Abismo do Mal

Abismo do Mal Igor Cabrardo
Gabriel G. Sampaio

Resenhas -

edisik 16/05/2023

É uma boa homenagem as histórias de H P Lovecraft com seu terror cósmico. Só não dá para ler direto, pois se torna um pouco maçante. O bom é intercalar com outro livro.

@bardoriano 13/02/2020

Excelente para os fãs de H. P Lovecraft
#RESENHAMANÍACA

Essa é uma antologia inspirada, com 32 contos e uma homenagem brasileira a H. P Lovecraft. Então já começo dizendo, dica perfeita para os fã do autor.

Não posso falar sobre a relação dos contos e a inspiração Lovecraftiana, pois não conheço absolutamente nada de H. P Lovecraft, nem tenho noção, então irei só falar minha experiência no geral.

Mas pelo que essa obra passou, o estilo é voltado para o medo do desconhecido, o horror cósmico e os mistérios que desafiam a sanidade.

A apresentação do #GabrielGSampaio na contra capa é muito foda, onde ele divaga sobre nossa insignificância terrena, a vastidão do universo e questiona sobre esses leviatãs cósmicos-dimensionais, que de algum lugar vieram, e talvez, não só da imaginação?

E esses contos Lovecraftianos unem mitos indígenas, causos do interior, problemas sociais e lendas infantis. Tudo inspirado na realidade brasileira.
Mortes, loucuras, bizarrices e tentáculos do abismo rastejam por essas páginas.

Foi uma delícia reconhecer lendas nossas. Uma bela homenagem, muito bacana, fiquei com mais vontade de conhecer as obras de Lovecraft. Uma inspiração original.

Como de praxe em antologia, raro gostar de todos os contos. Listei os que gostei, me chamaram mais a atenção.

Às Vozes de Vôrgaoth #GabrielGSampaio

A Caverna Profana #RafaelDanesin

O Sr. Antenor #KleberdaSilvaVieira

Hatorek em Duas Dimensões #RenatoFelixLanza

Eles Existem #EdvaldoLeite

E H. P Lovecraft não estava errado, quando disse que a emoção mais poderosa é o medo do desconhecido. Mistério é o que permeia o universo, e não compreendê-lo, é o que aterrorizar os humanos.

Parabéns ao organizador Gabriel, já pode trazer mais obras assim, inspiradas nesses grandes autores. Muito bom. E a #LuraEditorial, por sempre arrasar nas edições.

Venha se enroscar nos mitos de Cthulhu.

#ABISMODOMAL

Jaque @blogmalucadoslivros 14/02/2020

ABISMO DO MAL
Organizado por Gabriel G. Samapaio, Abismo do mal é uma antologia que reúne 32 contos de vários autores nacionais, que exploram o horror cósmico, em homenagem a H.P Lovecraft.

A PREMISSA:

Nestes contos vamos encontrar o horror em diversas formas. Além disso, os autor e tiveram a oportunidade de explorar o nosso folclore e lendas brasileiras, mas sendo em homenagem á H.P Lovecraft, e uma "visão brasileira" dos mitos de Cthulhu, não espere um horror sangrento e sim psicológico, do jeitinho que todos os fãs de Lovecraft adoram.

O que eu achei:

Todos os contos chamam nossa atenção logo no início. O horror presente vai crescendo ao longo das páginas de cada conto, criando assim uma expectativa por cada um deles.

Gostei muito do fato dos autores ter explorado o nosso folclore de forma tão impressionante, afinal, precisamos de mais obras assim, que mostram como nossas histórias brasileiras são ricas, e capazes de nos causar diversas sensações, entre elas é claro: o horror.

Meus contos preferidos foram: As vozes de Vôrgaoth, Eu também sou o escuro da noite, Pesadelo Holandês e O que se esconde sob a pele. Foram alguns dos contos que me deixaram querendo mais, enquanto outros não me cativaram tanto, mas mesmo assim, não fazem a obra deixar de valer a pena, muito pelo contrário.

A edição esta linda e dá pra perceber o carinho e a dedicação que organizador teve neste livro, que é uma bela homenagem a Lovecraft e um presente para os fãs do autor e de Horror!

Bi Faria 15/04/2020

Capa maravilhosa! E foi uma leitura muito eletrizante e talmente diferente para mim.
Logo na apresentação eu já conheço o mestre Horward Phillips Lovecraft, que tem uma escrita baseada no horror cósmico que sempre fala de loucura, ligada à monstros alienígenas assustadores.
O livro contém 32 contos homenageando Lovecraft, então daí já se tem uma noção das histórias de arrepiar.
Em um mundo totalmente novo para mim, me vi grudada nas páginas, com medo a cada história.
Sempre permeados de escuridão, medo, loucura, sangue, seres inanimados e cenários brasileiros, da Amazônia ao interior de Minas, o que trouxe muita riqueza para obra.
De todos os contos alguns mexeram mais comigo: .
- Úmido .
- O que se esconde sob a pele .
- Esconde-esconde .
- O Sr. Antenor .
- Hatorek em duas dimensões .
- O Vigia Noturno .
- O Machado Cósmico .
- A música perdida .
- Molambudos .
- O Quadro na parede .

E para quem curte todo esse universo as histórias são muito bem construídas, desenvolvidas e chocam, mas mostram um novo universo, algo nunca imaginado. "O som que ela emanou foi um urro de êxtase e grandiosidade. Tentei fazer relação daquele som com qualquer animal existente, mas não consegui. Seja lá o que fosse só podia ser de outro mundo, ou das profundezas desconhecidas da Terra." "Suas retinas pareciam ser perfuradas com aquela visão tão horrenda. não sabia porque, mas parecia que seus olhos irão derreter só por ele está vendo aquela figura incompreensível e inominável." @lura_editorial

Thaisa 06/04/2020

Por Thaisa Lima no blog Minha Contracapa
A editora Lura tem arrasado nas publicações de antologias. São dos mais variados gêneros, capas lindíssimas e autores talentosos. Eu tenho várias antologias aqui e Abismo do Mal se tornou uma das minhas queridinhas.

Para começo de conversa eu sou apaixonada por terror/horror. Não sou uma leitora voraz de Lovecraft, mas o universo da ficção científica, do terror e coisas vindas do espaço me fascinam e é por isso que me apaixonei por essa antologia. A Abismo do Mal é uma homenagem ao fãs do gênero, com contos inspirados nas histórias do Lovecraft.

Bom, minha leitura não foi rápida, apesar de serem contos curtos e explico os motivos. Primeiro: eu não queria terminar logo. Gosto de ler no máximo 2 contos antes de dormir e intercalar com a leitura de um romance, então eu levei dias dentro desse universo; Segundo: os contos são densos, macabros, pesados e instigantes, portanto não é aquele tipo de leitura que a gente lê rápido.

Não tenho um conto preferido. Gostei de todos. São histórias bem variadas, que exploram bastante esse horror cósmico, algumas nos deixando em dúvida se é real ou parte do imaginário do autor. Fiquei feliz em ver várias mulheres com contos ótimos fazendo parte da antologia.

Se você é fã do gênero ou se gostaria de conhecer, fica a dica para a leitura dessa antologia. Se prepare para ter alguns pesadelos…

site: http://minhacontracapa.com.br/2020/04/resenha-abismo-do-mal-de-gabriel-g-sampaio/

Ler é Literário 19/02/2020

안녕하세요 여러분!!!
Aqui é a Ana. Tudo bem com vocês?

Hoje vim trazer a resenha de uma antologia feita em homenagem ao Horror Cósmico de H.P. Lovecraft, que por acaso era um escritor que sempre tive muita vontade de ler mais sobre.

Essa Antologia consta com 32 contos escritos por diferentes escritores. Abismo do Mal foi organizada pelo escritor Gabriel G. Sampaio que é autor do primeiro conto apresentado na obra. Porém o livro só me ganhou a partir do segundo conto, devo dizer que, Luiz F. Chiaradia conseguiu capturar minha total atenção e com apenas 5 páginas produziu um texto incrível (com certeza lerei mais coisas dele).

"Estas ruas estão tão sujas de sangue quanto as mãos dos homens e mulheres que as construíram"

Outro conto interessante é o "Estranho Livro" de Idevarte José, que narrou o relato de um homem que estava mandando um e-mail para o médico dizendo que não iria para a consulta marcado após acontecimentos estranhos que ocorreram após seu companheiro de quarto pegar um livro estranho na biblioteca.

[...]

LEIA MAIS DA RESENHA NO BLOG

site: http://lereliterario.blogspot.com/2020/01/resenha-110-abismo-do-mal.html

Renato 20/10/2021

Contos lovecraftanos folclóricos e ambientados no brasil
É um ótimo livro, existem contos que dão uma imersão empolgante, misturando lendas do folclore brasileiro ou até mesmo usando de cidades brasileiras que acabam obtendo contos que gostei tanto, (li sem postar no Skoob, porque esqueci por conta do tempo que não li, mas acabei voltando). Existem contos que podem ser considerados como moderados, com uma história de terror emas não com elementos tão interessantes, acaba o conto e fica nisso mesmo e existe uma minoria que não achei lá essas coisas mesmo, mas é um ótimo livro, gostei demais, espero encontra6 mais livros nesse estilo

Ana do Café com Leitura 29/10/2020

Abismo do Mal
A obra Abismo do Mal reúne uma coletânea de contos de autores variados, mas que caminham no mesmo sentido na proposta da editora quando o assunto é trazer ao público-leitor histórias sombrias, todas baseadas no horror cósmico das obras lovecraftianas, subgênero que surgiu a partir da literatura de Howard Philips Lovecraft , o que vem como uma espécie de homenagem brasileira àqueles que admiram, bem como, no meu caso, àqueles que desejam conhecer.
São 32 contos que nos inferem espaços como hospitais psiquiátricos, lendas, como a da vitória-régia, nos remetendo à região amazônica do país, instigando a imaginação do leitor com, não somente este ambiente, mas ainda diversas localidades ligadas ao folclore e que se adequam à premissa contida nesse projeto da Lura.
Loucuras reveladas em identidades narrativas diversificadas.
Corvos.
Medo.
Maldades humanas...
...maldades, quiçá, sobrenaturais aos olhos de quem crê.
Os contos que mais me chamaram atenção foram "Úmido", de Jõao Bonorino, "Molambudos", por Marcelo Dias de Carvalho Filho, "Saudades", de Bruno Iochins Grisci e "Sementes do Mal", da escritora Raquel Cantarelli, que inclusive conheci em sua obra Folhas do Mal, que li no ano passado, nesta mesma época do ano, quando fui apresentada à escrita da autora. Aliás, tem resenha do livro de Raquel no blog.
Outro ponto que não poderia deixar de mencionar foi a apresentação da obra por Gabriel G. Sampaio, muito convidativa a adentrarmos no universo organizado por ele junta da Lura Editorial.

site: https://www.cafecomleitura.com/2020/10/662020-abismo-do-mal.html

Kelly Midori @kemiroxtvliterario 24/07/2020

Resenha: Abismo do Mal antologia org. Gabriel G. Sampaio | @kemiroxtvliterario
Abismo do mal é uma antologia de horror cósmico que foi organizada pelo escritor Gabriel G. Sampaio contendo 32 contos, corresponde a Lura Editorial sendo de literatura nacional. Eu recebi do organizador em parceria com dedicatória, eu conheci pelo livro Exídium que está na minha lista para ler urgente esse ano, E mais já li do organizador Gabriel Exceção Hostil e Jogo de Máscaras.

Essa antologia é uma homenagem brasileira ao horror cósmico de HP Lovecraft, com um subgênero do terror, esse contos foram inspirados em elementos da realidade brasileira, com mitos indígenas, problemas sociais e até lendas infantis. Eu me interessei com esse livro me aprofundando no universo do horror cósmico, ou seja, ligado a morte e a loucura.

Cada escritor tem sua maneira de escrever e todos os contos tiverem sua importância na antologia meus favoritos foram do As vozes de Vôgaoth, Estranho livro, A música perdida e Molambudos. Quando eu fiz as primeiras impressões me deu mesmo gosto de quero mais para ler a obra completa e amei ter recebido o livro pois eu li ele e me surpreendi com os contos mesmo que eu ainda não li obras do escritor homenageado HP Lovecraft.

Minha análise eu curti muito essa leitura, como diz a dedicatória os segredos do Abismo me foram revelados e pude aproveitar esse livro com minha leitura e mais eu li na maratona literária de inverno organizada pelo Canal Geek Freak, como desafio do livro encalhado que foi do Canal Palavras Radioativas. Portanto eu indico essa leitura e se quiserem adquirir tenha uma ótima leitura.

site: https://kemiroxtv.blogspot.com/2020/07/resenha-abismo-do-mal-antologia-org.html

Clauclau/Eu leio sim e daí 01/12/2020

Alucinante
O universo e sua quarta dimensão irão rechear cada partícula desse livro, essa foi a maneira mais hipnotizante que 32 autores, tiveram para deferênciar um dos grandes praticantes da literatura do horror clássico do século XX, H. P. Lovecraft.
Cada conto tem uma característica sufocante e impregnante que aprisiona o leitor a cada página, traduzindo o que de pior pode existir ao depararmos com o desconhecido. Estaremos em frente ao abismo em que a loucura ou o sentimento de perseguição retratará a fragilidade assombrosa, que leva seus personagens a perda da pouca sanidade que os acompanha.
Cada escritor, dentro de suas particularidades, apresenta narrativas empolgantes, bem escritas e que prendem o leitor do início ao fim. O clima úmido e inconstante, presentes nos contos sombrios transporta a alma a uma total escuridão de sentidos. Eles conseguem transitar pelos limiares do bem e do mal com total competência que conseguimos participar de muitas cenas descritas em cada enredo distinto. Consegui identificar a força sombria do grande Lovecraft em cada escrita.
Lendas do nosso folclore serão apresentadas em formas jamais contempladas, o horror será dominante. Histórias de povos primitivos e suas heranças farão parte de grandes rituais. O buraco negro irá dominar e será um convite para a exclusão de bons sentimentos. A obediência será a entrega ao mundo paralelo tornando-se inevitável. E todos poderão ver algo irreal e assustador.

site: www.euleiosimedai.com.br

Larissa | @paragrafocult 07/01/2020

Desde a primeira vez que li sobre Lovecraft, uma parte do meu coração já passou a pertencer a ele. Tinha uma ideia completamente diferente sobre o autor e por conta disso fiquei bem surpresa positivamente após ler algumas de suas obras.

Eu havia imaginado um tipo de horror mais sanguinário, trash e puxado para violência mas me deparei com um horror mais psicológico, onde muitas vezes as criaturas são apenas citadas, o que faz com que todo o horror presente ali seja fruto da mente do protagonista ao deixar o medo tomar conta.

Suas criaturas são grandiosas, poderosas e grotescas. Os cultos a elas pertencentes correm por todo o mundo onde seus seguidores aguardam pacientemente seu retorno triunfal. Lovecraft deixou a sua marca na literatura e influenciou autores, diretores e criadores de jogos. É possível notar sua marca em várias obras da cultura-pop.

Por conta de toda essa grandiosidade do autor, quando esse livro chegou para mim, eu fiquei bem animada. Ele prometia juntar toda a grandiosidade de Lovecraft e seu universo com o Brasil, através de contos de 32 autores brasileiros.

Cada um dos escritores da obra trouxe um pouco da obra de Lovecraft através do seu olhar, criando toda uma aura sobrenatural em suas histórias. Alguns conseguiram fazer isso de forma rica, me fazendo lembrar perfeitamente das obras do autor, porém sem ser uma cópia. Mas alguns outros tentaram e não se saíram tão bem nessa tentativa.

A Lura trabalhou muito bem não só na capa como também na diagramação da obra. Cada conto tinha uma arte simples porém bonita em seu início. No geral foi uma obra boa, que trouxe com de forma magistral, na maioria dos contos, todo o horror cósmico de Lovecraft para terras brasileiras.

Gostaria de ler mais livros nesse estilo, principalmente homenageando autores tão consagrados em determinado gênero literário. Todos os envolvidos na criação dessa obra estão de parabéns pelo capricho.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2020/01/resenha-abismo-do-mal.html

Milena @albumdeleitura 13/03/2020

Abismo do mal
"Eu estava perdida entre o delírio e a verdade."

Nesta sexta-feira 13, trago uma indicação bem diferente do que vocês costumam ver por aqui. Trata-se da antologia organizada por Gabriel G. Sampaio em homenagem ao horror cósmico de Lovecraft.

Diferente do horror sanguinário e violento que eu pensei que seria abordado nestes 32 contos, acabei me deparando com um horror mais psicológico, fruto da mente humana tomada pelo medo do desconhecido.

"O medo é a mola mestre que sustenta a mente humana."

"Há um medo que me invade por completo e transborda pelos poros da minha pele."

Com uma aura surreal e abordando histórias baseadas em mitos, lendas, rituais enigmáticos e até mesmo mistérios que envolvem a Floresta Amazônica, esta antologia faz o leitor mergulhar em um mundo onde o sobrenatural se faz presente e colocar sua própria sanidade em pauta, diante do surgimento de criaturas asquerosas e horripilantes que trazem à tona sentimentos como dúvida, asco e fraqueza.

Como são muitos contos, é impossível falar de todos, mas de maneira geral, muitos autores se destacaram em suas narrativas, outros, porém, deixaram a mensagem que queriam passar um tanto quanto nublada e desconexa.

Entre os contos que mais chamaram a minha atenção estão: "O segredo do Barão de Grão-Mogol" (o melhor de todos na minha opinião), "O açude", "Úmido", "As vozes do Vôrgaoth", "O quadro na parede", "O machado cósmico" e "Insanidade letárgica".

Feito de fã para fã e trazendo à tona críticas necessárias, "Abismo do Mal" é uma excelente opção para aqueles que desejam se aventurar por um novo gênero literário e conhecer um horror cósmico com pitadas do nosso folclore nacional.

"Nossa vida é uma piada de mau gosto e nossa existência um azar entre as possibilidades."

site: https://www.instagram.com/p/B9r790cDtSk/