As Três Partes de Grace

As Três Partes de Grace Robin Benway

Resenhas - As três partes de Grace

dudaatayde 10/09/2020

Minha leitura favorita do ano até agora... em As Três Partes de Grace vamos acompanhar Grace, Joaquin e Maya, irmãos que foram separados durante a adoção, descobrindo e conhecendo mais sobre o seu passado.
Robin escreve cada um com uma personalidade única, por mais que compartilhem traços físicos, nós percebemos que eles foram influenciados pela família em que cresceram. Bom... isso para Grace e Maya, no caso de Joaquin, o irmão mais velho infelizmente nunca chegou a ser adotado, está há dezessete anos, passando de família em família.

Simplesmente incrível a sensibilidade da autora ao escrever sobre temas tão sensíveis como adoção, gravidez na adolescência, inseguranças e traumas... E ao decorrer do livro, nós podemos ver a evolução dos personagens e de seus pensamentos. Juntos, e aos poucos, os três irmãos vão construir uma relação de companheirismo e amor, uma nova família. No meio de tantas perguntas sem respostas, eles embarcam em um caminho em busca de descobertas tanto sobre si mesmos, quanto sobre o passado. Gostaria que mais pessoas conhecessem esse livro!

Thais.Costa 28/01/2022

Emocionante
Uma história que traz algo completamente desconhecido para mim. Informações sobre adoção e como a cultura disso é diferente daqui do Brasil.
Vale mto a pena essa leitura pra conseguirmos enxergar que mts vezes oq imaginamos não é a real verdade. Cada ser humano tem sua própria história e suas próprias dores.
Eu curti mto a leitura.

Ellen Rayane 28/01/2021

Família
Um livro sobre o seu lugar no mundo...
A força dos laços de sangue e dos vínculos emocionais que toda família tem!

Mi Rubin 15/11/2020

Leitura gostosinha e com muitos sentimentos envolvidos. Apesar de uma narrativa jovem, foi muito tocante ver a união de Grace, Maya e Joaquim

Daquelas narrativas para deixar o coração quentinho, para emocionar e fala exaustivamente sobre perdão. Sobre cura.

Sobre aceitar receber amor sem medo!
Uma experiência muito boa.

Mari Castelo Branco 25/08/2020

16º - ficção. O livro é narrado em 3ª pessoa e a cada ?capítulo? o enfoque é sobre algum dos personagens principais. São 3: Grace, Maya e Joaquin. O tempo é o atual e a história se passa nos EUA. A temática principal do livro é a ADOÇÃO e tudo o que esse modo de filiação acarreta.
Os personagens principais vivem com a sombra do passado por terem sido entregues para adoção ou para o sistema de acolhimento familiar. De forma que, o sentimento básico de cada um dos personagens principais é o ?abandono? original dos seus pais biológicos. Em momentos distintos de suas vidas foram incomodados, com mais ou menos intensidade, pelo vazio e pela ausência de referências familiares. Sendo assim, os 3 precisaram encarar, desde cedo, os desafios ?do ser diferente? dentro de uma família ?substituta?.
Confesso que, por causa da temática, achei que amaria a obra. Esperei que fosse mais profunda. Entretanto, não gostei tanto da narrativa, porque muitas vezes senti os diálogos repetidos e ?juvenis? (personagens principais são adolescentes), então isso me cansou um pouco.
Apesar disso, é uma leitura que me trouxe emoções, tanto que eu sonhei com uma das cenas (acho que esperei sonhar 10x mais).
Vale a leitura. Sempre valerá.

Fran 08/05/2020

Terminei ele com o coração quentinho
Um livro com uma visão sobre a adoção, cheio de ensinamentos e uma bela lição de vida.

Carol Lopes 03/05/2021

Envolvente e profundo.
O livro conta a história de 3 adolescentes, cada um com suas particularidades, mas com uma coisa em comum: a mãe biológica.
Cada capítulo é a visão de um dos 3 personagens, e o autor consegue demonstrar de um jeito incrível a personalidade de cada um, mesmo sendo narrado em terceira pessoa.

É encantador e único. Fugiu dos clichês que costumo ler.
Chorei horrores!

Gabs 15/01/2021

Só amores
Como queria um livro inteiro só sobre a Grace :,)

Elly 16/05/2020

Emocionante.
Bom, gostaria de começar essa resenha agradecendo a autora mesmo que ela não nunca vá ler isso, mas eu preciso agradecer por essa história incrível e emocionante. Comecei esse livro achando uma coisa e realmente foi o que eu imaginei, mas não deixou de me surpreender e me fazer amar cada parte da leitura. Conhecer a história da Maya, do Joaquin e da Grace foi extremamente importante e bom para mim, assim como a Robin, sou muito grata a eles três por terem escolhido ela para contar suas histórias, foi uma história que me pegou de jeito e que amei poder ler.

Em As Três Partes de Grace, nós vamos conhecer três irmãos que estão perdidos em seus passados e nos atuais acontecimentos também. Três pessoas que precisam se encontrar dentro deles mesmos, a história é contada de um jeito envolvente, que te faz querer saber mais e mais sobre eles e sobre o que irá acontecer. Acabei em dois dias(um se a gente não contar as pausas), é realmente viciante.

Essa grande família é maravilhosa, e eu realmente recomendo a leitura desse livro a você que está lendo essa minha resenha(que não é lá essa coisa toda, mas eu tentei né?). Beijos de uma leitora que chorou bastante, e que você goste desse livro tanto quanto eu!

Lorena 28/06/2020

emocionante, personagens muito cativantes
esse livro já me pegou pela sinopse, pq sou mto interessada em adoção, e logo que comecei a ler a história também já me fez ficar viciada.

a autora tratou mto bem das dúvidas, anseios e sentimentos dos personagens principais. os tres tem sentimentos mto diferentes com relação a família e a vida que tiveram, e amei acompanhar a jornada dos três.

pra mim o melhor do livro foi o relacionamento que o joaquin, a grace e a maya construíram, mesmo tendo as respectivas famílias adotivas, achei mto lindo os laços que eles formaram.

sobre a grace e a pesseguinha: fiquei mto triste pela situação dela, por ela querer dar o melhor pra filha e saber que o melhor seria dar ela pra adoção, mas ao mesmo tempo amar e sentir mta falta, e sofrer com isso.

um livro cheio de emoções, chorei em várias partes, recomendo mto.

Marílis 30/08/2020

A privação do amor.
Livro que trás muita reflexão. Nem todos nascem para ser pais, a vida nem sempre proporciona as oportunidades para uma pai e mãe desempenhar esse papel com maestria, as vezes, com muita dor e amor os pais sabem que abrir mãos dos filhos é o melhor que eles podem fazer por eles. Por mais que isso não termine sendo real na prática como parece ser na teoria.

Talita 29/05/2020

Emocionante!!!
Aqui vamos conhecer a história de Grace...ela acaba de passar por um trauma muito grande: entrega sua filha recém nascida para a adoção.
Grace é uma adolescente, q também é adotada, e mesmo em um lar amoroso, após engravidar durante o ensino médio, acaba entregando sua filha para a adoção. Uma decisão com a qual ela tem q lidar todos os dias.
A partir desse evento, Grace decide ir em busca das suas origens, e na sua busca, acaba por encontrar seus dois irmãos.
O que para mim tornou a narrativa muito mais atraente, pois temos aqui uma narrativa com 3 personagens, cada um com seus dramas pessoais, mas todos ligados por um Elo.
Uma história emocionante, de descobertas, o poder que uma decisão tem sobre o nosso destino, amizade, amor.

Dani 01/10/2020

Acho o tema adoção tão importante, tão delicado e tão difícil....esse não é meu lugar de fala, então vou deixar minha opinião da forma que entendi o livro.
Alguns momentos do livro me deixaram bem desconfortável, principalmente as coisas que acontecem com a Grace. Achei legal contar a história dos 3 irmãos e seus pontos de vista sobre esse tema e o que cada um enfrentou em sua jornada.
Mas devo dizer que me apeguei mto ao Joaquin e sua história mexeu comigo. Mais do que a das irmãs.
Eu esperava mais do livro, de verdade! Vamos dizer que os primeiros 20% foi uma breve introdução, 70% meio enrolação e 10% correria. Nesses 10% aconteceu de tudo de forma tão corrida e tão desenfreada que parecia que os acontecimentos estavam sendo atropelados.
No final fiquei com vários nós na garganta e uma breve emoção. Mas como falei, foi tudo tão atropelado q vc virava a página e já era outro assunto.
Mas foi uma leitura boa sim!
Daniel1841 01/10/2020minha estante
Sou adotado, mas felizmente não passei pelas amarras do sistema de adoção, fui adotado bem cedo e rápido (demorou 3 meses). Bela resenha! Eu odeio essa enrolação por todo o livro. Poxa, tem páginas e páginas pra gastar com desenvolvimento de personagens, diálogos reflexivos, não precisa tacar coisas acontecendo o tempo todo. Mas enrolação pra alongar a história é algo desnecessário. Se for assim, melhor seria acabar com 100 páginas no máximo.

Dani 02/10/2020minha estante
É isso mesmo Daniel! Enrolou pra se prolongar e depois ficou tão corrido...e eu tava curtindo, mas acaba ficando cansativo de enrolação!

Gábi 27/02/2020

As três partes de Grace
Autora: Robin Benway
Nota: ???? .

Sinopse: Grace é adota, o que nunca foi um problema pois seus pais eram maravilhosos. Até que engravidou e seu até então, namorado a abandonou. Grace decide entregar sua filha para a adoção, o que não foi fácil, e Grace sentiu a dor da perda mas, ao mesmo tempo queria uma vida melhor para sua Pesseguinha. Assim como ela tivera. Em meio a todos estes sentimentos, a vontade de conhecer sua mãe biológica aflorou, pois acreditava que somente sua mãe poderia entender todos o que estava enfrentando.
Dando início a sua saga em encontrar a mãe biológica, Grace descobre que tem dois irmãos biológicos, Maya e Joaquim.
Maya foi adotada por um casal com alto padrão de vida e após sua chegada, os pais de Maya tiveram um bebê, sua irmã Lauren. Mesmo com todo o amor que seus pais depositavam nas filhas, Maya ficará insegura em relação a sua adoção, a medida que o casamento de seus pais começa a passar por turbulências.
Joaquim não teve sorte como as irmãs, o mais velho dos três teve que enfrentar por anos o sistema de acolhimento e passou por mais lares do que podia contar. Quase chegou a ser adotado, mas, um incidente que aconteceu na casa de um dos seus acolhedores, fez com Joaquim voltasse para o sistema o que deixou várias marcas em sua vida. .

Os três irmãos vão reaprender o significado de família, e que não importa o quão fundo você chegou, a família estará lá, para lhe trazer de volta a superfície.
É um livro surpreendente, apesar do drama que os irmãos vivenciam, eu acreditava, seria uma estória mais emocionante.
É uma obra que vale a pena ser lida, você se apega aos personagens e fica na torcida para que todos encontrem seu lugar no mundo

Melissa 06/05/2020

Grace, Maya e Joaquim
Enquanto seu namorado está sendo coroado o rei do baile, e seus amigos estão curtindo a festa, Grace está no hospital, dando a luz a sua filha.
Foram as horas mais difíceis que Grace já viveu, mas finalmente sua filha veio ao mundo, linda, perfeita e saudável.
Mesmo agora mãe, ela volta para casa sozinha, pois não tinha como cuidar de sua filha, e deve que a dar para adoção. Uma escolha difícil, pois Grace também é adotada.
?????????
Grace fica devastada, e não se sente a mesma de antes, se sente perdida e sem saber o que fazer. Em seu lamento ela começa a pensar se sua mãe, não sofre, da escolha de ter colocado a filha para adoção, como ela.
Grace decide que quer encontrar sua mãe e esclarecer o seu passado, de onde veio e o que aconteceu. Mas ela descobre que não está sozinha, e que tem não só uma irmã mais nova, como também um irmão mais velho.

Maya, foi adotada por uma família amorosa, mas que são tão fisicamente diferente dela, que durante toda sua vida ela se sentiu deslocada.

Joaquim, ao contrário de suas irmãs, nunca foi adotado, passando de família em família, nunca soube seu lugar no mundo, e não tem sonhos, pois sabe que não adianta sonhar o que não se pode alcançar.
?????????
? Não tenho palavras suficientes para descrever a beleza que esse livro possui. Quanto mais próximo do final mais o aperto no coração aumentava, querendo saber qual seria o desfecho desses irmãos. E desejando que eles encontrassem paz e felicidade. Uma família recém descoberta, semelhanças assustadoras mesmo que não tenham crescido juntos, os fazem confiar uns nos outros lentamente. O poder das palavras, o descobrimento, a superação do medo, é só o início do que é tratado por aqui.

Com uma escrita cuidadosa, a leitura se tornou algo prazeroso, e não algo pesado que poderia ter sido pelo tema que é tratado.
O amor pela família, mesmo que não se tenha lanços sanguíneos nunca foi tão bem retratado em nenhum outro livro que li, muito menos a força de vontade desses jovens de continuar vivendo e superar os obstáculos.