Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Matheus656 30/03/2024

Lirismo e denúncia social
A ficção e o lirismo envolvem a forte denúncia social, mais atual impossível, no dia a dia dos ?Menjnos Perdidos? de Jorge Amado. O autor reforça como os crimes e violência cometidos não são escolhas e sim uma imposição do meio que vivem e da sociedade. O marginalismo e a luta de classes são o mote do romance, costurados pela ?revolução? a princípio apenas aguardada pelos Capitães mas depois alcançada com suas próprias mãos.

201 29/03/2024

No começo não botei fé, mas esse livro é simplesmente incrível. Incrível como o livro mostra uma realidade tão amarga que dói e ao mesmo tempo esperança, liberdade e "festa". Nunca mais vou enxergar a vida da mesma forma

Arthur.BordAo 28/03/2024

"A liberdade é como o sol. É o bem maior do mundo". A liberdade é o que rege a vida dos Capitães da Areia. Aquilo que eles não abrem mão, a vida nas ruas, os roubos, a fome, o sexo, apanhar da polícia, a amizade, o desprezo do povo, tudo isso é liberdade para as crianças. É o que eles têm de mais sagrado, que se tira sobra só dor e ódio. "Capitães da Areia" foi publicado em 1937. As crianças que Jorge Amado viu na Cidade da Bahia em 1937 ainda estão lá, com outros nomes, outros rostos, mas ainda pobres. Ainda sozinhas, ainda desprezadas, ainda lutam. Em busca de um carinho, um amor de uma família que nunca tiveram, um abraço. Ainda é um retrato da sociedade, não de uma época cristalizada na história, mas de uma sociedade que muda e que continua a mesma. "Capitães da Areia" é um relato magnífico da realidade baiana e, por extensão, da brasileira, contada pelo belíssimo lirismo de Jorge Amado. À parte da importante mensagem de luta que o livro traz, são as histórias das crianças que nos comovem, que inspiram a compaixão e a angústia, que nos mostram a dura realidade à qual fechamos os olhos. Entre as páginas do livro e pelas ruas do Brasil, os Capitães da Areia seguem lutando, defendendo sua liberdade em um mundo onde o único crime verdadeiro é ser pobre.

Julie 28/03/2024

Escrita diferenciada
A história conta a vida de um grupo de crianças abandonadas e órfãs que "se viram" como podem. É triste mas carregada de significados, onde crianças viram adultos em responsabilidades pois só assim conseguem sobreviver sozinhos.
É uma escrita e narrativa diferenciada, onde muitas situações se misturam, às vezes como alguém externo contando, em outras como a própria pessoa vê, e ainda como parte das situações são apresentadas a público por meios de comunicação. É uma luta da pobreza e das injustiças. Você fica torcendo para que todos tenham uma família ou um bom destino, mas assim como a vida real, nem todos tem a mesma "sorte" e capacidades.

cborelli 28/03/2024

Esse livro foi o meu impulso inicial para gostar de ler. Não pensei que fosse gostar tanto. Conta a história de um grupo de meninos, que em situação de abandono lutam todos os dias para sobreviver e permanecer juntos. As histórias no trapiche e as reviravoltas do enredo te prendem em cada linha.

marilama 28/03/2024

Nhé
Se vc conseguir desconsiderar todo o estupro, racismo, misoginia, homofobia e transfobia da obra, e também a aparente passada de pano que a sociedade da época dava em todos esses abusos, é um bom livro.

carlosmanoelt 28/03/2024

?A rua é a mãe do que é bom e do que é mau.?
?Capitães da Areia", de Jorge Amado é uma obra-prima da literatura brasileira. Publicada em 1937, retrata a vida de um grupo de meninos órfãos que vivem nas ruas de Salvador, na Bahia, e são liderados por Pedro Bala. A narrativa apresenta uma crítica social contundente, explorando temas como a pobreza, a marginalização, a violência e a falta de oportunidades enfrentadas pelas crianças desfavorecidas na sociedade. Amado retrata com maestria a humanidade dos personagens, mostrando suas lutas diárias pela sobrevivência e a forma como encontram conforto e apoio uns nos outros. A maneira como o autor descreve a vida nas ruas, os desafios enfrentados pelos meninos e a relação deles com a cidade e com a sociedade em geral é extremamente envolvente e emocionante. Além disso, também é abordado questões políticas e ideológicas, especialmente através das reflexões de Pedro Bala sobre justiça social e luta de classes. Desse modo, a obra tem sido objeto de análise e discussão acadêmica, sendo reconhecida como uma das mais importantes da literatura brasileira do século XX. Tendo em vista que a crítica social da obra não agradou ao governo de Getúlio Vargas (1882-1954), a primeira edição foi proibida, com alguns de seus exemplares queimados em praça pública na cidade de Salvador. Outrossim, ?Capitães da Areia? é um retrato poderoso de impacto significativo tanto na sociedade brasileira quanto na literatura nacional. Jorge Amado foi pioneiro ao retratar de forma realista e humanizada a vida das crianças órfãs e marginalizadas, lançando luz sobre uma realidade muitas vezes ignorada ou estigmatizada pela sociedade. Incentivando debates sobre políticas públicas e direitos sociais, influenciando gerações de escritores e contribuindo para a consolidação do realismo social na literatura brasileira.
Luis0501 28/03/2024minha estante
Concordo sobre o que diz, mas acho importante ressaltar alguns pontos da obra que ficaram de fora da sua análise, como por exemplo o fato de que os Capitães da Areia, mesmo sendo colocados como vítimas da sociedade e os "mocinhos" da história, não são tão santos assim, já que vivem de roubos e praticam estupros como se isso fosse normal e aceitável. Há também o que para mim é um claro sinal de racismo por parte do autor, quando um grupo de meninos de rua da cidade onde, até hoje, tem a maior população negra do país, onde a grande maioria dos meninos do grupo são negros, mas seu líder, é um loiro de olhos azuis, onde o par romântico dele, a idealizada "mãezinha" dos meninos também é branca, em contrate às mulheres negras que comumente são descritas como devassas e pecaminosas, atiçando a libido de homens e meninos.

carlosmanoelt 28/03/2024minha estante
são pontos a serem pensados

luana_lourenço 27/03/2024

Comecei a ler sem muita expectativa, e fui me surpreendendo a cada capítulo. Capitães da Areia foi publicado há mais de 80 anos, porém trás um tema ainda bastante contemporâneo. Ao longo da leitura, você sente todas as emoções junto com os personagens; você ri, chora, sente raiva e tristeza. Jorge Amado consegue capturar com precisão a injustiça da sociedade com os mais pobres, sobretudo, aqueles que precisam cometer crimes para sobreviver. De longe um dos melhores livros que já li.

nahilary 26/03/2024

O que dizer sobre esse livro? É um mix de sentimentos. Você sente raiva, dor, medo, tristeza, alegria, euforia como se fosse um deles.
Fiquei encantada com todos os personagens, não consigo dizer um preferido. Sofri muito com as mortes, ri muito com as palhaçadas. Aprendi com eles, abri meus olhos pra muita coisa.
Obrigada Capitães da Areia.

Doradaorinha 26/03/2024

Me emocionou!
Capitães de areia, o que dizer sobre estes pequenos delinquentes? Ou melhor, pequenos abandonados que lutam dia após dia por sua sobrevivência; Enfrentando sol, chuva, frio, fome, realizando furtos, e o mais terrível; Enfrentando a falta de amor.
Ver a vida deles, o decorrer dela, suas aventuras, suas derrotas e suas vitórias.
A vida de Pedro Bala, de Volta-Seca, de Gato, de Sem-pernas, e outras centenas de crianças vítimas do descaso parental, desamparadas sem um amor verdadeiro de um pai ou uma mãe, sem carinho, sem ter quem os aninhasse; E ainda mais, sem a compreensão, tanto do governo como da população! Me apaixonei neste livro, plenamente emocionante, grandioso Jorge Amado;
Salve aos capitães de areia!

claudinha 25/03/2024

Que obra!!
Com certeza um dos melhores livro que já li na minha vida!!! Que apego que criamos com os personagens, que visão de mundo que vemos através dos olhos dos Capitães da Areia...simplesmente perfeito!

Vinipapini 25/03/2024

The reality of modern Brazil
The book brings the reality of the 20th and 21st centuries in Brazil, showing the violence, poverty and the many other problems regarding the society of the modern era. The story is outstanding and really good paced overall, even though is a heavy story.

Marion 25/03/2024

Trombadinhas
O livro até que tem um começo muito bom com as notícias de jornais, eu realmente criei muita expectativa. Fala sobre um bando de trombadinhas.