O Retrato

O Retrato Nikolai Gógol

Resenhas - O Retrato

1 | 2 | 3 | 4

Claudia.livros 25/02/2024

Um conto bem diferente do que eu já tinha lido de Gógol. Suspense, drama e terror! ?

Na primeira parte do conto temos um protagonista chamado Tchartkov, pintor pobre e cheio de dívidas, que invejava a vida de pintores que ganhavam muito dinheiro com obras medianas, enquanto ele, que tinha talento reconhecido, só conhecia a penúria.
Eis que um dia ele adquire uma pintura numa galeria. Na pintura está retratado um velho vestido com roupas asiáticas, mas com olhos que parecem sair do quadro. A vida de Tchartkov nunca mais foi a mesma.

Na segunda parte conhecemos a origem do quadro e um pouco do ser que foi modelo para o pintor. Conhecemos a transformação da vida do pintor e de todos que entraram em contato com essa pintura terrível.

Um conto incrível e surpreendente ?

Lorena Almeida 21/02/2024

Perturbador
O conto é narrado de maneiro aterrorizantre e amedrontador, principalmente a segunda parte. Foi um conto muito bom e rápido, recomendo.

Layla173 03/02/2024

Olhos
Que livro bom! Pela primeira parte, deu certo horror pela descrição do retrato, e o que ele causou ao pintor, a ganância e luxúria do pintor após obter o quadro (o ouro encontrado) fizeram ele enlouquecer. Já na segunda parte temos a "origem" do retrato, que deu mais sentido ao começo do livro, e ficou ainda mais tenebroso.
Achei muito curtinho, gostaria de ter lido mais, ter desvendado mais essa história, mas foi uma leitura proveitosa com uma escrita fácil de entendimento.
Este final me fez gelar por um momento, senti como se fosse um final aberto, me deixando ainda mais curiosa para saber e querer mais desta história, que infelizmente não tem :(

Leticia2513 14/01/2024

Gogol e o retrato amaldiçoado
É o primeiro livro que li do Nikolai e gostei muito, o que me fez procurar outros logo após o final desse. A escrita dele é muito boa e a mensagem ainda melhor. Esse livro fala sobre ambição e o que ela leva o homem a fazer (pelo menos foi a minha forma de interpretar a história). O protagonista se encanta por um quadro e compra ele com o último dinheiro que tinha, o que o leva a não pagar o aluguel que está atrasado há meses. Mas o quadro é muito fascinante porque os olhos do homem parecem olhar diretamente pra ele não importa onde esteja. Resumindo: ele acaba encontrando MUITO dinheiro no quadro e o primeiro pensamento dele é usar o dinheiro pra melhorar a arte dele como pintor, mas o segundo pensamento é gastar tudo com festas, roupas chiques, casas gigantes e jantares enormes. Qual pensamento ele segue? O segundo, é claro. Mas aos poucos a riqueza e o quadro vão transformando ele, deixando-o com ira e rancor até chegar ao ponto final da história. É um livro realmente muito interessante, principalmente pra quem tem interesse em ler clássicos que sejam rápidos e fáceis

Michela Wakami 09/01/2024

Perturbador
Um conto assombroso, que tira a paz dos personagens e a dos leitores.
Impossível não sentir um certo medo durante a leitura.
Gleidson 09/01/2024minha estante
Isso deve ser muito bom! Quero ler. ?

Michela Wakami 09/01/2024minha estante
Acho que você vai amar.

Resolvi começar o ano relendo os contos do Gogol e está sendo maravilhoso.

Ogawa's 28/12/2023

O mundo te seduz e eu tenho medo disso.
Trata-se de uma novela macabra, onde um bom pintor e até então, um bom homem, se deixa seduzir pela luxúria do mundo, algo que inicialmente iria contra os seus princípios.
Alimentado pela impaciência, inveja e ganância, ao decorrer da narrativa, nosso protagonista desorienta-se em sua vida e principalmente em sua arte, se tornando insano.
Gogol narra perfeitamente toda a angústia do artista, de modo que nós leitores, o sinta na pele. Com certeza uma leitura perturbada e reflexiva, que lhe deixa um sentimento vazio, algo característico da literatura russa. Recomendo.

jackpveras 28/11/2023

O retrato que eu te dei, se ainda tens, não sei...
Retratos sempre foram objetos muito bem trabalhados e "retratados" na literatura... o de Dorian Gray (Wilde), o oval (Poe), o do poema brasileiro (Meireles) e agora, o de Gógol.

Sem sombras de dúvidas, O Retrato russo é o mais bizarro, assustador e macabro de todos eles.

Perturbador, eu diria.

Milena 28/10/2023

O olhar
Trata-se de uma curta novela, porém cheias de detalhes, os ambientes são exaustivamente descrito, para mim, as vezes cansativo.
A leitura pode oferecer diferentes interpretações.
O olhar da cobiça....Deus nos livre dele!

legolas_ 16/10/2023

Os contos de Gogol sempre são muito interessantes, este aqui não é diferente. Na verdade, acho que de todos que li esse é meu favorito.

Luuizafkr 07/10/2023

Adorando os contos do Gogol
Estou viciada nos contos do Gogol!! Esse não conto não foi tão parecido com O nariz, onde o Gogol faz uma crítica bem humorada. No retrato a crítica é mais mórbida.

Ciça 27/05/2023

Leitura fluída e rápida
Li esse conto no ano passado e gostei muito, demorei apenas algumas horas para concluí-lo. A fluidez na escrita de Gógol é de outro mundo (e a destreza dos tradutores também merece reconhecimento). Acho fantástico como o autor retrata partes da cultura russa durante a trama de forma sútil, além de apresentar muito do sentimentalismo característico da literatura clássica desse país. Recomendo muito!!

Clau Melo 16/05/2023

Conto gótico.
Literatura russa, 1835. Conto gótico. Releitura.

Um dos fundadores da literatura russa moderna

Imaginativos e atemporais, os contos de Gogol permanecem atuais­ e significativos hoje como eram para os leitores de outras gerações. Suas histórias são admiradas pela perfeita combinação entre fantasia e realidade com toques de humor, aliadas ao uso de detalhes do cotidiano para extrair o “extraordinário do ordinário”.­ Esses elementos estão presentes em “O retrato”, uma soberba reflexão sobre a vida e a arte.

Renovador e vanguardista, Gogol trouxe para a literatura russa o realismo fantástico e escreveu algumas obras-primas do conto universal. Os contos “O retrato” e “O capote” são algumas das peças mais expressivas da vertiginosa obra do autor.

Carolina Del Puppo 08/05/2023

???
Curtinho, porém bem denso. Um livro para se deliciar com a escrita de Gógol, para ler em uma tacada só, porque mesmo que seja uma história razoavelmente simples, ainda sim, funciona.

Glids 06/04/2023

A arte sempre causa impacto
Muito bom esse livro, o autor passa por diversos temas e fala da eterna dúvida do artista, se vender ou continuar fiel a arte, a primeira parte me prendeu bastante, vivi a vida do personagem em minha mente e pude sentir sua dor da morte, a segunda parte não entendi muito no início mas logo consegui compreender e percebi que se tratava do quadro, a arte sempre causa impacto e os olhos daquele retrato ainda os amaldiçoa. A russia é um berço de grandes escritores, e Gogol so me fez ter certeza disso.

1 | 2 | 3 | 4