Sozinha No Mundo

Marcos Rey
Marcos Rey

Resenhas - Sozinha No Mundo

Babi159 07/12/2021

“Saudades do que a gente não viveu...”
Citando nosso menino Neymar, o “adolescente” de 30 anos, inicio meu breve comentário sobre o clássico nostálgico da série Vaga-lume. Eu, até o que sei, não era adolescente no auge dessa coleção infanto-juvenil, mas cresci vendo exemplares como o de “Sozinha no Mundo” circulando pela casa, e isso me causa uma sensação de saudade e infância inexplicáveis. Essa edição do livro que li, inclusive, têm vários rabiscos meus quando era criança, possivelmente ainda não alfabetizada.

Quanto ao livro, é interessante ler uma obra dos anos 1980. O vocabulário da época usado pelo Marcos Rey é politicamente incorreto até dizer chega, principalmente no que tange gordofobia. A personagem Marina não é vista como uma garota. Ela é auferida na obra pejorativamente como “gorda”, “gorducha” e não há sequer uma atitude dela que o autor não remeta ao fato dela estar acima do peso. A menina não pode nem respirar aliviada que o autor já cita algo como “se respirar aliviada aumentasse o peso, Marina ficara mais gorda naquele momento”. Isso que a personagem é do “bem”, imagina se fosse do “mal”.

A personagem principal, Paula, é meio egoísta. Achei super estranho o fato dela perder a mãe e seguir normalmente, apenas tentando achar o tio para ficar livre de um internato. As interações dela com Regina, uma senhorinha gravemente doente, também são pra lá de estranhas no início. Outra questão que não desceu foi ela, uma menina de 14 anos, ter uma sorte sobrenatural ao andar sozinha em São Paulo. Ela simplesmente só encontra pessoas inofensivas nesse ínterim, que a ajudam de todas as formas possíveis. Óbvio que tem um personagem específico que deseja se aproveitar da menina, mas nada absurdo perto do que ela poderia encontrar em uma ficção adulta.

O ponto alto do livro, no entanto, são as reviravoltas. Marcos Rey consegue prender o leitor para só deixar o livro quando desvendar o principal mistério, uma característica desse tipo de obra. Talvez por isso fizesse tanto sucesso com os adolescentes dos anos 70, 80, 90 e início dos anos 2000.

Achei interessante que o último livro da série, já sem tanto sucesso assim nos anos 2000 com a geração xarope Harry Potter, foi lançado em 2008, PORÉM há dois livros lançados em 2020 e 2021. Interessante também ver os autores que compuseram a série, como por exemplo, Marçal Aquino, que ficou bem conhecido pelo genial “Eu Receberia as Piores Notícias de Seus Lindos Lábios”. Vale a pena revisitar esses clássicos que encontramos empoeirados, em meio a faxinas, rs. Nostalgia pura!

Babi 18/11/2021

Sou suspeita para falar de "Sozinha no mundo " pois eu amava este livro quando era mais nova .
Óbvio que está história tem seus furos , mas os desafios de Pimpa na grande São Paulo fugindo de uma assistente social continua sendo envolvente quanto a primeira vez que o li com 12 anos.

Samira 11/11/2021

Pimpa e suas aventuras
Nessa releitura que já fazia tantos anos que tinha lido que já nem lembrava de muitos detalhes dessa história, vamos conhecer as aventuras da menina Pimpa.
Ela que morava no interior e vindo até São Paulo para encontrar um tio que faz muito que não tem mais notícias vai ser pega de surpresa com a morte da sua mãe ainda no ônibus.
E assim ela vai se ver entre tentar encontrar esse tio e ao mesmo tempo tentar fugir de uma assistente social maluca que a persegue em todos os lugares.

Jeanderson 22/10/2021

Sozinha mas nem tanto
Este é o segundo livro da coleção Vagalume que leio, o primeiro foi "A Turma da Rua 15" e curti bastante. Um detalhe que percebi é que Pimpa nunca está sozinha, sempre encontra alguém para ajuda-la e são esses personagens que vamos conhecendo nessa incrível jornada de muitas aventuras, mistérios e ação. Minha nota é 10.

Liah 20/10/2021

Esse livro conta a história de Pimpa, que ainda muito nova vem a ficar órfã, e daí em diante passa por diversas situações, boas e ruins. Ela veio para São Paulo a procura da ajuda de seus parentes, mas nessa emocionante jornada de vida a garotinha acaba sendo ajudada por diversas pessoas q ela conhece durante essa aventura. Esse é um livro nacional da década de 90, porém eu como leitora recomendo fortemente a leitura desse livro páramo público infanto-juvenil por possuir uma linguagem simples e conter alguns problemas que infelizmente ainda são presentes no dia de hoje como tráfico de menores e aliciamento (que são retratados, é claro, de forma sútil e cautelosa).

Katherine 22/07/2021

Lido na vida adulta
Sempre tive a curiosidade de ler esse livro, mas só de ontem pra hoje embarquei na leitura.
A linguagem simples me incomodou no começo, pois parecia deixar a história rasa demais. No entanto, é difícil largar sem saber o desfecho de Lila, e depois da metade o livro se torna tão surpreendente e cheio de emoções que compensa a simplicidade do início.

Júlia 17/07/2021

Amei
A estória é muito boa, traz vários desafios que nossa protagonista, Pimpa, passa, a vida dela vira de cabeça pra baixo, mas por sorte existem pessoas que estão sempre salvando ela, o final não é nada esperado, tem um plot twist muito bom, altamente recomendável.

Amy 17/06/2021

clássico
Li este livro ainda no ensino fundamental, talvez em 2005? lembro que um belo dia ele sumiu da biblioteca da escola e eu nunca soube o final. Por anos, eu não lembrava nem o nome do livro. Até que comecei a pesquisar e reencontrei a história que me manteve vidrada semanalmente tanto tempo atrás.

Apesar de eu já não ser mais o público alvo (mas gostaria de apresentar esse livro aos meus futuros filhos), é um livro bom, rápido e com uma história que conquista o leitor. Me faz, inclusive, querer revisitar os outros livros da Coleção Vagalume, apesar de eu não lembrar de ter lido outros.

Edu 24/03/2021minha estante
hmmm spoiler com os óculos aros de tartarugas skksks

Carolina 24/03/2021minha estante
KKkkkk

Clio0 21/03/2021

Sozinha no Mundo traz a história de Pimpa, uma adolescente orfã que vem a cidade de São Paulo à procura de ajuda de parentes distantes. Vale lembrar que esse livro é da década de 90 quando o deslocamento de menores em meios públicos era menos regulamentado.

A escrita de Marcos Rey é como sempre ótima. O livro é dinâmico e cheio de reviravoltas, bem ao gosto da faixa etária visada (entre 12 a 14 ano).

O que merece destaque é a apresentação de problemas sociais ainda atuais. Rey faz com que Pimpa tenha contato com o tráfico de crianças e o aliciamento de menores, apresentando em sua narração desde características já manjadas por adultos quanto situações reconhecíveis.

É uma leitura altamente recomendada.
milyespino 07/09/2023minha estante
Esse livro eu li ha mais ou menos 30 anos atras quando cursava ensino fundamental e ele marcou muito na minha vida.Eu nunca esqueci essa historia,Maravilhoso livro

Daniel 20/04/2024minha estante
Uma correção, esse livro assim como muitos outros da coleção vagalume são da década de 70

_San_ 20/03/2021

Foi muito bom reler Marcos Rey!
Já gostava de ler na infância...
Mas foi durante a adolescência, que seus livros me impulsionaram para o mundo da leitura!!
Esse foi um dos poucos que não tinha lido ainda...
Valeu!

Lulukabooks 01/03/2021

De tirar o fôlego!!
Como sempre, o Marcos Rey é mestre em nos prender do início aí fim. Ele constrói personagens simplesmente incríveis e consistentes sempre.
A Pimpa além de ser uma menina corajosa, é bastante esperta, conta com muita ajuda de pessoas boas na sua jornada após órfã.
Sem dúvida foi uma bela leitura, super indico .

Gabi 22/02/2021

Sozinha no mundo - Marcos Rey
Leitura simples.
O enredo se tornou cansativo na maioria do tempo.
Muitos pontos deixados sem explicação. Ninguém desconfiou de uma menina sozinha por aí?! Cadê a polícia nisso tudo?!
Definitivamente esse foge foge de Pimpa só cansou a história.
Ficou fácil desvendar qual seria o final da história a partir das penúltimas páginas. Tudo se encaixava.