Ascensão

Stephen King

Resenhas - Ascensão

Gustavo616 29/01/2021

Esperança
Ao começar a ler Ascenção, não mantive minhas perspectivas altas, isso por conta de tudo o que eu havia lido das pessoas em relação ao livro. E manter o hype baixo acabou me ajudando a gostar da história.

Em Ascensão temos Scott Carey, um morador da cidade de Castle Rock. Logo no começo ele descobre estar perdendo bastante peso de forma misteriosa, porém sem aparentar em sua aparência física.

Em paralelo ao problema de peso de Scott, conhecemos suas vizinhas, um casal de lésbicas casadas (esse detalhe tem muito peso no livro) que se mudaram e abriram um restaurante há pouco tempo na cidade. O fato delas serem lésbicas acaba sendo visto com preconceito por toda a cidade (de maioria republicana) de Castle Rock, influenciando diretamente na quantidade baixa de clientes que visitavam seu restaurante.

Para quem já assistiu a temporada Cult de American Horror Story, pode achar bastante semelhanças entre o casal lésbico da série e do livro. Ambos os casais também possuem um restaurante e ambos os casais também sofrem preconceito no meio onde vivem.
Ver essas semelhanças me fez imaginar as mulheres do livro como as atrizes que fizeram os papéis na série, e talvez isso me tenha feito gostar um pouco mais do livro.

Ao decorrer do livro, algumas barreiras acabam por serem quebradas, e vemos problemas, aparentemente sem solução, terem um final feliz (não confunda com final do livro). A esperança de que dias melhores virão acaba por fazer parte de todo o relacionamento entre Scott e suas vizinhas.

Em suma é um livro muito bom, que pode ser lido de forma descomplicada em apenas um dia.

Clio0 17/02/2021

Ascensão é um conto de Natal e, apesar de ser do Stephen King, não é de terror. Certo, há um quê de sobrenatural que age, na verdade, como fio condutor da narrativa - mas não sua moral.

Nele conhecemos Scott, um homem de meia idade que está perdendo peso progressivamente, embora sem motivo aparente. Isso me fez olhar para o livro duas vezes, pensando que talvez estivesse lendo uma nova tradução de A Maldição (onde um homem perde peso após ser amaldiçoado por um cigano).

Porém, o conto não é sobre punição ou retribuição. É um conto sobre boa-vontade e paz na terra. Scott é uma pessoa de bem que começa pouco a pouco a tentar mudar a vida das pessoas ao seu redor, na cidade de Castle Rock; vale lembrar que essa cidade sempre aparece nos livros de King, e uma história específica é referenciada "A Pequena Caixa de Gwendy".

Marcos 02/08/2022

Em Busca de Ascensão
Scott Carey, cidadão ?não comum? de Castle Rock, começa a perder peso de forma desenfreada. Esse curioso efeito abre seus olhos para a injustiça que acontece em sua cidade, e a se posicionar contra essas injustiças.

Apesar da premissa semelhante, esse livro não é igual ?A Maldição?.

A Ascensão traz uma linda mensagem. A forma como Scott combate à homofobia e o preconceito tão presente em Castle Rock tem que servir de exemplo.

O que me incomoda um pouco é essa história ser uma novela. Faltou páginas para o King desenvolver e aprofundar seus personagens, apesar de conseguir passar sua mensagem.

Eu recomendo a leitura!

Lais544 17/08/2020

Diferente dos outros livros do SK, ascensão é um livro com poucas páginas e bem leve, um homem descobre que está perdendo peso de forma anormal, mas apesar disso surge um interesse dele pelas suas vizinhas, um casal de lésbicas, a intolerância e preconceito que a cidade tem delas faz com que ele tenha uma real empatia que evolui para uma amizade , final meio triste.

Flávia Menezes 18/03/2022

NÃO É A GRAVIDADE QUE NOS PRENDE, MAS O PESO DO PRECONCEITO.
?Ascensão?, de Stephen King, publicado em 2018, é uma história curta, porém, que é tão brilhante que fica até difícil colocar em palavras tudo o que eu senti durante essa leitura. Mas... eu vou tentar.

Nesta obra, o Mestre das palavras, Stephen King, nos traz uma narrativa bem ao estilo kafkiano, em que assim como em ?A Metamorfose?, de Frank Kafka, seu protagonista nos é apresentado no exato momento em que ele descobre que está sofrendo de uma condição física que não pode ser explicada pela medicina. E por trás dessa condição absurda, King vai construindo sua escrita no mais brilhante realismo mágico, que é caracterizado como uma técnica que combina fantasia com realidade bruta, física ou social dentro de uma busca pela verdade além daquela disponível através da superfície da vida cotidiana.

Enquanto Kafka traz a mensagem das exclusões sociais, da desumanidade, da opressão e até da depressão, em ?Ascensão?, King nos fala sobre os preconceitos, e do quanto a forma como vemos e julgamos o mundo é o verdadeiro peso que carregamos, e que nos prende ao chão muito mais do que a força da gravidade.

Com uma linguagem mais poética (que combinei com perfeição com ?Vermilion part.2?, do Slipknot de fundo), as descrições que o autor vai fazendo nos transporta com facilidade para o universo do protagonista. Na cena da chuva, eu quase podia ouvir o som que ela fazia ao tocar o chão, tanto quanto pude experimentar toda a sensação de liberdade que o protagonista descrevia. É tão mágico, que é impossível não mergulhar nessa história e não se emocionar no final. E um final que, volto a reforçar, bem ao estilo kafkiano.

O senso de justiça, de proteção, de empatia que o protagonista revela, é algo muito tocante. Tanto quanto a dor pelas injustiças que o preconceito sofrido pelas personagens de Deirdre McComb e Missy Donaldson passaram. Impossível não se chocar e sofrer junto, já que é algo tão real.

E no término da leitura, somos marcados pela mensagem final do quanto só poderemos nos tornar muito mais leves, do quanto inclusive só será possível flutuarmos, quando escolhermos nos despir dos nossos preconceitos.

Mais uma vez, como em todas as histórias do autor, os vínculos de amizade que vão sendo estreitados durante a narrativa é algo que nos arrebata, de forma que não há como não criarmos laços com esses personagens. Compramos a briga deles, assim como nos alegramos e sofremos junto com eles.

Finalizo essa história com a sensação de que foi um dos livros mais brilhantes que já li em toda a minha vida, e que me encantou e me emocionou em tão poucas páginas.

Mais uma face do Mestre que vem para me mostrar o quanto esse é um homem que deve ter vindo de outro planeta. Porque não é normal uma mente tão rica e versátil quanto a dele! Obrigada, King, por mais uma obra incrível como essa!
Elcimar.Matos 18/03/2022minha estante
Stephen King é sem palavras... amei a citação de Vermilion pt2

Flávia Menezes 18/03/2022minha estante
Assino embaixo nas duas palavras, Elcimar. ? Essa foi uma combinaçãozinha boa.. música + leitura. Slipknot é top, né? ??????

Elcimar.Matos 18/03/2022minha estante
demais! amo essas mais lentas deles, igual essa e snuff

Flávia Menezes 18/03/2022minha estante
Também coloquei essa, Elcimar!!!! ??????????

Bernardo Luiz 19/03/2022minha estante
confesso que o final me arrancou algumas lágrimas, junto com joyland, a espera de milagre, foram os livros do king que emocionei bastante.

Flávia Menezes 19/03/2022minha estante
Nem esperávamos por isso, né Bernardo? Mas foi tocante!

Jess 08/08/2022

Esse livro pode parecer uma loucura, mas ele te convence muito facilmente.

É uma história bem leve (não podia perder essa oportunidade) e diferente do autor que funciona muito bem. Ainda é uma história dele e você consegue ver isso em toda ela, mas é um lado diferente e eu adorei ler sobre isso.

Me encantei com o personagem principal e a forma que ele vai lidando com tudo no decorrer da história e os ensinamentos que ele deixa para todos ao seu redor e também para o leitor. Foi uma leitura muito interessante e é bem curta, mas não reclamei, pois entrega tudo o que precisa.

Vinny Britto 29/01/2020

Diferente de todos os livros que li do King, até por isso decepcionante para muitos, Ascensão tem uma narrativa simplória mas que pode trazer belas lições.
Os personagens são cativantes e apesar das poucas páginas são bem desenvolvidos, principalmente o protagonista Scott, que diante de um grande problema demonstra todo o seu altruísmo.
Não é o tipo de livro para quem sempre busca explicação pra tudo que é mostrado e está longe de ser o melhor do King, mas com certeza vale a leitura tanto para fãs quanto para novatos em seu universo.

Lucas 19/04/2021

Tem certeza que é do mestre ??
O tema em sim é muito bom, porém muito pouco explorado
Acontece de uma forma tão rápida que vc n se cativa com nenhum dos personagens
Tem sim temas bem importantes que devem ser discutidos nesse livro, porém acho que o principal objetivo era criticar um governo ( republicanos )
Tem alguns poucos gatilhos, nada demais
E eu gostei, mas esperava bem mais
Leiam e me avisem nos comentários o que acharam
Clasificação indicativa ( minha opinião ) : + 13
Data de publicação : 18 de novembro de 2019
Número de páginas : 144

Juliete Marçal 06/04/2020

Vamos todos ascender!
Em 'Ascensão' acompanhamos a história de Scott Carey, um homem recém-separado que mora sozinho com o seu gato, na pequena cidade de Castle Rock .

As únicas preocupações de Scott deveriam ser: terminar o seu grande projeto de trabalho e resolver o problema que diz respeito às suas vizinhas, que são donas de dois cachorros que fazem cocô no seu gramado. Mas, não, ele ainda tem que lidar com a sua misteriosa perda de peso, lenta, mas regular (todos os dias ele perde um pouco de peso).

"O tempo é invisível, diferentemente do peso."

É a partir dessas situações que Scott vai começar a prestar mais atenção ao o que acontece à sua volta, mais precisamente na relação da sua cidade com as suas vizinhas. Ele vai prestar atenção nos problemas do outro e perceber a existência do preconceito velado.

"Elas são um pouco mais do que sua orientação sexual. Só para cosntar."

A história aborda temas como amizade, empatia, aceitação, intolerância e o preconceito voltado para a opção sexual, retratando a sociedade atual. É uma história sobre nos permitir evoluir como seres humanos, nos permitir despir dos preconceitos que são obstáculos que nos impedem de conhecer pessoas boas, independente das diferenças.

Adorei conher o Scott e a mensagem que ele tem para nos transmitir, e a forma simples, ágil e emocionante como Stephen King escreveu essa história.

"O ontem já foi, o amanhã talvez não venha."

^^
Glaucia 06/04/2020minha estante
Gostei ?

Victor Hugo 26/04/2021

Drama com debates sobre preconceito e homofobia
Curto e bem trabalhado, nos deixando pontos importantes para se refletir ao longo da leitura. Ascensão me deixou com vontade de muito mais sobre a vida do Scott, o protagonista e o universo de Castle Rock onde o enredo se passa. Essa história é um pouco diferente do que King costume fazer, deixando um pouco o terror de lado e levantando questões políticas, ele não detalha muito ao contrário do que está acostumado a fazer, mas isso não é problema aqui e vai direto ao ponto não perdendo a mão na boa escrita. Gostei muito de toda a trama e novamente, o grande elo que os personagens têm me fascina, sendo o único defeito desse livro, é ser curto. Vale a pena conferir.

Cinara... 05/02/2021

"A gravidade é a âncora que nos puxa para os nossos túmulos. "

Os livros do Stephen King podem ter mais de 1000 páginas ou pouco mais que 100 e a escrita dele me faz sentir como se eu estivesse presente, vendo tudo acontecer como se fosse vida real! Amooo!!!

Gabi 21/06/2020

Excêntrico, mas fascinante.
Este é aquele tipo de livro que não conseguimos definir uma sinopse. O título indica brevemente a essência dele.
É uma história muito diferente, que apesar de curta consegue comover o leitor e transmite mensagens importantes.
Indico isso livro para quem quer conhecer um pouco da escrita do Stephen King.
Tenho conhecimento de que seja bem diferente dos outros livros do autor, mas acredito que várias pessoas possam aproveitar a leitura, principalmente se você gostar de livros mais abertos a reflexão e não tão "mastigados" ao leitor.
Bart 22/06/2020minha estante
Olha só! Que surpresa!! Fiquei mais interessado do que eu já estava!!

Obg!!

Gabi 22/06/2020minha estante
Indico a leitura, acho que você vá gostar :)

?????

ToniBooks 15/10/2021

Um conto de Steve.
Scott é um homem solitário, meio taciturno, que encontra num evento fantástico um sentido para a sua vida. Mesmo com toda a sua introspecção, o protagonista retira as sombras que envolviam a existência de seus melhores amigos. Ascensão é um conto rápido e certeiro do mestre S.K.

ShirleyStortLeite 23/03/2022

Um livro que todos deveriam ler...
Mas...
Ler entendendo a mensagem, pois King passa uma mensagem através de metáfora, e só com olhos de ver você compreende a história, se põe no lugar de Scott e torce para que consiga o mesmo que ele conseguiu...
É uma história curta, mas que eu não consegui ler rápido, pois queria degustar as reflexões contidas nela, King foi profundo com um tema super atual (preconceito) e foi genial com sua metáfora.
Não é terror, nem suspense, não sei nem como se classifica, rs. Só sei que te prende, a curiosidade não deixa você desistir de ler.
Não foi cinco estrelas, mas é meu livro favorito do King até agora.
Felippe Araujo 23/03/2022minha estante
Já me interessei ainda mais!

Camila 23/04/2021

"A gravidade é a âncora que nos puxa para o túmulo"
Um livro bem diferente do estilo King de escrita, livro curto, dá para ler em "uma sentada", com alguns questionamentos válidos, porém, nada muito aprofundado.
Livro gostoso de ler, leitura fácil e rápida, porém, ao meu ver, pouco explorado, nada se revela sobre o "acontecimento principal", como ocorreu e etc e isso me incomodou um pouco, mas no final, vale a leitura principalmente por que logo logo será adaptado para filme.