A garota das laranjas

A garota das laranjas Jostein Gaarder

Resenhas - A Garota das Laranjas

Menezes 09/04/2024

Amei.
Muito bem escrito como esperado de jostein gaarder, super simples, recomendo para qualquer idade. leia o mais continuamente possível, pq é o q dá a graça do livro! (( não fiz isso, fui tchola

Bianca.Vertuan 05/04/2024

É mais que uma carta de um pai falecido
"A vida é uma loteria gigantesca, na qual só os números vencedores são visíveis,"

Jan Olav deixou ao filho mais que uma carta, deixou um ensinamento para a vida dele. E incrível como conseguiram se conectar através disso, mesmo após a morte.
A carta também era uma carta de amor, e que amor...
Um livro de fácil e rápida leitura, amei.

Maria14190 04/04/2024

Perder algo que amamos ou nunca ter o prazer de conhecer ?
Uma amiga me indicou o livro e eu amei a obra, super leve e fluida. Me fez parar para refletir sobre o agora, sobre oque temos hoje e nos lembra sobre o momento que vamos deixar tudo e todos aqui.

?Para nós, seres humanos, às vezes é muito pior perder uma coisa que amamos do que nunca ter tido essa coisa?

Sinto tanto por Jan, ele amava genuinamente a Veronika, foi muito lindo ler sobre o amor deles, e o apreço que tinha pela vida, pelo céu e por Georg.

?A vida é curta para todos os que conseguem entender que, um dia, o mundo chegará definitivamente ao fim.?

Maldita pomba branca
Sofia :) 04/04/2024minha estante
????????

Gabriel Farias Martins 28/03/2024

A mortalidade
Em breve resumo, conhecemos o menino Georg que recebe uma carta recém descoberta de seu falecido pai, a carta a princípio enigmática nos narra a história de encontros e desencontros com uma misteriosa garota, a tal garota das laranjas..
O pai, viveu seus últimos dias com uma grave enfermidade e em seus escritos, existe muita reflexão sobre o valor do tempo e da vida.
Uma leitura bastante reflexiva

yasnvlima 25/03/2024

Não existem duas laranjas iguais, Jan Olav
"Não me venha dizer que a natureza não é um milagre. Não diga que o mundo não é um conto de fadas. Quem não percebeu isso, talvez só chegue a compreendê-lo quando a história já estiver chegando ao fim."

Achei a história muito fofa, traz algumas reflexões sobre o tempo que a gente vive aqui nesse mundo e como que uma coisa pequena pode mudar uma história inteira. Gostei muito, mas achei algumas partes muito enroladas. Acredito que a minha resposta para pergunta do Jan Olav na carta seria igual a de George

Garcia 22/03/2024

Mais uma obra-prima do Gaarder
A partir do momento que você me conhece, você aprende em menos de dois dias que eu sou apaixonada por todos os livros que o Gaarder faz.

Esse não é o primeiro livro que ele retrata a morte, e ele faz isso com tanta maestria, você no começo pensa "olha, que coisa fofa" e quando percebe, tá se desabando em lágrimas.

A garota das laranjas e seu romance com Jan Olav me pegaram muito, não sou a maior fã de romance, ao menos não quando não é o foco do livro, mas nesse caso, eu me apaixonei pelos dois e pela relação que construíram.

É um livro muito bom, ele te prende, te faz refletir e te ensina muitas coisas. Outro livro que eu preferia que fosse meu de fato, e não alugado de uma biblioteca.

Talvez eu esteja louca, mas tinha alguns momentos do livro (principalmente a última página) que eu sentia que não era o personagem falando, mas sim o próprio autor, tentando passar uma mensagem para os leitores, uma na qual eu quero absorver cada parte.

Recomendo e MUITO.

Manudes 06/03/2024

Li quando era mais nova na época da escola e me lembro até hoje da sensação que esse livro me trouxe. Uma narrativa encantadora e uma história emocionante. Quem tiver a oportunidade, leia ??

skuser02844 26/02/2024

A garota das laranjas
A carta escrita pelo pai falecido a onze anos ao filho adolescente como uma longa mensagem de despedida é muito mais que uma história de amor de como se apaixonou por uma moça misteriosa , é sobre uma profunda reflexão sobre a vida , sobre como somos tão pequeninos perante a imensidão do universo que ainda nem conhecemos por completo .

É sobre como decisões que tomamos que podem influenciar uma vida inteira , inclusive a sua existência nessa Terra .

? Aposto que há milhares e milhares de por menores que teriam modificado absolutamente tudo , e vocês não teriam tido a mesma chance. ?

A vida é como uma loteria gigantesca, na qual só os números vencedores são visíveis. Você é um número vencedor . Sorte a sua !!

Luisa469 13/02/2024

Laranjas
Sem palavras para descrever o quanto esse livro me tocou, uma leitura curta e rápida mas que conseguiu com maestria arrancar lágrimas de mim.

Nunu Zucoloto 11/02/2024

Lindo de mais!
Surpreendente e lindo! Lindo do início ao fim.

Quanto aos personagens: não me identifiquei com Georg, achei ele meio chato. Mas, confesso que eu me identifiquei muito com Jan Olav. Lelé da cuca que nem eu (rsrsrsrs).

Um livro leve de ler, mas desdo início você praticamente sabe o final, e o final vai te fazer chorar e refletir. Vale muito à pena ler.

Ana 10/02/2024

Não me pegou de início, achei muito arrastado, estava lendo mais a noite e me batia um sono que demorei dias pra conseguir engatar a leitura.
Achei algumas partes uma viagem, mas depois entendi o tanto de voltas que foi dado e a real história, e peguei mais na leitura.
Ao todo, eu gostei, é uma história de amor, te faz questionar algumas coisas, mas no fim, achei que valeu a pena

taih 07/02/2024

Livro inimigo do Daddy Issues
Ganhei esse livro emprestado
E li em uma tarde, é uma história de pai e filho, que dá uma desestabilizada em quem tiver problemas com o pai, tem uma carga emotiva por que o pai escreve as cartas ao filho sabendo que vai morrer. Para ter alguma presença na vida do menino mesmo quando ele se for...

As cartas falam um pouco sobre Astronomia, sobre a vida e a morte, mas sobre tudo fala sobre o amor do pai e a mãe, como se conheceram.

Livro não me matou de chorar, mas confesso que algumas lágrimas saíram aqui e ali.

Betania.Silvaa 05/02/2024

Livrinho muito muito fofo, peguei pra ler a primeira vez no Kindle, gostei bastante da história, foi ele que me fez entrar no mundo dos leitores. ??

Katharina.Pedrosa 04/02/2024

E se você tivesse a chance de receber uma carta de alguém que já se foi ?
A trama desenrola-se com o jovem Georg recebendo uma carta de sua avó, escrita por seu pai nos últimos dias de vida, há 11 anos. Neste ponto, fica claro que o presente que o pai deseja legar ao filho é a memória. Através dessa carta, Georg tem a oportunidade de conhecer o ponto de vista paterno sobre a incessante busca pela garota das laranjas.

A carta, abrangendo quase a totalidade do livro, é lida por Georg em uma única tarde. A narrativa se desenvolve ao entrelaçar as recordações do pai com os sentimentos do filho, oferecendo uma riqueza de detalhes sobre emoções como perda, incerteza, paixão adolescente e aceitação.

Inicialmente, paira o mistério em torno da identidade da garota, mas aproximadamente na metade da carta, torna-se evidente de quem se trata. Contudo, mesmo assim, persiste o desejo de descobrir o desenrolar dos acontecimentos.

Embora a narrativa do livro explore essa história de amor, ele também instiga reflexões sobre o quão verdadeiramente estamos vivendo nossas vidas. A única certeza que possuímos é que nossa existência é limitada. Assim, a mensagem derradeira do livro ressoa na importância de viver plenamente ao lado daqueles que realmente importam em nossas vidas.

Kamii_Berthier 31/01/2024

Sobre a a vida, interrogações e laranjas (muitas)
O pai de Georg está morto a muito tempo, mas isso não é um empecilho no encontro dos dois.
Em uma carta escrita pouco antes de partir, o pai de Georg narra um mistério que o encantou e moveu suas ações até um desfecho: a garota das laranjas. Além de contar coisas sobre o passado, o pai narra seu presente com o filho e esposa ao tentar lidar com a iminência de sua morte.
A carta é escrita não só no intuito de Georg conhecer o próprio pai, mas do pai poder conhecer mais do filho. Há uma questão que só poderia ser respondida se Georg pudesse pensar longamente e de forma consciente, o que levou mais tempo do que seu pai pôde permanecer. Pois então, esse livro é o diálogo que eles não puderam concluir antes.
Gaardner coaduna o material e o subjetivo em um texto que nos diz mais do que o que se está contando. Quando o pai encara a aflição de desconhecer tudo que distancia ele e a garota das laranjas, o homem preenche o vazio de sua pergunta com inúmeras possibilidades de resposta, no fim das contas as respostas imaginadas não valeram de nada, porque mesmo com uma possibilidade que tenha deixado-o infeliz ou zangado ele seguiu procurando e ansiando por ela em todos os lugares.
Sendo assim, vejo a abordagem dos mistérios pláusiveis por trás da garota das laranjas como uma espécie de busca pelo motivo de sua própria morte e a ânsia pela vida.
Com sua narrativa fluída e enredo reflexivo, o autor contempla o maior dos enigmas: a vida. A individualidade do viver nesse antro de acordos que nunca estamos a par, a complexidade das escolhas que não sabemos mensurar e o milagre por trás mesmo dos dias comuns, porque a vida até nos menores e recorrentes detalhes é uma improbabilidade realizada.