Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Rute31 19/04/2024

Inesquecível
Passei um ano sem usar o Skoob, e amanhã atualizo as leituras de 2023 e as de 2024 até agora, mas queria escrever logo sobre Capitães da Areia porque embora ele seja do tipo de livro inesquecível, também é daqueles que você quer dizer a todo mundo que leia logo.

A prosa de Jorge Amado dispensa comentários. Li Dona Flor e Seus Dois Maridos há uns 10 anos e na época fiquei atraída pela escrita do baiano, em Capitães da Areia essa atração só aumentou.

Acompanhamos os Capitães da Areia, crianças que vivem num trapiche, que saqueiam casas, que desviam da polícia, que machucam, violentam, ferem. Que gargalham. Que são como irmãos, porque ali, naquela Bahia que podia ser hostil, eles são donos da noite, dos becos, das praças.

Acompanhamos o chefe, Pedro Bala, inteligente e ágil; o religioso Pirulito e seu êxtase do chamado sacerdotal; o ressentido e pouco amado Sem Pernas; o bonito e malandro Gato; o leitor voraz Professor; o sábio embora nem sempre reconhecido por isso Joao Grande; a bela e destemida Dora. Acompanhamos a entrada de uns e outros no bando, os pequenos trabalhos, quando são presos, os amores, a violência, o sofrimento, os prazeres, a culpa.

E é quase como se a gente também caminhasse pelo trapiche, como se a brisa da tarde de uma Bahia em que nunca estive me acariciasse, como se o marulho e o cheiro salgado das ondas estivesse aqui na porta.

O mais difícil: ver o crescimento dos meninos, que não seriam sempre meninos (terão sido realmente meninos um dia?), os caminhos individuais, mas até isso foi bonito. Amado não se conforma com a ideia de que o homem, corrompido pelo sociedade, não tem jeito. Mas também não dá uma pílula moral em que todos se "regeneram". O que ele apresenta é algo que parece a ordem natural das coisas. Talvez seja.

Terminei esse livro já com vontade de reler.

Maria1691 18/04/2024

Eu amei o livro,chorei,surtei,sorri,chorei de novo no final por ver cada um dos meninos seguindo a vida deles,triste pela Dora e pelo sem-pernas mas feliz porque eles conseguiram,Pedro bala honrou o pai dele e agora é um homem incrível,livro perfeito,impecável, com certeza um dos melhores que já li

Gisinha 18/04/2024

Visceral, sofrido e muito mais!
Gostaria de poder escrever uma super resenha, mas admito que serei muito pobre, porque qualquer coisa que eu diga ou pense estará muito aquém da obra visceral que é capitães da areia. É muito complicado fazer resenha de livros como esse, porque você não sabe realmente o que pensar, ou dizer, porque a narrativa vai falar com cada leitor de uma forma diferente. Capitães da areia falou de um jeito comigo, vai falar com outro leitor de outro jeito, ou seja, a obra é muito mais complexa do que se possa pensar, porque não estou falando apenas de meninos pobres, marginalizados por falta de oportunidades. Falo de pessoas, seres humanos que até sua morte carecerão do básico (não é ficção, é vida real, gente!).

Jorge Amado passou uma noite no trapiche a fim de escrever esse romance, no entanto, em uma única noite jamais será possível mensurar o sofrimento de ser sem teto, sem comida, sem afeto. Vejo crianças (apenas jeito de falar) reclamando que falta tudo pra elas, mas na convivência percebo que, comparado a essas do romance, e as muitas que, nesse exato momento em que escrevo essa resenha, estão nas ruas, essas "crianças" são apenas ingratos de barriga cheia, pois amor, teto e comida hoje fazem a diferença e são um luxo que não está a disposição de todos.

Santos474 17/04/2024

Meninos que vivem como homens adultos
É uma leitura leve por ter uma linguagem simples e de fácil entendimento, mas ao mesmo tempo é uma leitura pesada, pois ninguém está preparado para ler as várias histórias desses meninos. São crianças que vivem como homens adultos. Eles vivem completamente sozinhos, se criaram assim. Sobreviveram em meio ao caos e ao crime, mas não se pode culpá-los, pois eles não tinham ninguém para os mostrar o que era certo ou errado. Não só mostrar, mas os dá soluções possíveis sem que eles precisassem cometer crimes. O livro também retrata a falsa religiosidade, os personagens que se diziam muito religiosos destilavam ódio contra esses meninos e um único padre que demonstrou amor, carinho e cuidado para com essas crianças, foi muito julgado por estas mesmas pessoas que se diziam muito religiosas.

gabi¹³ 17/04/2024

Capitães da areia
Nunca julgue alguém sem antes saber a história, os meninos não estavam corretos em roubar, estuprar, etc mas tinha alguém para ensinar a eles o que era o certo??? Alguém para mostrar para eles outra vida???

Alexya. 17/04/2024

Preciso. Duro. Arrebatador
Aqui não vou falar de contexto histórico. Me nego a acreditar que após 86 anos a obra tenha sido tão atual.

Capitães de Areia, como boa parte já sabe conta a história da vida de alguns meninos que vivem em um trapiche na Bahia. Crianças que tiveram que se tornar homens em decorrência das necessidades da vida.

Você vai lendo e não sabe que partido tomar e em diversas vezes se sente culpado de certa forma pela vida que aquelas crianças levam. Afinal, quantas vezes a gente simplesmente vira o rosto na rua quando ver um deles, sem prestar o mínimo que seja de ajuda? Simplesmente os ignoramos.

Um livro difícil de ser encarado, porque transfere tudo que precisa ser transferido, com clareza, sem enrolação. Todos nós de alguma forma temos culpa.

Quanto mais você vai lendo, mais difícil vai se tornando. É difícil encarar a realidade!

Além disso, Capitães de Areia fala em união, injustiça social, marginalização, revolução e destinos.

Destino ? Sim! Porque no final, mesmo crescendo em meio a tanta injustiça, cada um trilha um caminho diferente.

Mari1735 16/04/2024

Foi uma releitura maravilhosa, é a terceira vez que releio, e a cada releitura percebo novas nuances do livro.

Sophia1952 15/04/2024

Meu Deus, Jorge Amado me paga por me ter feito chorar
Um livro lindo, mas ao mesmo tempo triste e avassalador
Te amei Pedro Bala

Pedro.Gondim 15/04/2024

?Nem o ódio, nem a bondade. Só a luta.?
?O que ele queria era felicidade, era alegria, era fugir de toda aquela miséria, de toda aquela desgraça que os cercava e os estrangulava. Havia, é verdade, a grande liberdade das ruas. Mas havia também o abandono de qualquer carinho, a falta de todas as palavras boas.? (p. 30)

Saturno 14/04/2024

Comecei desacreditado do livro mas realmente é muito bom, a forma que Jorge amado é detalhista das aventuras dos capitães da areia é lindo de ler e eu sinto como se fosse imersiva a experiência de leitura, é emocionante o final pq a gente acompanha a trajetória dps meninos e ver eles crescendo e seguindo rumos diferentes é uma sensação incrível

manoellen.ferreira 14/04/2024

O primeiro jorge amado
Não tenho palavras para descrever esse livro, pra falar dele, todos os textos que penso em formular para dizer que é bom me parecem muito pouco. quando uma amiga me indicou e me disse que era sobre a história de meninos pobres fazendo algazarra na bahia, eu não pensei que fosse ser tão denso. em suma o livro é isso mesmo, mas escrito da forma mais complexa possível, mais dura e real possível, mais triste e cruel possível. é lindo. é lindo acompanhar cada um dos meninos, mesmo que seus pensamentos sejam ruins para eles mesmo, é lindo ver o companheirismo, as estratégias, ver que eles são muito mais que todos pensam. é triste, é doloroso, diante de toda os cenários que os meninos se envolveram e diante de todas as consequências de seus atos e de uma sociedade péssima, o final é lindo, mesmo que ainda seja triste. foi meu primeiro jorge amado, esse livro vive tão em mim quanto eu mesma.

Erich 13/04/2024

"A liberdade é como o sol. É o bem maior do mundo."

Conta a história de um grupo de crianças abandonadas e sem expectativas na vida, segundo um ponto de vista bem próximo delas, tanto de visão mesmo como opinião. O grupo se nomeia de Capitães da Areia e sobrevive à base de roubos por toda Salvador.

Vamos conhecendo-os aos poucos, o livro se apresenta como uma coletânea de contos fechados, em geral mostrando uma aventura/roubo realizado. E vamos assim conhecendo a história de cada um, suas origens, amores e dores.

A ótica da escrita é reforçada por Jorge Amado ao dar um tom bem comunista à obra. O conceito de que a origem da marginalidade é simplesmente falta de família e atenção do estado é continuamente repetida. O livro chega a comentar da necessidade de uma revolução. E reforça algumas vezes a diferença da sociedade entre os ricos e os pobres. Acho apenas que Jorge Amado exagerou um pouco no tom quando pintou a ideia de Lampião quase como um Robin Hood.

juveto 13/04/2024

Provavelmente o meu livro favorito!
ele tem uma carga emocional enorme pra mim.
ano passado tive o prazer de voltar para salvador, e conhecer a Na, em menos de 3 horas de conversa ela comentou como amava esse livro e que lia muito, coincidentemente eu também amava.
foi assim que convencemos meu pai a ler o livro, falando todos os dias da viagem sobre ele, como ele ainda era atual, tirando fotos no monumento do Jorge Amado, mas o que realmente fez ele ter toda a vontade de ler foi o museu do Jorge Amado, inesquecível!
foi assim que eu tive certeza que com esse livro Jorge Amado fez eu me apaixonar cada vez mais por Salvador e a cultura mais linda do mundo.

Arthur1037 12/04/2024

Eu falaria horas
Desde que eu vi superficialmente ele na escola eu fiquei obcecado, e finalmente li
Li ele quase todo entre as aulas da escola, e é incrível, eu só consegui pensar em ler
Os personagens não são bons, mas o pq eles são ruins? Pq são "mal"? Pq são bandidos? A todo momento esses dois lados são escancarados pra gnt