Os caminhos de Mandela

Os caminhos de Mandela Richard Stengel

Resenhas - Os Caminhos de Mandela

Testemunha de Kindle 22/02/2024

Cada um de precisa encontrar sua horta
O livro vai além de relatar os feitos de Mandela. O autor foca seu olhar sobre situações da vida em que, testado pelas circunstâncias, Mandela distribuiu suas mais perenes lições de liderança e sabedoria. Excelente compilado de exemplos de vida de um dos grandes homens de nosso tempo.

Antero Silveira 13/03/2023

Livro de rápida leitura e fácil entendimento. Extremamente contagiante, dá vontade de ler tudo de uma vez!

@stoppajoao 25/11/2022

?Encontramos o inimigo e ele somos nós.?
Com uma leitura de fácil compreensão, somos apresentados a vida privada e pública do Nelson Mandela. Considerado pelo povo um guerreiro em luta pela liberdade, era tido pelo governo sul-africano como um terrorista.

Mandela queria mudar a história da África do Sul, mas foi além disso, tornou- se símbolo da luta contra o ódio.

Sua história começa em um pequeno vilarejo na região do Transkei, onde nasceu em 1918. Em 1942 iniciou sua longa cruzada contra o apartheid, no qual os direitos da maioria dos habitantes foram cerceados pelo governo formado pela minoria branca.

Nelson viajou pelo mundo em busca de apoio, recebeu treinamento militar, mas quando voltou para a África, foi preso.

Após 27 anos na prisão, foi posto em liberdade. Esse foi o marco do fim de um regime onde os negros eram considerados inferiores aos brancos.

Em 1993, recebeu dignamente o prêmio Nobel da Paz.

Em 1994, foi eleito o primeiro presidente da África do Sul, sendo responsável pelo fim do regime segregacionista no país e também pela reconciliação de grupos internos. Deixando o mais nobre dos legados.

Rodrigo 05/09/2022

Boa leitura
Traz ótimos acontecimentos da vida de Mandela, inclusive no seu dia a dia, tornando a leitura bastante leve.

Paulo Augusto 16/07/2022

Um livro muito bom para quem gosta de conhecer fatos históricos e conhecer mais profundamente a realidade de uma pessoa que fez grande diferença no mundo moderno.

marquessjuh 26/05/2022

Ensinamentos para a vida
A história de Mandela é algo incrível e surpreendente, pois em uma sociedade marcada pela intolerância racial, ele cresceu sendo empoderado aos cuidados de um chefe tribal e não teve sua estrutura abalada pela minimização do contato com o homem "branco".
Nisso ele foi crescendo sabendo do seu potencial e que era possível lutar por uma sociedade igualitária, onde todos os povos tivessem a mesma oportunidade, sendo preso por esse ideal, e o mais lindo foi que ele citou que poderia até morrer, mas ainda no leito de morte defenderia sua causa...
O que eu tirei de experiência para mim, foi o fato de agir mesmo com medo, pois somente assim vc pode galgar novos rumos e também sempre manter os dissidentes bem próximos, pois é mais fácil observar seus passos.
Foi um livro de leitura rápida e leve, não foi bem uma bibliografia, mas trechos importantes da vida dele, e a descrição do quanto ele cresceu física e psicologicamente na prisão.
Recomendo a leitura.

Gabriela.Pereira 31/03/2022

Adorei
Muito bom como os relatos de Mandela nesse livro podem se encaixar com coisas do nosso dia a dia, bem leve a leitura e só fez a minha admiração aumentar.

Sandra Silva 02/08/2021

Sem dúvida um herói
Não há como contestar isso!
Eu sou uma apaixonada por Mandela, e a cada livro que eu leio dele ou sobre ele eu me apaixono mais.
Aqui, temos um olhar de fora, de alguém que trabalhou para Mandela e que aprendeu a admira-lo, com todos os seus pontos fortes e fracos.
Richard ajudou Mandela a escrever sua autobiografia, Longa caminhada até a liberdade, (que se você não leu ainda, recomendo fortemente que leia), e durante suas reuniões para a escrita do livro, recebeu muitas lições de um homem como nenhum outro.
Mandela se sacrificou para que todo um povo se libertasse de um regime segregacionista, preconceituoso e terrivelmente injusto. E esse sacrifício custou muito caro: 27 anos de prisão.
Mas, apesar de todo o sofrimento, nesse livro é possível perceber que esse foi um período longo e sofrido sim, mas de muito autoconhecimento. Mandela entrou um homem combativo, com gana de justiça, mas saiu um homem mais ponderado, mais aberto as negociações, que soube mudar de opinião quando preciso, e não se sentiu inferior por causa disso.
Somos apresentados ao Mandela firme, que diz não sem pestanejar, que pondera todas as suas decisões, que gosta de ter os amigos por perto, e os inimigos mais perto ainda. Que dá espaço para que todos exponham suas opiniões, mas que não se deixa ser passado para traz. Que sabe de sua importância, e que gosta de se apresentar como alguém que é um símbolo de luta. Que é pacificador, mas que sabe que as vezes é preciso ser combativo. Que é agregador, mas que mostra que para a boa convivência é preciso fazer concessões.
Mais um livro para admirar a grandeza de um homem inigualável!

@biblioteca.da.alma 04/01/2021

Necessário
Ao ler esse livro pude conhecer um pouco mais desse homem que foi tão importante e tão incrível. Não é só uma biografia, a obra tem um quê de autoajuda, com diversas frases maravilhosas e muito inspiradoras. Pude entrar no íntimo de Mandela e conhecer mais dele, além do público, e passei a admira-lo mais ainda.

Vitoria Milhomes 06/12/2020

Inspirador!
Apesar de Nelson Mandela ser um ícone mundial, eu ainda não conhecia direto sua história. Não sabia muito a seu respeito ou sobre sua vida.

Porém, agora que li esse livro pude entender que ele foi um homem com muito a nos ensinar e inspirar.

É um livro de fácil compreensão, escrito por um jornalista que foi íntimo de Mandela e pode descrever claramente a pessoa que Nelson foi.

Aprendi várias coisas com o ensinamento de Mandela, e espero levar comigo sempre.
Diego 14/12/2020minha estante
Depois procura a Autobiografia de Martin Luther King, vai gostar.

Vitoria Milhomes 14/12/2020minha estante
Deve ser muito boa ?

Veronica.Maria 04/01/2021minha estante
Estou lendo a autobiografia de Martin e confesso que é uma obra maravilhosa. Leitura super leve.

Vitoria Milhomes 05/01/2021minha estante
Verdade. Gostei bastante também ?

Isaac 27/06/2020

O livro revela a grande personalidade que Mandela foi na história da África e de todo o mundo no combate ao racismo e a todas as formas de injustiça. Realmente inspirador! A sua luta certamente nunca será esquecida e deve ser invocada diante do racismo estrutural que ainda persiste atualmente.

Marta 10/05/2020

Um livro de grandes ensinamentos!
Esse livro é considerado uma autobiografia, escrito com o auxílio de Stengel e com trechos do diário de Mandela, enumera uma série de lições de sabedoria, de liderança, lições que são verdadeiras aulas sobre o humanismo.
A trajetória de Nelson Mandela é uma das mais ricas e complexas da história do século XX. Ele foi preso em 1964 até 1990 pelo regime do apartheid, um regime violento e segregacionista.
Anos após a sua libertação, Mandela ganhou o Prêmio Nobel da Paz, em 1993, e foi o primeiro presidente eleito democraticamente na África do Sul um ano depois.
Um livro rico, cheio de ensinamentos e de como devemos nos portar. Um livro sobre a humanidade e como é possível viver sem o preconceito.
Se gostou da resenha, siga e acompanhe o meu perfil literário no instagram: @petalasdeflorchuvadeamor

site: https://www.instagram.com/p/B_inEtODSGr/?utm_source=ig_web_copy_link

Renata 12/04/2020

Exemplo
Uma lição de vida homem forte e justo ....com esse relato do jornalista nos da uma visão diferente da sua personalidade

Kadja 16/08/2019

Um livro que nos mostra um lado diferente sobre Mandela, não que ele tenha um lado negativo diferente do que já conhecemos na história. Mas a visão de um homem sobre a convivência com Mandela, e a parte humana desse ícone