Sozinha No Mundo

Marcos Rey

Resenhas - Sozinha No Mundo

Marcel.Trocado 11/07/2023

SOZINHA E DESTEMIDA

Um livro que prende nossa atenção do início ao fim, devido a uma história bem contada e cheia de reviravoltas, que se passa em São Paulo, cuja protagonista está livre para seguir muitos caminhos, porém está sozinha no mundo.

Logo nas primeiras páginas, Pimpa, que não têm pai e irmãos, perde sua mãe vitimada por uma doença mortal. Na sequência a jovem órfã passa por diversos lugares e conhece muitas pessoas que a ajuda a alcançar o seu objetivo: encontrar seu tio Leonel, seu único parente. A jovem sonha com a possibilidade de seu tio oferecer um novo lugar para morar, uma vez que ela e sua mãe deixaram tudo para trás.

Assim que torna-se órfã, Pimpa não terá mais descanso, pois uma assistente social de nome Gertrude irá em seu encalço para entregá-la ao juizado de menores, no entanto, Pimpa está sempre disposta a seguir com seu objetivo, escapando sempre de Gertrude. Os caminhos da protagonista são conduzidos com um certo tom detetivesco, um clássico nas histórias do saudoso Marcos Rey, escritor e importante roteirista brasileiro, cuja experiência com o cinema e televisão refletem na forma como os acontecimentos são desencadeados, tudo muito corrido e com ótimas descrições de cenários.

Para além do suspense o título é igualmente magnífico no tratamento das ilustrações de autoria do artista Marcus Sant'Anna, destaque para as cartas manuscritas de Pimpa para Noel, com boa ortografia e letras bem bonitinhas.

Também ilustrativo e recorrente é o bicho de pelúcia chamada Lila, como se fosse um bicho de verdade, dotado de consciência, ela interage expressando muitas vezes suas opiniões, sendo dessa forma uma personagem fora do comum, mas essencial para a construção de personalidade da Pimpa.

É considerável a importância do capítulo "Na Casa do Professor" (páginas 44-51), faz parecer que a Pimpa está envolvida num caso de prostituição de menores, muitas adolescentes ingênuas orientadas por um tal de professor Bandeira, que nunca revela o que pretende. Há um suspense em não demonstrar o que realmente está acontecendo, fazendo parecer que a jovem Pimpa está prestes a se meter numa enrascada daquelas. No fim desse contexto fica uma boa lição de como os adolescentes devem ter cuidado ao se envolverem com estranhos que aparentam ter boas intenções.

Portanto, entre tantos bons detalhes narrativos, ilustrações primorosas e uma personagem destemida, a história vale ser contada e lida não só pelo percurso de vida, mas também pelo fim a ser alcançado. Apesar do título, mesmo nos momentos mais difíceis pessoas boas estão em volta de Pimpa, ajudando a continuar prosseguindo, ainda que aparentemente sozinha.

Gabi do NCL 18/06/2023

Registrando Leituras antes de 2023
Leitura na adolescência...não lembro muito bem!! ??? Vou da só 3 pq pelo oq me lembro deu sono pra ler e não me prendeu tanto assim!

JhulianoCesar 21/05/2023

Tão interessante quanto o meu livro anterior, também fazendo parte da coleção Vagalume, é um livro simples, personagens carismáticos, uma história até que interessante, um plot muito bom, mas com um final bem óbvio. Vale para passar o tempo.

Duda Sousa 02/05/2023

Sozinha no mundo
De início pensei que o livro não iria me agradar, comecei com o pé esquerdo, mais então fui envolvendo na história e simplesmente gosteii!! É um grande enigma que vale a pena analisar,o final da história é surpreendente (???????)

Roberta.Justel 28/04/2023

Sozinha no Mundo
Sozinha no mundo conta a história de Pimpa, uma órfã em busca de seu tio na cidade grande...muitas aventuras, desencontros e mistérios...uma história gostosa, cheia de nostalgia para quem iniciou a paixão pelos livros com a série Vagalume.

Falc_18 01/01/2023

Leitura para uma tarde
Bem este li este livro pois era o favorito da minha mãe na infância, e mesmo sem muitas expectativas gostei de como ele me prendeu em algumas partes e no geral é uma boa leitura para uma tarde ensolarada na praia? indico principal a crianças de 10 a 12 anos acho que seria a melhor idade para entrar em contato com esta história.

Duda1340 28/12/2022

Gostei
Senti muito esse livro quando o li, me lembro de até de chorar por medo de ficar sozinha no mundo (tinha 10 anos gnt, respeito) devo ter achado legal, mas ao mesmo tempo traumatizante

Amanda Tadeu 27/12/2022

Rápido e fofo
Uma história bem breve e corrida, mas boa para descansar a mente e rir um pouco. Li em menos de um dia e deu para me divertir.

mirellavieira 05/12/2022

Sozinha no Mundo continua atual em muitos aspectos
Sozinha no Mundo foi um dos primeiros livros que eu li em minha jornada de leitora. E nessa retomada ao hábito de leitura resolvi reler o livro não sei quantos anos depois. Sei que corria o risco, afinal estava lá intocado em minhas lembranças da adolescência o quando a leitura me impactou na época.

Não lembrava de muita coisa, mas a medida que lia o livro alguns detalhes iam surgindo em minha leitura: como a perseguição da mulher com óculos aro de tartaruga, embora não lembrasse o motivo dessa perseguição. Então a leitura para mim acabou tendo muitos flashes de minha primeira leitura e inclusive lembrei desde o início de quando Pimpa achava a peruca e o óculos da assistente social (embora não lembrasse em que momento específico seria) então quando cheguei nessa parte do livro eu simplesmente já sabia que estava próximo da revelação e não consegui parar de ler até chegar nelas.

Valeu muito a pena reler, e sempre que puder vou fazer isso com outros livros!

Julia 06/11/2022

Me surpreendeu, não sei dizer ao certo se foi de um de um jeito bom ou ruim, mas eu definitivamente fiquei muito surpresa kkkkkk
Pela capa do livro, eu acreditava ser um livro inocente mas para quem tem estômago ruim eu não recomendo o leitura kkkkk

Carolina 24/10/2022

Bom demais!
Com certeza um dos meus livros favoritos do autor, a narrativa é cativante e faz com que você não consiga deixar o próximo capítulo para depois.
O final e o desenvolvimento da história são espetaculares.
A conclusão da história de Pimpa foi da forma que ela merece, feliz!

Yumii 20/10/2022

Minha opinião
No livro acontece várias reviravoltas inesperadas.Gostei bastante do final.
Não dou 5 estrelas por que achei o último capítulo meio nada a ver.

Léa 20/10/2022

Que emoção!
Essa foi uma releitura, havia anos que tinha lido esse livro, mas a impressão que tive é que estava lendo pela primeira vez! Esse livro é emocionante do início ao fim. Pimpa é uma garota super especial que emociona qualquer um. Eu super recomendo a leitura!