Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Milly 07/04/2024

Capitães de areia
Esse livro realmente me surpreendeu, não foi ND como eu esperava, me prendeu real.
Conta a história de um grupo de meninos órfãos que precisam lutar diariamente pra sobreviver, roubando e bolando planos, tendo apenas uns aos outros, conhecidos em sua pequena cidade como "Capitães da areia".

Felipe 06/04/2024

Um clássico é um clássico.
Não tenho muito o que comentar. É um ótimo livro. Senti falta de mais desenvolvimento para alguns dos personagens (o mais bem desenvolvido é o Sem Pernas), mas a vida urbana em Salvador é muito bem construída e o livro é gostosinho de se ler.

agu3des 05/04/2024

Capitães de Areia
Um livro denso, complexo e político. Foi uma leitura que me trouxe diversos questionamentos, e que me fez pensar em diversas causas e problemáticas.

tarcila12 05/04/2024

Que livro ótimo. Adorei saber os lugares de qual ele estava falando. Quando eu li senti que Jorge amado era o meu avó me contando histórias da sua mocidade, e falando de lugares que eu conheço.
Quanta riqueza de detalhes e sensibilidade coube nesse livro. Adorei, adorei.

Sabrina 03/04/2024

Super necessário
Todos deveriam ter acesso a esse livro, assunto extremamente importante, muda a nossa visão de mundo.

eutilao 03/04/2024

Por que demorei tanto tempo a dar uma chance a Jorge Amado?
Nassim Taleb já disse: “Escolha livros que resistam ao tempo”.
Como um livrete de 1934 pode ser tão bom e estimular nossa imaginação como Capitães de Areia?

São tantos personagens maravilhosos e icônicos que fica difícil eleger um preferido. Mas eu escolho o Gato, único, elegante e confiante, um malandro nato. Porém, não tem como não citar Pedro Bala e sua liderança particular, confiança e presença. A lealdade de João Grande. Sem Pernas e seu jeito arisco – a passagem que me marca “Se jogou de costas no espaço como um trapezista no circo”. Boa Vida, Volta Seca, O Padre José Pedro, Don’Aninha, João Adão, são tantos os personagens do livro. Foi um passeio essa leitura, realmente mágico!
Depois de tudo isso eu só me pergunto o porquê de ter demorado tanto tempo a dar uma chance para Jorge Amado.

mafezitcha 03/04/2024

Capitães da areia
Que livro, meu amigos.

Com uma escrita densa, com sentimentos e descrição bem visual, Jorge Amado desenvolve personagens que eu nunca havia lido algo igual antes. A forma como entendemos os personagens, como descreve as vivências e os sofrimentos, é fascinante.

É possível sentir a dor da falta do carinho, a dor da solidão e da exclusão, a dor da injustiça e da hipocrisia. Escrito a mais de 100 anos atrás, este livro é atual como nunca, por exemplo, um padre que ajuda e cuida de crianças abandonadas é considerado comunista.

Que linda e triste história. Nunca vou superar essa leitura. Lindo lindo lindo.

Nalaura 03/04/2024

Esse livro é avassalador, uma montanha russa de sentimentos. Fiquei muito apegada aos Capitães de Areia. Gostei muito de como Jorge Amado conduziu a história, mostrando os defeitos e as qualidades desses meninos.
Lindo e triste.

Denis136 02/04/2024

Capitães de Areia é um retrato riquíssimo de Salvador na década de 30, o livro apesar de antigo aborda diversos temas atuais como: Intolerância Religiosa, machismo, desigualdade social, violência, precariedade do Serviço público e corrupção.
A obra é um reflexo fiel de salvador, eu como soteropolitano ao ler o livro mais parecia um reflexo da situação da cidade, tão antigo, porém tem atual.
Lili 11/04/2024minha estante
Acredita que vi obras adaptadas dos livros dele, mas nunca o li? Tem algum livro específico dele que me indicaria para começar?

Clarissa183 02/04/2024

Um dos Melhores Livros da Literatura Brasileira
Capitães de Areia retrata os horrores da época, que perduram até os dias de hoje. A marginalização das crianças, a desigualdade, o estupro e entre outras pautas presentes na obra nos faz refletir sobre a negligência do Governo para com essas pessoas carentes. De modo geral, é preciso ter estômago para ler um livro como esse: não é ficção nem conto, é a dura realidade. E pensar que coisas como essas estão ocorrendo enquanto eu escrevo esta resenha faz com que minha mente não pare de pensar nas possibilidades que são tomadas dessas crianças. Deveria ser uma leitura obrigatória para aqueles que se interessam por pautas sociais e querem entender melhor a dinamica da nossa sociedade desigual.

LadyVox 01/04/2024

Atemporal, poético e inescrupuloso
A obra deveria ser obrigatória para todos os brasileiros que se interessem o mínimo por leitura. Jorge Amado narra, de forma singular, a história de meninos, homens em situação de rua com toda a violência e visceridade possível. A sentimentalidade é presente em todo o livro, é possível entender a mente de personagens como Pedro Bala, Sem-Pernas e Pirulito. A evolução dos personagens, a conotação política e religiosa do livro o torna uma verdadeira obra-prima. Só um coração de pedra pra não se sensibilizar com a história dos meninos abandonados pelos pais, pelo governo, meninos estes que se multiplicam a cada dia e vemos na rua sem perspectiva de vida. É impossível olhar um menino de rua e não associar aos personagens do livro, por isso tal obra é violentíssima, isto é, descreve a realidade de jovens brasileiros de forma nua e crua. É triste pensar que um livro escrito a 86 anos atrás descreve tão bem a realidade do país, dito isso, retomo meu ponto de que deveria ser leitura obrigatória de todo brasileiro, não só pela leitura fluída, a forma como o baiano descreve cenários tão tristes com uma profundidade psicológica e sentimentalismo dignos de um verdadeiro destaque, como também pela importância que se dá essa questão negligenciada pelo governo e que não deve ser apagada também do imaginário social. É muito fácil julgar um garoto que assalta e dizer que o mesmo merece a morte, quando a carência que o acomete não pode ser contabilizada com números. É necessário o incentivo a leituras de obras como essa pra que não seja esquecido que o problema da desigualdade social e a falta de educação assola o Brasil por séculos e é uma chaga presente na nossa história.

Crixtina 01/04/2024

Capitães da areia
?Se fizera homem antes dos dez anos para lutar pela mais miserável das vidas: a vida de criança abandonada. Nunca conseguira amar a ninguém, a não ser a este cachorro que o segue. Quando os corações das demais crianças ainda estão puros de sentimentos, o do Sem-Pernas já estava cheio de ódio. ?

clarita 01/04/2024

Um livro de fato, atemporal
?Porque a revolução é uma pátria e uma família.?
Relendo essa maravilha, um livro que todos deveriam ler, que retrata temas que até hoje são vistos na sociedade. A inteligente do Professor, todo o ódio da vida do Sem-pernas, a sede de revolução do grande Pedro Bala, o grande sonho de Pirulito em ser padre,o amor que todos sentiram pela Dora, todos juntos com uma grande família, tudo que eles não tinham na vida, foi encontrado nos capitães da areia. Uma história emocionante da Bahia, tudo tão lindo até a questão da fé e da religião.
Pedro Bala sendo um grande líder tão novo, até porque eles nunca foram só meninos, eles sempre foram pequenos homens