Amores incertos

Amores incertos Roberta Polito

Resenhas - Amores Incertos

AniAle 12/07/2023

Amei ler o livro e já reli várias vezes! Um romance moderno, descrevendo em detalhes o cenário incrível da Europa!

@entre.as.paginas 23/09/2022

A intenção do livro é ótima, mas achei que foi escrito de uma forma muito previsível. Na página 30 já é possível entender todo o "mistério", até antes disso. Os personagens masculinos me deram ranço. Luca pegajoso e inconveniente e Edu um frouxo...

Ninii 08/12/2020

Uma pessoa indecisa. Talvez mais de uma.
Sim, isso mesmo. Várias estórias interdependentes que te deixam aflita do início ao fim. Um livro que te faz "visitar" a Itália sem ao menos sair do lugar. Ah Marina, quantas decisões estranhas você e Edu tomaram. E este final, não vou mentir, doeu meu coração.

Vanessa 13/04/2012

O melhor do livro é o sentimento e a vontade que desperta no leitor de viajar pelos lugares/países em que as personagens passam... a descrição das obras de arte, das plazas, ruas... enfim, faz você viajar, querer estar lá e vivenciar um pouco da mesma experiência ali narrada (pelo menos eu tive essa sensação).
Quanto ao enredo amoroso, surpreende e intriga... vale a pena.

Vanessa Vieira 05/04/2012

Amores Incertos_Roberta Polito
O livro Amores Incertos, de Roberta Polito, nos conta a história da arteterapeuta Marina, uma mulher dinâmica e prática, e que mesmo com todos os afazeres do seu cotidiano, não perde o romantismo. Ela batalha duro para manter a sua família unida, formada por Eduardo, seu marido, e Pedro, seu filho, ao mesmo tempo em que concilia sua carreira profissional, da qual se dedica com afinco. É pensando justamente em sua profissão que ela acaba ingressando em um curso de artes, em Toscana, na Itália, buscando ainda mais especialização em sua área.

Eduardo sente de forma abrupta a ausência da esposa no Brasil, e acaba tendo problemas sérios com seu emprego. Na Itália, Marina conhece o professor de artes Luca, um homem sedutor e sensível, que a cerca de carinho e atenção, buscando conquistar o seu coração. Porém, Luca não é um dos maiores problemas de Marina, e sim Liz, uma mulher compulsiva e doente, que fará de tudo para que ela se divorcie de Eduardo.

Amores Incertos é um romance maduro e que foca em vários problemas de nossa sociedade, sendo um deles a temida rotina. No início, o casamento reluz que nem ouro, mas com o passar do tempo, se não for cuidado como deve, acaba se tornando opaco e frio. Apenas um relacionamento mantido por tradição, e muitas vezes, pelos filhos. E a autora soube abordar esse tema com maestria envolvendo Marina e Eduardo. O casamento deles não foi planejado, e sim antecipado, pois Pedro estava prestes a vir ao mundo. Em muitos momentos, nos deparamos com um Eduardo cheio de questionamentos, e repensando se realmente amou ou ainda ama Marina.

Outro tópico abordado no contexto do livro é a independência da mulher no dias atuais. Há muitas décadas atrás, o objetivo da mulher era ficar em casa exercendo sua rotina do lar e zelando pela criação dos filhos, enquanto o marido trabalhava e garantia o sustento de toda sua família. Hoje em dia nos deparamos com uma realidade totalmente diferente, na qual a mulher também arregaça as mangas e auxilia no orçamento familiar. Essa realidade assusta muitos homens, e Eduardo é um deles, principalmente quando os problemas se agravam na empresa em que trabalha e ele teme depender financeiramente de Marina.

Conhecemos também a obsessão e o egoísmo em demasia, na pele da personagem Liz, uma mulher totalmente desestruturada, e capaz de tudo na busca pelos seus objetivos infundados. Apesar de saber que ela é uma pessoa doente, nutri muita antipatia por ela. Pedro é uma criança extrovertida e amorosa, e contribui dando o ar de sua graça no enredo. Um livro maduro, repleto de escolhas e fatos do cotidiano, mesclado com um bom romance. Recomendo!

Luciane 03/02/2012

Adorei o livro. É uma história que se entrelaça com outra. Gostei bastante do estilo da autora. É um livro muito gostoso de ser lido, leitura fácil e leve. Um romance que traz a Itália como cenário... Fiquei indecisa qual seria o melhor final para Marina, não sei se teria feito outra escolha... Leiam (vale a pena!) e decidam.
Este livro é do grupo Livro Viajante:www.skoob.com.br/topico/grupo/1284

Nathi 29/06/2011

Muitooooo bommmm! Final surpreendente... e o melhor de tudo, é brasileiro.

Iris Figueiredo 03/02/2011

Para mais resenhas: www.literalmentefalando.com.br
Não sei como começar a definir uma história cheia de nuances como essa. Antes de tudo, eu quero parabenizar a Roberta por ter conseguido explorar tão bem os conflitos psicológicos e os conflitos amorosos que são expostos no livro. Em segundo lugar, eu gostaria de dizer que me deixa extremamente feliz ver que a cada dia que passa despontam mais e mais escritores brasileiros tão talentosos e com excelentes histórias para contar.
Em dois dias, eu fui do Brasil para várias cidades italianas como Florença, Siena, Veneza... Conheci o Vaticano, fui à Londres e a Paris e ainda na nossa brasileira São Paulo na companhia de personagens como Marina, Eduardo, Luca e outra que vou chamar aqui apenas de "Obsessiva". Não vou dar nomes para vocês ficarem tão intrigados quanto eu no início, querendo ter certeza que era ela mesmo.
O livro não é nada previsível. Alternando a narrativa de Marina com a da outra personagem, nós temos dois pontos de vista de uma mesma história. A temática de uma das personagens não é nada delicada: é o amor obsessivo. Enquanto Marina é uma pessoa tranquila, romântica e preocupada com sua família, a "Obsessiva" não mede esforços para conseguir aquele que ela pensa ser o homem da sua vida.
Esse tema nos leva uma reflexão: até que ponto o amor passa a se tornar necessidade, obsessão? Algo que me chamou atenção foi que o que acontece não é apenas uma história de livro... É uma história que pode acontecer comigo ou com você, onde nós podemos ser Marina ou podemos ser a outra ponta da história. Assim como os homens podem ser Edu ou Luca, ou todos nós podemos ser uma mistura deles todos.
De início, tive muita raiva da outra personagem. Apesar de saber que o que ela fazia era completamente errado e estava acabando com a vida da Marina, do Edu, do Pedrinho (que é um fofo, quando eu tiver um filho que seja feito ele! HAHA) e do Luca, passei a entende-la. Não digo que entender é concordar, mas eu pude ver do ponto de vista dela. Até que ponto eu poderia ser parecida com ela? O que de bom ela tinha? O livro não me fez pensar em como a mocinha estava sofrendo, e sim como a vilã estava. Porque por mais que a gente ignore, amor obsessivo é sim uma doença, que acaba não só com quem é o alvo desse amor, mas principalmente com quem o sente e todos aqueles que estão em volta e acabam sendo alvo. Pois para quem ama obsessivamente tudo é em nome do amor, e tudo que fazem é para atrapalhar.
A visão que o livro me deu foi única. Eu sou apaixonada pela Itália e cada vez que eu lia me apaixonava mais por cada pedacinho. Os trechinhos em italiano são um brinde. Eu arranho um italiano, entendi bem. Mas quem não entende acho que seria bom ter uma espécie de tradução no rodapé.

Lisse 14/11/2010

Um Amor Mais Do Que Certo

"Duas mulheres lutam pelo amor em busca de um companheiro que tenha um pouco de romantismo. Essa situação, tão comum ao longo dos tempos, ganha contornos diferentes em Amores Incertos, que retrata o mundo moderno em que mulheres assumem novos papéis, enquanto homens se mostram mais inseguros. Família, jogos psicológicos, paixão e estabilidade marcam esta história que reflete sobre homens e mulheres da atualidade. Um romance com o qual irá se identificar e terá a oportunidade de conferir como tem levado sua própria vida."

Roberta Polito (site da autora) começa seu primeiro romance nos mostrando que no mundo atual, com homens em crise, duas mulheres lutam em busca do amor. Buscam um companheiro que tenham um pouco de romantismo.

Esse livro ficou na minha estante me olhando por muito tempo. Ele me olhava e eu o olhava, mas sempre acabava pegando outro e deixando esse pra lá. Não sentia muita confiança na história e nem conhecia a escritora, nem queria começar a leitura e abandonar. Odeio fazer isso! Porém qual foi minha surpresa quando iniciei e não quis mais parar.

Marina reflete os anseios de boa parte das mulheres modernas. Muito objetiva, trabalhadora e faz o que gosta, batalhadora pois quer dar uma boa vida ao seu filho e marido, sem deixar o romantismo de lado. Como boa profissional que é, investe em um curso na bela Toscana, Itália, não imaginando o que a eserava apartir daí, sua vida viraria do avesso. Seu marido, Edu, mostra toda insegurança e fraqueza ficando sozinho no Brasil.

Nunca tinha lido nada sobre uma mulher, mãe, esposa que precisa lutar pelo sustento de sua família pois seu marido está enfrentado problemas financeiros mas que ao mesmo tempo não esquece de si. Uma mãe que cai em si e passa a entender que seu filho precisa que a mãe esteja mais presente. Isso é vida real! Pode estar acontecendo em qualquer canto desse mundo. Esse livro pode facilmente se enquadrar no gênero Mom Lit, algo como literatura da mamãe.

A história de Marina e Edu não é aquela contada na escola quando eram jovens e se amavam loucamente. Não! É a história de um amor maduro que já enfrentou e enfrenta barreiras. E no meio dos dois, Pedrinho, o filho deles que é um fofo mas ao mesmo tempo muito maduro e esperto.

Enquanto isso, entra no enredo, Luca. Salva-salva, um italiano uau, sensível, especialista em arte, usa seu refinamento para seduzir Marina. Romântico e com uma lábia maravilhosa que toda mulher se encantaria e se atiraria nos seus braços \o/. Como professor de arte, acho que eu nunca me concentraria nas suas aulas, tipo tudo bem... mas o que Roberta transmitiu foi fantástico, ela faz você viajar e imaginar tudinho. Claro que a internet foi um excelente recurso que me ajudou a visualizar aquilo que eu ainda não conhecia ou não entendia. Me senti dentro da Itália, e muito conhecimento é passado, isso é cultura!!

Seu casamento e um homem sedutor não são seus únicos problemas. Uma mulher obsessiva e calculista cruza seu caminho com um objetivo bem claro: viver um grande amor. Quando essa fulana entra na história isso me deixou muito confusa pois a autora não identifica a tal mulher, mas tudo vai clareando com o passar das páginas. Roberta Polito foi muito perspicaz e sutil que quando o leitor saca o que está acontecendo, fica de boca aberta. Bom, pelo menos eu fiquei. Fiquei sem saber o que fazer, para quem torcia, imaginei mil finais mas não conseguir superar a autora.

Então, para quem assim como eu estiver indeciso de deve ler ou não Amores Incertos, eu digo: "LEIA SIM!" Agora de preferência, porque esse livro se tornará um amor mais do que certo para quem lê. São 240 páginas bem temperadas com amor, amizade, mistério, loucura e um final que me deixou muito feliz apesar de ser surpreendente.

Eu recomendo!!

Isa 20/10/2010

Muito bom (:

sentilivros 23/09/2010

resenha de Amores Incertos
Essa é a história de Marina, Eduardo, Liz e Luca. Marina é uma psicológa e arteterapeuta que está fazendo um curso a Itália e conhece Luca, seu professo italiano, que fala português e é lindo. Ele se interessa por ela, mas ela, apesar de achá-lo bonito, só pensa no marido e no filho que estão no Brasil. Porém não consegue falar com seu marido,ou quando consegue, está sempre estranho, até seu filho está diferente e isso a está preocupando.
Ao término do curso, ela volta ao Brasil, e seu encontro com seu marido é normal. Colocam as saudades em dia, mas problemas profissionais, financeiros e com seu filho os atormentam. Em um primeiro momento,se apoiam e se unem.
Marina, no entanto, começa a receber recados estranhos, desconfia, primeiro de Luca, mas depois descobre que os recados dizem respeito a Edu, e no dia que vai confrontá-lo,há uma reviravolta.
Nessa crise eles se vêem distantes e desconfiados um do outro. Se afastam. Ela vai de férias para a Itália, junto com o filho e a mãe, e aproveita para fazer um curso que ganhou e reencontra Luca.
Enquanto isso, Edu que após rever Liz,uma ex namorada,durante a 1ª viagem de Marina à Itália, fica atordoado com a sua "separação"de Marina e caí nas garras de Liz.
Para conhecer melhor a história e como termina, só lendo...rsrsrsrs...
Amores Incertos, além de ser um romance moderno, você tem nas mãos a oportunidade de conhecer, e se sentir viajando pela Itália, um pouco mais sobre arte e até um pouco de mitologia.Li o livro super rápido, pois a leitura, não existe outra definição melhor, é PRAZEIROSA.

site: http://sentimentonoslivros.blogspot.com.br/2010/09/amores-incertos-roberta-polito.html

AndyinhA 20/09/2010

O livro já me prendeu só na parte da arquitetura, mas o jeito que ela escreveu. Com dois tipos de letras diferentes, indicando que são dois personagens e que óbvio, em algum momento a história iria se cruzar (só precisava saber quando e porque). Me fez ir lendo cada vez mais para saber certas coisas e como tudo isso se ligava.

Mas confesso que mais para o final as coisas depois tomaram um rumo que eu não esperava e confesso que isso não me deixou tão empolgada quanto no início do livro. Mas quando a visão das duas personagens que contam o livro se unem, eu jamais esperei que fosse daquele jeito. Porque simplesmente não dá para imaginar e neste ponto, preciso tirar meu chapéu para Roberta, porque foi simplesmente demais!

mais em: http://www.monpetitpoison.com/2010/09/poison-books-amores-incertos-roberta.html