Sozinha No Mundo

Marcos Rey
Marcos Rey

Resenhas - Sozinha No Mundo

Clio0 21/03/2021

Sozinha no Mundo traz a história de Pimpa, uma adolescente orfã que vem a cidade de São Paulo à procura de ajuda de parentes distantes. Vale lembrar que esse livro é da década de 90 quando o deslocamento de menores em meios públicos era menos regulamentado.

A escrita de Marcos Rey é como sempre ótima. O livro é dinâmico e cheio de reviravoltas, bem ao gosto da faixa etária visada (entre 12 a 14 ano).

O que merece destaque é a apresentação de problemas sociais ainda atuais. Rey faz com que Pimpa tenha contato com o tráfico de crianças e o aliciamento de menores, apresentando em sua narração desde características já manjadas por adultos quanto situações reconhecíveis.

É uma leitura altamente recomendada.
milyespino 07/09/2023minha estante
Esse livro eu li ha mais ou menos 30 anos atras quando cursava ensino fundamental e ele marcou muito na minha vida.Eu nunca esqueci essa historia,Maravilhoso livro

Marcel.Trocado 11/07/2023

SOZINHA E DESTEMIDA

Um livro que prende nossa atenção do início ao fim, devido a uma história bem contada e cheia de reviravoltas, que se passa em São Paulo, cuja protagonista está livre para seguir muitos caminhos, porém está sozinha no mundo.

Logo nas primeiras páginas, Pimpa, que não têm pai e irmãos, perde sua mãe vitimada por uma doença mortal. Na sequência a jovem órfã passa por diversos lugares e conhece muitas pessoas que a ajuda a alcançar o seu objetivo: encontrar seu tio Leonel, seu único parente. A jovem sonha com a possibilidade de seu tio oferecer um novo lugar para morar, uma vez que ela e sua mãe deixaram tudo para trás.

Assim que torna-se órfã, Pimpa não terá mais descanso, pois uma assistente social de nome Gertrude irá em seu encalço para entregá-la ao juizado de menores, no entanto, Pimpa está sempre disposta a seguir com seu objetivo, escapando sempre de Gertrude. Os caminhos da protagonista são conduzidos com um certo tom detetivesco, um clássico nas histórias do saudoso Marcos Rey, escritor e importante roteirista brasileiro, cuja experiência com o cinema e televisão refletem na forma como os acontecimentos são desencadeados, tudo muito corrido e com ótimas descrições de cenários.

Para além do suspense o título é igualmente magnífico no tratamento das ilustrações de autoria do artista Marcus Sant'Anna, destaque para as cartas manuscritas de Pimpa para Noel, com boa ortografia e letras bem bonitinhas.

Também ilustrativo e recorrente é o bicho de pelúcia chamada Lila, como se fosse um bicho de verdade, dotado de consciência, ela interage expressando muitas vezes suas opiniões, sendo dessa forma uma personagem fora do comum, mas essencial para a construção de personalidade da Pimpa.

É considerável a importância do capítulo "Na Casa do Professor" (páginas 44-51), faz parecer que a Pimpa está envolvida num caso de prostituição de menores, muitas adolescentes ingênuas orientadas por um tal de professor Bandeira, que nunca revela o que pretende. Há um suspense em não demonstrar o que realmente está acontecendo, fazendo parecer que a jovem Pimpa está prestes a se meter numa enrascada daquelas. No fim desse contexto fica uma boa lição de como os adolescentes devem ter cuidado ao se envolverem com estranhos que aparentam ter boas intenções.

Portanto, entre tantos bons detalhes narrativos, ilustrações primorosas e uma personagem destemida, a história vale ser contada e lida não só pelo percurso de vida, mas também pelo fim a ser alcançado. Apesar do título, mesmo nos momentos mais difíceis pessoas boas estão em volta de Pimpa, ajudando a continuar prosseguindo, ainda que aparentemente sozinha.

Cinara... 01/11/2020

"Estava livre, porém continuava sozinha no mundo. "

Sozinha no mundo fazia parte da série Vagalume, aliás meu preferido de todos!! Mas minha edição antiga já estava muito capenga? Senti falta das ilustrações antigas ? Mas amoo essa história e sempre vou amar?
Kelly.Jesus 02/01/2021minha estante
Primeiro livro que li realmente, tinha 11/12 anos, que a professora Roselene ?obrigou? a ler! Depois disso não parei mais e descobri outros mundos!

Cinara... 03/01/2021minha estante
Maravilhoso né Kelly ?

Andrezza.Santos 07/01/2021minha estante
Eu li esse livro estava na quarta série hoje quarto ano do ensino fundamental. Eu gostei tanto que li em um final de semana e hoje é meu queridinho. Eu ainda tenho em minha estante. ??

Cinara... 07/01/2021minha estante
Andrezza leio e releio e pra sempre vai ser meu favorito da série Vagalume e um dos meus livros favoritos da vida ?

Bruna 22/09/2010

Bom, Marcos Rey foi um dos meus autores preferidos na infância. Li, reli e amei vários livros dele - Doze Horas de Terror, Bem-vindos ao Rio, Sozinha no Mundo...

Rey escrevia enredos policiais e de suspense, e o de Sozinha no Mundo não foge à regra. É uma história envolvente, principalmente nas cenas de perseguição envolvendo a assistente social.

Recomendado, assim como os outros, mesmo sendo infanto-juvenil.
mandy 02/02/2012minha estante
era segunda feira estava chovendo...eu nao estava nada animada quando resolvi passar na biblioteca da escola e pegar um livro.foi amor a primeira vista ja conhecia o autor entao..ficou bem mais facil.li e me apaixonei! gostei tanto que comprei um pra mim.isso eu tinha 7 anos.hoje com 21 anos eu tenho o livro em casa e ja li de novo e e como se fosse a primeira vez.muito bom.

Bruna 02/02/2012minha estante
Eu também o leria novamente, com prazer! :)

Cida Lima. 11/07/2018minha estante
Recomendo, exatamente por ser infanto- juvenil. Há períodos em nossa vida em que este gênero de literatura são o refrigério do nosso sufoco, das nossas desilusões.

Michelle.Possani 28/03/2024

Perigos da cidade grande.....
Uma história com muito mistério,enigmas,indico para qualquer idade é uma história envolvente rapido de ler,porém trás para nós morte,assasinato mas de uma forma leve gostei muito.
Deixa uma liçao para tomar cuidado principalmente os jovens não confiar demais nas pessoas.
A história é Sobre a Pimpa nossa protagonista que tem 14 anos e uma amiga inseparavél a Lila uma ursinha de pelúcia.
O mais interessante é que atravês do bichinho de pelúcia a história mostra os sentimentos da protagonista ." a Lila que está com Medo " ela atribui os sentimentos dela ao bichinho de pelucia.
A história começa quando a protagonista com sua mãe muito doente pega um onibus de serro azul para são paulo.
Pretendem encontrar tio leonel o parente vivo mais proximo de pimpa no caminho do onibus a mae da pimpa morre.
Ai já inicia as aventuras de pimpa,no ônibus ela conhece Berenice e o filho Noel de Berenice que tem mesma idade que a pimpa,já se tornam grandes amigos.
Berenice e quem vai ajudar pimpa que já se vê sozinha no mundo a mãe morre e ela não sabe nem o nome completo do tio.
No juizado de menores o juiz deixa pimpa ficar com a Berenice temporariamente ate tentar achar o tio Leonel.
Porem depois aparece uma assistente social que quer levar a pimbpa,ela muito assustada foge vai trabalhar em um parque de diversão e ai começa algumas avaenturas da menina com desconhecidos na grande cidade de são Paulo.Mostra pontos turisticos da cidade como o parque do ibirapuera.
Sem mais spoillers a Pimpa vai passar por muitos lugares e pessoas é uma história bem legal com final surpreendente.
Tem uma resenha completa no meu canal no you tubo "leitora apaixonada" passe para conferir.

site: Canal youtube "leitora apaixonada"

Tamara Ferraz.As3Artes 14/02/2024

Mistério e aventura
Pra quem adora um mistério misturado com aventura, vale a pena ler esse livro. O livro te prende do início ao fim. Uma leitura ótima para qualquer idade.

Milla.Costa 22/09/2022

Aquele livro gostoso e leve, li ainda mais infância.
Me apaixonei tanto que um dos poucos títulos que nunca esqueci, me imaginava no lugar da personagem e era uma delícia.
Minha pérola da infância!

_San_ 20/03/2021

Foi muito bom reler Marcos Rey!
Já gostava de ler na infância...
Mas foi durante a adolescência, que seus livros me impulsionaram para o mundo da leitura!!
Esse foi um dos poucos que não tinha lido ainda...
Valeu!

Fabricio 23/12/2009

Sozinha no Mundo foi um dos livros que marcaram a minha infância... Tive o prazer de relê-lo recentemente, e consegui sentir a mesma emoção que tive quando o tive em mãos pela primeira vez, lá nos perdidos anos 80... Tenho uma paixão especial pelas obras do MARCOS REY... Graças a ele, e à série Vaga-Lume, desenvolvi o gosto pela leitura e pude viajar na imaginação e fantasia... Devo tê-lo lido entre 1988 e 1989, não me lembro bem agora... mas me lembro que fiquei fascinado pela coragem da personagem Pimpa, e me emocionou bastante fazer parte de suas aventuras na imensa e desconhecida São Paulo... É realmente uma pena que as crianças de hoje se preocupem mais com a internet e o video game do que com a leitura...

Edu 24/03/2021minha estante
hmmm spoiler com os óculos aros de tartarugas skksks

Carolina 24/03/2021minha estante
KKkkkk

Rodrigues 17/09/2020

Primeiro livro da Série Vaga-lume que li na vida
Esse livro é muito especial para mim,pois foi atrás dele que eu me apaixonei pelo ato de ler livros e também pelo saudoso autor Marco Rey.
Esses livros foram escritos nós anos 70 e 80,porém são tão nostálgicos e bem escritos que nos anos 2000 eu já adolescente os lia e podia sentir a magia daquela época.
A história é sobre Pimpa,uma menina que está viajando para São Paulo com sua mãe muito doente,para conhecer e pedir ajuda a um parente seu.E logo no início desse capítulo tem uma cena que me deixou muito chocada,a um rapaz decide fazer uma gravação dentro do ônibus,e Pimpa fica super animada,sua mãe continua muito quieta e Pimpa quando percebe ver que a mesma está morta.
A partir de então a menina está sozinha no mundo,como é o título do livro.E essa menina tão forte vai enfrentar tantos desafios, dificuldades e até ser perseguida por uma misteriosa mulher.
Esse livro é simplesmente incrível,com personagens super mega carismáticos.Um dos melhores livros que já li dessa série.
Livro especial comeu coração sim ?
Lutty1 17/09/2020minha estante
Um dos que mais gosto. Muita "ação"...

Miria80 17/01/2022

Gosto de infância
Quem gosta de livrinhos com gosto de infância? Eu gosto! ? Como sempre digo, amo histórias nesse clima de anos 80, 90, que me permitem viajar além do tempo. Gosto de livros com histórias inocentes, narrando situações pelos olhos de crianças ou adolescentes. Terminei essa leitura e com certeza pretendo ler e reler outros dessa série! Li muitos desses livrinhos quando tinha 10, 11, 12 e 13 anos e muitos não me recordo com muita clareza, então gosto de relembrar sempre que tenho oportunidade.
Esse conta a história de Maria Paula (Pimpa), uma jovenzinha que perdeu os pais e se encontra sozinha na cidade de São Paulo na busca por seu tio Leonel, o único parente que pode lhe ajudar. Nessa busca ela encontra pessoas muito boas que lhe ajudam e outras nem tanto. Em todo momento ela foge, pois é perseguida o tempo todo por uma suposta assistente social. Pimpa tem uma personalidade um pouco egocêntrica e isso as vezes incomoda um pouco, assim como algumas outras características do livro, mas levando em conta a época que foi escrito e para idade dos possíveis leitores, é um livro gostoso de se ler e ótimo para lembranças e distrações.

Cíntia Costa 06/02/2021

Reeleitura
Sou muito apaixonada por essa série. Cada história sempre me surpreende.
Aqui conta a estória de Pimpa e de suas aventuras e/ou desventuras como menina órfã numa cidade grande como São Paulo. À procura de um tio, sozinha no mundo, Pimpa encontra várias pessoas que a ajudam nesse desafio.
Um livro cheio de ação e de mistério.
Marcos Rey é um dos meus favoritos dessa série.

May 11/07/2020

O primeiro livro que li na vida!??
Uma infância doce, regada a livros incríveis como os da série vagalume.
Lembro deste sempre com muito carinho, e através dele que adquiri o gosto pela leitura.