de uma pessoa tão fácil como o personagem Michael faz mas ainda assim faz pensar.
Não sei se ocorreu com outros leitores o que ocorreu comigo,mas esse livro tem um começo difícil.De início parecia que a leitura não engrenava,não me prendia aos acontecimentos.Porém esse é o tipo de livro que é preciso persistir na leitura por que fica excelente depois e você não quer mais parar de ler.
Acho também que com menos páginas daria pra contar a mesma história.Ainda assim é um bom livro,um bom suspense psicológico.Eu gostei e pretendo ler outros livros do autor.
Leandro Assumpção 16/11/2016minha estante
Que legal!!! Por coincidência estou com ele aqui do meu lado, mas comecei a ler "História de um louco" do mesmo autor.

Leia "O Analista" é muito bom!!

João 19/11/2016minha estante
Valeu pela dica Leandro!!Já estão adicionados a minha lista os dois livros!!Valeu!

Erica 17/10/2017

AMOR UNILATERAL
Essa história é muito tensa, pensa em um amor doentio, multiplica por dois, soma mais um e subtrai todo o amor que a Ashley (NãO) sente pelo cara e pronto temos o nosso vilão apaixonado Michael.

O cara diz que ama a garota mas faz da vida dela um verdadeiro inferno, alias dela e da família toda, pois segundo sua mente psicótica os pais da garota estão dificultando 'o amor" do casal ( Só que não). A historia envolve muito terror psicológico,daqueles de voce desconfiar da sua própria sombra, pois Michael parece estar em todo lugar com sua insistência de que foram feitos um para o outro, manipulando acontecimentos perturbadores na vida de Ashley e pessoas próximas.

Chega um momento da historia que simplesmente não da mais para parar de ler, porque voce necessita saber o que Ashley e sua família vai fazer para contra atacar tantas ameaças ocultas. Livro bem pertubador e com um final que eu particularmente fiquei sentida, escrita maravilhosa e a personalidade dos personagens são bem construídas de maneira que a gente consegue se identificar com o sentimento de cada um, inclusive suas historias de vida!

Como toda historia fictícia, tem alguns exageros nas ações dos personagens mas nada que atrapalhe a leitura, considerando o mundo em que vivemos tudo é possível, consigo enxergar ate umas criticas " A SOCIEDADE FAZ O HOMEM OU O HOMEM FAZ A SOCIEDADE" e " A LINHA TENUE QUE SEPARA O DOCE DO ASSUSTADOR", alias se sentir amada é otimo mas quando é reciproco!

Marselle Urman 08/08/2018

Tudo por Ashley
É uma estória bem contada, mas ainda assim foi difícil chegar até a metade desse livro. Poderia ter sido bem mais condensado.
O ponto forte é o nível de imersão nas personalidades dos personagens, exceto por Michael O'Connell. Que acabou me parecendo um ingênuo bode expiatório das vontades aleatórias do escritor.
Leitura OK.

SP, 07/08/2018

Vanessa 04/07/2020

Um bom livro pra quem gosta de personagens stalkers, você se sente tudo os que os personagens sentem te faz pensar sobre o que realmente é amor! Os personagens são intensos e o livro te prende até o fim!