Brasil: Terra à Vista!

Brasil: Terra à Vista! Eduardo Bueno

Resenhas - Brasil: Terra à Vista!

Rick Shandler 16/01/2023

Brasil: Terra à vista - Eduardo Bueno
Povo que não conhece a sua história, está fadado a repetí-la. Quem, assim como eu, segue o verborrágico Eduardo Bueno nas redes sociais já conhece muito bem essa frase. Só ela já seria motivo suficiente para ler este livro, mas é claro que tem muito mais.

Convenhamos, Eduardo Bueno faz mágica no seu canal deixando jovens sentados por horas a fio escutando um enérgico hippie (ou seria um beatnik?) esbravejar sobre nossa história. Quem se impressiona com a verve do Eduardo Bueno é porque ainda não o conhecia como escritor. Bueno, ou Peninha como ficou conhecido, consegue ser mais barulhento escrevendo do que falando, e isso é um feito.

O material da sua escrita também não poderia ser melhor. Não é à toa todo seu entusiasmo, a história do nossa país é simplesmente fantástica e não há gênio da ficção que consiga escrever algo assim. Claro que não falo aqui de uma narrativa fantástica pueril, mas de uma narrativa realista repleta de reviravoltas, feitos heróicos, personagens ambíguos, e sim, muitos CANALHAS.

O descobrimento do Brasil é o maior acontecimento da nossa história. Envolveu não só nosso continente, como envolveu a Europa, a África e a Ásia. Os acontecimentos que culminaram no nosso descobrimento foram de uma magnitude até então inconcebível e mudaram o mundo para além de sua cartografia. Brasil: Terra à vista nos dá ideia do deslumbramento que foi a entrada do Brasil para os mapas, desde o incrível desenvolvimento tecnológico da navegação até o assombroso encontro dos índios com as caravelas portuguesas.

Brasil: Terra à vista é um livro curto, de leitura fácil e prazerosa que é capaz de fazer mudarmos nossa percepção quanto nossa própria história. Mas, como diria Bueno, tudo que escrevi está cheio de generalizações e simplificações e se tu quiser saber como o livro realmente é, aí tu tem que ler.

Mateus 08/03/2022

Para os Amantes de História
Livro curto mas muito bem ilustrado, mostrando os aspectos mais importantes de antes da época do descobrimento, com uma contextualização precisa e bastante didática.
Os pontos mais importantes de antes de 1500 são mostrados, e achei tão bem feito e apresentado que te dá vontade de pesquisar mais. Adorei as referências usadas nele e recomendo muito para quem quer saber o básico da Era do Descobrimento das Américas.

JM1 21/07/2020

Pequeno mas muito bom
Livro curto, contudo evidência muito da história do descobrimento e da busca incessante pela India, por parte dos portugueses.

Vany 19/08/2020

Rápido, descontraído e superinteressante
É uma leitura bem rápida e descontraída sobre a história do descobrimento do Brasil.
Como o próprio autor já mencionou, esse era para ser um livro para crianças e jovens - a edição é superbem ilustrada - então a linguagem é simples, direta, e a história resumida. O que de forma alguma desmerece o livro, muito pelo contrário!
Como na escola o que estudamos do descobrimento do Brasil é que se deu em 22 de abril de 1500 por Pedro Álvares Cabral após uma calmaria o desviar de sua rota para as Índias (hã hã çey! ), este livro é uma excelente porta de entrada para uma história interessantíssima! Se você for fisgado, ao final, Eduardo Bueno apresenta várias sugestões de leitura para nos aprofundarmos no tema. (Sim, eu fui fisgada e agora não paro de ler sobre a história do Brasil. ?)

Wes 08/03/2022

Ótimo início de jornada
Livro introdutório.
Tem ilustrações belíssimas e um texto com linguagem simples.
O autor é direto ao ponto.
Feito para todas as idades

Guilherme Amaro 14/02/2018

Brasil: Terra à Vista!
Livro Brasil: Terra à Vista de Eduardo Bueno, editora L&PM, 101 páginas, que devorei em apenas 1 dia.

Primeiro livro que tive a oportunidade de ler de Eduardo Bueno, excelente conteúdo retrata toda a epopeia e dificuldade dos grandes navegadores portugueses em desbravar o tão temido Mar Tenebroso (Oceano Atlântico).

História do descobrimento Brasil, abordagem e contato com os índios ( da pedra ao metal , por conta das laminas dos machados, facas e outros instrumentos armamentos cedidos pelos portugueses).
Toda a trajetória do caminho das Índias, troca de especiarias.
Desafios dos grandes navegadores lusitanos Bartolomeu Dias, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral.

Excelentes mapas das diversas tribos indígenas que habitavam o continente brasileiro (Tupiniquins, Tupinambás, Tamoios etc), e outro mapa interessantíssimo local onde a esquadra de Cabral aportou na do Bahia ( Cabrália), construção da primeira cruz e missa realizada em Pindorama. ( Praia Coroa Vermelha).

Mapa das rotas marítimas de outros navegadores que costearam a África até atingir o Cabo das Tormentas , em prol do destino final Índia ( Calcutá).

Além de toda preparação, dificuldade enfrentada dentro das naus e caravelas lusitanas, " os homens peludos estavam na proa e os homens pelados estavam na praia" desmatamento intenso principalmente da Mata Atlântica , por conta da extração do Pau Brasil (cor avermelhada da árvore era valiosa na Europa para tingimento de tecido).
Viagem ao tempo de nossa história, nosso passado e personagens.

taisbellini 28/12/2022

Ótima leitura, rápida e fácil
Um ótimo livro, com pequenos capítulos e repleto de curiosidades e informações relevantes. Pra mim, não houve muitas novidades pois ouço muito o Eduardo Bueno em podcasts, e muitas das informações também estavam presentes no Sapiens que li recentemente. Contudo, é muito bom reforçar pela leitura e achei uma ótima experiência.

Nara 21/07/2011

Belo!
Esta obra é um belo texto, claro e objetivo, a respeito da descoberta de um Novo Mundo, o Brasil. Acompanhado de lindas ilustrações - inclusive os primeiros mapas da África e América - não apresenta grandes revelações sobre nossa tão conhecida e controversa história, porém é agradável e trás explicações e curiosidades interessantes. Sem dúvida, uma bela obra editorial.

Leonardo.Fattore 26/01/2021

Livro curto
Gosto muito do Peninha e ilustração do livro é mt boa, porém queria mais, 112 páginas não da nem pra matar a sede kkk.

Inlectus 18/04/2009

Muito bom mesmo.
Eduardo Bueno merece seu nome neste livro, mostrando em linguagem simples e agradavel, o ambiente no qual, se promoveu as grandes navegações, onde também o Brasil foi conhecido.

z..... 23/04/2015

Lembrando o 22/04...
Obra de resgate histórico da descoberta do Brasil, com textos interessantes e ilustrados. Inicia-se com a visão do descobrimento, pelos navegadores e indígenas, e depois exalta três momentos: A história portuguesa até o 22/04/1500, descrições do descobrimento e os eventos vivenciados por Cabral e sua esquadra após a partida do Brasil.

O primeiro momento, apesar da importância, penso teve mais atenção e foi centralizador (metade do livro dedica-se a isso). Algumas das informações curiosas em minha leitura:
- a visão fantasiosa e desconhecida dos mares e terras distantes, acreditando-se em seres mitológicos e fim do mundo repentinamente em um abismo (independente dos perigos, reais ou não, os navegadores foram ousados e dispostos a uma vida de privações - com sede, fome, noites mal dormidas e doenças rotineiras - sujeitos a intempéries diversas e morte em estatísticas muito altas);
- o "mico do Vasco da Gama" nas Índias (o navegador foi o descobridor da rota e, na tentativa de estabelecer um acordo financeiro em Salicute, foi mal visto pelos "hábitos excêntricos" dos europeus - peludos e de poucos banhos, ou seja, fedorentos - e com presentes que foram menosprezados diante da opulência encontrada na região);
- a escolha do Cabral para chefiar uma importante esquadra, já que não tinha experiência como navegador (o mesmo tinha a seu encargo a liderança diplomática e militar, e a navegação contava com experientes navegadores, como Bartolomeu Dias. Cabral era um homem muito alto, de família nobre e foi orientado a trajar-se com muita elegância em novo contato em Salicute, para acordos comerciais).

Na parte do descobrimento, as terras eram chamadas de Pindorama pelos nativos e Cabral tinha optado por um caminho diferente para chegar nas Índias, entre outras coisas, pelo conhecimento passado por Vasco da Gama (que passou próximo a costa brasileira à distância de avistar aves no retorno para Portugal, após a descoberta das rota das Índias contornando a África). Ô coisa, não! O frei que celebrou a primeira missa no Brasil (Henrique de Coimbra) também foi pioneiro em Portugal, presidindo condenações nos miseráveis tribunais da inquisição (o homem se tornou inquisidor). Gostaria de ter visto mais da cultura em Pindorama e a brevidade no livro foi a única coisa que não gostei.

O retorno foi o que achei mais interessante! Vemos uma viagem conturbada para as Índias, com histórias interessantes entre tragédias e conquistas (exemplo, nessa jornada morreram o Bartolomeu Dias e o Pero Vaz de Caminha). Outra descoberta, pelo menos para mim, foi o conhecimento de outras cartas e autores da expedição de Cabral, como a Carta de Mestre João (quero ler essa também!).

A obra tem muito mais que isso.
Não me tomem por valorizar spoiler! Foi só um sabor e instigação para essa agradável obra.
z..... 23/04/2015minha estante
Em 2015 li pela segunda vez essa bela obra!

CarolineSeco Revisora 03/11/2018

Rico em conteúdo. Transmite a maior quantidade de informação com o mínimo de texto.
Tanto conteúdo em tão poucas páginas. Amei! Pode parecer um livro superficial principalmente por causa do tamanho, mas conta a história de forma clara e objetiva, além de trazer informações relevantes e curiosidades. E ainda é repleto de imagens retratando os fatos, personagens, embarcações, mapas etc.!

Caio 26/12/2018

HIstória do Brasil bem narrada e ilustrada!
Gostei muito desse livro, pela fácil explicação, entendimento dos fatos. Tudo tem ilustração para complementar o texto, mapas para melhor explicação, linguagem direta, objetiva, várias referências que agregam bastante em cada tópico, é um curto livro mas vale mt a pena. Vasco da Gama e toda a história do descobrimento apesar de nem todos os detalhes serem postos, o pouco da história da controvérsia da história brasileira com muitos poréns é bem feito o livro, conta bem cada relato. Nota maior para ilustração que facilita, ajuda muito e além da história de Portugal até 1500 com D.Manuel como rei por exemplo, interessante conhecer. 4/5.

Gustavo616 12/06/2023

BRASIL: TERRA À VISTA
Simplesmente um dos livros que melhor me fez entender não só a minha, mas toda a história de um povo antes da chegada dos português nessa terra chamada Brasil. Recomendo a todo aquele que tenha fome de cultura e de conhecimento. Vida longa ao nosso Brasil?????