Tempo de graça, tempo de dor

Tempo de graça, tempo de dor Frances de Pontes Peebles

Resenhas - Tempo de Graça, Tempo de Dor

Marjory.Vargas 16/02/2024

Um romance de formação que nos traz de tudo um pouco: o auge dos engenhos de açúcar no Nordeste, a sua decadência, a malandragem da Lapa, a época de ouro do rádio, o glamour de Hollywood, as mazelas da guerra mundial, as rodas de samba... E no meio disso, a história de vida de Maria das Graças e Maria das Dores.

O livro nos conta desde a infância das meninas até as suas mortes. A trajetória de vida explora as mazelas da vida humana, a dualidade do bem e do mal, do amor e do egoísmo, da parceria e da inveja. Duas meninas que tinham um sonho, e sacrificam muito - até demais eu diria - para que esse sonho se realizasse!

Não tem como falar muito dessa história sem dar spoiler. Simplesmente leiam. Esqueçam a comparação com Ferrante na capa: nada a ver. Pensem mais em Evelyn Hugo - sem tanto erotismo e com mais drama. Um romance cheio de detalhes, enriquecedor, que nos leva à uma época de grandes mudanças no cenário nacional: até Gegê aparece!!!

Anelise Cristine 06/02/2024

Necessidades são instintos que a gente alimenta.
É um livro gostoso de ler e que entretém até certo ponto, mas se tornou cansativo para mim. Graça é extremamente egoísta. No entanto, Dor não consegue quebrar este ciclo, continua levando adiante uma amizade que só existe em sua cabeça, já que Graça só está ao lado dela para chegar onde quer chegar e tem essa necessidade de mantê-la sempre por perto. Dor, infelizmente, cresceu sem saber sobre amor, logo era de se esperar que qualquer migalha de afeto bastasse para ela. Dor sofre o livro inteiro, então, não foi algo que me agradou tanto assim. Mas tenho a plena convicção que a vida é dentro deste formato; sofrimento, dor, injustiça e as vezes graça.

As 3 estrelas são pelo samba, as belezas do nosso Brasil sendo mostradas e pela fluidez do livro, embora eu fiquei cansada do meio pro fim, é um livro fluido, mas achei bem cansativo.

Isabela Fernanda 26/01/2024

"Essas rodas vão nos salvar." "Salvar de quê?" "De tudo."
Acho que nunca uma leitura me causou tantos sentimentos intensos e conflitantes.
Ao mesmo tempo em que eu queria devorar todas as páginas de uma vez, não conseguia.

É um livro incrível. Cheio de dor, cheio de graça.

Só leiam.

Fabi 22/01/2024

Yes, nós temos Graça!
Que livro, pessoal!
Aqui tem de tudo um pouco: tem a época de ouro do rádio, tem a Lapa da malandragem, tem o samba de roda, tem o glamour de Hollywood, tem Graça, tem Dor.
Maravilhosamente escrito, com personagens riquíssimos, cativantes; história bem contada e narrativa empolgante como um bom samba.
Esqueçam Evelyn Hugo e leiam essa maravilha!

Francielle.Pontes 05/11/2023

Conhecer a história de Graça e Dor foi sensacional!!! Um livro muito envolvente, sobre amor e música. Vale a pena a leitura.

Jp 29/10/2023

Incrível, somente incrível
Um livro que me impactou muito, do começo ao fim. Acompanhei a trajetória de duas mulheres que exploram o lado humano de forma tão sensível, a dualidade do bem e do mal, do egoísmo e da humildade, do ciúmes e da inveja. Escrito de forma excepcional, acompanhar uma narrativa que desperta inúmeros sentimentos só gerou um pensamento de: ?meu Deus, graças a Deus eu sei ler porque isso aqui é maravilhoso.?
Graça e Dor são duas personagens bem escritas, onde mesmo que história seja do ponto de vista de Dor, ainda sim conseguimos observar camadas, desenvolvimento e principalmente, como os sentimentos afetam nossas memórias.
O final desse livro foi impactante, simples aos olhos de outras pessoas e fenomenal para mim. A solidão que me despertou misturado com satisfação, angústia e felicidade após ler as últimas palavras, é inexplicável. Foi como comer um bom prato e se sentir extremamente satisfeito.
Esse livro merece MUITO mais reconhecimento e ser divulgado, panfleto e admirado.

ITAU 22/10/2023

Tempo de Graça, tempo de Dor
?Tempo de Graça, tempo de Dor. Um livro dolorosamente pertinente e intenso.?

Nascida na miséria e órfã, Das Dores trabalha em uma cozinha de um grande engenho em Pernambuco. Sua vida muda com a chegada da filha do proprietário do engenho. Graça. Uma menina mimada, esperta, encantadora e malcomportada. Vindas de realidades totalmente diferentes, elas constroem uma amizade indestrutível baseada no sonho em comum. O amor pela música.

Quando elas veem o que o futuro no engenho lhes reservava, decidem então fugir para o Rio de Janeiro buscando uma carreira como divas do rádio, na época. Mas o que elas não esperavam era que só UMA estava destinada a se tornar uma estrela. E para outra o que lhe restará? Os bastidores, a sombra, longe de qualquer atenção ou reconhecimento do público. E aí que a vida das duas começa a mudar drasticamente. A amizade inabalável seria marcada por orgulho, egoísmo, rivalidade, inveja e ressentimento.

??Considerações Finais??

Tempo de Graça, tempo de Dor me fez viajar e me questionar bastante. Quando o livro começa, vemos ali uma coisa muito divertida mas ao mesmo tempo muito dolorosa, Dores sempre foi uma menina que não teve a vida fácil, e quando encontrou Graça, ela pôde enxergar o que era luz.

Elas se completavam e isso era inquestionável. Quando elas decidem fugir para o Rio e ganhar a vida, é perceptível a determinação de alcançar um sonho.

Elas o decidem fazer JUNTAS, porém o mais triste dessa história é que não dura muito tempo esse olhar. Até uma começar a querer se sobressair em cima da outra.

Vemos toda uma manipulação e inveja envolvida tornando a amizade cada vez mais tóxica. Não defendo nenhuma das duas. Mas Graça conseguiu deixar Dores na sombra e Dores se reinventou do jeito que podia.

Graça foi vítima da indústria musical e nos últimos capítulos ver o quanto ela precisa de alguém... e Das Dores decide cravar as palavras chaves pro final desse livro. Existe muito amor entre as duas, mas as circunstâncias a levaram para caminhos diferentes. Uma das melhores leituras do ano, vale muito a pena a leitura.?

?Vá para o inferno, Dor.
- Não posso. É longe demais.
- De quê?
- De você.?

Ig: _itawan_

Flavia.Quintaneira 20/10/2023

Mais um livro da autora que eu amei
Mais uma vez personagens bem construídos, escrita fluída e cativante que te prende do incio ao fim!

Letícia Santos 25/09/2023

Música e Amor.
Espetacular é a minha palavra para esse livro. Um livro que conta sobre um tempo antigo do Brasil, servido de pano de fundo para a história de duas jovens que queriam ser grandiosas, mas só uma estava destinada a uma vida assim, a outra ficaria mesmo nos bastidores, mas sem ela a primeira não teria tido tantas chances, tantos perdões. Muita gente falou em inveja por uma das partes, mas eu não vi assim, vi excesso de amor, de devoção que se transformou em amargura, em rancor de ambos os lados.
Não é uma leitura fácil e muito menos simples, as citações a história do Brasil e da música brasileira sendo contada aqui é algo incrível de se acompanhar.
Recomendo demais a leitura!

Beatriz 14/09/2023

Eu simplesmente amei. Comecei meio desconfiada, pela comparação com a Ferrante na capa, mas mesmo que eu ache a comparação meio indevida, consegui me relacionar demais com os personagens, torci por elas, principalmente quando eram mais jovens. Além disso, acho que o ponto máximo do livro é o pano de fundo sobre a história do samba no Brasil: é envolvente e você consegue sentir como se estivesse vivendo aquele momento único. Amei, amei, amei!

Paola 25/08/2023

Que livro!!!! Realmente se você gostou de ele a ferrante vai gostar desse. Amei e me deliciei com a leitura

Thais 12/08/2023

Perdemos nossa cultura quando não lemos os livros nacionais
Tempo de graça, tempo de dor é uma imersão densa na história de um país, que ao longo do tempo passou por diversas mudanças (econômicas, sócias e cultural), ainda que esse não seja o trama principal da obra, que carrega o nome das personagens que transitam sobre a suas histórias de vida e do Brasil.

O trama é lindo, é arrebatador. A obra é muito bem escrita, o enredo é belíssimo, as trocas entre os personagens. As comversas elas te fazem desejar ouvi-las pessoalmente do próprio personagem, mesmo que ele seja ficcional (mas que de alguma forma existiriam e não tiveram suas histórias escritas como a de Graça e Dor).

As descrições, que são as memórias de Dor, são capazes de te transportar para o Riacho Doce no Recife, a Lapa no Rio, e em Los Angeles nos Estados Unidos. É possível também sentir o samba, a animação de Graça, o recentimente de Dor e a ternura de Vinicius.

Esse é um livro que te traz esperança e que te choca com a realidade humana. Nele você encontra duas amigas, que busca fama, serem vistas e bem tratadas. Ele fala de amores platônicos, amores mesquinhos, amores não dados, amores sem amor.

Esse é um livro que fala do Brasil.

jvsherlocked 23/07/2023

Não há virtude nem remorso entre nós
Não há ressentimento que não seja esquecido, nem ferida que não seja curada na roda!
que livro delicioso! harmonicamente delicioso: há expectativa, quebra, raiva, triunfo, torcida, vitórias e lágrimas. é um livro completo. é como ouvir uma música boa e se pegar pensando: caramba, que música boa!

Déa 21/07/2023

Uma das melhores leituras de 2023.
Um livro cheio de cultura, samba e brasilidade, uma história envolvente do começo ao fim.
Adorei como a autora criou os personagens e os descreveu perfeitamente bem.

Esdras 06/07/2023

Dissemos adeus só com palavras. Eu morri umas cem vezes...
Esse com certeza seria um livro que eu pegaria pra ler só por causa do título. Eu nunca tinha ouvido falar dele. Mas que bom que ele veio parar nas minhas mãos!
Ele tem um protagonismo dividido entre duas mulheres e o contraste entre elas não poderia ser maior. Talvez esse seja o principal motivo do elo que se cria entre elas. Talvez não. Parece que uma tem o que falta na outra em diferentes perspectivas. Elas parecem luz e sombra. E nesse caso eu gostei muito mais da sombra, que é a Dor. Sua personalidade foi muito mais atrativa para mim e eu lamento a injustiça de ela ser tão coadjuvante na história da sua vida, consciente ou não disso.
A luz, a Graça, é uma personagem difícil de lidar. Enquanto nos palcos é a esplendorosa e hipnotizante Sofia Salvador, na real ela amarga numa personalidade mesquinha, egoísta e dona da voz e da razão.
Acho que muita gente que ler esse livro vai se abalar por ela ser tão intragável as vezes e vai deixar passar os panos de fundo tão interessantes da história.
A trama passeia, em sua maioria por terras brasileiras, lá pelo década de 1930 e eu amo aquele cenário Pernambucano de engenhos e canaviais, que muito me lembram pessoas e histórias de lá mesmo da minha terra natal.
O cenário do Rio, também com descrições muito gráficas, me agradou muito. Uma gama de personagens e situações que prenderam muito minha atenção.
Eu gostei muito dessa história. Ela se abre num rico leque cultural, artístico e político.
Eu jamais verei o Samba da mesma maneira!
Muito assuntos são abordados e a música permeia dramaticamente entre eles.
Achei a escrita maravilhosa. Tão densa e imersiva. Uma montanha russa de emoções. A alegria das rodas de samba, a tristeza e a angústia implícitas e explícitas naquelas canções. Eu amei demais.

"...Nada na minha vida era garantido e nada era só meu. Assim, foi incrível que, apesar da precariedade da minha existência, apesar da dureza e da violência que sempre me ameaçaram e me sufocaram, existe essa beleza, essa graça , que havia me encontrado através da música..."