As Sombras de Outubro

As Sombras de Outubro Søren Sveistrup

Resenhas - As Sombras de Outubro

Nusa 12/03/2024

Sombras de outubro
Eu adoro livros cuja histórias se passam em países nórdicos. Acredito que seja pela paisagem, clima e cultura. Esse é um desses.

A história se passa na Dinamarca no mês de outubro, outono, onde as folhas amarelas, vermelhas e marrons ainda fazem parte da paisagem, balançando e voando no sussurro do vento.

Nesse clima lindo e confortável, uma mulher é assassinada e uma parte do corpo foi amputada. Dois detetives são designados para investigar o caso: Thulin e Hess.

A priori parece um homicídio de resolução simples. Mas então, o caso se liga a outro do passado que já foi investigado e solucionado.

Fica ainda mais complicado quando outras mulheres são assassinadas e amputadas e, ainda, se ligam ao tal caso solucionado. É então que o caso desperta o interesse e empenho dos detetives na captura do assassino em série.

Eu amo livros de suspense, e por ler muito esse gênero, acabo lendo mais do mesmo: Assassinato > Investigação > Quem matou.

Este é sobre isso, mas é mais do que isso. A trama é complexa e com várias camadas, onde vai deixando peças do quebra cabeça pra tu montares. E à medida que a narrativa avança, vão surgindo novos mistérios que te deixam louca criando várias teorias.

Além disso, tem a complexidade dos personagens, onde mostra suas vidas quando não estão no plano da investigação. E assim percebemos que são personagens com qualidades e defeitos.

Achei o autor foda pelo roteiro complexo de mais de 400 páginas que ele conseguiu criar. Um roteiro cuja narrativa é hora linear e hora tensa. Linear. Tensa. E também pesada por ter feminicídio e abuso infantil, ao ponto de te fazer sentir náuseas e parar de ler um pouco pra se recompor.

A narrativa te leva pra uma resolução com um plot twist fantástico. Fiquei muito satisfeita com o final.

Achei 4,5 estrelas.

Gab Fusaite 02/03/2024minha estante
nossa comecei esse hoje, tô me coçando pra ler seus spoilers ??

diversao. 03/03/2024minha estante
KKKKKKKse segura amg!! esse livro é maravilhoso

Maria 30/03/2024minha estante
Eu entendi que ela inventou aquela história sobre a menina na escola, mas soltaram um nome lá aleatório no meio, achei mal contado também?

PaulaHaru 21/02/2024

Eu simplesmente amei esse livro!
Tudo pra mim heueheue

Meu lado amante de true crime da gritinhos e pulinhos de alegria hahahahah

Achei o livro muito fluído, uma leitura que te prende do começo ao fim!
Fechava o capítulo e passava o dia todo pensando nele e o que iria acontecer!

Achei o desenrolar da história muito boa, bem amarradinha e um plot e explodir cabeças!
A revelação do assassino é bem legal e eu tive várias suspeitas durante o livro e que errei feio, errei rude heueheu e nesse caso eu gostei muito disso! Não ficou parecendo que o autor jogou um zé aleatório pra ficar tipo "noooossaaaa, não acredito" e no final tirar uma explicação do fiofó e também não ficou nada óbvio, gostei... *Palminha*

Apenas uma ressalva, mas não vou tirar estrelinhas por isso... Achei a Thulin meio sem sal hauahaua...

Enfim... Recomendo suuuper a leitura, já passei a palavra a diante
10 de 10!!

Flavia.Tavares 16/02/2024

O livro é muito bom, tive dificuldade no início, estou em uma fase de concentração zero e não estava conseguindo me conectar com a história, estou lendo super pouco e demorando horrores p terminar qualquer livro. Mas esse livro conseguiu me prender, Principalmente do meio p o final.

Adorei a história, o livro é bem tenso em alguns momentos e precisava de um fôlego entre os últimos capítulos p respirar.

A única coisa q não curti foi história q fez com q os gemeos fossem devolvidos, achei meio sem pé nem cabeça, mal desenvolvido e mal explicado, tive q reler p não fiquei convencida.

@mcrcs 29/01/2024

UM SUCESSO
Começando o ano bem. Li e assisti a série. A série tá muito boa gente, juro
Quem leu o livro vai gostar.

raquel34 24/01/2024

Sei lá
Esse livro me deixou com uma nevoa mental gigantesca. ainda tô confusa e tentando formular uma opinião coerente, e não sei se isso é bom ou ruim kk

foram muitos acontecimentos ao mesmo tempo e por todo lado. eu pelo menos não consegui pegar pista nenhuma sobre quem era o assassino, e só descobri qdo revelaram mesmo, não deu nem pra suspeitar. mas não sei, o livro terminou e a sensação de confusão não passou completamente.

no geral gostei pq apesar de ter achado meio desconexo até a metade, a leitura prendeu a atenção. mas ainda assim senti algo faltando no final das contas

marimari11 18/01/2024

Que leitura arrastada nossa
Eu achava q ia amar esse livro pelas resenhas, mas não achei a escrita tão fluida, eh extremamente prolixa e detalhada. a história realmente é muito boa e desenvolvida, mas demorei a acabar o livro por causa da escrita??

lu_entrelivros 17/01/2024

MUITO BOM ??
Thriller PERFEITO que nos prende do início ao fim.
Assisti a minissérie ?O homem das Castanhas? quando lançou e agora li o livro e que história revoltante e cheia de tensão! Se já amei a minissérie agora fiquei OBCECADA pelo livro e favoritado com sucesso ??

Lucas.Lima 15/01/2024

Sem Tempo para Respirar!
Esse livro pode ser descrito como uma nova emoção e descoberta a cada capítulo! Ótimo trabalho do autor, a leitura é bem dinâmica, rápida e de fácil entendimento.
Os personagens são todos suspeitos e curiosos, o crime ainda mais instigante! Te deixando cada vez mais intrigado, você não se dá nem tempo de respirar querendo saber o que vai acontecer.

Raphael J. Neves 14/01/2024

Um dos melhores Romances Polícias que já li
Primeiro livro finalizado em 2024.

Isso não é uma resenha, são apenas meus comentários sobre a leitura.

Comecei a ler no meio de dezembro/2023, depois de ver uma resenha da Tati Feltrin no YouTube, e assim como quase todas as indicações dela, o livro é excelente. Acho que vai ser difícil qualquer outro livro que irei ler esse ano superar esse daqui.

Já entrou na minha lista de favoritos da vida.

Para quem gosta de Romance Policial, vai adorar com toda certeza.

A escrita é super fluida, e os capítulos são curtos, o que faz o livro ser lido rapidamente. Tem alguns momentos que simplesmente não tem como parar de ler.

Ele é escrito em terceira pessoa, e os capítulos intercalam a visão de vários personagens, o que dá um dinamismo interessante também.

Esse livro foi adaptado para uma série da Netflix, que se chama "O Homem das Castanhas", e é bem fiel.

Anne 10/01/2024

Num geral é um livro bom, um pouco apagado em alguns momentos mas tem um desenvolvimento convincente.
Diria que a um ponto importante para o estabelecimento do vilão foi a criança ter sido poupada no final, mostrou que mesmo tendo a vingança em mente ele ainda manteve o "código moral", num geral mais uma desculpa pra ele replicar o assassinato nas mesmas condições que o primeiro crime.
O que me decepcionou um pouco foi final em aberto do relacionamento da thulin e hess.

Gustavo 05/01/2024

Nostalgia
Lendo alguns livros deste gênero, sempre me deparava com "repetições" dos mesmos esquemas apresentando nas páginas.. porém, com esse foi diferente! Maravilhoso!

Yasvie 29/12/2023

Ta de parabéns.
A ultima coisa que esperei para esse fim de ano era um livro bom, e mesmo que tenha passado quase 2 meses lendo esse (culpa minha mesmo), devo dizer que foi uma surpresa incrível e maravilhosa.
Eu nunca sei muito bem o que dizer com thrillers bons então só viu pontuar uma coisa que provavelmente fará qualquer um se interessar: Os capítulos são extremamente curtos, e mesmo que em algum momento isso pareça que atrasa o avanço do livro, ainda assim é algo muito positivo pois permite que muitas coisas aconteçam em sequência sem que nada interrompa.
Parte disso também é ruim, pois cheguei ao fim sem lembrar de muita coisa, ou talvez seja só culpa minha mesmo pois sei que demorei para ler, mas também tenho consciência que isso se deu pois tive muita coisa para fazer, e quando se esta mentalmente estável é preciso resolver o tanto de coisas que se acumula e eu não andava estável a uns bons anos, então esse livro nada tem a ver com a demora, na verdade foi uma ótima leitura e com certeza recomendo para amantes de mistérios.
O suspense e essa duvida sobre quem seria o assassino é muito bem escrito e mantido de forma tão fluída que não incomoda mesmo o livro sendo bem longo. Os personagens são muito bons e sem forçar, e até quis saber mais sobre eles quando tudo acabou e me vi procurando se o autor havia feito desse livro uma serie, pois com toda certeza merecia.