O irmão que tu me deste

O irmão que tu me deste Carlos Heitor Cony

Resenhas - O irmão que tu me deste

Bruna1864 01/03/2024

A leitura desse livro foi Boa, gostei muito da história e a leitura foi rápida também, fiquei feliz com o desfecho da história.

Ingryd 07/01/2024

O irmão que tu me deste
Li por conta do clube do livro da escola e gostei, e tenho ctz que só li por conta da escola msm akakakka (não tenho costume de ler livro assim), mas foi boa a leitura.

Achei interessante pq nós juramos que nunca vms fazer tal coisa, mas não sabemos o nosso amanhã e isso que falamos que nunca vms fazer pode acabar acontecendo.

Algo que achei interessante também foi tudo que ele fez pelo irmão, porque aquele laço de amor está sempre ali e buscamos proteger quem amamos.

E triste ver o rumo que a vida dele tomou, mas feliz que no final tudo deu certo. E aí achei legal, porque mostra que mesmo numa situação terrível há saida, pode demorar mas uma hora acontece e você pode ajudar outras pessoas que estão pasaando pelo mesmo por vc já ter superado algo parecido.

Gostei do livro.

Nicco0 06/08/2023

Só não é minha praia
Eu li esse livro para um trabalho na escola,se fosse por livre e espontânea vontade acho que nunca seria minha prioridade,as coisas acontecem muito rápidas,e as vezes não conseguia entender o que uma cena tinha haver com a outra, não sou fã de ler sobre vícios e isso estragou minha experiência

Andy 04/01/2023

Não me lembro bem
Faz bastante tempo que li este livro e ele é bem ruim. Achei o final da história sem graça, maioria dos personagens eram chatos e os acontecimentos embaraçosos.

Fabio 31/08/2022

Superficial e simplista. Se fosse um conto, talvez funcionasse melhor.
Apesar de ser uma leitura fácil e até legalzinha, a história não tem fôlego. Mesmo sendo pequeno e tendo apresentado poucas coisas, existe muitas passagens vazias que parecem ter sido criadas apenas para ter um número mínimo de páginas.

Nada foi muito aprofundado, nem mesmo o PLOT da história - que acontece e deixado para segundo plano, com uma solução simples contada por meio de uma memória. Achei também que os vínculos entre a história pessoal do protagonista que, teoricamente é a justificativa para suas ações, são vazios e não convencem. Até mesmo a forma como as drogas são abordadas é fraca e incoerente, com o autor se referindo ao "cigarrinho" (sem explicar sua composição), dando a entender que trata-se de maconha enquanto as atitudes do protagonista são dignas de usuário de crack.

Outra boa opção para esse livro seria uma mudança gráfica da capa e também uma campanha publicitária dando a entender que trata-se de um livro infatojuvenil. Assim, o livro faria mais sentido e atingiria um público que se interessaria mais e seria impactado por essa história.

No fim, o que mais gostei deste livro foi a sinopse.

rafa 26/08/2022

o irmão que tu me deste
Achei particularmente algo raso, raso no quesito dos acontecimentos terem sido atropelados no final. Gostei do começo, achei um livro instigante, curioso. Ele fala sobre o vício das drogas, o ciúme do irmão, o relacionamento com os pais, amizades. No entanto, o que mais me chamou atenção foi o fato de que o narrador levava tudo aquilo que aconteceu consigo na infância para os dias atuais, e eu acho que o autor soube retratar muito bem o quanto o que aconteceu na infância, influencia a pessoa que seremos no futuro.

Deborah 12/07/2022

Uma das melhores leituras de 2022 ou da minha vida...
Perfeito!
Simplesmente me apaixonei pelo livro de verdade, para mim fluiu super bem, li em um final de semana, passei a amar ainda mais o gênero textual crônica.
Para mim, o livro foi como uma novela, eu comecei a ler e não queria mais, todos os problemas trabalhados no livro são extremamente interessantes!
Eu até consegui fazer duas coisas que para mim são muito complicadas, me envolver de verdade com a história e imaginar as cenas na minha cabeça como um filme...
Eu recomendei para todos os meus amigos, porque o livro é demais, leiam que não vão se arrepender!
Recomendo também para aqueles que assim como eu, amam muito documentários!
Este livro me fez compreender melhor a vida, a vida de verdade, nua e crua, como o mundo é realmente.

Júlia 06/07/2022

esse livro me mostrou o quão importante ter uma relação boa com irmão, sangue do nosso sangue. e como os traumas de infância nos perseguem, como facilmente caímos em vícios pra se distanciar da realidade. e o mais importante: família é pra toda vida, pra todos os momentos.

carol 05/06/2022

finalizado.
Peguei o livro sem uma real expectativa de que seria bom, a leitura não flui muito e alguns acontecimentos são retratados de forma lenta, enquanto outros de maior importância foram "atrolepelados" na última parte da trama, deixando inclusive algumas pontas soltas.
Penso que o autor retratou o que gostaria apesar de não ter sido algo que eu particularmente apreciei.
carol 11/08/2022minha estante
"atropelados" **

Fran 14/10/2021

Leitura não fluiu
Bom, não gostei muito do livro, a leitura não fluiu pra mim. A história só começou a ficar bom no final

Hillary.Souza 30/06/2021

Lento
Pra um livro tão curto ele é muito lento. O autor mastiga a história do personagem de uma forma q algo q poderia ter sido contado em 2 capítulos foi contado em 9.
Pra piorar ele só vem desenvolver a história na terceira parte do livro atropelando todos os acontecimentos pra chegar ao "clímax".