Rastros de resistência

Rastros de resistência Ale Santos

Resenhas - Rastros de resistência

lililu 09/06/2023

Leitura obrigatória
O autor traz diversas histórias de personagens essenciais, que passaram pela nossa história, que trouxeram significado de resistência poder.
Na minha opinião todos deveriam ler este livro. ?

Letícia 22/08/2021

Uma aula de história
Um livro mais do que necessário! Ale consegue trazer diversas histórias de personagens essenciais, porém esquecidos da história. A edição é linda, as ilustrações proporcionam uma experiência boa.

vitor_yago 08/03/2023

Sobre Rastros de Resistência
Um livro, que acredito que deveria ser de obrigação de todo estudante do ensino médio lê-lo.

O livro conta um pouco a história de grandes povos e importantes figuras negras, que por hipocrisia, chegam a ter suas passagens históricas desapercebidas.

Revelador, e esplêndido, que aponta e conta-nos um pouco sobre os verdadeiros responsáveis por certas grandes revoluções.

Contestadores da resistência, os que não se calaram ou que não permitiram ficar abaixo dos brancos no período escravocrata. A bonita forma como nos é apresentado os fatos sobre as origens de algumas coisas que hoje são comuns nas nossas vidas, isso, (na minha opinião) é o de melhor acrescentar na mente de qualquer pessoa após a leitura desta obra.

Enfim, um ótimo livro que irei lembrar para sempre. Indico!??

Dudu 01/09/2020

Necessário!
Livo de extrema importância.
Uma breve contextualização sobre 20 histórias reais ligadas à luta contra a escravidão.
Intrigante e emocionante.
Drica 22/01/2021minha estante
Olá Dudu!! Você me pergunto se gostei do livro Moisés Negro!! Gostei!!! Muito bom!! Somente reduziram o final, mas conclui a história! Um pouco tenso!! Mas tem um lado humorístico que quebra um pouco a tensão da história. Um abraço!

barbaramr7 23/08/2022

um livro que cumpre exatamente o que propõe: trazer histórias de resistência à opressão para um povo que acredita que as pessoas escravizadas aceitavam essa condições. minha narrativa favorita é a do benedito meia légua!

Carol 16/04/2023

Personagens que nunca deveriam ser esquecidos!!!
Pequenos capítulos que contam sobre personagens negros (reais ou não, o autor identifica quando não é), suas histórias e como influenciaram e influenciam até hoje na nossa história.

A leitura é tão boa e rica, que dá vontade de pesquisar mais e mais!!!!

Biblioteca Álvaro Guerra 31/05/2022

O livro Rastros de Resistência, do pesquisador e influenciador digital Ale Santos, lançado pela Panda Books, traz vinte histórias inéditas sobre heróis e heroínas do povo negro. O objetivo da obra é apresentar ao público fatos e personagens que foram apagados e silenciados ao longo dos anos de colonialismo e pós-colonialismo.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788578887360
Savagefiction 07/08/2022minha estante
??

Paula Cristina 04/02/2021

Livro atual e necessário
Numa sociedade que insiste no apagamento das lutas do povo negro pela sua emancipação, este livro torna-se extremamente necessário. Com textos curtos, apresenta muitas histórias dos verdadeiros heróis do nosso povo. Achei que pode ser bem aproveitado no trabalho com adolescentes.

Isabela | @readingwithbells 30/04/2020

Rastos De Resistência nos trás histórias de resistência de mulheres e homens negros contra o período da escravidão. Leitura de extrema importância. Não consigo fazer uma resenha que faça justiça à obra. Aprendi muito lendo esse livro. Recomendo a todos.
O autor Ale Santos é pesquisador e mídia ativista de cultura afro-americana. Registro meu agradecimento pela grande obra que nos foi presenteada.
"Resistência. Essa é a palavra que melhor define a história do povo negro. Neste livro, Ale Santos resgata o passado de grandes reinos que tiveram sua história apagada ou silenciada ao longo dos anos de colonialismo e pós-colonialismo.
Reis, rainhas, guerreiros e amazonas que lutaram bravamente em seus territórios são apresentados com toda sua força ancestral. Conheça a história do líder quilombola Benedito Meia-Légua, da princesa guerreira que invadia navios negreiros, o poderio do Império Axânti, assim como as atrocidades cometidas contra os povos da África e a perpetuação dos discursos de racismo.
Como diz o autor, essas “histórias não são apenas um pedaço de cada povo antigo: são pedras fundamentais para reconstruir novos impérios culturais africanos pelo mundo”. Trata-se de uma obra indispensável, que registra o histórico de lutas e resistência do povo negro."

Karine.Batista 19/08/2021

Inspirador
O livro é de fácil leitura, muito bem ilustrado, tem dicas para se aprofundar na história dos personagens abordados. Embora faça uma abordagem breve, sem um rigor acadêmico, é um bom livro pra leigos e iniciantes no assunto.

Marcone.Procopio 09/06/2020

Eu li o livro com a sensação de que alguém estava me contando em voz alta as histórias nele presentes, ao meu lado... Como se alguém me mostrasse as imagens, as fotografias e reproduções de obras de arte, explicando-as e destacando as muito belas e pontuando as que não tinham beleza, aquelas revoltantes mas que para olhos racistas se apresentam como arte. E eu folheava com muito cuidado cada página.
Uma narrativa como a de contos e um projeto gráfico incrível que a complementa e torna as imagens tão relevantes quanto o próprio texto. Lindo. O prelúdio, a introdução e o primeiro capítulo - que versa sobre racismo científico e contextualiza o todo, são seguidos por histórias de vida e de luta de grandes mulheres e homens que lideraram e amplificaram a resistência negra não só no Brasil e em países do continente africano, mas também em países das américas do sul, central e do norte. Há também histórias chocantes, inimagináveis até o momento que alguém as conte e as valide com imagens e fontes orais ou escritas. O Ale Santos, @savagefiction, escreveu um livro histórico mas com uma narrativa atual, com várias referências à música e produção audiovisual contemporâneas. A orelha do livro já dá uma ideia: foi escrita pelo @emicida. Com uma pesquisa histórica de peso e um capricho visual acima da média, ele precisa ser lido por todxs. E como este, todos os demais livros que você ainda não leu sobre a história da escravização e o entendimento do racismo no Brasil e no mundo são imprescindíveis. E como todo livro imprescindível, vai virar fonte de consultas constantes aqui em casa.

E vale muito ouvir e também apoiar o podcast Infiltrados no Cast, também do Ale Santos. Muito bom.

Ziggy7 16/12/2022

Histórias que merecem ser recordadas
Esse livro tem um monte de informação que eu não saberia se eu não tivesse lido, já que a história ensinada na escola não cobre nada disso.
Tem uma linguagem bem fácil de entender, diferente de alguns outros livros sobre acontecimentos históricos. E também é bem separadinho, já que se não quiser ler aquele capítulo no momento, ele pode ser pulado e o livro irá prosseguir normalmente porque cada capítulo é sobre uma figura histórica.
Recomendo esse livro para quem quer saber mais sobre pessoas negras que fizeram a história acontecer e que são considerades símbolos de resistência, perseverança e inteligência.

lete 02/01/2021

essencial
Este é um livro que todos deveriam ler

cafepreto 09/05/2021

Apenas uma recomendação
Descobri pesssoas incríveis aqui! Inteligência, resistência e orgulho negro. Espalhem essas histórias! Chega da narrativa do sofrimento!