As Três Partes de Grace Robin Benway

Resenhas - As três partes de Grace

-Koraline 23/05/2021

Emocionante
Em As Três Partes de Grace, logo após entregar sua filha para adoção, Grace decide encontrar sua mãe biológica, mas acaba descobrindo que tem dois irmãos. Os capítulos são intercalados entre Grace, Maya e Joaquin, e mostra o gradual aumento de interação entre eles, em que todos estão lidando com problemas pessoais. É um livro emocionante que trata sobre adoção e o sentimento de abandono, irmandade e como lidar com os próprios medos.
Yasmin.Ketellyn 24/05/2021minha estante
Eu amei esse livro!

Patricia Lima 04/03/2020

As Três Partes de Grace
O livro é lindo, é sensível, é fofo. E eu amo leituras assim, leituras que te deixam com o coração quentinho.

É muito interessante você acompanhar o crescimento da Grace depois do que ela passou, ela não é mais a mesma.

Então ela fica meio perdida sobre como vai ser a vida dela agora, e seus irmãos acabam sendo o suporte que ela estava precisando pra se encontrar.

A Maya também se sente meio perdida no meio de uma família que ama muito ela, e reencontrar os irmãos também acaba sendo uma ajuda pra que ela perceba o quanto ela é amada.

Mas as partes que mais mexeram comigo foram as que envolvia o Joaquim, ele foi um personagem que me emocionou muito.

Porque ele nunca encontrou o amor de uma família e teve uns problemas no passado que faz com que ele seja uma pessoa com medo de deixarem os outros entrarem na sua vida. Ele acaba tendo medo de ser feliz.

A vida que ele teve fez com que ele não acreditasse que um dia ele teria seu lugar. E isso me tocou muito, eu compreendi e senti por esse personagem durante toda a leitura.

E encontrar suas irmãs e descobrir um pouco sobre suas origens era o que ele precisava, então eu gostei muito desse personagem.

Gostei muito dos três e acompanhar a história desses irmãos foi algo inexplicável.
Andréa 05/03/2020minha estante
??

resenhasdajulia 06/04/2021

Emocionante!
Grace acabou de entregar a filha para a adoção.

Maya não sabe mais qual é seu lugar no mundo, ainda mais agora que seus pais estão prestes a se separarem.

Joaquin está quase com 18 anos, mas nunca foi adotado. Vivendo há algum tempo com um bom casal que quer adotá-lo, ele deseja muito isso, mas tem medo de estragar tudo.

Os três têm mais em comum do que imaginam e, juntos, vão em busca da história de vida deles.

Eu amei essa história, os personagens, tudo! Me emocionei muito com a Grace e a Pesseguinha, me identifiquei com a Maya e adorei o Joaquin.

Foi um livro que me divertiu em vários momentos e também me emocionou muito.

Ter dado 5 estrelas não pareceu o suficiente, então favoritei. Mas ainda assim parece pouco para o tanto que essa história me tocou.

Amei!

Ana Karina 29/07/2021

As três partes de Grace
Fui ler essa história sem noção nenhuma do que se tratava o livro, pois foi escolhido para uma LC de um grupo que participo e no qual me deparo com uma história muito bonita de superação e novos começos.

Nunca tinha lido um livro que abordasse a adoção como tema central, e achei que foi algo bem tratado, nos mostra vários pontos de vista de uma criança que foi adotada e criada por um lar rodeada de carinho e aquela que acabou não conseguindo uma família e como isso impacta a vida delas de várias maneiras. Nos ajuda a entender melhor o que eles pensam, sentem e agem e só consigo dizer dessa história é que deem a oportunidade de conhecer e leiam, pois tenho certeza que irão se encantar também com a história.

Adorei o ponto de vista da Grace, de Maya e do Joaquin, mas a que mais mexeu comigo, com certeza foi a de Joaquin, achei lindo como foi o final, como a autora levou a história deles e me deixou com aquele quentinho e vontade que o livro tivesse pelo menos mais um capítulo para saber como ficou a vida deles. Sério, recomendo demais esse livro.
@eu_sandroka 29/07/2021minha estante
Amo!!!

Ivani.Treguas 29/07/2021minha estante
Aimmmm... eu tbm amei esse livro! Achei que fosse uma coisa e me surpreendeu!

Ana Karina 29/07/2021minha estante
Verdade Vani, eu fui pega de surpresa, mas adorei, rsrs.

Ana Paula Moreira 21/10/2023

Bem tranquilo
Uma leitura leve, apesar da história ser boa, não acontece nada surpreendente. Achei bonita a forma como a história dos três são interligadas e como eles lidam com todas as situações. Ri em alguns momentos e fiquei com raiva por tanto julgamento e preconceito.
Um livro que também nos traz uma reflexão de que muitas vezes precisamos ver as coisas pelos olhos dos outros para podermos ajudarmos a nós mesmos em determinadas situações.
O autor Robin Benway trouxe um tema que infelizmente acontece com muita frequência e que as pessoas que passam por isso devem se permitir saber de suas origens sem deixar a verdadeira família e nunca duvidar daqueles que realmente ama.

Juliete Marçal 04/06/2020

Tocante, leve e sensível!
Mais um lvro que foi muito além do que eu imaginava.

Conhecemos primeiro a Grace, uma adolescente de dezesseis anos que foi adotada por pais amorosos quando ainda era uma bebê, e isso nunca foi questionado por ela até o momento em que se vê grávida e decide entregar a filha para a adoção. Por essa ser uma decisão difícil de se tomar, ela tenta da melhor maneira possível escolher uma família que seja boa para a sua filha. Vivenciando essa situação, ela começa a pensar sobre a mãe biológica, achando que ao encontrá-la possa ajudá-la a entender sobre a dor e o vazio que sente após entregar a filha para outra família criar. Em meio à investigação do paradeiro da sua mãe biológica ela descobre que tem mais dois irmãos: Maya e Joaquim.

"Pesseguinha era perfeita. Grace não. E Pesseguinha merecia a perfeição."

A Maya é a mais nova dos três irmãos e foi adotada por uma família bem abastada, que logo após a sua adoção o casal engravida de sua irmã Lauren. É durante a leitura que vamos perceber que sua família não é tão perfeita quanto parece.

"Queria pertencer a eles, queria que eles pertencessem a ela do jeito que ninguém mais no mundo poderia."

O Joaquim é o irmão mais velho e teve a vida mais sofrida, ficando muito tempo no sistema de adoção. Ele não foi adotado e viveu a sua vida morando com famílias acolhedoras e em lares temporários, que tinham sido bons e ruins. Em um desses lares ele passou por uma situação traumatizante, e aos poucos vamos descobrindo o que aconteceu que deixou ele marcado e ferido por dentro a ponto de achar que não deve ser adotado pelo casal que o acolheu, além de carregar a desilusão de que nunca vai ser adotado e o medo de fazer sofrer quem se aproxima dele.

"Eu era tanta coisa ao mesmo tempo, mas nunca era o suficiente. Acho que as pessoas tinham medo de mim."

Durante a leitua vemos os irmãos construir um laço familiar e de pertencimento, descobrindo as suas raízes e a história do seu passado, aprendendo a aceitar as diferenças ao mesmo tempo que apoiam um ao outro.

"Nós três estamos juntos nisso, não importa o que aconteça."

Apesar da Grace levar o título do livro e viver o drama de entregar a filha para outro casal criar, e ainda tem a Maya, que mesmo tendo uma personalidade mais divertida e irônica, tirando sarro das situações e de si mesma e mostrar a sua fragilidade em alguns momentos, eu acho que o drama da história fica por conta do Joaquim. Adorei os três irmãos, mas o Joaquim, - um menino doce totalmente quebrado -, tem uma fragilidade que dá vontade de pegar no colo e nunca mais largar. A história dele é bem mais pesada, e por isso toca mais no emocional. Na verdade, eu queria colocar os três num potinho e proteger do mundo.

A autora soube desenvolver muito bem a temática da adoção, ela também colocou três pontos de vista, sendo possível saber como cada protagonista sentia e lidava com cada situação. Ela trouxe temas como as relações familiares, as diferentes formas de amar, o pré-julgamento, a sexualidade, o racismo e o bullying, que despertam reflexões importantes. Foi muito bonita a forma como a autora construiu essa história: amarradinha, fluida e gostosinha de ler. O final do livro é lindo com cenas emocionantes de cada um dos irmãos.

Para quem gosta de um livro de drama com história familiar eu super recomendo. Se tornou um dos meus favoritos!

"É exatamente isso que uma família é, Joaquim - gritou Maya. - Isso significa que não importa para onde você vá nem a distância, você ainda é parte de mim e de Grace e nós ainda somos parte de você também. "

^^

beatriz 10/06/2021

eu tenho que começar dizendo por que eu não li esse livro antes????? é lindo demais, super bem escrito, com personagens muito intensos com histórias incríveis e bem desenvolvidas. grace, maya e joaquin amei conhecer vcs?

Nayara - @nay.e.os.livros 29/09/2020

As Três Partes de Grace
?E foi assim que eu me senti com Grace e Maya. Como se eu estivesse caindo, mas, então, eu não estava mais. Elas estavam lá".

Em as três partes de Grace, vamos conhecer inicialmente a história de Grace, uma adolescente que era querida na escola, e que tinha um namorado que aparentemente toda adolescente queria ter.

Mas, tudo muda quando Grace descobre que está grávida, a partir daí ela perde o namorado (que por sinal já foi tarde) e acaba perdendo também os amigos, já que a partir do momento que todo mundo descobre que ela está grávida, os amigos se afastam dela e ela começa a sofrer um bullying terrível e sem sentido da parte dos colegas da escola.

Grace tem o bebê e decide juntamente com os pais, que vai entregar o bebê pra adoção, então quando ela da a luz, entrega sua bebezinha para um casal que ela já havia escolhido. Mas, Grace sofre muito com isso.

A partir daí, Grace que sempre soube que era adotada, resolve que quer ir atrás da mãe biológica, e quando ela comenta isso com os pais eles contam que ela tem um irmão e uma irmã que também foram entregues para a adoção e ela nunca soube da existência deles, e ambos moram não muito longe da casa dela.

É aí que primeiramente ela conhece Maya a irmã um ano mais nova que ela. Maya ao contrário de Grace não cresceu como filha única, após ser adotada seus pais acabaram descobrindo uma gravidez e em pouco tempo ela ganhou uma irmã. Apesar de Maya amar a família e ser tratada como igual, ela no fundo se sentia um pouco diferente naquela família em que todos eram ruivos, e ao conhecer Grace e ver como elas eram parecidas as duas ficaram felizes por ter alguém que compartilha o mesmo sangue e traços físicos.

Grace e Maya decidem juntas ir atrás de Joaquim o outro irmão perdido. Joaquim é o mais velho, sendo apenas um ano mais velho que Grace, ele também tem semelhanças físicas muito parecidas com as meninas e os três ficam muito surpresos e emocionados ao se encontrarem.

Mas, ao contrário das meninas Joaquim não teve uma vida fácil, nem cresceu cercado de amor por uma família. Joaquin está prestes a completar 18 anos, e passou a vida pulando de casa em casa, até que há uns dois anos ele parou na casa de Linda e Mark e sente que finalmente tem um lar de verdade, mas mesmo ele os amando e Linda e Mark querendo o adotar, Joaquim fica com muito receio devido a tantos traumas que passou.

Os três irmãos constroem uma relação muito linda, os três viveram vidas diferentes, tem problemas diferentes, mas juntos eles se sentem mais forte pra encarrar tudo.

Uma história sobre família, amor e perdão.

@bibliotecadedramas 12/04/2020

Grace, Maya e Joaquin
Eu gostei desse livro. Não amei do tipo – “minha nossa esse livro desgraçou meu coração”, mas é uma história muito bonita. O tema central é a adoção. Três irmãos que se encontram depois de 15 anos: Grace, Maya e Joaquin. Cada qual em uma família diferente. Três vidas do mesmo sangue, mas que se conhecem muitos anos depois, completos desconhecidos, com vidas completamente diferentes e todos com seus problemas e demônios internos para lidar.

E essa nova união é o que vai fazer cada um se reencontrar com sua própria vida e entender muitas questões internas que cada um tem dentro de si. Eu gostei muito desse tema adoção, a autora abordou um monte de questões que acredito envolver principalmente o exercício do auto conhecimento e, sobretudo o da auto aceitação, mas eu senti que poderia ser um pouquinho, só um pouquinho mesmo, mais aprofundado porque dava pra fazer isso, achei que algumas partes da história se resolveram rápido demais, ao passo que outras, poderiam ter sido melhor exploradas. Mesmo assim é um livro de leitura fluída e rápida.

site: https://shejulis.com/livro-as-tres-partes-de-grace/

Keite 28/10/2020

Sensacional.
Me emocionei bastante, sofri muito com Grace, com Maya e Joaquim. Achei muito importante o tema do livro, por ser um tema até pouco escrito desse jeito. Mostrando oque se passa com eles, os medos, anseios, rancores, as dúvidas.

cris.leal 02/05/2020

"O filho biológico você ama porque é seu. O filho adotivo é seu porque você ama."
O pensamento acima é de Luiz Schettini Filho e ilustra bem a história dos irmãos Grace, Maya e Joaquim, que foram entregues à adoção pela mãe quando bebês. Adotados por diferentes pais, eles só vieram a se conhecer na adolescência.

Juntos, os irmãos resolvem procurar a mãe biológica. Eles precisam desvendar o passado, conhecer suas raízes, e entender por que foram abandonados. Acreditam que só assim poderão organizar suas vidas e se ajustarem dentro delas.

Os medos, angústias e incertezas dos filhos adotivos, foram muito bem abordados no livro. Terminei a leitura super emocionada. Recomendo.

Kate Dias 13/11/2022

Emocionante!
Uma história emocionante sobre abandono, adoção e se perdoar.
As três histórias são intensas e emocionantes, Joaquim não se perdoa sobre ter feito sua mãe lhe abandonar, Maya não consegue se abrir e tudo piora quando descobre que sua mãe é alcoólatra, e Grace, que acabou de ter uma filha aos 17 anos e a entregou para adoção.

Eu não esperava muito desse livro e fui completamente arrebatada pela história.

Foi muito bom ir conhecendo um pouco mais sobre os irmãos, houve alguns assuntos importantes que não foram aprofundados mas acredito que tiraria o foco da ideia central do livro.
Um ótimo livro, muito profundo.

Nati Amend @livrosdanati 01/03/2020

NÃO ME CATIVOU COMO EU GOSTARIA
Comecei este livro com boas expectativas, devido a tantos comentários positivos sobre a história e por ser de um gênero que não costumo ler. Logo no início, já senti meu coração apertar com a história de Grace que, ao descobrir uma gestação não planejada, decide colocar seu futuro bebê para adoção. Uma situação bastante delicada. Imagine então sendo a própria Grace também uma filha adotiva...

Acho que foi aí que a narrativa começou a me incomodar. Eu entendo as dificuldades de ser uma mãe solteira, ainda mais tão jovem quanto a Grace, mas não consigo aceitar que uma pessoa que sentiu na própria pele a dor de não saber quem são seus pais, optar pelo mesmo destino para o seu filho. É revoltante. Pior é que, a partir desta decisão, a protagonista ainda resolve que é hora de conhecer sobre o seu passado e procurar sua mãe para entender o motivo dela ter sido abandonada para adoção. Dói não saber, não é Grace?!

Deixando o meu julgamento de lado, confesso que não foi só a narrativa da protagonista que me incomodou. Não consegui me conectar com ela e, tão pouco, com sua irmã Maya. As duas personagens foram adotadas por famílias diferentes, mas seus dramas me pareceram um tanto quanto forçados, pois vivem com bastante conforto, tiveram acesso ao estudo e têm em um lar que lhes provém amor - mesmo que de vez em quando seja um pouco conturbado (mas e qual não é?).

Para mim, o que salvou a leitura foi a história de Joaquin - também irmão das personagens. A vida toda Joaquin passou por dificuldades para encontrar um lar adotivo, sofrendo preconceito, abusos, problemas psicológicos e mudando de família em família. Diferentemente da narrativa das outras protagonistas, a história dele me soou muito mais verdadeira, repleta de sentimentos, dores e emoções.

Resumindo, é uma leitura que emociona em alguns pontos, outros nem tanto, mas que guarda uma história linda de um personagem que merecia um livro para si só.

site: https://www.instagram.com/p/B833XsYh5x8/

Joyce Adrielle 11/11/2020

Laços, nós e atos.
Eu não sei explicar o que estou sentindo ao terminar esse livro. Comecei achando que seria um enredo e foi outro completamente diferente e fiquei rendida por todos os personagens.

O livro fala sobre perdão, sobre família, amizade, amor e recomeços.

A mensagem que ficou é: Não podemos julgar o outro pela realidade em que eu vivo, sobre o que eu acho que seja correto. Tenha empatia.

Gostei muito da abordagem da autora, trazendo os pontos de vistas dos três irmãos e seus sentimentos.

Obs para posteridade: Esse livro vai me marcar por outra coisa estava na leitura dele quando recebi a notícia do falecimento da minha madrinha.
Bianca449 11/11/2020minha estante
Fiquei curiosa, já quero ler!!!

Pérola XP 27/12/2020

Uma leitura reconfortante
As três partes de Grace foi uma leitura rápida e tranquila, que me fez refletir sobre vários aspectos e situações que enfrentamos diariamente. Foi uma leitura gostosa no geral e bem rápida. Os personagens são bem desenvolvidos e a trama também é bem desenvolvida, apesar de ser bastante arrastada na metade do livro. As coisas demoram a acontecer e não tem nada "demais" rolando, é a história cotidiana de 3 adolescentes em busca da mãe, o que pra alguém que curte um ritmo mais agitado pode ser terrível, mas dependendo da sua vibe, é algo bom. Creio eu que seja um livro necessário, para que compreendamos as várias nuances da vida.