O ano do Macaco

O ano do Macaco Patti Smith

Resenhas - O ano do Macaco

Vic 15/03/2024

Honestamente, não sei bem o que escrever sobre esse livro. Mas posso dizer que Patti Smith tem um jeito muito único de contar histórias e isso me cativou desde Just kids. Mesmo que às vezes,m eu me perca no que está sendo contado, eu continuo querendo saber.

Esse livro pareceu um pouco mais complexo, porque tem muitos trechos que eu ficava me questionando até que ponto era real, e o mais interessante é que Patti não se dá ao trabalho de explicar se aconteceu ou não no mundo real. Se está ali aconteceu, mesmo que nos sonhos, e isso que importa.

Dos três esse foi o que menos gostei, acho que as histórias foram mais soltas, contando menos sobre pessoas e mais sobre lugares, não sei. Mas não deixa de ser um livro excelente. Acho que cheguei num ponto que leria a lista de compras dela e tudo bem hahaha.

luke - among the living. 22/11/2023

Os livros da Patti Smith possuem o poder de me hipnotizar enquanto os leio. Mesmo com a tradução (e com a leve perda do conteúdo original), ainda consigo sentir uma paz e atenção neles. Adorei como em ´´O ano do Macaco´´ ela trafega (viaja) de um tópico a outro, indo e voltando, como quem sonha.

Leitura agradabilíssima.

Janine Maribondo 13/09/2023

O problema dos sonhos é que no fim a gente acorda
Existe uma certa dificuldade em saber diferenciar a realidade dos devaneios de Patti Smith ao passar pelo ano do macaco e entrar no ano do galo nos EUA, período de campanha e vitória de Donald Trump à presidência do país.

Apenas persistindo e acolhendo as viagens quase psicodélicas, porém sóbrias, da autora, que é possível entender tanta angústia e medo pelo futuro tortuoso já anunciado se camuflando em imagens fantasiosas misturadas com a realidade.

Além da tensão política, a relação com mortes por adoecimento de amigos também é apresentada como um mote para essa fuga da artista rumo ao mundo dos sonhos e "alucinações".

Ainda me questiono se todos os personagens citados nessa história foram reais, mas fica claro a tentativa de Patti de aplacar solidão em meio ao caos interno e externo.

Eu também gostaria de dormir até certas situações passarem, viver nos sonhos até que seja seguro acordar. Infelizmente, como ela mesma diz "o problema dos sonhos é que no fim a gente acorda".

Jaqueline720 23/02/2023

Ganhar ne releitura
Li há uns dois anos e não curti tanto (não conhecia as pessoas que fizeram passagem na vida de Patti Smith e isso dificultou a leitura, já que ela faz algumas digressões ao passado). Acho que eu não havia entendido. Agora, após ler “só garotos”, sinto/desejo ler novamente.

Delano Delfino 04/02/2023

O que falar de Patti Smith??? O terceiro ou quarto livro dela que eu leio e cada um é melhor do que o anterior, reflexões sobre a vida é a morte, no mundo estranho no qual vivemos.

Felipe99 24/01/2023

O Ano do Macaco, de Patti Smith ???
É na transição de 2015 para 2016(ano do macaco no calendário chinês) até ano que virá, que se passa o terceiro livro de memórias de Patti Smith.

Prestes a completar seus setenta anos de idade, acompanhamos uma Patti em devaneios sobre a idade, lembranças e saudades das pessoas que já passaram por sua vida e já se foram deste plano. Tendo que lidar com o avanço da idade e do tempo, onde a morte está à espreita levando dois de seus amigos muito queridos Sam Shepard, ator, dramaturgo e roteirista, e seu mentor, o produtor musical Sandy Perlman.

Soma-se a esse ano difícil para Patti, a eleição de Donald Trump, que resultou em rejeição por várias pessoas, incluindo ela.

Acompanhamos as viagens da lendária compositora de horses, por algumas cidades dos Estados Unidos, regadas por café, sonhos e realidade, Patti encontra com pessoas e situações inesperadas, fazendo o leitor viajar em sua narrativa.

Para além da escrita onírica de Patti, o livro é recheado de citações a autores como Allen Ginsberg, Roberto Bolaños e Fernando Pessoa, e temos as sensíveis fotografias da autora que ilustram o livro, deixando a experiência de ler ?O Ano do Macaco? ainda mais incrível. ??

Lara 17/12/2022

patty smith virou uma das minhas escritoras preferidas! o jeito com que a escrita dela invade o nosso coração é mágico. poderia passar horas batendo um papo com a queen

jessyhehe 10/10/2022

Esse é o segundo livro que leio dela e novamente não me decepcionou. A escrita única conjugada com pensamentos, prosa e reflexão me fizeram flutuar na leitura.

Carolina Corrêa 24/05/2022

Autobiografia
Patti Smith traz essa autobiografia de um ano sabático, no caso, 2016, em que percorreu os Estados Unidos pela estrada.
Prestes a completar 70 anos, num ano tomado por uma onda conservadora naquele país, assim como acontecimentos dramáticos a nível mundial e pessoal, a artista apresenta reflexões conflitantes e perturbadoras, mas ricas. Texto excelente.

Brenda 21/04/2022

Eu juro que, honestamente, não sei por onde começar. Nem sei se conseguirei palavras suficientes para contabilizar um começo, um meio ou um fim.

Desde Linha M, meu primeiro contato com a Patti escritora, eu a considero uma das minhas autoras favoritas e uma das pessoas com as quais eu adoraria ficar em silêncio durante horas e horas.

Termino cada livro em uma espécie de arrebatamento apaixonado, em devoção afetiva e sentimentalista. Chorei lendo o epílogo deste, chorei e grifei 5 páginas inteiras com linhas onduladas ? totalmente em crise.

O ano do macaco foi o prelúdio para os nossos tempos mais angustiantes, foi o impulso berrante de uma força nuclear e violenta que nos dominou e nos paralisou diante da vida. E Patti sabia disso, e inevitavelmente foi direcionada a escrever sobre isso com sua prosa poética, autobiográfica e fictícia do cotidiano.

Presságio, sonho, devaneio, êxtase, ruptura, luto, saudade. Medeia, Artaud, Bolaño, Truffaut, Sam, Sandy, Fred, O pianista no telhado. Vigaristas de cabelos amarelos e arminhas nas mãos. Poesias não declaradas, ruínas do hoje, prósperos caminhos do amanhã.

A vida presente é uma linguagem universal ? de mortos, vivos e abelhas. A vida futura é uma angústia parcial. E a vida passada, um sonho manchado por borras de café mal derramadas.

A Lebre e o Chapeleiro Maluco, quem será o alter ego de quem?

Isto não é uma resenha, pois isso implicaria possuir total controle sobre a minha racionalidade e, neste momento, sou apenas uma gota de sal que se derrama sobre uma embalagem de Peanut Chewz escrita errado.
Peudro 21/04/2022minha estante
Caralho, estou impactado!!

Brenda 21/04/2022minha estante

Louie 26/12/2021

Sempre maravilhosa
Patti Smith é minha escritora preferida, então posso dizer que eu já sabia que ia gostar desse livro. Meu preferido dela até o momento é Linha M, e apesar de não lembrar tão bem dele (porque li já tem uns anos), creio que posso dizer que O Ano do Macaco é bastante similar (o que é ótimo).
Mais uma vez embarcamos numa viagem na companhia muito agradável de Patti Lee. Vamos conhecer alguns cafés, alguns quartos de hotel, alguns amigos dela, tudo contado do jeito mágico de Smith: sonhos, realidade, imaginação e memórias se misturam belamente, e nós nunca temos certeza das fronteiras que separam um domínio do outro (afinal, se separam mesmo?). Tudo isso recheado com as fotos bastante intimistas tiradas por ela mesma, o que deixa o livro com uma vibe muito aconchegante. Minha sensação lendo os livros dela é sempre de amizade e aconchego, com cheiro de café fresco e livros velhos.

Biblioteca Álvaro Guerra 01/12/2021

" Dez mil anos ou dez mil dias, nada pode parar o tempo ou mudar o fato de que vou chegar aos setenta no Ano do Macaco. Setenta. Só um numero, mas um indicativo de uma parte significativa da areia prevista na ampulheta. Os grãos caem e me pego sentido falta dos mortos, mais do que o normal. Notei que choro mais quando assisto televisão, reagindo a um romance [...]. Notei que minhas lágrimas que queimam os olhos, que não sou mais um corredora veloz e que a minha noção do tempo parece estar se acelerando."

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535932782

Biblioteca Álvaro Guerra 01/12/2021