A garota das laranjas Jostein Gaarder

Resenhas - A Garota das Laranjas

Isabelly 14/10/2023

Arrastado
Descobri a existência desse livro graças a um pov que assisti inspirado nele. Fiquei interessada pela história e quando o encontrei na biblioteca da escola fiquei super feliz.
Imaginei que a leitura fluiria super, mas não foi isso que aconteceu.
A leitura foi super arrastada e a cada página que passava, mais cansada eu ficava de ler.

Gostei da escrita poética e da proposta do livro, simplesmente não me prendeu como eu gostaria.

Luisa 06/02/2009

Com 15 anos, Georg descobre que seu pai (falecido há mais de dez anos) escreveu uma carta para ele antes de morrer. Na carta, o pai conta a história da Garota das Laranjas e essa história é muito fofa. Em algumas partes, tem uns detalhes a là Amelie. O livro é como se fosse a carta que o pai de Georg escreveu alternada com comentários do próprio Georg. Não consigo escrever muito desse livro sem acabar falando da minha vida pessoal, então é melhor parar por aqui! Só digo mais: é um dos meus livros preferidos, sim!

Gabi Oliveira 15/11/2009minha estante
É um dos meus preferidos também! Descobri por acaso na internet, baixei e li no computador mesmo. Valeu a pena! :)

megacombo 19/01/2009

"Aguento esperar até que o meu coração comece a sangrar de aflição."

Só essa frase já vale o livro. Desculpem, sou uma romântica incurável MESMO. rssss
Marcia 13/11/2022minha estante
Eu também! Livro maravilhoso, né?

Tathy Melander 15/05/2023

Sem palavras...
Há 22 anos minha mãe faleceu. Eu tinha 17 anos e ela 48. Convivemos bastante, mas minha mãe nunca foi muito de falar sobre si mesma, de contar histórias de sua infância ou adolescência... Queria hoje talvez encontrar uma carta dela pra mim.
Foi muito difícil pra ela aceitar que estava morrendo após descobrir um câncer em estado avançado de metástase, sem possibilidade de cura.
Ela era tão jovem! Eu era tão jovem...

Ao mesmo tempo, há 22 anos, meu pai perdeu o grande e único amor de sua vida. E isso é importante saber pois, lendo esse livro eu chorei tanto, mas tanto, e como sempre divido os livros que gosto com meu pai, sei exatamente como ele vai se sentir quando ler essa história. Vai ser dolorido. Provavelmente ele vá chorar tanto (ou mais) do que eu...

Mas eu sei a resposta que daria se minha mãe fizesse a mesma pergunta que Jan Olav fez pro filho Georg... A resposta é SIM, eu aceitaria, sem nem hesitar. Viver é incrível, mesmo com as dores e as perdas.

E se vc quer entender minha resposta, leia esse livro emotivo e emocionante.

Jules 02/05/2022

A garota das laranjas
??Jostein Gaarder nos leva a refletir sobre o que é viver, sobre a imensidão do universo, quão infimamente pequenos somos em relação a ele e como deveríamos aproveitar melhor o tempo que nos resta para viver.
??Devo confessar, que a história não me foi muito atraente, todo esse papo de viva a vida ela é um conto de fadas não foi para mim.
??É uma narrativa melosa, cheia de sentimentalismos.
??Não posso dar uma nota maior, pois não aproveitei tanto assim a leitura e tão pouco uma nota menor pois a narrativa do autor é impecável.
??Por fim, recomento a leitura a quem possa interessar o tema, que tem mensagens bem legais para quem gosta de viver a vida.

Rosana Miyata 28/12/2022

O livro é bom, mas quando peguei para ler estava com altas expectativas e acho que isso acabou me atrapalhando.
A história só me pegou mesmo da metade pro final, em que as coisas foram se esclarecendo.

celiellida 16/09/2023

Inspirador
É um livro leve para ser lido em uma tarde. Já li várias vezes e chorei em todas, faz refletir sobre a morte e profundamente sobre a vida. É muito bom de ler.

Maria 25/03/2021

Outro livro lindo e triste do Jostein Gaarder (vou precisar de um detox depois de dois seguidos, rs). Essa é a história de um garoto de 15 anos que recebe uma carta póstuma do seu pai, contando sobre uma ?garota das laranjas?. Neste relato, ele fala de questões filosóficas sobre a sua existência, sobre a doença, sobre o universo e sobre essa garota. Bem a cara do autor!

Nath Mel 14/04/2020

George é um garoto de 15 anos que recebe dos avós uma carta escrita pelo seu pai morto à 11 anos. Ao ler a carta se envolve com o mistério da garota das laranjas e a vida passada do pai. O pai levanta várias reflexões sobre o universo, a vida e a morte muito comoventes.

analivramos 20/09/2023

Seria essa apenas uma história de amor à primeira vista?
Ele se apaixonou por ela ? depois de ter derrubado todas as laranjas da adorável moça no trem, e sua única pista são as laranjas.
Mas isso você descobre em um outro contexto?

Luisa 28/08/2023

A garota das laranjas
Sinceramente, estou a dias ou semanas tentando escrever essa resenha, acho que não tenho muito o que falar, o livro é perfeito, o jeito que ele trás uma visão de vida totalmente diferente do normal, o livro descreve como um conto de fadas, ele fala muito sobre a morte, as suas escolhas de vida e a pergunta que faz no final, é incrível, e a minha resposta pra essa pergunta é sim, depois vocês vão entender, eu demorei pra ler esse livro, mais valeu muito a pena, não é um livro que você só lê, você tem que parar e aproveitar, eu super recomendo, mais se você for muito novo, talvez não entenda, talvez você não entenda tudo o que o livro vai dizer, tudo o que o livro fala é a mais pura verdade, que poucos vão realmente entender, que poucos vão ler e vão parar por semanas só pensando nisso, mais só leiam e vocês vão ver como é bom.

Francinne 27/02/2021

?A?s vezes eu tenho a sensac?a?o de que cada um de no?s esta? no alto de uma montanha envolta em neblina, um tentando achar o outro na dista?ncia. Entre no?s ha? um vale encantado pelo qual voce? acaba de passar no caminho da vida, mas onde eu nunca pude ve?-lo.?

E mais uma vez a nossa LC do amor com as nossas maravilhosas @aslivreiras enche meu corac?a?ozinho de amor.

A Garota das Laranjas, acho que posso classificar o livro com mistura de histo?rias emocionantes, a histo?ria de tre?s pessoas: A garotas das laranjas, Georg e Jan Olav. Georg perdeu seu pai muito novo e apo?s onze anos dessa perda, sua fami?lia entrega uma carta escrita pelo seu pai. Na carta vem contando a histo?ria da misteriosa garota das laranjas e uma pergunta para que ele respondesse.

A narrativa e? simples, o livro e? narrado em primeira pessoa e a carta de Jan Olav. Uma leitura leve com poucas pa?ginas, quando voce? percebe ja? esta? quase acabando o livro com aquela sensac?a?o de que na?o quer que acabe.

Foi minha primeira experie?ncia com Jostein Gaarder e que so? me fez querer ainda mais, O Mundo de Sofia que me aguarde.

Sem du?vidas e? um livro que te faz refletir, extremamente especial e que transborda lic?o?es valiosas.

julia 15/05/2021

Me surpreendi!
Tive que ler esse livro para a escola, e li ele na versão em espanhol. Normalmente não gosto das leituras propostas, e no início esse livro estava bem tedioso. A história foi me envolvendo e me fazendo pensar sobre muitas coisas: nós escolheríamos viver uma vida no planeta lindo que é a Terra por determinado tempo, mas ter que deixar ela e tudo o que amamos um dia, ou não viver isso? Tive uma crise existencial lendo KKKKKKK, cheguei a conclusão que temos que dar muito mais valor à vida, pois não é como qualquer presente que ganhamos. Esse final foi incrível, George, Jan e Veronica mereciam mais tempo juntos ?? Indico muito! Leiam, não irão se arrepender!!! ?????

beatricedecarvalho 29/04/2021minha estante
esse é um dos meus livros favoritos e queria muito que mais gente conhecesse! sou apaixonada

luzzy 25/06/2020

"recomendado por um booktuber" - #MLI2020
Descritivo demais, passou 70% do livro numa enrolação absurda, mas os outros 30% conseguiu ser agradável a ponto de transmitir emoções indescritíveis.

"A vida é uma loteria gigantesca, na qual só os números vencedores são visíveis."