Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Leaozin 19/01/2021

Este livro retrata como era a vida de algumas crianças órfãs na Bahia da época, expostas a pobreza, doenças, vícios e o desprezo com que são tratadas é lastimável, mostra como o ambiente pode transformar meninos em ladrões, que precisam fazer de tudo para não passar fome, ter um lugar para dormir e sobreviver, mesmo assim ainda são maltratados por quase todo mundo como se fossem adultos, por isso perdem a infância e a inocência, deixando essas crianças sem eperança de uma vida melhor ,enquanto isso quem deveria protegê-las são quem as machucam.

marcio.chiara 19/01/2021

Sempre atual
Capitães da areia é da primeira metade do século passado e nos mostra muito do que ainda vemos hoje. Crianças largadas, a malandragem para sobrevivência e as relações, que ocorreram ou deixaram de ocorrer, as quais causaram cicatrizes profundas nas crianças, não somente na face de Pedro Bala.

Recomendação necessária para entender como foi estruturada a sociedade brasileira e que ainda tem seus resquícios daquela época.

Stephanie Trindade 19/01/2021

Um livro de 1937 que poderíamos facilmente afirmar que foi escrito esse ano. Só mostra que a política para proteção de crianças sempre foi falha.

Bianca.Billi 18/01/2021

Este livro trás através de uma narrativa emocionante o cotidiano de meninos de ruas, abandonados a margem da sociedade, onde estes vivem em um trapiche, aprenderam o duro da vida logo cedo e como sobreviver em uma sociedade a qual são tratados como marginais. Eu particularmente adoro esse livro, tanto que já o li duas vezes; a forma pura como o Jorge Amado nos apresenta a história desses meninos, seja como uma família ou até mesmo individualmente, cativa o leitor. É realmente emocionante, até chorei relendo. Recomendo demais!

Mari 16/01/2021

O que foi esse livro? Eu não tava preparada pra essa história que me cativou, emocionou, arrebatou e por um momento eu achei que eu mesma fosse parte daquele grupo, por me sentir tão a vontade com a escrita de Jorge Amado. É um livro extremamente importante pra qualquer ser humano e aborda temas desde abandono, felicidade, responsabilidades, violência, lealdade, amor, fraternidade.... nossa! Virou um dos meus preferidos da vida inteira e Jorge Amado já se tornou um escritor muito querido pra mim.
Obra prima!

Bia 15/01/2021

Um livro da década de 30 mas muito atual, pesado mas necessário para entender o contexto da situação dos meninos de rua. Um clássico nacional que vale MUITO a pena ser lido

Alex 15/01/2021

dor lágrimas sofrimento tristeza desgosto dor dor dor
comecei achando que ia ser um chorinho leve. Com o decorrer da história pensei: hm, parece que vou sofrer mais que o esperado. Conclusão, recebi lágrimas e dor.

cleaneitala 15/01/2021

Definitivamente recomendaria. Um clássico de linguagem acessível e que retrata de maneira tão delicada e íntima a realidade (infelizmente ainda atual) de tantas crianças brasileiras. Me propus a ler mais clássicos brasileiros esse ano e Capitães de Areia foi a escolha perfeita pra começar!

Giselle 15/01/2021

Um livro para olhar.
Um livro sobre o qual não há muito o que narrar. É ler e sentir. É ler e ver a realidade dos meninos de rua que está estampada no nosso dia a dia. É entender as consequências do abandono social e político dessas crianças.

No mais, apenas recomendo que leiam.

Yasmin 15/01/2021

Um livro de 1937, mas que poderia ter sido publicado hoje. Um livro duro e real, e doloroso; doloroso porque é real. Uma vez que ainda existem inúmeros Capitães da Areia no mundo, existem vários Capitães da Areia na Bahia, vivendo em um trapiche... Esse livro é, sem sombras de dúvidas, fantástico! Um dos melhores livros que já li. Termino essa obra tocada pela voz da revolução que clamava dentro de Pedro Bala. Não há possibilidade de ler esse livro sem ser atingida(o) pelo misto de emoções e por todas as reflexões que ele gera; reflexões estas que geram outras e outras.
É a primeira obra do Jorge Amado que leio e estou encantada com a sua escrita e capacidade de retratar a realidade tal qual ela é.

Paula 15/01/2021

?Voz que traz o bem maior do mundo, bem que igual ao sol, mesmo maior que o sol: a liberdade?

Um clássico não é um clássico atoa

Maria.Ines 15/01/2021

Termino essa leitura com um nó na garganta, que leitura difícil! Foi um misto emoções, posso dizer até que foi doloroso, difícil de explicar, em vários momentos chorei, sorri, senti raiva.
Começou sendo uma leitura arrastada, mas me prendeu de uma forma, que já não conseguia parar de ler. Críticas sociais extremamente necessárias e definitivamente uma leitura de grande importância.

Guiih_Leal 14/01/2021

Nhe
Novamente forçado ler,todavia diferente de dom casmurro,este livro foi bem entendiante.

A trama é muito bem desenvolvida mas a maneiro como a história é contada não me cativou.

Capitães da Areias:

Crianças q vivem na rua,sobrevivendo através de furtos e outros delitos

Agiam como homens fumavam, brigavam e transavam mas no final eram apenas crianças,bem notável no capitulo em q eles conseguem ir ao carrossel

Julianfcoutinho25 14/01/2021

Favoritei
Com certeza virou um favorito da vida. Tem críticas sociais incriveis e me fez chorar muito. É impressionante o quão atual ele é, 83 anos depois. Recomendo muito, e peço que também leiam se lembrando que aquela época era diferente e que não adianta ficar falando que era certo ou errado o que as crianças faziam, eles lutavam por sobrevivência e não tinham pai nem mãe para ensinar o certo e o errado, apenas tinham ódio no coração. Além disso, o livro me fez chorar muito e me trouxe reflexões também. Apenas leiam.
Katia 14/01/2021minha estante
Ótima resenha! O livro é maravilhoso mesmo.Concordo com tudo que você disse.

Isabella 14/01/2021

Simplesmente comovente
Um clássico brasileiro que entra para as leituras obrigatórias!!!
Este livro narra a história dos Capitães de Areia, um grupo meninos (crianças e adolescentes APENAS) de rua que está sempre se metendo em confusão para sobreviver. Eles moram todos em um barraco abandonado meio destruído, em condições péssimas para suas idades. O enredo te prende a continuar lendo e te leva para todas aventuras que esses meninos vão precisar enfrentar para sobreviver.

Assim, a história, ao retratar o estado em que esses meninos estão submetidos e o caráter deles, cris sentimentos comoventes e angustiosos no leitor.
Apenas leiam!!
vicqs 14/01/2021minha estante
Eu queria tanto ter conseguindo sentir tudo isso!!! Eu não consegui gostar do livro, achei e história ok, mas so isso! Pretendo reler daqui alguns anos