Raul Seixas

Raul Seixas Jotabê Medeiros

Resenhas - Raul Seixas - Não Diga Que a Canção Está Perdida

Vanessa 15/04/2021

Apesar de gostar muito das músicas deste artista de excepcional talento é a primeira vez que me dedico a leitura de uma biografia de Raul Seixas. O livro relata a história do autor e a partir dela a compreensão da discografia e composição das músicas. Uma história de talento, conquistas, censura, altos e baixos.

Gustota 15/07/2021

Biografia embalada por polêmica
Apesar do Raul Seixas ser meu artista favorito, resisti muito para ler essa biografia. O motivo na verdade são dois: não gostei tanto do livro do Belchior, do mesmo autor e achei de um marketing muito baixo a forma como ela foi divulgada. Quando saiu, o grande furo, a novidade trazida pelo autor é a de que Raul Seixas não só esquivou da autoria dos fanzines da sociedade alternativa e deixou toda a batata quente pro colo do Paulo Coelho (como já sabíamos), mas aparentemente foi colaborador indireto e intimidado por mais de um mês do serviço de inteligência dos militares pra se livrar da tortura e deixar a coisa na responsabilidade do futuro Mago. Esse "furo" foi amplamente divulgado em todos os veículos de imprensa e foi o marketing do livro. Em tempos de polarização virtual, é muito cômodo colocar polêmicas nesse sentido. O falso "tudo é político" da internet funciona muitas vezes como estigmatização rasteira que reduz de forma patética a complexidade da vida. E não teve coisa mais asquerosa que entrar em redes sociais e ler uma pivetada chamado Raul Seixas de alcagueta.
Tirando a polêmica, esse biografia é competente, apesar de me parecer ter sido feita às pressas, já que a maioria das fontes é de segunda-mão e muito do que se obteve aqui foi puro derivado de outras biografias (os extraordinários documentário Raul: O Início, o Fim e o Meio e a biografia de Paulo Coelho por Fernando Morais). Raul é um objeto muito fácil de ser biografado e o foi à exaustão, visto que ele e seus colaboradores deixaram milhares de registros e memorabilias. Descobri algumas coisas novas que não sabia, como a "inspiração" (leia-se plágio) de diversos sucessos de Raul e algumas anedotas como a presença dos Sex Pistols num show do Raulzito. Fora isso, acho que se ela tivesse sido gestada com mais uns cinco ou seis anos, tivesse um volume muito maior de entrevistas, talvez pudesse ser uma espécie de "biografia definitiva" (que é o que eu realmente acho que falta pro Raul Seixas). Mas, no mais, é só mais uma biografia de um sujeito altamente biografado.
Vic Guarino 10/12/2023minha estante
Caraca tu falou mais bonito que o livro inteiro hein, arrasou

Dude 21/11/2021

Raulzito
O livro possui ótimos momentos, porém precisa de cuidado maior na edição. Algumas passagens históricas vão e vêm o que confunde o leitor e prejudica s experiência.

Catarina 15/08/2020

Uma estrela!
Este livro documenta muito bem a trajetória artística de Raul e a sua vida pessoal é pincelada em alguns pontos.
A história dele tem o tônus que eu imaginei que tivesse, mas a sua conduta pessoal é realmente diferenciada e valeu cada minuto de leitura. Obrigada Jotabê!

Hugo 02/02/2023

Um mito através do rock
Na verdade o maior cantor do Brasil de todos os tempos, o mais genial, o mais versátil e de longe o mais autêntico.

Eros 14/11/2022

Toca Raul!
Achei que o Jotabê foi magnífico nesta biografia do maluco beleza. Além de ser escrita de forma cativante, adicionando contextos da música na época descrita (o que é importantíssimo para a própria contextualização), o autor evitou uma abordagem piegas de fã e mostrou-se neutro, um observador externo. Isso deixou o relato vibrante, permitindo ao leitor a autonomia emocional quando confrontado com cada passagem apoteótica do baiano rocker. Procurei ler o livro "pausando" a leitura e indo em busca de cada música/músico citado ao longo do livro. Conheci artistas e músicas incríveis, o que se tornou um belo bônus à leitura. Toda a história de Raul Seixas é um movimento de rebelião, contra tudo e todos (até contra ele próprio) e sua autodestruição faz parte desse protesto, uma espécie de imolação à incompreensão, à usura e à barganha desmedida pelo sucesso. Raul é o símbolo do inconformismo ao conformismo, é o alarma contra a monotonia, é o grito que quebra o silêncio da inércia moral. Fiquei feliz em saber que ele morreu em atividade, vivo como nunca, embora despedaçado pelo atrito desgastante de quem luta só (só, por opção). Jotabê Medeiros nos deu um presente com este "Raul Seixas, Não Diga que a Canção Está Perdida". Desde o título já se percebe uma obra honesta e robusta de quem quis manter imortalizado aquele que já se imortalizou em sua obra! Toca Raul!!!

Belle 05/11/2020

Se não fosse o Raul, não seria interessante.
Como eu já havia dito em uma resenha, eu não me adaptei a escrita do autor e sua forma de narrar a história e apresentar os acontecimentos. Fiquei meio perdida, as vezes entediada, se não fosse a minha curiosidade de saber quem foi Raul Seixas provavelmente não teria terminado o livro.
Uma coisa eu devo concordar: o trabalho do autor para trazer informações sobre a vida do Raul é algo que deixa o livro interessante - mesmo que no meu ponto de vista, eu não ter gostado da forma que essas informações são apresentadas - e também, o autor, de certa maneira, apresenta os fatos de maneira imparcial, sem trazer juízo de valores para as decisões do artista.

Quanto a história de Raul Seixas, ao mesmo tempo que fico um pouco chateada com suas atitudes, não me impressiona. Pode-se dizer que Raulzito era uma pessoa que eu bateria altos papos, mas sei que correria o risco de ser xingada por ele hahaha.

Nilson 21/01/2020

Maluco
Se é beleza nao sei. Logico que trata-se de uma pessoa diferenciada tanto na inteligencia quanto nas criatividades, porem, com defeitos que me surpreenderam como o de musicas "suas" plagiadas de cantores americanos e nunca contestadas o que o encorajou a levar adiante seus plagios misturados com suas criações. Formou sua melhor parceria com Paulo Coelho lhe abriu as portas para o ocultismo e as drogas que ate então desconhecia. E justamente ele "raul seixas" entregou o amigo e a esposa para o DOI COD , maquina repressao militar na epoca. Paulo Coelho por conta disso entregou a esposa e ambos foram torturados nos poroes daditadura por pertecerem ao PCdoBR e Pcb...paulo de torturado teve que sair do paiz. Em sintese era porra loca um bando de outros porras loucas achando lindo tudo que fazia.
Diabetico, com problemas serios de alcoolismpo e drogas, passava impressao que estava forçando.barra para partir desta pra oitra . Mecheu com ocultismo e ate com satanismo.
E acabou tendo uma morte precosse.
Nilson 22/01/2020minha estante
Desculpem os erros de português...só depois vi.

Abelardo Alves 23/01/2021minha estante
Análise interessante.
Quanto aos erros, nada que não cometamos eventualmente.

Bruno Garcia 20/02/2020

A Contradição e Contracultura de Raulzito
“- Faz o que tu queres, há de ser tudo da Lei.”

O lema da Sociedade Alternativa, idealizada por Raul Seixas e Paulo Coelho influenciados pelo ocultista Aleister Crowley, resume bem a contradição e contracultura do rockeiro metamorfo ambulante.

Pois é no conflito entre livre arbítrio do artista perante as leis dos homens, o mercado musical e as responsabilidades em família que reconhecemos a personalidade feita de referências (nem sempre creditadas) e experiências (nem sempre verdadeiras) que o mitificaram.

E se o seu vasto repertório gerou o “Toca Raul!” (que até Bruce Springsteen acatou no Rock In Rio), a trajetória de quem se tornou o Pai (e Diabo?) do Rock Nacional esta sendo revisitada 30 anos após sua morte. Para gerações entre o inicio e o fim das coisas da vida, Raulzito é o meio.

As batalhas que viveu o rockeiro baiano até ter sucesso na vida como artista, sua queda aos vícios, lendas e legado são relatadas e analisadas por Jotabê Medeiros (Belchior: Apenas um rapaz latino-americano) no excelente livro “Raul Seixas: Não Diga Que a Canção Está Perdida”.

Leiam a resenha completa em: http://link.medium.com/cY9mCKIwe4

site: http://link.medium.com/cY9mCKIwe4

Adriano 05/04/2020

Boa biografia

Rodrigo.Crispim 17/11/2023

Toca Raul
Definitivamente Raul Seixas é um ícone incompreendido até mesmo por seus fãs. A sua obra está marcada na pele dos que se deixaram tocar pela magnitude de sua genialidade.
A biografia é tão rica e rompante quanto a vida do biografado. Uma pena não ter vivido a mesma época do meu ídolo, mas fico com o que falam e o que suas músicas dizem.
Jotabê Medeiros conseguiu trazer os pontos principais da vida do meteoro chamado Raul. Uma escrita muito rica e densamente cheia de referências. Leitura obrigatória dos fãs.
Ao Raul, a eternidade.

Fran 11/02/2024

Interessante
Um livro interessante para os leitores que querem conhecer um pouco mais sobre a história de Raul. Leitura um pouco cansativa.

Ju 08/01/2021

Raul Seixas; não diga que a canção está perdida
No meio do livro há uma parte onde a narrativa fica muito cansativa, não sei se por causa da quantidade de detalhes, às vezes desnecessários, mas depois volta a fluir.

Churrasco Vegano 23/01/2022

Não diga que a canção está perdida.
Eu terminei esse livro a muito, muito tempo e acabei esquecendo dele. Começa bem legal mas ao decorrer da história fica muito técnico.

Leonardo.Campos 11/04/2023

Excelente biografia
Aqui conhecemos um pouco de Raulzito e um pouco de Raul Seixas. Um apanhado geral sobre o artista, seus discos, seus excessos e seus amores...