Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Jessie / @livrosmeusmimos 02/09/2021

Intenso e reflexivo.
"Os homens assim são os que têm uma estrela no lugar do coração. E quando morrem o coração fica no céu..."
No dia 06 de agosto de 2001 Jorge Amado faleceu em Salvador na Bahia, e pensando nisso venho indicar a vocês uma das maiores obras do autor.
Capitães da Areia foi publicado em 1937, durante o Governo de Getúlio Vargas, mais de 808 exemplares do livro foi queimado em praça pública em Salvador, quer saber o motivo?
Jorge Amado era Comunista, e ele expressa isso abertamente em suas obras, principalmente no Capitães da Areia.
Neste livro vamos acompanhar a história de um grupo de crianças que vivem na rua, seu meio de sobrevivência é através do furto.
As vezes o leitor se esquece que são apenas crianças, as atitudes deles são de adultos, apesar de a maioria estar entre a faixa etária de 8 a 14 anos , eles fumam, bebem e praticam relações sexuais com mulheres mais velhas.
É difícil explicar o que senti com essa leitura, na minha humilde opinião esse livro deveria ser lido por todas as pessoas do planeta, a história trás várias reflexões e debates.
Apesar de ter amado esse livro, sou obrigada a confessar que Mar Morto segue sendo o meu preferido do autor.

site: https://www.instagram.com/p/CSOjdV1rSic/

Pedro Manso 14/10/2020

Meninos homens
Uma leitura causa muitas surpresas e sensações, algumas menos e outras mais. Porém o que Jorge Amado fez nesse livro é conseguir você fazer sentir todos os sentimentos possíveis pelos Capitães da Areia.
Uma história que conta como pequenos meninos vivem na marginalidade da Bahia de muitos anos atrás. E principalmente como não ter nenhum suporte, a fome e a falta de uma família fazem com uma pessoa, em como faz uma infância ser perdida. Porque os personagens são crianças, mas claramente você percebe que pensam e vivem como homens adultos, de maneira errada e criminosa para sobreviver, lutando com um Estado que apenas pensa em torturar achando que vai educar ou melhorar essas crianças.
Para não escrever com spoilers, porque não gosto, uma frase do livro que pode conter a sua história: A liberdade é como um sol: o bem maior do mundo.

Djéssica | @leituraconcluida 13/08/2021

Capitães da Areia
?Por isso na beleza do dia Pirulito mira o céu com os olhos crescidos de medo e pede perdão a Deus tão bom (mas não tão justo também?) pelos seus pecados e os dos Capitães da Areia. Mesmo porque eles não tinham culpa. A culpa era da vida??

Um clássico atemporal, histórico, político e social que revela muito mais que relatos cotidianos de crianças abandonadas. Além da crítica social, o livro traz um contexto histórico e social valioso!
Com uma escrita simples, é impossível não se apaixonar pelos personagens e pela história já nos primeiros capítulos.
Esse foi o primeiro livro que li de Jorge Amado e já estou pensando no próximo!
Danilo546 14/08/2021minha estante
Sou doido pra ler esse livro!!

Djéssica | @leituraconcluida 14/08/2021minha estante
Super recomendo Danilo ?

Willsp 18/12/2022

garoto abandonado na Bahia é capitão de areia
esse aqui é atmosférico viu. eu vivi no trapiche, fiz parte do grupo capitães de areia e me conectei imediatamente com a maioria deles. A leitura fala de abandono, exclusão e injustiça que acaba nos fazendo refletir pois impacta na nossa realidade e nos faz pensar se não estamos também sendo injusto. Essa obra externalizou tudo que é sentimento possível, me deixou numa puta depressão mas me deu risos enormes ao mesmo tempo que intensificou ainda mais meu ódio pela burguesia. As maiorias das cenas se tornaram memoráveis por serem bonitas, impactantes, reais e tristes. Arrepiou desde o titulo. É uma pérola da literatura.

Lista de Livros 20/12/2013

Lista de Livros: Capitães da areia, de Jorge Amado
“Pedro Bala agora sabe que não foi apenas para que sua história fosse contada no cais, no Mercado, na Porta do Mar, (agora sabe) que seu pai morrera pela liberdade. A liberdade é como o sol. É o bem maior do mundo.”

site: https://listadelivros-doney.blogspot.com.br/2011/01/capitaes-da-areia-jorge-amado.html

Lah 03/05/2021

?A liberdade é como o sol. É o bem maior do mundo?
Triste pensar que não se trata apenas de ficção, mas sim da realidade (muito atual) de milhares de crianças pelo Brasil.

Jorge Amado retrata a perda da infância em razão do abando, maus tratos, fome, discriminação e a necessidade de um amadurecimento precoce, que leva os personagens a agirem como adultos por não terem outra opção.

É uma escrita nua e crua, sem floreios ou romantizações. Retrata (infelizmente) a realidade como ela é.

A reflexão acompanha o leitor por muito tempo e por isso a obra torna-se mais que recomendada.
profeta.diario 03/05/2021minha estante
O tanto a eu amo esse livro n tá escrito

Polly 30/04/2021

Capitães da Areia: Brasil esquecido (#164)
Capitães da Areia é um livro muito querido no universo do bookstagram e do booktube, pelo menos sempre foi essa a minha impressão. O sentimento é que, pelas resenhas que li e assisti até hoje, Capitães da Areia é aquele raro tipo de livro que consegue agradar a todos os tipos de leitores, ou pelo menos, a sua grande maioria. Eu tinha uma alta expectativa antes de sua leitura e, depois de lê-lo, acho que a cultivei em baixos níveis (risos). Jorge Amado nunca é pequeno, inevitavelmente. É, de longe, um dos melhores escritores que essas terras tupiniquins já produziram.

O livro nos conta a história de Pedro Bala e seu grupo de meninos órfãos pelas ruas de Salvador dos anos 30/40. Os meninos vivem de pequenos golpes e furtos, dormindo sob um trapiche abandonado, escondidos e fugindo do mundo. Afinal, é isso o que resta quando não se tem nada nem ninguém a seu favor, não é? Capitães da Areia é um livro sobre sobrevivência. Sobre resistir a tudo e a todos quando o mundo só quer te ver morto.

Confesso que não foi de cara o meu encantamento com a história dos capitães. Acho que os medi com a mesma régua com que eles são medidos pelos seus algozes na história. A gente aprende a olhar para os excluídos de forma a desumaniza-los, sem nunca nos questionarmos sobre o porquê de fazermos isso, sem nunca pararmos para perceber que estamos muito mais perto do que eles são do que do outro lado. E é por isso que a literatura nos salva. Jorge Amado consegue humanizar cada um dos garotos, não importa o quão violenta seja sua trajetória. Eu me vi e vi aos meus nas figuras de Pedro Bala, Sem Pernas, Gato, Dora, Professor e todos os outros. Eles são o que nós somos, só que com uma existência ainda mais dura que a nossa.

Ainda vou ter que cair na cilada de mais uma vez dizer que Amado (coisa linda esse sobrenome, né?) escreve o Brasil. O Brasil de ontem e de hoje, e tomara que não seja o do futuro. Ele escreve o Brasil que o Brasil odeia, escondido nos cantos das esquinas, nos interiores das favelas, nas celas de presídios, dentro de casas tão pobres que nem mereciam ser chamadas assim. O Brasil dos excluídos, dos esquecidos, dos marginalizados. E, por falar no sistema carcerário, é angustiante e revoltante a passagem de Pedro Bala pelo reformatório. Os episódios de tortura cometido contra o garoto são enojantes e fazem a gente se perguntar se esse sistema de punição com tamanha desumanidade, defendido por tantos, realmente “restaura” pessoas para a sociedade pacífica que almejamos(?).

Outra coisa que doeu de ler foi o episódio da varíola. Em certo momento da história acontece um surto da doença na cidade, e um dos meninos acaba doente. Acompanhamos todo o drama, o medo dos outros de também pegarem, a indecisão se ele fica ou vai. A política pública, na época, consistia em levar as pessoas doentes para uma espécie de sanatório, para simples e puro despejo. Um lugar para que elas morram sem contaminar mais ninguém e só. Amado diz ainda que a varíola só acomete pobres, já que a vacina chegou “lá em cima”. A cura é só para quem tem como pagar. É triste e infelizmente muito parecido com a realidade aterradora que a gente vive agora.

Enfim, Capitães da Areia é uma obra prima. Nos fala de um Brasil marginal que não pode ser esquecido. Um Brasil que clama por justiça social, enquanto o “resto” lhe ignora. E, me perdoem, vou ter que cair no clichê de dizer que todos deveriam ler esse livro, porque essa é, pura e simplesmente, a verdade. Leiam Capitães da Areia, leiam Amado para aprender a amar o Brasil tal qual ele é.
30/04/2021minha estante
Que bela resenha! Parabéns!!!!

Fêh Zenatto 30/04/2021minha estante
Uau! Que resenha incrível! NUNCA LI Capitães da Areia mas tenho o desejo desde o ensino médio! Voltou com tudo hehe!

Polly 02/05/2021minha estante
Obrigada por prestigiarem a minha resenha! Escrevo com muito carinho ?? E, Fêh, pode ler! Você não vai se arrepender. Eu amei o livro. Aliás tudo o que Jorge Amado fez me parece incrível ?

Lidia 19/04/2022minha estante
automaticamente lembrei da música

Gaby 19/04/2022minha estante
Kkkkkk vdd

Beto 03/07/2022minha estante
Se tornou um dos meus favoritos com certeza!

Sara 12/07/2021

Esse foi o primeiro livro que eu li e sem dúvida alguma me fez enxergar algumas coisas da vida de uma forma diferente.

Bianca465 26/03/2021

Um classico de tirar o folego...
Um livro classico e uma história que me tirou o folego quando li...
Foi uma experiência muito boa para quem tinha um certo preconceito com classicos.
Quero ler novamente para poder lembrar melhor da história e fazer novemente um resumo sobre o que achei e quais os meus sentimentos fazendo a releitura.

Vicente Tavares 22/06/2023

A Triste Realidade dos Capitães da Areia
Capitães da Areia é uma obra-prima literária que transporta o leitor para a dura realidade dos meninos de rua da Bahia e de tantas outras grandes cidades brasileiras. A narrativa envolvente prende nossa atenção do começo ao fim, e nos faz sentir empatia pelos personagens que lutam diariamente para sobreviver em um mundo hostil. É uma obra crua, porém necessária, que nos faz refletir sobre a desigualdade social e a importância de oferecer oportunidades iguais para todos. Capitães da Areia é uma leitura obrigatória para aqueles que buscam compreender mais sobre a realidade do nosso país e se sensibilizar com as histórias de vida dos menos favorecidos.

Arthur.Rodrigues 28/02/2023

Um livro que retrata a realidade, as discrepâncias sociais que infelizmente estão presentes na nossa sociedade até os dias de hoje. A história dos capitães de areia me fez sentir um misto de sensações que vão desde ódio a talvez esperança.

Alinesmne 05/07/2022

Jorge Amado aqui conta a história de Pedro Bala, líder dos Capitães da Areia - um grupo de crianças e adolescentes abandonados nas ruas de Salvador - e seus amigos mais chegados: Professor, Sem Perna, Volta Seca, João Grande, Gato e Boa Vida.
É uma leitura muito gostosa e fluída, mas ao mesmo tempo tão densa que te deixa com um nó na garganta quando você se depara com a carência de amor familiar e a perversidade com que a sociedade trata essas crianças.
DANILÃO1505 19/07/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Livro de Artista

Resenha de Artista!

Sara.Silveira 11/07/2021

Faca de dois gumes
É muito complicado falar sobre esse livro.
Entendo a importância histórica, a crítica de sociedade e a maneira que ele retrata o real.
Mas ao mesmo tempo odeio a maneira que o autor trata a história, os personagens e as cenas que vão além do aceitável.
No final, o resultado do livro foi eu cancelando todos os outros livros do autor que estava na minha lista de "quero ler", porque se for pra ler algo que sei que vou passar raiva, eu prefiro não.
HyladyJ 11/07/2021minha estante
Receio de ler e me decepcionar .

Valente 11/07/2021minha estante
Fiquei curiosa, por que acha que as retratações do autor vão além do aceitável?

Sara.Silveira 11/07/2021minha estante
Vai ler outra coisa

Sara.Silveira 11/07/2021minha estante
Pq não pensamos mais como as pessoas do século XX, mesmo sendo uma "crítica" as cenas não são aceitáveis para o meu eu leitor pq eu me incomodo muito com as questões que ele aborda, mas sempre pode ser diferente pra vocês

Karen Vitória 12/07/2021minha estante
Ainda não terminei e estou do mesmo jeito que vc, não entendo como as pessoas quando falam desse livro deixa "passar" essas observações