Contos de Fadas de Cabeceira

Contos de Fadas de Cabeceira Grupo Editorial The Books

Resenhas - Contos de Fadas de Cabeceira

Maíra Marques | @literamai 15/07/2020

Siga: @literamai
✨ E SE OS CONTOS DE FADAS FOSSEM REAIS?

Essa é a proposta do livro "Contos de Fadas de Cabeceira", ou "CFC" para os mais íntimos. hihi Nesta obra iremos encontrar uma coletânea de contos baseadas em histórias que já conhecemos, mas de forma assustadoramente real.

E se uma pessoa matasse realmente alguém com uma maçã envenenada? E se fosse possível viajar no tempo? Ou mais, conseguir conversar com o "tempo"? E se existisse sereia, seria tola como Ariel?

Juliana nos traz um tour entre esses famosos contos com uma pitadinha de realidade que nos deixa boquiabertos. Como se não bastasse a qualidade dos contos, entre um e outro, contêm poesias que super se relacionam com o tema da próxima história e nos atiça a descobrir o que nos aguarda. E para fechar com chave de ouro, a autora une todas as tramas em um último ato que me deixou extasiada!

Esse foi meu primeiro contato com a escrita da Juliana e ela ganhou uma fã e admiradora fiel de seu trabalho! haha Gente, só você lendo para entender o que estou sentindo!

Saboreie alguns quotes:

~ "Os príncipes aqui não descem do cavalo branco, os castelos são de areia e quanto aos finais? Estes têm apenas a função sem graça e realista de encerrar a história."

~ "Nada mais a assustava, nada mais a surpreendia, nada mais a convencia e nada mais a encantava."

~ "Dizem que bons escritores não têm alma. Não é de todo mentira, (...) Antes que pensem que não tenho a minha, devo alertá-los que não sou uma boa escritora, apenas coloco no papel a história de um."

~ "(...) Quando nos sentimos fracos, sozinhos e incapazes, há sempre uma luz no final do nosso túnel. A luz é o fim..."

~ "Pois bem, na vida real, nem todos os finais são felizes. No entanto, continua sendo você quem os faz."

site: https://www.instagram.com/literamai

Michelle.Justulin 23/01/2020

Contos NÃO tão de fadas
Gente pensa num livro gostoso de ler. Esse é o livro para ser devorado em 1 dia.
Possui 11 contos que são releituras dos contos de fadas que já conhecemos e que nos acompanham desde a infância.
?Já adianto que as releituras são únicas, realizada de maneira poética e envolvente.
É um livro totalmente emocional pois mexem com nossos sentimentos e emoções nos trazendo muitas reflexões. Maravilhoso!!!??
Super recomendo. .
marcelabrazao 24/01/2020minha estante
Ameiiii

Michelle.Justulin 24/01/2020minha estante
??

Thai Zavadzki (@meowbooksblog) 08/12/2019

Fantástico
Uma série de contos de fadas com um porém: eles focam muito mais na realidade, nos pesos que a gente carrega na vida e nos aprendizados que daí se advém.
Eu aconselharia vocês a lerem um conto por dia ou ao menos esperar algumas horas depois de finalizar um para começar o próximo, porque achei muito interessante a moral de cada um e esse tempo que estipulei entre cada leitura serviu para intensificar ainda mais a moral dos contos dentro de mim.
São histórias simples e curtas, mas que carregam um peso de realidade incrível, não precisando de muito para serem tocantes. Não saberia nem definir qual me tocou mais. Gostei muito do Branca Sem Neve e A Pérola do Mar, exatamente porque adoro questões ?criminais?, hahaha. Amo direito penal, então né? Mas (A)Normalidade também foi um que assim... Meu Deus. Eu diria que é o mais real, porque é algo que abrange a todos nós. Não vou entrar muito no mérito para não prejudicar a experiência de futuros leitores, só saibam que é muito emocional.
O penúltimo conto foi muito intrigante, juntando todos em um só, achei super interessante e gostei de ver essa conexão, parece que torna as coisas mais especiais, né? Haha.
Quem está procurando contos de fadas na forma literal, talvez esse não seja o livro para você, eles têm finais trágicos, dramáticos, como na vida real mesmo. O que eu, particularmente, achei fantástico. Me lembrou o que era pros contos de fadas realmente serem.
Alguns contos não me tocaram tanto e eu até precisei reler para compreendê-los em sua totalidade, mas no geral, a obra mantém a qualidade em todos, com uma escrita sensível que realmente lembra muito aqueles pequenos livros sobre princesas e magos que líamos na infância, porém, com aquele toque da vida adulta que só a maturidade pode trazer.
Sendo uma leitura rápida e muito útil, que nos traz múltiplas reflexões, não teria como eu não indicar. Adorei e acho que o mais incrível desse livro é o alcance dele, qualquer pessoa pode se sentir representada aqui.

Mais resenhas em: meowbookblog.com

site: https://meowbookblog.com/2021/11/06/resenha-contos-de-fadas-de-cabeceira-de-juliana-lima/

Liabr 05/07/2020

Contos de fadas de cabeceira
Os contos de fada fazem parte da nossa infância, quem nunca sonhou em ter a fada madrinha da Cinderela ou teve medo da Rainha má? É um mundo repleto de magia, simplismente incrível porém, quando crescemos nos damos conta que o nosso mundo não é tão mágico assim e começa a perceber que, dificilmente a Branca de Neve acordaria ou que a Chapeuzinho Vermelho saísse ilesa.
É com este pensamento que Juliana Lima traz uma coletânea de contos transformando nossos conhecidos contos de fada fantasiosos, em histórias próximas da nossa realidade do início ao fim( mesmo que este possa não ser tão feliz assim)
Amei cada conto, e gostei ainda mais da experiência de ver meus contos favoritos sendo escrito de uma maneira realista. Não tenho um conto favorito mas com certeza fiquei impressionada com "O manto Escarlate" e "Felícia no Estado de Realidade"

sandmmoreira 04/10/2019

Uma surpresa maravilhosa!
Esse livro tem um formato diferente, em forma de contos, baseados em "contos de fadas", mas com uma visão e uma proposta bem diferente;

Cada história é muito bem escrita, muito bem trabalhada e cheia de tantos detalhes que se você perder um deles terá que ler novamente para fazer sentido depois;

E exatamente por isso, é uma leitura que flui facilmente e nos dá um desfecho surpreendente e inovador;

O tipo de livro que merece muito um segundo, um terceiro, um quarto, enfim... muitos outros.
E ainda tem um bônus surpresa no final, muito especial pra mim, quem ler entenderá!

Leitura recomendada como uma surpresa realmente maravilhosa! Amei!

Sandra Milani Moreira

site: ig: @sandmmoreira

Li Lima 22/10/2019

Simplesmente perfeito
As releituras contidas neste livro são simplesmente maravilhosas. A autora trata de temas reais sem perder o ar mágico dos contos de fada.É uma leitura maravilhosa e rápida,com contos apaixonantes.
Quando finalizamos a leitura,ficamos com aquele gostinho de quero mais.

Juliana @raizdeumlivro 11/06/2020

CONTOS DE FADAS DE CABECEIRA
Aqui nesse livro temos uma releitura de contos clássicos que tantos conhecemos, mas aqui a autora aborda eles de uma forma diferente. É voltado para assuntos da realidade, principalmente da forma como a sociedade pode nos prejudicar. Todos são contos tocantes, poéticos que nos fazem refletir a cada parágrafos e linhas!!! A forma com Ju escreveu nos envolve de uma forma incrível, transmitindo cada palavra de forma vibrante. Cada conto era uma emoção diferente!
Os contos que mais me encantaram foi: A Branca Sem Neve, O Manto Escarlate, A Rosa Mágica, Contos de Fadas de Cabeceira e A Dama da Noite.
A Rosa Mágica amei muito, não é a toa que meu conto de fada preferido é A Bela e a Fera. Tenho certeza que quem leu o Conto de Fadas de Cabeceira ficou supreso com a forma que a autora ligou todos os outros contos em um único. Achei super criativo a forma que os acontecimentos se interligaram!
Não espere um conto onde o príncipe salva a princesa do seu terrível destino, e sim uma história alternada para a nossa realidade. A vida é uma caixinha de supresa que não sabemos nem o que esperar, talvez imaginar, mas não que dizer que vamos acertar.
"O leiloeiro aparenta impaciência. ? Afinal, qual o seu lance? Quanto vale para você um lote de caráter? ? Vale muito, senhor! Acho até que não tem preço, por isso mesmo é que não deveria estar à venda. "
?Um beijo ? e até a próxima!!!

Aline Cristina Moreira 23/11/2019

Maravilhoso!!
Nem sei o que dizer a respeito dessa maravilha de livro! Adorei todos os contos e poemas!
Já que não sei bem o que dizer, vou começar pelas primeiras impressões que postei alguns meses atrás. Eu havia dito que a sensação que tive ao ler os primeiros contos foi que me deparei com histórias que, de alguma forma, relatavam algum tipo de segredo do universo; e essa impressão continua.
É possível identificar os contos que serviram de origem para estes, mas e só isso. Os contos da Juliana Lima têm um abordagem totalmente diferente de seus originais e nos fazem refletir por muito mais tempo do que o levamos para lê-los. São contos profundos e cheios de mensagens importantes que muitas vezes deixamos de lado no dia a dia.
Eu fiquei deslumbrada com o livro e a única coisa que tenho pra reclamar é que gostaria que fosse um livro maior pra eu usufruí-lo por mais tempo. Provavelmente vou deixá-lo como livro de cabeceira mesmo, pois assim, ao menos poderei mantê-lo por perto e lê-lo sempre!!

Nu e As 1001 Nuccias 24/11/2019

Resenha Blog As 1001 Nuccias
Aqui as fadas não têm vez. Nesses contos, reina o cotidiano, o comum. Aqui, a magia é do tempo, dos humanos. Ah, existem seres mágicos, existe a magia, mas ela está presa em nós.

As histórias são bem realistas, mesmo com seu toque de magia. Há drama, romance, suspense e até thriller. E cada conto é baseado em um conto de fadas bastante conhecido.

"Ainda acredito na bondade e no amor, e não é porque algumas pessoas são ruins que o mundo inteiro será."

Temos um total de 10 contos, sendo 1 de uma autora convidada. Além disso, temos também algumas poesias que combinam com o tema do conto que vem logo a seguir.

Eu estou num dilema: escolher os melhores contos e descrever a vocês... O motivo? Gostei de TO-DOS!

Demorei, mas consegui me decidir. Vamos?

"A mente é que comanda o corpo e esta pode ter quantos anos quiser, sendo assim o problema não estava na idade, mas sim naquela sensação estranha de quem já viveu o suficiente para conhecer todos os finais."

A Branca sem neve

Estamos em um dos mais famosos teatros da cidade. O grupo teatral ensaia para a estreia do clássico Branca de Neve. A atriz principal, Luiza, tem suas próprias opiniões e decidiu improvisar. Criou uma releitura. O diretor, preocupado com as vendas, aceitou, mas Mariana, a atriz da casa há muitos anos, acha que a modernidade tem limites e que Luiza não merece o papel.

Como o conto termina? Bem... Só vou dizer que a estreia acontece e que é uma bomba! Jornais passarão muito tempo falando sobre ela. Achei o final muito marcante, com aquele ar de literatura policial que deixa a gente querendo saber mais.

"Enfrentar a vida era questão de resiliência e isso não caracterizava os fortes, apenas os sobreviventes. No fundo, todo mundo sucumbe em algum momento."

O manto escarlate

A menina era pequena, franzina, meio frágil. Segundo sua mãe, sempre que usasse o manto vermelho, a capa escarlate, estaria protegida. Naquele dia, foi sozinha visitar a avó que morava isolada no meio da floresta. Acostumada a ir até lá de carro com a família, acabou por se perder no bosque. Com o calor, tirou o manto. E então, encontrou uma estranha criatura. A criatura alertou a menina: ali não era um bom lugar para ir, foi onde os irmãos Todd sumiram. A criatura alertou outra vez: nem todo mal tem as vestes do lobo. Mas a menina precisava encontrar sua avó. E após conversar e prestar mais atenção na velhinha, ela entendeu o que aconteceu aos Todd.

Esse conto é muito legal, eu não esperava por aquele desfecho e gostei bastante. Gostei muito também como a autora entremeou as frases clássicas na sua narrativa moderna.

"Nunca desvie ou olhe para trás. É para frente que está o futuro."

Contos de Fada de Cabeceira

Paulina Collorado já estava ha anos como uma roqueira iniciante e sua carreira não decolava de jeito algum. Faltava... o nome! Seu primeiro empresário desistiu. O segundo, um falido diretor de teatro, estava tentando arranjar eventos e patrocínio.

Em uma ida ao teatro com sua amiga Felicia, recebe uma profecia do Grande Truck: seria uma grande estrela apenas se soubesse transformar sua dor em arte.

Seu empresário conseguiu um pequeno show em um bar na estrada. Era tudo que ela conseguia ultimamente. Obrigada a se vestir como o público esperava, cantava músicas por mais de uma hora para entreter pessoas que não estavam nem aí para ela. Se achava um fracasso, pensava em desistir.

Depois de ter tomado uns chopes, cansou de ficar mendigando atenção. Sua decisão de ir embora sozinha, dirigindo, não foi a melhor. Mas o acidente... transformou sua vida.

Para descobrir como nasceu Polly Collorado e sua banda, para descobrir como é a música que alavancou sua carreira, só lendo. ;) É um conto incível! Ju conseguiu deixar detalhes de todos os contos do livro neste último, ligando todas as histórias à vida de Polly de formas boas e ruins. Fazer auto-referência é uma arte!

"O futuro será cada vez mais tecnológico, mas a falha que precede o caos será sempre moral, pois as decisões provirão de humanos. Não importa em que época vivam ou o tamanho do conhecimento que possuam."

BÔNUS: A dama da noite

Esse conto está como bônus porque não foi a Ju que escreveu. Lembram da autora convidada? Essa aí: Sandra Milani Moreira, autora de Regnaturi, um romance de época medieval (cuja resenha sairá em dezembro).

A dama da noite conta a história de uma jovem chamada Sira, que foi entregue pelo pai a um homem mais velho. Não bastando isso, esse homem tratava Sira com violência, como uma posse rara, devido aos longos e brilhantes cabelos claros, quase brancos da moça.

Era uma época difícil para as mulheres, sendo acusadas de bruxaria por quaisquer motivos. Uma noite, a lua cheia, a magia se fez presente. A luz nos olhos de Sira se acendeu e, hipnotizada, seguiu o chamado da floresta. Só que... os cidadãos tementes da vila onde morava não deixariam aquela bruxa escapar.

"Desde que o mundo é mundo, o homem tem uma atração quase irresistível pela beleza. Porém, investe sua energia em apoderar-se dela por alguma satisfação momentânea e vã. O que é verdadeiramente bela quase nunca será superficial ou poderá ser alcançado sem muito esforço."

Pra saber como termina a história dessa lenda, só degustando a leitura! Foi uma leitura muito gostosa, um conto cheio de magia e poesia.

Então, é isso. Espero que vocês curtam a leitura como eu, que apreciam a realidade por trás (ou na vanguarda) dos contos de fada. Parabéns, Ju! Excelente livro!

"Só quando passamos por uma experiência de perda ou quase morte, a gente realmente desperta e renasce."

site: https://1001nuccias.blogspot.com/2019/11/resenha-livro-contos-fada-cabeceira.html

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 27/11/2019

Releituras atuais e interessantes dos contos de fadas!
Quem pega esse livro para ler, não percebe o tempo passar. Vamos lendo um conto atrás do outro, intercalando com as pausas que a autora nos dá — poemas, pensamentos, micro contos — deixando a cabeça fervilhar em reflexões, pensamentos, realidades. Sim, realidades! Porque, mais que releituras atuais e importantes dos antigos contos de fadas, esse livros nos faz enxergar aquilo que nos cerca nesse mundo.
É difícil escolher um conto preferido, pois todos trazem algo que nos faz realmente refletir. Acho que (a)normalidade é um bom exemplo disso e o próprio título já chama nossa atenção.
Não bastasse isso, ao chegarmos próximos do fim do livro, duas surpresas: Contos de Fadas de Cabeceira — sim, um conto com o mesmo título do livro! — que tem uma história incrível, principalmente por um elemento que não direi aqui, para não estragar a surpresa; e o conto "A dama da noite", escrito por Sandra Milani Moreira, autora convidada.
E, para deixar tudo ainda melhor, o livro ainda possui uma playlist própria!

site: https://blogdastatianices.wordpress.com/2019/11/27/contos-de-fada-de-cabeceira/