Capitães da Areia

Capitães da Areia Jorge Amado

Resenhas - Capitães da Areia

Alisson 24/03/2024

Muito prazer, Jorge Amado
Capitães de Areia foi meu primeiro contato com Jorge Amado, e, em toda literatura nacional, nunca vivi uma literatura tão imersiva quanto essa.

O sentimento é que Jorge de fato morou no trapiche com todos os capitães de areia.
É a única explicação diante de tanta empatia nos detalhes.

E empatia é a mensagem que fica.

Para quem nunca experienciou a marginalização dos capitães é fácil julgar todos os seus comportamentos como moralmente errados. Mas a moralidade envolve escolha, e essa é uma ?dádiva? de quem tem opções.

vertisus 24/03/2024

O meu livro favorito da cultura brasileira.
o que falar de Pedro Bala, Volta Seca, Gato, Professor, Pirulito, Sem-Pernas e todos os outros capitães da areia? personagens que me cativaram por completo. não tenho um personagem preferido, por que me afeiçoei a cada um deles de forma distinta. se me perguntassem qual meu capitão da areia preferido eu ficaria sem saber o que dizer.

dudazs_ 23/03/2024

Os capitães da areia são inesquecíveis.
"A alegria daquela liberdade era pouca para a desgraça daquela vida.

Tem momentos que eles são tão frágeis e tão adultos. Eles me encantaram, e espantaram com a forma de agir em determinadas ocasiões, a angústia que carregavam, a falta de afeto, e como supriam isso... mas o mais espantoso de tudo é eles serem crianças, mas levarem a vida de "homens".
Os capitães da areia: Pedro bala, Dora, pirulito e sua grande devoção , o Gato e sua elegância hahaha, Sem-pernas e suas angústia... e tantas outras crianças abandonadas, vivendo no areal, na cidade da Bahia. E é triste a forma que eles são esquecidos e desprezados, e têm coisas que o autor aborda que eu fiquei desconfortável, mas entendo que fazem parte da vida que eles levam.
Por fim, essas crianças/ homens são inesquecíveis.
Dora, sem dúvidas, tem uma estrela no coração.

"Quando os corações das demais crianças ainda estão puros de sentimentos, o do Sem-Pernas já estava cheio de ódio. Odiava a cidade, a vida, os homens.Amava unicamente o seu ódio, sentimento que o fazia forte e corajoso apesar do defeito físico."

Sem-Pernas e Dora??

Teresa.Capp 23/03/2024

Esse livro é lindo, apenas lindo. E a escrita do Jorge Amado é maravilhosa!
Eu senti tudo desse livro, todas as emoções. Eu ri, eu chorei, e me envolvi loucamente com a história dos capitães da areia.
O jorge amado tem a MAESTRIA de tratar de um assunto tão brutal e triste, de uma forma tão linda e delicada.
Indico essa leitura a todas as pessoas, de todas as idades. Muito bom ??
Cris 24/03/2024minha estante
É lindo!

Isabela1322 22/03/2024

Esse é definitivamente um desses livros que a gente fala que a leitura é obrigatória, porque o retrato dessas crianças (e consequentemente da sociedade brasileira) é bem escrito e desenvolvido. Para cada personagem há finais relativamente felizes e outros terríveis, e cada personagem é descrito de uma forma que percebemos que se trata não de uma invenção mas sim de um ser humano, entendemos suas angústias e as justificativas de suas ações e agressividade. Outro ponto que me chamou bastante atenção é a valorização da liberdade, oque é praticamente tudo que esses meninos tem. Enfim, recomendo demais que leiam e principalmente pensem sobre oque leram.

JAlia 22/03/2024

"? Nem o ódio, nem a bondade. Só a luta."
Getúlia Vargas mandou queimar esse livro em praça pública, pois é um retrato do nosso país, a pobreza e injustiça que aflige o Brasil e a realidade de muitos que vivem nas ruas.
Eu achei o livro sensacional, a escrita é fluída e rápido de ler. Você se apega a todos os Capitães da Areia, meninos que tiveram que virar homens muito cedo e suas histórias. É simplesmente lindo, Jorge Amado escreveu um livro lindo e real.
Acredito que todos deveriam ler esse livro, o tipo de história que a gente ler e levar para vida.

Geovana.Menossi 22/03/2024

Acredito que se eu pegasse para ler as outras obras de jorge amado não seriam tão bem escritas como essa.
toda a construção dos personagens, da história e o desfecho de cada um dos meninos, provaram que o livro vale o sucesso que tem

Alex 21/03/2024

A escrita é fluida e compreensivel, e a história ainda muito atual. jorge amado traz um romance envolvente

mariaaacan 20/03/2024

Faço das palavras de zélia gattai amado as minhas:
"a temática das crianças que vivem nas ruas continua bastante atual. para escrever capitães de areia, jorge amado foi dormir no trapiche com os meninos. isso ajuda a explicar a riqueza dos detalhes, o olhar de dentro e a empatia que estão presentes na história."

Giovana 20/03/2024

Inesperado
Durante as aulas de literatura, meu professor propôs a leitura desse livro porque ele seria trabalhado em sala de aula. Eu como uma boa leitora de agatha christie, morri de preguiça para ler, mas com bastante esforço, consegui passar da parte das reportagens e a leitura fluiu inesperadamente.
O livro é muito bom, realmente, é um trabalho que justifica a fama e as polêmicas do Jorge Amado, ele carrega muitas críticas ao sistema e escreve isso de forma excepcional, onde só um idoso de 80 anos com a mente super fechada que não conseguiria ver os capitães de areia como “hérois”(no caso, anti-heróis), até porque, se relatassem essa história para uma criança, com certeza, em um olhar inocente, seria envolvido muita empatia com os personagens que são mostrados como vítimas do sistema. Isso foi só um exemplo, porque definitivamente, não é um livro para crianças. Ao meu ver, sobre a escrita da obra, por mais crítica e revolucionária que ela seja, o escritor, Jorge Amado, através da forma que ele narra certos ocorridos "sexuais", conseguiu tornar a leitura bem desagradável, constrangedora e com um gosto de "meu Deus preciso de sair dessa parte logo", isso tudo, inclusive, me fez duvidar do caráter dele. Precisei de me esforçar para não pular certos parágrafos. Até a metade do livro, é possível confundir as marcas do escritor com o ponto de vista do personagem, mas depois da chegada da Dora, é nítido que todo o problema envolvendo a sexualização --desnecessária-- e extrema é sim um problema do autor.
Resumindo, o livro é muito bom e envolvente e com certeza vai fazer você ligar personagens e acontecimentos com cenários da vida real ou de outras obras literárias. A crítica que ele traz é realmente muito interessante e me despertou MUITAS emoções. Não é um livro parado, a escrita é fácil mas um pouco confusa por ter muitas marcas da oralidade regional e da realidade social dos personagens. Os personagens são legais. O livro tem o final bem marcado, explícito e envolvente. Vale a pena!

Mari Marinho 18/03/2024

Tirei do meu diário de leitura
Mari de 2011 disse:
"É um livro que conta a história de crianças órfãs que vivem em um trapiche e roubam para se sustentar. Eles entram em casas de ricos e fingem ser criados e descobrem os lugares onde estão as coisas de valores. Depois o grupo entra na casa e rouba tudo que conseguem. A pior parte do livro é quando a Dora morre. Quem escreveu esse livro foi Jorge Amado. Indico para pessoas que gostem de obras literárias. Gostei muito."

Lembro de ter gostado MUITO mesmo desse na época

Deborah.Priscila 17/03/2024

Estrelas
Um livro sobre a realidade do Brasil, que mostra a real pobreza e miséria de quem vive na rua como eles. Algo pontual no quesito da literatura é que não existe um protagonista, o que difere da maioria dos livros. Mas o que realmente é lindo no livro de como ele trata a ligação deles de forma tão profunda e delicada.

Belle 17/03/2024

Quando comprei esse livro, pensei que seria uma leitura interessante para acrescentar nos estudos para o vestibular, mas caramba, simplesmente MUDOU a trajetória da minha vida. Com o passar dos capítulos a densidade de sentimentos e emoções que é apresentada em cada criança torna impossível não se emocionar. A forma como Amado aborda o universo baiano tbm é ímpar, em alguns momentos você se sente como um dos capitães correndo pelas ruas de Salvador. Com toda a certeza recomendo a todos a leitura!!