Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Shiro 29/01/2024

Clássico e Acessível
Apesar de um clássico, este título não utiliza uma escrita rebuscada como outros clássicos Brasileiro, muito pelo contrário, é uma leitura simples, envolvente e cheia de emoções. Excelente livro para quem deseja começar a ler os clássicos Brasileiros

michele 01/06/2021

eu adorei a escrita do jorge e como ele consegue transmitir a agonia, a dor, o ódio das crianças frente a esse sistema tão podre que permite que ainda exista até hoje, uma desigualdade social tão gritante, e como é tão injusto que crianças!! passem por isso.

Artuth 16/09/2020

"Olhou para o trapiche. Não era como um quadro sem moldura. Era como a moldura de inúmeros quadros. Como quadros de uma fita de cinema. Vidas de luta e coragem. De miséria também".

De longe um dos melhores livros que eu já li se não o melhor mesmo
Quel 16/09/2020minha estante
Faço das suas minhas palavras, um dos melhores que já li com certeza!!

Stella F.. 16/06/2021

Sobrevivência
"Capitães de Areia é muito bom. Há muito tempo não lia Jorge Amado. Conhecemos meninos que vivem em um trapiche na beira do cais e que a grande maioria são órfãos e estão ali tentando sobreviver, para obter o que comer e diminuir um pouco sua miséria. Mas aqui, como no mundo lá fora, também existem regras como não passar a perna em outro capitão de areia. Vivem de pequenos golpes e furtos e os tipos são os mais diferentes: o bom, o líder loiro, o beato, o professor, o que odeia a todos e a mãe, irmã e esposa que chega transformando a todos: Pedro Bala, Pirulito, João Grande, Professor, Gato, Volta Grande, Sem Pernas e Dora. E circulam entre eles também padre José Pedro, João de Adão, d. Aninha e Dalva. Vemos um pouco da história de cada personagem, o que os motiva e o que os entristece. Mais tarde, crescem e alguns conseguem achar um caminho melhor, outros não conseguem, partem antes de tentar. E ficamos esperançosos de que o mundo ainda tem lugar para todos. Será? Vemos até hoje situações similares em todas as cidades. E o livro passa-se entre a década de 20 e 30 do século XX. Uma realidade social que gostaria que estivesse resolvida, mas não está."

Gabriel 11/11/2021

Um clássico extremamente atual e que vale a pena
Para mim, um livro clássico é aquele em que sua escrita e, principalmente, sua importância social se mantém viva após décadas de sua publicação. "Capitães da Areia" com certeza é desse tipo de livro.

A narrativa, apesar de conter uma linguagem mais ligada à época em que foi escrito (anos 30/40), é bem acessível. Alguns termos usados pelo autor são "inapropriados" para os dias de hoje, mas por se tratar de um livro escrito a tanto tempo, é aceitável que eles sejam usados (já que não época isso era "normal").

Os personagens são muito reais, humanos e repletos de camadas. Os meninos de rua, apesar de viverem numa realidade muito próxima (de miséria, violência, fome e abandono), são bastante diferentes entre si.

Pedro-Bala, Professor, Dora e muitos outros personagens escritos há quase 100 anos são o retrato de milhares de crianças no Brasil de hoje.

O autor é muito inteligente em fazer críticas à sociedade baiana (e brasileira) da época. Uma elite rica que via a tratava os pobres com quase nenhuma humanidade, a instituição da igreja católica que só estava preocupada com dinheiro e influência (dando zero importância para a caridade). Além disso, o autor traz muito do lado pobre da cidade, mostrando conflitos gerados por greves, pela violência urbana, saúde pública e desigualdades.

É interessante que as narrativas apesar de apresentarem uma perspectiva diferente de um personagem a cada capítulo, se completam de forma muito consistente.

Enquanto lia as últimas páginas eu sentia como se estivesse me despendido de pessoas muito próximas de mim. Jorge Amado conseguiu me cativar desde o primeiro capítulo até o último.

No futuro, com certeza pretendo ler mais coisas do autor .

Lu_Augusto 03/01/2024

Um livro especial.
Comecei a leitura sabendo mais sobre o autor que a obra, confesso que não esperava muita coisa, mas a cada página lida, a cada capítulo passado eu me apaixonei mais pela história.
Jorge Amado é um autor fantástico. Incrível como ele consegue criar uma historia envolvente e que também está cheia de crítica social, assim como também de fatos históricos, acho que muito por isso que o livro me conquistou.
Um livro essencial para compreendermos que a desigualdade social no Brasil não é algo novo e que não irá ser extinta sem que o sistema que a sustente também seja, o autor deixa isso bem claro.
Uma história onde você começa indiferente aos Capitães da Areia, passa por momentos odiando eles, mas no final ama todos eles a partir do momento em que compreende suas fragilidade e sua humanidade, a partir do momento que compreende que são vítimas de um sistema perverso.
Matilda_books 05/01/2024minha estante
O simbolismo da passagem dos Capitães da Areia no carrossel me emocionou de uma maneira inenarrável! Por trás daqueles garotos vistos como bandidos pela sociedade, existem crianças que só querem amor e serem ingênuas...

Lu_Augusto 05/01/2024minha estante
Sim! Esse livro é muito tocante quando a gente tem uma mente aberta para refletir sobre os temas propostos

Padrim 25/03/2023

Capitães da areia
10/10
Mesmo sendo deprimente e assustadora a história contada aqui, eu acho que nunca vi um lugar tão absurdo, lindo e tocante quanto nas páginas desse livro. Aquele trapiche velho, e a memória de cada personagem nunca vão sair da minha cabeça.
(Dora é a melhor personagem feminina já criada.)

Kati 13/02/2022

Uma narrativa de 1937, mas uma realidade triste e atual ?
Quantos Pedro Bala, Professor, Gato, Sem Pernas, Boa Vida, Zé Fuinha ? Dora existem por aí? Tantos talentos perdidos, tanta falta de oportunidade, fome ? ninguém os vê!!! ?

Thamara 07/07/2020

Impressionante
Demorei muito até conseguir ler esse livro. Ele me deixou angustiada, mas consegui terminar e aprender muito com ele, uma história, ou melhor várias histórias, que sim, são reais em muitos lugares (nem tão distante de nós).
Diego.Sinigaglia 07/07/2020minha estante
Sempre quis ler esse livros, mas tenho ainda medo por achar que a leitura deve ser muito complicada e rebuscada.

Thamara 08/07/2020minha estante
A leitura é bem simples, não é como os livros de José de Alencar por exemplo

laranjai 24/08/2023

"Capitães de Areia", do autor brasileiro Jorge Amado, é uma obra que retrata a vida de um grupo de meninos de rua em Salvador. Com uma narrativa envolvente e personagens cativantes, o livro aborda temas como a marginalização social e a busca por uma vida digna. A escrita poética de Amado e sua habilidade em retratar a realidade dos jovens marginalizados são os pontos fortes da obra. No entanto, o final abrupto e algumas passagens arrastadas impedem a nota máxima.

Elane.Medeiross 30/06/2021

Capitães
Que obra linda, Jorge Amado deu um show de empatia e sensibilidade ao escrever esse livro, fiquei muito impressionada com a construção tão detalhada dos personagens .

Luiz Paulo 21/01/2021

Meu coração se foi como um trapezista de circo
É impressionante a capacidade de cada história que se entrelaça pelas esquinas mexer tanto no peito como dessas crianças.
A injustiça cega e cruel, o Deus bondoso e atado e a paixão de encabeçar Alinda festa dos pobres que é a revolução.
É doce morrer no mar!
vicqs 21/01/2021minha estante
Eu preciso dar mais uma chance a esse livro, eu não consegui gostar da história

Luiz Paulo 21/01/2021minha estante
Essa foi minha terceira tentativa Vicqs

Janaina 21/01/2021minha estante
Li esse livro quando ainda era adolescente e me apaixonei. Ótima leitura!

Bia 18/07/2020

Como uma estrela de loira cabeleira
Dura realidade e fica difícil nao se emocionar. Capitães da Areia nos traz várias emoções contraditórias e não traz muitos questionamentos . Uma excelente obra .

Leiam...

Meu primeiro livro de Jorge Amado e estou encantada.
marcia.gomesborges 23/07/2020minha estante
Já li e amei ?

Bia 23/07/2020minha estante
Eu também ?

Michela Wakami 27/07/2020minha estante
Maravilhoso!

null 30/07/2020minha estante
Sou só eu que imaginei que a Dora fosse irmão do Bala?