A Voz da Esperança

A Voz da Esperança Castro Alves

Resenhas - Antologia: A Voz da Esperança

Jorge Luiz da Silva 04/04/2024

Além de Castro Alves por ele mesmo:
Poemas da saudade, Poemas da natureza, Poemas da Liberdade e da escravidão, Poemas de amor, Os adeuses de Castro Alves. São os "seis núcleos". Muito bom!

rodrigo963 06/06/2020

Desafio 2020 - poemas//junho
Antônio Frederico de Castro Alves é um poeta baiano/brasileiro que nasceu na antiga fazenda das cabaceiras (atual cidade de Cabaceiras do Paraguaçu /BA) em 1847. Sendo considerado um grande poeta nacional, onde os poemas remente ao terceiro período do romantismo. Assim, o poeta utiliza-se de temas, como: amor/paixão, natureza, morte, liberdade e escravidão na produção dos versos. Com utilização recorrente do tema escravidão nos poemas, é conhecido como “o poeta dos escravos”. Os poemas contêm versos excelentes, delicadeza, organização na estrutura, com grande aprofundamento nas palavras e ritmo.

JurúMontalvao 27/05/2023

A obra de Castro Alves
Muito bom conhecer mais sobre a obra de Castro Alves e também sobre o contexto pessoal do escritor de "O navio negreiro".

Layla.Ribeiro 11/06/2020

Excelente livro pra conhecer os poemas de Castro Alves
Primeiramente devo alerta-los que dado aos anos da obra a linguagem é um pouco dificil com palavras na qual não usamos mais ou palavras que hoje são escritas diferentes, as linguagem se assemelha a linguagem do Hino Nacional (suponho que escritos no mesmo período), porém nada que o velho amigo dicionário não possa ajudar. Aconselho ler também recitando os poemas, torna a experiencia mais proveitosa. As poesias de Castro Alves são ótimos para aprender sobre o contexto da época. O livro é dividido em várias partes, os que particularmente eu mais gostei foi sobre os poemas dedicado a morte, achei tão profundo e triste principalmente em saber que ele foi escrito quando o autor estava a beira da morte o que deixa muito triste, porém o melhor de todos faz jus a fama do autor de ?O Poeta dos escravos?, as poesias referente a escravidão, Castro Alves nos consegue trazer um sentimento forte em seus versos de angustia e revolta levando a reflexão, perfeito. Esse livro me surpreendeu, gostei muito da leitura.

Lívia 08/02/2021

Gostei
O livro é dividido na ?autobiografia? do autor, em uma análise de um de seus poemas e na antologia em si. A linguagem pode ser um pouco complexa em algumas passagens, mas nada incompreensível. Recomendo.

?Quem sempre vence é o porvir!?

?E Deus para o poeta o céu desata
Semeado de lágrimas de prata!...?

Estêvão Moraes 26/12/2019

Castro Alves: Esperança dos Oprimidos
Ótimo livro! Castro Alves encanta com sua forma poética. O organizador passa muito bem a história de Castro Alves e suas obras! Recomendo!

Felipe Lapa 09/09/2021

A voz da esperança
O livro traz os principais poemas do autor Castro Alves, dividos em seis núcleos temáticos: o amor, a liberdade, a morte, a natureza, a saudade e a própria poesia.

Eu gostei demais dos poemas e fiquei muito chateado de não ter dado tanta importância para esse tipo de assunto no ensino médio. O tema que mais me encantou foi o de natureza, gostei muito dos poemas desse núcleo. "O navio negreiro" também foi um dos meus favoritos.

Espero ter mais contado com a poesia futuramente ?

Fernando.Mazeo 14/09/2020

Ótimo começo
É uma ótima forma de começar a ler poesia, para alguém que nunca leu um livro de poesia!