Uma jornada como tantas

Uma jornada como tantas Francisco J. C. Dantas

Resenhas - Uma jornada como tantas

Ingrid 01/04/2021

Realmente será uma jornada! Preparem-se!
Realmente será uma jornada! Preparem-se! Valdomiro será quem nos conduzirá nessa jornada! Juntos com ele, vamos relembrando a saga da sua madrinha, no ano de 1954, quando era apenas um adolescente! A jornada começa quando a madrinha se acidenta na igreja da cidade, enquanto via os últimos preparativos da festa da santa padroeira da cidade! Ela está grávida do quarto filho, mas ao contrários dos outros, o parto torna-se difícil, e nem mesmo a Sinha Amália, experiente parteira da região, consegue ajudar a madrinha. Depois de dias de sofrimento, não há outra solução do que levar a madrinha para a cidade mais próxima, Aracaju! O povoado nem posto de saúde tem! O sofrimento do marido da madrinha, Teodoro, é notório e piora com essa notícia! Ele é muito apegado a mulher! Mesmo assim não a acompanha, transfere sua responsabilidade para seu afilhado, que segue com a madrinha, a parteira e Zé Carreiro, o dono do carro de boi que os levará! Por mais que eu descreva a jornada da madrinha, e seus acompanhantes, não fará jus ao sofrimento do grupo! E mais, o sofrimento comungado por muitas outras mulheres que vieram antes, e depois, da madrinha. Numa linguagem muito acessível, o autor consegue trazer seus sentimentos nas palavras, que faz com que o leitor se sinta na jornada com o grupo. E para quem, assim como eu, desconhece o mundo nordestino é impossível não se maravilhar por esse povo, e se condoer com o desamparo que vivem, pois o que se narra nesse livro não é fato passado! É fato muito mais que presente, infelizmente! Recomendo a leitura! E preparem-se para uma jornada e um final surpreendente!